|
Caminhão com hidrojato passou a ser utilizado para desentupimento e limpeza de vias pluviais. Limpeza de ruas, terrenos e espaços públicos também segue em ritmo intenso: |
Na visão do Governo de Estrela, o processo de reconstrução do município após o desastre natural ocorrido no último mês também passa, obrigatoriamente, na tomada de medidas rápidas e melhorias efetivas que visem a infraestrutura local. Neste sentido, a busca por novas alternativas que auxiliam e aceleram este processo é uma constante. Exemplo é a utilização de caminhões com potentes hidrojatos que visam não apenas a limpeza de bueiros, mas também o desentupimento de redes pluviais.
Um dos focos principais da Secretaria Municipal de Infraestrutura tem sido a limpeza de vias, terrenos e espaços públicos, tanto na remoção de entulhos, lixo, como também da grande quantidade de terra e lodo ainda existentes, o que pode na ocorrência de novos e intensos períodos chuvosos, como os previstos ainda para este final de semana, trazer problemas. Neste sentido, entrou em ação nesta terça-feira (11) o primeiro de dois caminhões equipados com hidrojato. Os mesmos são utilizados para o desentupimento das vias pluviais, bocas de lobo e sistemas de escoamento de água. O processo funciona como lava-jatos, mas com potência mais intensa e volume de água muito maior, o que acelera e otimiza a desobstrução das redes de drenagem.
De acordo com o secretário Osmar Müller, este esforço das equipes e a busca por alternativas é crucial para prevenir futuros entupimentos e alagamentos, especialmente durante os períodos de chuva intensa. “Outro caminhão com os mesmos equipamentos deve ser utilizado já a partir desta quarta (11), ambos por período indeterminado. Ainda, seguimos com equipes trabalhando quase que 24h na remoção do lodo e entulho. Sabemos que a utilização de máquinas durante a noite pode trazer algum incômodo por causa do barulho, mas pedimos a compreensão de todos, pois neste momento excepcional é uma boa alternativa já que não obstrui o trânsito ao longo do dia, e as máquinas assim podem ser utilizadas em outras frentes, como a partir de desta quarta (12).” Müller se refere a uma força-tarefa que visa a recuperação de mais de 180 quilômetros de estradas e acesso pelo interior do município.
Outras frentes
O Parque Princesa do Vale, uma das principais áreas de lazer de Estrela, também está recebendo atenção especial. A grande quantidade de areia, lodo e demais objetos acumulados no local devido às enchentes está sendo removida pelas equipes de limpeza.
Trânsito
Outra ação importante em andamento é a reestruturação do trânsito na cidade. Estão sendo realizadas novas pinturas de vagas de estacionamento e meio fios, visando organizar e melhorar o fluxo de veículos. Essas intervenções ajudam a garantir a segurança dos motoristas e pedestres, além de contribuir para uma circulação mais eficiente pelas ruas de Estrela.
O cronograma de pavimentações também já foi retomado. O asfaltamento do prolongamento da Rua Geraldo Pereira foi finalizado, restando apenas acabamentos e pintura da sinalização.
Ações extras
Paralelamente, empresas privadas e públicas seguem com trabalhos no perímetro urbano e rural. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está realizando ações de manutenção e reparo nas redes de água e esgoto, poços artesianos e outros, bastante danificados pela enchente. Uma das frentes é o abrigo no novo poço artesiano do Bairro Auxiliadora.
______________________________________________
Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela e Giovane de Souza/Governo de Estrela