|
O centro está em funcionamento desde o dia 15 de fevereiro deste ano e atende a todas as unidades de saúde, com exceção do CAS: |
Foi implantado em Teutônia, no início deste ano, o Centro Municipal de Esterilização (CME). O centro está em funcionamento desde o dia 15 de fevereiro e atende a todos os postos de saúde, com exceção do CAS, que faz a esterilização dos próprios materiais.
Antes da criação do CME, cada UBS/ESF era responsável pela esterilização dos materiais utilizados, como curativos, sondagem vesical e materiais odontológicos. Com a criação do centro, todos os materiais são recolhidos e destinados, em transporte adequado, ao CME.
O material, já utilizado, chega ao centro de esterilização pela área suja. Em seguida é direcionado a uma cuba onde passa pelo processo de higienização e secagem. Depois de seco, o material vai para a área limpa, onde é embalado em um recipiente adequado e levado para a esterilização, que ocorre em uma máquina de vapor, submetendo o material a altas temperaturas. O calor garante a eliminação de todos os organismos vivos existentes no material, prevenindo qualquer tipo de contaminação por material.
A coordenadora de enfermagem, Rebeka Machado, ressalta que, “com o CME, foi possível aumentar o controle dos materiais do município e garantir a correta esterilização dos objetos”. O prefeito, Celso Forneck, destaca: “No CME há um profissional especializado que é responsável por esse setor, o que garante a eficácia no processo, visando sempre proteger a população de qualquer contaminação”.
O Centro Municipal de Esterilização está localizado no bairro Alesgut, junto à Unidade Básica de Saúde. O município já possuía os equipamentos, que foram apenas recolhidos das unidades e centralizados no CME. Foram investidos R$ 14.550,00 em melhorias na estrutura do local.
CRÉDITOS DO TEXTO: Sara Ávila/Divulgação