|
Confira: |
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde, realizou diversas ações de combate ao Aedes Aegypti na manhã de sábado, 02/03, no Dia D de Mobilização Contra a Dengue. A data, que faz parte do calendário nacional de ações do Ministério da Saúde, teve como objetivo fazer um alerta amplo a todo o país sobre os riscos da dengue em razão do grande número de pessoas já infectadas em 2024.
Em Lajeado, agentes de combate às endemias visitaram residências no bairro Igrejinha, um dos bairros com mais casos no município. Durante as visitas, os agentes orientaram os moradores sobre como verificar o pátio e como eliminar criadouros do mosquito, realizaram vistorias e distribuíram material informativo sobre a dengue. Um carro de som também circulou pelas ruas do bairro.
Outra ação simultânea foi a aplicação de inseticida de borrifação residual em prédios públicos. Foram realizadas aplicações na Paróquia São Cristóvão, no bairro São Cristóvão, na Igreja Batista de Lajeado, no bairro Hidraúlica, e em duas empresas nos bairros Moinhos e Florestal. No total, mais de 150 prédios já receberam essa aplicação.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, reforça que as ações precisam ser realizadas diariamente pela comunidade.
- É preciso a colaboração de toda a comunidade para eliminar possíveis criadouros de mosquito. Os inseticidas são aplicados para combater o mosquito já adulto. Mas o mais seguro é não deixar o mosquito nascer e, para isso, é preciso eliminar locais que possam acumular água – explica Catiana.
Lajeado conta, nesta segunda-feira, com 16 casos confirmados de dengue, 175 em análise, 172 descartados e um óbito pela doença.
Fotos: Laura Mallmann