|
Cerimônia culminou com o acendimento da centelha na Praça Menna Barreto, onde ficará até 07 de setembro: |
Na manhã desta segunda-feira (19), o Fogo Simbólico da Pátria chegou ao município de Estrela, dando início às celebrações cívicas que culminarão no Dia da Independência, em 7 de setembro. A chama foi recepcionada na entrada da cidade e conduzida em cortejo pelas ruas centrais até a Praça Menna Barreto, onde uma cerimônia marcou o acendimento da pira em um pedestal, onde ficará protegida e acesa até o fim das comemorações.
A cerimônia de recepção da centelha foi marcada pelo sentimento de patriotismo e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-prefeito João Schaffer, que foi responsável por acender a pira. Estiveram presentes também o Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, presidente da Liga da Defesa Nacional (LDN), que liderou o mesmo movimento em outras 11 cidades do Rio Grande do Sul, e o Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Estrela, Joel Barcelos Mallmann, que destacou a importância do evento para a comunidade.
Durante a cerimônia, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Estrela, ao som do Hino Nacional, em ato conduzido pela Terceira Prenda Juvenil do CTG Raça Gaudéria, Manuela Pletch Barbosa; pelo patrão do CTG Estrela do Rio Grande, Vanderlei Carlson; e pele Primeiro Guri Farroupilha da vigésima quarta Região Tradicionalista, Rodrigo Dossena Junior. Após, os os presentes foram convidados a refletir sobre o significado do Fogo Simbólico. Segundo as autoridades, a chama representa a Pátria e simboliza o espírito de patriotismo que deve ser mantido vivo durante o mês de setembro. Ataíde Moraes Rodrigues deu uma aula aos presentes quanto a importância histórica e cultural do momento em questão. O hino do Rio Grande do Sul deu fim ao ato.
Este ano, o tema nacional das comemorações é o centenário da União dos Escoteiros do Brasil, uma organização que, ao longo de um século, tem moldado gerações de jovens e inspirado mudanças na sociedade. Embora Estrela atualmente não possua grupos escoteiros, o município foi representado pelo grupo Desbravadores Estrela do Vale, com sede na cidade que traz em sua essência os valores do escotismo.
O evento contou ainda com a presença de outros secretários municipais, membros do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, imprensa, além de alunos e professores de escolas locais, como a Emef Cônego Sereno Hugo Volkmer e o Colégio Santo Antônio; e também lideranças da Cacis, OAB, Defesa Civil, Rotary, Lions, Liga Femina de Combate ao Câncer, igrejas e da comunidade como um todo.
______________________________________________
Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Giovane de Souza /Estrela