|
Um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar participou, entre quarta e quinta-feira (29 e 30/10), da primeira edição do Curso de Produção de Tomate sem Utilização de Agroquímicos |
Chamada de curso “zero” a qualificação, realizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa), teve o objetivo de ser uma espécie de evento teste para a capacitação, que estará disponível para agricultores já a partir de novembro.
“Essa é uma capacitação que foi pensada na ideia de abarcar toda a cadeia produtiva, em um tipo de cultivo que tem grande potencial para crescimento na região”, aponta o coordenador do Certa e extensionista da Emater/RS-Ascar Maicon Berwanger. “Esta primeira etapa permitiu aos colegas envolvidos não apenas se qualificar, mas também contribuir para que o curso seja o mais completo possível”, avaliou Berwanger.
Com aulas teóricas e práticas, o curso trabalhará desde estruturas produtivas e localização da estufa, passando pelo substrato e enchimento dos vasos, até chegar aos manejos da planta e que envolvem espaçamento, raleio, limpeza e outros. “Questões ligadas à irrigação, à fertirrigação, à nutrição, à análise do solo e à condutividade também serão discutidas, bem como as principais pragas e doenças”, afirma o coordenador do Certa.
Berwanger salienta ainda que questões ligadas ao cenário da atividade e o potencial econômico também são parte do conteúdo programático. “É importante que o agricultor tenha o panorama mais completo possível, até mesmo antes de implantar as estufas ou fazer o investimento”, aponta. As inscrições para a primeira turma de produtores, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, seguem abertas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99935-9236 ou pelo e-mail ctteutonia@emater.tche.br.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Tiago Bald