|
Ponto de atendimento gratuito à população para casos de baixa ou média complexidade fechou um mês de serviços prestados: |
O Hospital de Campanha do Exército, montado em parceria com o Sesi e o Governo de Estrela, tem sido uma peça fundamental na operação de atendimento à população estrelense e mesmo regional desde o momento mais crítico da enchente. Desde a sua instalação, dia 05/05, a unidade já atendeu a mais de 1.450 pacientes com dados até esta quinta-feira (06). Considerando o balanço ainda não contabilizado desta sexta (07), os números que serão agregados com o funcionamento do final de semana, como também os atendimentos informais de acompanhantes, a marca de 1.5 mil beneficiados já foi ou será superada nas próximas horas.
Estrutura e funcionamento
Localizado junto ao Sesi, o Hospital de Campanha opera diariamente das 7h às 19h. A unidade está equipada para atender casos de baixa e média complexidade, oferecendo serviços ambulatoriais e emergenciais. Além disso, o local segue como base de transporte de materiais para doações, medicamentos, pacientes e médicos, oferecendo suporte logístico essencial para a operação. As equipes de médicos, enfermeiros e outros fazem parte do corpo do Exército, oriundos das mais diversas regiões do Estado e País, mas em sua maioria Santa Maria, Canoas e Santa Cruz do Sul.
Os serviços são oferecidos de forma gratuita, garantindo que a população tenha acesso aos cuidados necessários sem custos adicionais. Solicita-se ao menos documento de identificação do paciente. O funcionamento do posto no local ocorre ainda por tempo indeterminado.
Desde o início de suas atividades, o Hospital de Campanha já atendeu mais de 1.450 pacientes. São mais de 230 crianças e mais de 1.240 adultos que já receberam cuidados médicos para as mais diversas situações. As mais comuns envolvendo infecções respiratórias; diarreias; síndromes febris; traumatismos leves; lombalgias, desidratações e hipotermias, algo que se torna rotineiro em casos como de enchente e pós. No local não é incomum ver pessoas de todas as idades em procedimentos como soro ou que conseguiram medicação gratuita.
______________________________________________
Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela e Divulgação