|
Confira: |
Na noite de segunda-feira (04) ocorreu a aula inaugural da Educação Profissional do Colégio Teutônia. Reunidos no Auditório Central, os estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração participaram de palestra sobre mercado de trabalho, proferida pela psicóloga Maria Lúcia Griebeler. A noite ainda contou com momento especial de acolhida e integração com lanche e música ao vivo no intervalo estendido, seguido de aula.
O diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, acompanhado dos coordenadores dos cursos técnicos, Cristiana Terra e Anderson Felipe Habekost, saudou a todos e valorizou o evento de abertura do ano letivo para a Educação Profissional. “Sempre preparamos este momento com muito carinho, oportunidade para conversarmos com os estudantes e destacarmos os diferenciais da formação técnica para a vida pessoal e profissional. O fato de buscarem essa qualificação demonstra que vocês querem se destacar no mercado de trabalho e fazer o seu próprio caminho, com novas oportunidades.”
Diferencial
Na conversa com os estudantes, a psicóloga trouxe uma provocação: “nem sempre é preciso se encaixar, mas sim se destacar. O fato de vocês estarem aqui já é um primeiro passo importante na caminhada, reflete que não se conformam em ‘ser mais do mesmo’. Ter um curso técnico no currículo separa vocês de uma turma enorme”.
A palestrante também alertou para as etapas do crescimento profissional. “Alcançar o sucesso requer que superemos diversas etapas. O campeão, quem deu certo, também já foi iniciante, também teve um ponto de partida. Todo mundo quer mudança, mas ninguém quer pagar o frete, então é preciso coragem para ousar e fazer o que os outros não fazem. O mercado de trabalho exige aplicação na prática e precisamos estar preparados para as dificuldades, que não significam impossibilidade”, explicou.
Maria Lúcia ainda falou de perfil, atitude e comportamento. “Sejam inquietos e pensem um pouco além. Sempre teremos que escolher entre duas dores na vida, isso faz parte: a dor do arrependimento ou a dor do crescimento”, orientou, definindo três perfis profissionais: aquele que não faz o que é pedido; aquele que só faz o que é pedido, e esses são a grande maioria; e aquele que faz mais do que é pedido, onde o trabalho é o mesmo, mas o resultado muda muito. “Faça bem-feito, pois sempre há alguém olhando”, afirmou.
Por fim, ela valorizou a capacidade do trabalho em equipe, deu dicas para entrevistas de emprego e definiu os quatro “C’s” da performance como competências do futuro: crítico, que diz respeito a olhar para o desafio de uma forma diferente e otimista; colaboração, sobre o trabalho em conjunto para alcançar objetivos; comunicação, sobre partilhar pensamentos, questões, ideias e soluções; e criatividade, procurando abordagens, outras leituras, outros assuntos para fazer coisas novas e diferentes.
Aula inaugural para pais
No próximo dia 19 de março, às 19h, o CT realiza aula inaugural para pais e responsáveis da Educação Infantil ao Ensino Médio. Tendo por local o Auditório Central da escola, será trabalhada a temática “Neurociência e aprendizagem – como o cérebro funciona no processo de aquisição de uma língua adicional”.
A palestra será proferida pela mestra em Educação pela Universidade de Bath (Reino Unido), Vanessa Tenório. Ela também é especialista em Marketing, em Neurociência e Comportamento, pesquisadora e autora de material didático para o contexto bilingue, uma das idealizadoras do programa Systemic Bilingual, pioneiro em educação bilingue no Brasil.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester