|
Governo de Estrela segue realizando uma série de ações especiais para oportunizar a vacinação, em especial a Gripe Influenza, ao maior número possível de cidadãos: |
Desde a liberação por parte do Governo Federal para a vacinação contra a Gripe Influenza para todos os cidadãos, não apenas os pertencentes aos Grupos Prioritários, a Secretaria Municipal de Estrela tem proporcionado uma série de ações nas quais busca oportunizar à população o acesso mais fácil à imunização. Outra iniciativa ocorre neste sábado (22), no espaço onde agora está improvisada a Feira do Produtor, em frente à tradicional sede. O plantão ocorrerá das 7h às 11h. Não há custos e dentro do possível se pede – não obrigatório – que se leve a caderneta de vacinação (apenas por questões de atualização da mesma).
Mesmo em meio às enchentes, foram diversas as frentes de atuação da Saúde de Estrela para aumentar a cobertura vacinal do município. Foram realizadas ações diretas nos abrigos. Também foi proporcionado os chamados mutirões, em dias não úteis e horários alternativos. Há duas semanas (08) o Dia “E” de Vacinação, quando a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Estrela, ou Posto Central como é popularmente conhecido, para buscar a vacinação contra a Gripe Influenza e demais doenças, inclusive a Covid. Ação semelhante ocorreu no último sábado (15), voltada para empresários, comerciantes e industriários. Agora, para aqueles tradicionais frequentadores da Feira do Produtor.
Direto nos bairros e interior
Vale destacar que ações mensais também são rotineiramente realizadas em comunidades do interior e bairros, através da visita do ônibus da Saúde. Uma das iniciativas mais tradicionais é a vacinação que sempre ocorre no Loteamento Nova Morada. A próxima ocorre já na segunda-feira (24), das 11h às 13h45min.
Locais e horários
Tradicionalmente, a vacinação da Influenza ocorre durante a semana para toda a população nos seguintes pontos e locais:
# Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.
# Imigrantes e Indústrias: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade.
# Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.
Covid
A Saúde também alerta para a importância da imunização contra a Covid. A mesma pode ser realizada diariamente, de segunda a sexta, das 8h às 12h, no Posto da Boa União. Ação especial será realizada dia 13/07, no Posto Central, das 8h às 12h, no Posto Central.
Números
Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Em especial no RS, a campanha foi prejudicada em maio devido às enchentes. Agora, este serviço está estendido a toda a população nos tradicionais pontos de vacinação. Estrela contabiliza até então 6.5 mil vacinados, o que corresponde a 38,5% do público-alvo, que é de mais de 14 mil pessoas. O índice cresceu muito após a liberação da vacina para além dos grupos prioritários, mas ainda está abaixo da expectativa. É preciso levar em consideração o período de enchente e os mesmos baixos índices em todo o País, em comportamento similar.
Sobre a Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.
______________________________________________
Texto: Rodrigo Angeli