Teutônia | Colégio Teutônia promove reflexão sobre educação e relacionamento no mundo digital e acelerado

26/03/2025

Famílias e profissionais do educandário participam de palestra

"Filho não vem com manual. Fato. Mas, no Mundo Exponencial, adulto que não estuda, não consegue cuidar, criar, educar!" A reflexão do professor Idelfrânio Moreira marcou a Aula Inaugural do Colégio Teutônia, realizada na noite de terça-feira (25). O evento reuniu famílias da Educação Infantil ao Ensino Médio, professores e monitores para a palestra "Educar para esse Mundo Exponencial", que lotou o Auditório Central da instituição.

Na abertura, a diretora interina do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, destacou a importância da parceria entre escola e família. “O apoio e a confiança das famílias no projeto do Colégio Teutônia são fundamentais para a construção de um ambiente educacional forte, inovador e acolhedor”, afirmou. Ela também enfatizou o papel essencial dos profissionais da educação, convidando professores e funcionários para virem à frente. “São esses profissionais que, dia após dia, buscam incansavelmente ensinar, acolher e acompanhar seus filhos. Quero expressar a nossa profunda gratidão a cada um de vocês, que se empenham com tanto carinho e comprometimento no processo de aprendizado e desenvolvimento dos nossos estudantes”, completou.

A coordenadora-geral do CT, Andrea Wallauer, reforçou o compromisso da instituição com a inovação educacional. “No Colégio Teutônia, temos o compromisso contínuo de buscar e criar novas metodologias de ensino, acompanhando os avanços tecnológicos desse mundo exponencial. Escola e famílias também precisam construir memórias afetivas com as crianças, esse é um dos desafios, e a fala do Idelfrânio nos traz essa inspiração”, pontuou.

 

Relações

 

Durante sua apresentação, Moreira abordou as transformações rápidas do mundo e seus impactos na educação. “O mundo era mais lento, permitia adaptação de maneira mais simples, mas hoje está tudo muito rápido, o que modifica e dificulta a forma de interação. O mundo ‘invadiu’ nossas casas e a sala de aula”, analisou.

Ele trouxe dados que ilustram essa realidade. “Pesquisas revelam que 65% dos jovens irão trabalhar em alguma profissão que ainda não existe”, destacou. Para Moreira, as relações também estão mudando. “O mundo está se desmaterializando, e isso também acontece com as relações, com as instituições”.

O palestrante alertou sobre os desafios da educação parental. “Amigo é amigo, pode acobertar; pai e mãe são pai e mãe, dizem o que é certo, dizem sim e não. Hoje é muito mais difícil exercer autoridade, são outras gerações. Somos os adultos da sala, mas, mais do que viver o que aprendemos, precisamos aprender. O mundo ficou muito mais incerto e difícil. Nós fomos perdendo o controle das coisas e, para impor, gastamos muito mais energia”, refletiu.

Ele recorreu a uma frase da esposa, que também trabalha com educação, para resumir a relação entre pais e filhos: “Que nem rapadura, doce e dura”. “Nem rígidos demais, nem permissivos demais”, explicou.

 

Tecnologia

 

A tecnologia também foi um dos pontos centrais da palestra. “A tecnologia cresce exponencialmente mais rápido que a capacidade de educar. Vivemos dores sociais que tendem a crescer. As famílias precisam, definitivamente, se envolver na educação dos filhos”, alertou.

Moreira usou diversos termos para definir o mundo atual: volátil, incerto, complexo, ambíguo, quebradiço, ansioso, não linear e incompreensível. “Nós dividimos o mundo com a Inteligência Artificial. A tendência é melhorarmos, do contrário, ficamos para trás”, alertou.

Entre as principais orientações deixadas pelo palestrante, ele destacou que realizar bem o que se propõe na escola é essencial, estabelecer regras e limites é fundamental para o desenvolvimento das crianças e que as redes sociais impactam negativamente o cérebro infantil. “Não há receita pronta, precisamos descobrir juntos como fazer isso, e um grande parceiro é a escola. Tirar as crianças das redes sociais é saúde social. A presença da família e da escola é para o bem maior, que é a educação dos nossos filhos”, concluiu.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 6053
Realizada em 01/04/2026
1º - 015352
2º - 065576
3º - 022324
4º - 071593
5º - 036384

Recados

06/01/2026 16:50:45
dirceu
DIRCEU MARQUETTI RUA FRANCISCO NOWOTARSKI, 237- CASA B BAIRRO FAZENDINHA 81320-100 CURITIBA- PARANA B R A Z I L CORDIAIS SAUDAES. ESPERO QUE AO RECEBER ESTE, ESTEJAM TODOS NA MAIS PERFEITA SAUDE , PAZ. E HARMONIA. EU SOU SEU OUVINTE ASSIDUO, E GOSTARIA MUITISSIMO QUE ME ENVISSE VIA CORREIO, UMA PEQUENA LEMBRANCINHA QUE PODERIA SER UM SIMPLES CARTOZINHO DE CONFIRMAO DE AUDIENCIA. SE

19/11/2025 15:43:32
silvani
adoro essa radia

07/10/2025 11:02:09
silvani
Sou a Silvani e gostaria gostaria de participar do sorteio

26/09/2025 16:31:16
Amanda Alesgut
Boa tarde pode tocar z felipe


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.