|
Relações familiares e conexões pautam palestra de Marcos Piangers no Colégio Teutônia |
Emoções estiveram à flor da pele, algumas lágrimas, outras gargalhadas, fechando com aplausos de pé num auditório lotado para evento especial organizado pelo Colégio Teutônia na noite desta segunda-feira (21). Numa parceria com a Associação de Pais e Professores (APP) e patrocínio de American Nutrients, a palestra “O papai é pop – relações familiares e conexão com o que importa” foi tema do bate-papo com Marcos Piangers, em evento dirigido à comunidade escolar.
“Um momento de aprendizado, inspiração e troca de experiências que certamente marca todos nós. É mais um evento que fica na história do Colégio Teutônia, uma escola acolhedora e que valoriza as relações familiares, assunto de extrema relevância e necessidade, principalmente nos dias de hoje”, destacou a coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer, na abertura do evento. “A temática faz parte do compromisso que temos com cada integrante da família CT e da comunidade como um todo”, acrescentou o diretor Mauro Alberto Nüske.
Amor, conexão e participação
De maneira descontraída, mas ao mesmo tempo bastante direta e com embasamento científico, Piangers instigou, acima de tudo, a reflexão sobre a postura diante de diferentes situações no relacionamento com os filhos. “Não há como criar filhos saudáveis com um ‘casal doente’. Esse ‘mundo doente’ te afasta do teu filho. Precisamos ser melhores, precisamos nos inspirar melhor e também inspirar. Filhos nos ensinam a sermos bons pais, eles são o manual. Muitas vezes perdemos as coisas mais importantes da nossa vida por nada. A tecnologia, por exemplo, pode ser fantástica quando estamos no trabalho, num momento de produtividade, mas em casa ela é terrível, pois separa você das melhores coisas da vida ao lado do seu filho”, alertou.
Nessa relação de conexão entre pais e filhos, Piangers valorizou o amor. “O único jeito de educar seu filho é por meio do exemplo. Filhos são nossos ‘discípulos’ por 10 anos, por isso é fundamental conversar, explicar, conhecer seu filho, num tempo de qualidade, mas de quantidade também. Conheça seu filho, aceite seu filho e depois celebre seu filho do jeito que ele é.”
Papel da educação
“Os alunos amam a escola, talvez não gostem da aula, mas amam esse ambiente. O papel da escola está nesse ponto de contato para além da casa, figuras de inspiração que são os professores para além do pai e da mãe, referenciais de valores e de aprendizado. A escola tem um papel essencial, onde os pais podem reconhecer outras potencialidades de seus filhos, além de um espaço privilegiado de relações com a comunidade”, defendeu Piangers.
O Papai é Pop
O livro “O Papai é Pop” foi lançado por Piangers em 2015, há quase dez anos. Num mundo em constante transformação, com relações entre as pessoas que também se modificam, o palestrante fez uma análise do que mudou nessa década na relação entre pais e filhos. “Quando o livro foi lançado, ninguém falava da importância da paternidade, não havia trocador no banheiro masculino, nenhuma boneca falava papai, eu tinha amigos que falavam orgulhosamente que nunca tinham trocado uma fralda, não tínhamos discussões sobre este homem se enxergar numa reunião de escola ou numa consulta pediátrica. É preciso quebrar um ciclo de distanciamento que muitos de nós sofremos, o que não significa que esses pais não amassem seus filhos, mas precisamos evoluir para que nossos filhos vivam com saúde emocional e física. Um pai inspira outro pai. Meu propósito de vida é inspirar o melhor pai e mãe que existe dentro das pessoas”, concluiu.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester