|
Mantido pela Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), a instituição completa 80 anos neste dia 29: |
Somos uma instituição que no dia 29 de maio completa 80 anos de atuação em Teutônia e região, que tem na sua missão a prestação de serviços de saúde com excelência e sustentabilidade, com equipes de profissionais qualificados, engajados, competentes, resolutivos e focados no cuidado integral, na qualidade e segurança do paciente.
O Hospital Ouro Branco (HOB) é mantido pela Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), sendo uma entidade de direito civil, privada e de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de promover ações de assistência e promoção da saúde, localizada no Município de Teutônia RS.
O Hospital conta com uma estrutura robusta, equipamentos e recursos tecnológicos avançados para dar suporte a todas as operações administrativas e médico-assistenciais nos atendimentos aos seus clientes. Oferecemos serviços de Pronto Atendimento para urgências e emergências 24 horas, Central de Convênios e Consultas Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem e mais de 15 especialidades médicas, além de duas amplas farmácias e um Laboratório de Análises Clínicas.
Também é referência para diversos Convênios, particular e para o Sistema Único de Saúde (SUS) para 37 municípios da nossa região, base SAMU para 5 municípios com PORTA de ENTRADA 24h, abrangendo uma população total estimada de 360 mil habitantes.
Durante estes 80 anos de história, inúmeras pessoas fizeram e fazem parte da história, demonstrando afeto, amor e muito comprometimento com as atividades, para garantir a longevidade e sustentabilidade da instituição.
O trabalho conjunto e competente de todos os colaboradores, gestores, médicos, parceiros, doadores e sociedade, foi fundamental nesta trajetória de oito décadas. Cada um desempenhando seu papel e dando o seu melhor para superar os desafios, alcançar os objetivos e garantir em cada serviço prestado a qualidade e segurança aos pacientes.
Ainda somos um hospital de médio porte, credenciado pelo SUS para atuar na baixa e média complexidade, todavia, nos últimos anos foi possível conquistar alguns objetivos estratégicos que nos aproximam da meta futura de atuarmos também na Alta Complexidade.
Dentre os objetivos citamos a Certificação da qualidade de todos os processos hospitalares, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a Certificação de qualidade do Laboratório de Análises Clínicas Ouro Branco, pelo Sistema Nacional de Qualidade (DICQ), validado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e por fim, o projeto de construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta com 10 leitos, aprovado e divulgado no Diário Oficial do Estado RS, que miram alcançar a atuação na Alta Complexidade e fortalecer ainda mais os serviços de saúde em Teutônia e região.
Todas estas conquistas refletem a incessante busca por inovação e excelência em todas os processos da instituição, e estão em plena consonância com a missão do Hospital Ouro Branco de promover ações em saúde com padrões de excelência e sustentabilidade, proporcionando maior qualidade e segurança aos seus usuários.
Todavia, estamos em outros tempos, com novos e complexos desafios que precisam ser superados e para isso, precisamos fortalecer ainda mais as nossas estruturas físicas, o parque de equipamentos, os diversos sistemas e principalmente os recursos humanos, para podermos continuar promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida da nossa população.
O Hospital Ouro Branco até o momento percorreu um caminho muito bonito e de grandes conquistas, mas a melhoria contínua, a busca por inovação, a elevação da qualidade e excelência administrativa, médico e assistencial continuam.
As estratégias e decisões do presente e do futuro da casa de saúde, são tomadas analisando cenários e dados objetivos, combinados com a avaliação do contexto, da cultura organizacional, da estratégia de negócio, da visão de futuro e no cuidado com as pessoas. Isso porque os últimos anos evidenciaram a importância da preparação do sistema de saúde para atender emergências de saúde pública, pandemias, catástrofes socioambientais, etc, exigindo dos Hospitais uma capacidade maior para enfrentar situações complexas com respostas rápidas e eficientes.
Por fim, um muito obrigado a todos que contribuíram nessa trajetória de 80 anos do Hospital Ouro Branco. PARABÉNS!