Encantado | Associados participaram de manifestação pacífica contra os decretos do governo estadual

03/04/2024

Mais de 150 associados da cooperativa se fizeram presentes junto com entidades e o povo gaúcho em protesto defronte ao Palácio do Piratini:

Na tarde do dia 1ª de abril, a Cooperativa Dália movimentou cerca de 180 associados de diferentes regiões para estarem presentes na manifestação que ocorreu em frente ao Palácio do Piratini em Porto Alegre. O movimento liderado pela Federação das Entidades do RS (Federasul) mostrou a insatisfação da classe empresarial e do povo gaúcho acerca dos decretos do Governo Estadual que retiram os incentivos fiscais das agroindústrias do RS. Conforme a Federasul, o ato reuniu cerca de 700 pessoas oriundas de diversas regiões do estado, e contou com a participação de líderes de entidades e parlamentares das casas legislativas, em níveis federal e estadual.

 

Para o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, a manifestação objetiva sensibilizar o governo estadual para cancelar os decretos que afetará de forma intensa a economia gaúcha. “Ficamos felizes em reunir um número expressivo de associados em frente ao Palácio do Piratini e agradecemos todo este engajamento do quadro social da Dália. Isso foi muito importante para mostrar ao governo estadual que o setor produtivo agropecuário vem sofrendo com fenômenos climáticos e, agora, está sendo onerados com a nova política tributária, o que o inviabiliza, pois lhe tira a competitividade em relação às agroindústrias de outros estados como Santa Catarina e Paraná”, destaca Piccinini.

 

O presidente do conselho ainda enfatiza que o protesto foi apartidário e busca alternativas junto ao Governo Estadual. “Este não é um ato político e, sim, uma forma de mostrar ao poder público que o corte dos incentivos refletirá no futuro das agroindústrias e no bolso de toda a população gaúcha”.

 

O gestor também afirma que a arrecadação do estado deve ser proporcional ao crescimento do mercado. “Não queremos deixar de pagar impostos, só queremos que o estado cresça de forma natural, ou seja, conforme o próprio mercado”, pontua.

 

Juntos contra os decretos

Durante a abertura do evento, o Presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, relembrou que o governo havia prometido que não aumentaria os impostos. “Estamos aqui representando uma maioria silenciosa que não aceita mais pagar impostos e, portanto, exigimos que o governador cumpra sua palavra”, reforçou Costa.

 

Ele também ressaltou a importância da união de todo o povo gaúcho e que o poder executivo está impondo suas vontades. “Já nos dividiram por tempo demais. Há valores que unem os gaúchos”, afirmou o presidente da Federasul, sob aplausos e palavras de ordem em conformidade.

 

Rodrigo Costa também criticou a forma como o governo conduziu o diálogo com entidades, tendo como ponto principal a última reunião chamada pelo governo, na semana passada, no qual defenderam o aumento de ICMS, não fornecendo outras alternativas.

 

No entanto, Costa segue defendendo a união de todo povo, empresariado, políticos de diferentes posições, para conseguir mais uma vitória, como a ocorrida na aprovação da PDL que critica os decretos. “É um momento histórico, estamos abrindo mão de nossas desavenças ideológicas por um futuro melhor”, finalizou.

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5919
Realizada em 16/11/2024
1º - 026609
2º - 092517
3º - 009012
4º - 050795
5º - 029199

Recados

10/10/2024 09:43:21
aide
aide alesgut bom dia com alegia para vocs da Tirol...

19/07/2024 15:27:02
Priscila do Rio de Janeiro
Gostaria de parabenizar o Mauricio pela canao A Viagem ficou linda demais na sua voz, desejo sucesso e benao, ele merece muito.

19/07/2024 15:25:17
Dida Borges
Favor, tocar a msica A viagem com Maurcio Mattar, obrigada!

19/07/2024 15:23:39
Dida Borges
Ansiosa para um show do Maurcio Mattar na Bahia. Sucesso Maurcio!


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.