Seminário regional em Taquari retoma debate sobre silvicultura

26/09/2025

Um público de cerca de 200 pessoas – entre agricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças -, lotou a Associação de Funcionários da Certaja,

em Taquari, na tarde de quinta-feira (25/09), para o Seminário Regional de Silvicultura. Organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado, o evento marca a retomada das discussões sobre a atividade florestal na região, ressaltando a sua importância como alternativa de cultivo para a agricultura familiar.

 

“Era um debate que estava ‘adormecido’ no Vale do Taquari há quase vinte anos, quando eram tradicionais os eventos do tipo que, em muitos casos, chegavam a reunir quase mil pessoas”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro florestal Álvaro Mallmann. Esse longo vácuo, de acordo com o técnico, vem na esteira de uma série de adversidade – como nos casos da pandemia, das enchentes e de outros eventos climáticos que refletem na atividade e, consequentemente, na economia.

 

Em sua fala, o extensionista salienta ainda o fato de a região ter a sua importância, no que diz respeito à silvicultura – o que também explica a escolha de Taquari como sede, já que mais de 45% de sua área é ocupada por cultivos florestais. “Ainda assim, o que se percebe é que há um grande potencial para a evolução da atividade, ainda mais se observarmos as necessidades de madeira nas pequenas propriedades, seja na transformação em lenha, no moeirão de cerca, ou em materiais diversos para a construção de galpões ou outros”, pontua.

 

Indo ao encontro da manifestação de Mallmann, a palestra do engenheiro florestal da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Daniel Chies, apontou justamente para a possibilidade de crescimento do setor, já que o Estado dispõe de condições climáticas favoráveis, com fertilidade do solo e acesso a recursos hídricos. “O que oportunizaria o cultivo sustentável, com base em ações de conservação e de forma legal”, frisa o profissional que lembra o fato de, atualmente, o Estado contar com cerca de um milhão de hectares plantados de eucalipto, acácia e pinus.

 

Em outro painel, o extensionista da Emater/RS-Ascar Gilmar Deponti apontou o sistema silvipastoril como uma oportunidade de rentabilidade florestal e de bem-estar animal – e que prevê a integração das atividades. “Em linhas gerais esse é um modelo de fácil implantação, simples de ser manejado, versátil quanto aos espaçamentos e que traz múltiplos benefícios não apenas em termos de bem-estar animal, mas também da produção de madeira para uso na propriedade ou para comercialização”, avalia.

 

Em sua fala, aponta ainda que esse sistema é capaz de promover a convivência harmônica entre produção de árvores, manutenção da vegetação campestre e produção pecuária com excelentes resultados. “E é importante que se diga que já há uma série de pesquisas e levantamentos que confirmam as vantagens desse tipo de experiência”, ressalta, citando a diversificação da matéria orgânica do solo, a garantia de um pasto nutritivo a partir do desbaste silvipastoril e o sombreamento que produz gramíneas maiores e mais fibrosas, como benefícios. “Sem contar os benefícios da sombra para o rebanho”, garante.

 

“Todas essas questões são importantes quando pensamos na profissionalização do silvicultor e nessa ideia de reencontro com estas discussões”, aponta Mallmann. Outros painéis do dia tiveram temáticas diversificadas, como, uso da floresta na pequena propriedade rural, lacunas para restauração das matas ciliares, boas práticas para estimular o fomento florestal, desafios e soluções para o manejo da cultura do eucalipto e vegetação na rede. Em paralelo houve exposição de equipamentos, maquinários e insumos.

 

O Seminário teve o apoio da Certaja Energia, Certaja Desenvolvimento, Ageflor, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Cooperativa Sicredi, Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo da Univates, Sindicato Rural de Taquari, Dexco S.A. e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Entre as lideranças presentes estiveram a vice-prefeita de Taquari Rosilene Santos, o secretário de Agricultura Clóvis Bavaresco e a chefe do escritório da Emater/RS-Ascar Ana Desconsi, além de representantes das entidades parceiras. Todos destacaram a importância do evento.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Tiago Bald         

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 6040
Realizada em 07/02/2026
1º - 001627
2º - 073789
3º - 005297
4º - 056903
5º - 065116

Recados

06/01/2026 16:50:45
dirceu
DIRCEU MARQUETTI RUA FRANCISCO NOWOTARSKI, 237- CASA B BAIRRO FAZENDINHA 81320-100 CURITIBA- PARANA B R A Z I L CORDIAIS SAUDAES. ESPERO QUE AO RECEBER ESTE, ESTEJAM TODOS NA MAIS PERFEITA SAUDE , PAZ. E HARMONIA. EU SOU SEU OUVINTE ASSIDUO, E GOSTARIA MUITISSIMO QUE ME ENVISSE VIA CORREIO, UMA PEQUENA LEMBRANCINHA QUE PODERIA SER UM SIMPLES CARTOZINHO DE CONFIRMAO DE AUDIENCIA. SE

19/11/2025 15:43:32
silvani
adoro essa radia

07/10/2025 11:02:09
silvani
Sou a Silvani e gostaria gostaria de participar do sorteio

26/09/2025 16:31:16
Amanda Alesgut
Boa tarde pode tocar z felipe


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.