|
Medida foi uma das anunciadas pelo governador em encontro regional ocorrido em Estrela. Leite também visitou o maior abrigo local: |
Estrela foi palco, na manhã desta quinta-feira (23), do maior anúncio do Governo do RS no período pós-enchente, isto considerada a área da habitação, tida por muitos prefeitos regionais como a mais urgente. O encontro regional, realizado no Estrela Palace Hotel, contou com a presença do governador Eduardo Leite, secretários estaduais, também prefeitos do Vale e outros municípios, como autoridades diversas, entre elas do Ministério Público.
Através do programa "A Casa é Sua" – Calamidade, foi confirmada a construção de 300 novas casas para oito municípios do Vale, além de outras 15 extras anunciadas de surpresas pela construtora vencedora da licitação responsável pelas construções, em investimento com recursos estaduais ao custo superior R$ 41,8 milhões. Estrela será beneficiada com 40 novas casas, que são em modelo definitivo.
A ordem de início dessas obras contempla as seguintes cidades: Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Teresa e Venâncio Aires. Os convênios foram assinados já no encontro após cada anúncio.
Dados de como serão as residências, de 44m² e definitivas, assim como a construção, foram passados no encontro pela construtora e o governador. Outras medidas para a área da habitação também foram anunciadas, entre estas a institucionalização da política estadual e de seus programas associados.
“Trata-se de um grande passo no sentido de amenizarmos a atual situação de centenas de famílias. Não o primeiro, nem o último, mas de fundamental importância quando o assunto é habitação em Estrela”, comentou Schneider.
Depois do encontro, Leite acompanhou o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, em uma visita ao abrigo Cristo Rei, o maior do município, com cerca de 300 desalojados.
Casas
Modelo construtivo: painéis em concreto pré-fabricado.
▪ Características: 2 dormitórios, sala com cozinha conjugadas
e banheiros.
▪ Prazo de entrega: 120 dias a partir da preparação
do terreno.
▪ Beneficiários: pessoas que perderam suas casas (critérios e
seleção a cargo das prefeituras).
▪ Forma de contratação: ARP do Governo do Estado.
▪ Contrapartida do município: dentro das possibilidades,
terreno e infraestrutura do local.
______________________________________________
Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Giovane de Souza/Governo de Estrela