|
Programa “Meu Novo Lar” irá cadastrar a população atingida pela enchente, dando início ao processo para doação das casas às famílias desalojadas: |
A partir desta sexta-feira, feriado de 20 de setembro, começa o cadastramento das famílias desalojadas pelas enchentes e que seguem com o objetivo de garantir uma nova moradia. O programa “Meu Novo Lar” vai beneficiar 1.090 famílias de Estrela cujas casas foram destruídas em decorrência da força das águas. O atendimento será feito diariamente, das 8h às 17h, de maneira contínua até o dia 30, no Parque Princesa do Vale.
Segundo o coordenador do programa, Rafael Maia, o Decreto 257, publicado no dia 16 de setembro, regulamenta a inscrição para o Programa “Meu Novo Lar”. “Nesta fase, vamos receber a população e solicitar os documentos necessários para o cadastro. É essencial que cada família apresente os documentos de identidade de todo grupo familiar, a comprovação de residência do imóvel destruído e o comprovante de renda dos membros da família", esclarece. Famílias que possuam membros com deficiência devem informar no processo de inscrição.
Após as inscrições, uma comissão técnica do Município de Estrela analisará e validará todos os documentos apresentados, seguindo os critérios dos programas habitacionais do Governo Federal. “O atendimento será contínuo, inclusive nos finais de semana. Nosso objetivo é concluir essa etapa o mais rápido possível para avançarmos no projeto com agilidade, trazendo dignidade e conforto para todas as famílias atingidas”, afirmou Maia.
Serão construídas 1.090 novas moradias em Estrela, das quais 612 serão erguidas em uma área próxima ao Loteamento Nova Morada. As demais serão distribuídas em outras áreas fora da zona de inundação do Rio Taquari. O projeto, financiado pelo Governo Federal através do programa PAC Calamidade, prevê o custo de R$ 200 mil por unidade, sendo que as famílias beneficiadas não terão nenhum custo com os imóveis.
Serviço
Cadastro de famílias que perderam suas casas no programa Meu Novo Lar, de 20 a 30 de setembro, com atendimento das 8 horas às 17 horas – Parque Princesa do Vale (Centro).
Cada titular da família precisa ter consigo documentos de identificação, comprovante de residência (destruída pelas enchentes) e comprovante de renda.
---------------------------------------
Texto: Rodrigo Nascimento
Fotos: Ismael Salvatori/Governo de Estrela