|
Estudantes de cursos superiores da Faculdade Teutônia poderão usar estrutura da Univates: |
A Fundação Univates, por meio da Universidade do Vale do Taquari - Univates, e a Fundação Agrícola Teutônia, por meio da Faculdade Teutônia - Fact, assinaram termo de parceria para locação de espaços da Universidade, especialmente laboratórios que poderão ser utilizados em atividades dos cursos que serão ofertados pela instituição teutoniense. O ato solene aconteceu na tarde de quarta-feira, 19.
A Faculdade Teutônia já possui credenciamento no Ministério da Educação (MEC) e aguarda autorização para oferta de cursos de graduação nas áreas de Agronomia e Medicina Veterinária. A parceria com a Univates prevê o uso de espaços como os laboratórios de Habilidades, de Microbiologia, Química Analítica e de Biologia Molecular.
A reitora da Univates, Evania Schneider, destacou que a assinatura formaliza uma parceria de longa data e que é muito importante para ambas as instituições. “Estamos vivendo um momento em que é preciso somar e aproveitar a proximidade física entre as instituições, respeitando os espaços e a expertise de cada uma e colaborando naquilo que é possível. Isso vai contribuir para o desenvolvimento das nossas cidades e do nosso Vale do Taquari. Uma parceria que possibilita pensar, juntos, em ações que terão resultados muito positivos para toda a comunidade”, afirmou.
Segundo Mauro Alberto Nüske, diretor da Fact, o propósito da Fundação Agrícola Teutônia é unir forças. “Este momento referenda ações exitosas que já aconteceram. A ideia é aproximar as instituições para, juntas, construírem aquilo que a região precisa. A Univates tem um papel social muito importante e fico muito feliz em formalizar essa parceria”, disse.
Também participaram do ato o diretor administrativo da Fundação Univates, professor Júnior Roberto Willig; a gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Cíntia Agostini; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação na Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne; o professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, Ivan Bustamante Filho; e a professora Cristiana Baruel Terra, coordenadora do Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia.
Cíntia reforçou que a parceria é fundamental para que se avance em áreas estratégicas e essenciais para a comunidade regional. “Estamos olhando para as necessidades que o Vale do Taquari tem. Nada mais justo do que duas instituições comunitárias se unirem e realizarem este movimento para formar profissionais cada vez mais qualificados para atenderem as necessidades da nossa região”, referiu.