|
A ação inicia na manhã desta terça-feira, nos pontos de maior incidência de casos da doença, a fim de eliminar os mosquitos da espécie Aedes aegypti. |
Tendo em vista o aumento significativo dos casos de dengue no município, a Prefeitura de Teutônia vem realizando diversas ações para combater a disseminação do vírus. Nesta terça-feira, 09 de abril, a Vigilância Ambiental em Saúde realizará a pulverização de inseticida – medida conhecida como fumacê – nos pátios e arredores das casas, em regiões onde há maior incidência de casos de dengue. A ação ocorrerá em dois períodos, das 05h às 08h da manhã e das 17h às 20h da noite.
Durante a aplicação, no período das 17h às 20h, a orientação da Secretaria de Saúde é que os moradores mantenham as janelas e portas de suas casas abertas, para que ocorra a eliminação do mosquito também nas áreas internas. Animais de estimação devem ser retirados dos pátios, evitando a exposição direta ao químico.
O produto utilizado na pulverização é o Cielo-ULV, preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este contém duas substâncias em sua composição, a praletrina e a imidacloprida, que são responsáveis pela intoxicação do mosquito, resultando em sua eliminação. Vale lembrar que, aplicado na dosagem correta, o inseticida não oferece riscos à saúde humana; pelo contrário, o agrotóxico é um grande aliado no combate à dengue, dizimando o Aedes aegypti e, por conseguinte, reduzindo as chances de contágio da doença.
Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti
Outras medidas vêm sendo realizadas nas últimas semanas, como o mutirão de limpeza do último sábado, 06 de abril. As equipes verificaram os pátios, eliminando focos de reprodução do Aedes aegypti, e orientaram os moradores sobre medidas simples que podem evitar o acúmulo de água parada.
Cerca de 25 sacos de lixo foram preenchidos com materiais como garrafas, copos plásticos e embalagens de alimentos, recolhidos das calçadas, terrenos baldios e pátios.
Participaram da ação, servidores da Secretaria de Obras, da Vigilância Sanitária e da Vigilância Ambiental em Saúde, voluntários de outras secretarias e da própria comunidade, assim como membros da Administração Municipal.
O primeiro mutirão ocorreu no bairro Alesgut, região onde há o maior número de registros de casos até o momento, segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Teutônia. A previsão é que outros mutirões sejam realizados nas próximas semanas, contemplando outras áreas do município.
CRÉDITOS DO TEXTO: Sara Ávila/Assessoria de Imprensa