|
Ao longo dos cinco dias, serão realizados 16 cursos gratuitos conduzidos por 19 professores convidados de diferentes regiões do Brasil: |
Inicia nesta quarta-feira, dia 19, o 6º Festival de Música de Teutônia, que segue até domingo, dia 23, oferecendo ao público e aos participantes uma programação completa de cursos, oficinas e apresentações gratuitas. O evento reúne músicos, estudantes e apreciadores, consolidando-se como uma das mais relevantes iniciativas de formação musical do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul.
Ao longo dos cinco dias, serão realizados 16 cursos gratuitos conduzidos por 19 professores convidados de diferentes regiões do Brasil. As manhãs e tardes serão dedicadas às aulas e oficinas, totalizando cerca de 25 horas de formação musical; já as noites serão reservadas a apresentações abertas ao público, sem cobrança de ingresso. A programação inclui recitais, grupos instrumentais e grandes formações, valorizando desde instrumentos como flauta transversal, clarinete, violino, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria, teclado e acordeon, até o canto coral, marca cultural de Teutônia, reconhecida nacionalmente como a Capital do Canto Coral.
Realizado pela Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), o Festival conta com apoio cultural do Colégio Teutônia e da Prefeitura de Teutônia, além de patrocínio de Certel e Sicredi Ouro Branco. O financiamento ocorre por meio do Pró-Cultura RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Secretaria da Cultura. Criado em 2014, o evento chega à sua sexta edição reafirmando o propósito de difundir e valorizar a música erudita e popular, proporcionando vivências de aperfeiçoamento técnico e artístico.
A diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, destaca a força cultural que o Festival movimenta. “A última edição reuniu cerca de 300 musicistas, além de professores renomados de diferentes instrumentos. É um evento já consolidado, que movimenta o cenário musical e cultural de Teutônia e da região. Tradicionalmente, o Festival mobiliza toda a comunidade, que também acolhe os instrumentistas em suas residências como hóspedes. Essa acolhida é um abraço aos visitantes, está no DNA dos eventos do Colégio Teutônia e da Rede Sinodal de Educação”, afirma. Ela lembra ainda que a edição estava programada para 2024, mas foi adiada em virtude da catástrofe ambiental que atingiu o Estado.
Para o maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, Lucas Grave, o evento promove uma vivência intensa e formativa. “O Festival tem caráter pedagógico e artístico, de aperfeiçoamento e troca de experiências. São cinco dias ouvindo, praticando e apreciando música em todos os ambientes do Colégio Teutônia e pelo município”, destaca.
Programação
19 de novembro – Abertura oficial em frente à matriz da cooperativa Certel, no Bairro Teutônia, às 18h30min, com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e participação especial da cantora Laura Dalmás, marcando também a inauguração da revitalização da Praça do Bairro Teutônia e o acendimento das Luzes Natalinas da Certel.
20 de novembro – Credenciamento e aulas ao longo do dia; Concerto com o Quinteto Guarany, às 19h, no Auditório Central do Colégio Teutônia.
21 de novembro – Oficinas e ensaios durante o dia; Concerto com o grupo Vocal 5, às 19h, no Auditório Central.
22 de novembro – Oficinas e ensaios ao longo do dia; Recital dos Estudantes, às 19h, no Auditório Central.
23 de novembro – Oficinas e ensaios durante o dia; encerramento com Orquestra do Festival, Orquestra Acadêmica e Grande Coro, às 18h, na Prefeitura de Teutônia.
Mais informações no site www.festivaldemusicadeteutonia.com.br, na recepção do Colégio Teutônia, pelo fone (51) 3762-4040 ou pelo e-mail festivaldemusica@colegioteutonia.com.br
TEXTO – Leandro Augusto Hamester