|
Quarta noite do evento celebrou o Dia do Músico com apresentações de alunos de 16 cursos, lotando o Auditório Central do Colégio Teutônia: |
Realizado de 19 a 23 de novembro, o 6º Festival de Música de Teutônia oferece ao público e aos participantes uma ampla agenda gratuita, reunindo mais de 200 festivaleiros vindos de mais de 30 municípios gaúchos. Distribuídos em 16 cursos conduzidos por 19 professores convidados de diferentes regiões do Brasil, os estudantes vivenciam cinco dias de imersão, com manhãs e tardes dedicadas às aulas e oficinas, e noites reservadas a apresentações abertas ao público.
A quarta noite do Festival também marcou a celebração do Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro. Na abertura do Recital dos Estudantes, realizado no Auditório Central do Colégio Teutônia, o protocolo destacou a simbologia da data. “Celebrar o que nos move e nos une: a música, que atravessa fronteiras, aproxima pessoas, desperta memórias, cura feridas e transforma vidas. Para muitos, é refúgio; para outros, força; para todos, uma linguagem universal.”
O Recital reuniu apresentações de todos os cursos do evento, conduzidas pelos professores que apresentaram suas turmas e repertórios em uma noite marcada por emoção, técnica e diversidade musical. Subiram ao palco os grupos das turmas de acordeon (professor Rodrigo Persch), violão (Lucas Welp), piano/teclado (Cristian Sperandir), guitarra (Antônio Flores), baixo elétrico (Marcelo Mariano), bateria (Dani Vargas), clarinete (Juliana Correia), saxofone alto (Jesiel Pinheiro), saxofone tenor (Cristiano Ludwig), trompete (Isac da Costa Soares e Bruno Santos), trombone (Diego Ramires Leite), canto coral (Eduardo Alves), flauta transversal (Ana Carolina Bueno), violoncelo (Rodrigo Alquati) e violino (Dalires Kotz, Kauê Trojan e Caroline Lutz).
O encerramento do Festival ocorre neste domingo, a partir das 18h, na Prefeitura de Teutônia, com apresentações da Big Band, formada por músicos dos instrumentos de sopro; da Orquestra Acadêmica, composta por alunos pré-selecionados pelos professores; e da Grande Orquestra do Festival, reunindo todos os estudantes e docentes do evento, além do Grande Coral. O repertório inclui peças de Antônio Carlos Jobim (Corcovado), Jerry Gray (A String of Pearls), Randy Newman (Monsters Inc), Joe Hisaishi (Merry Go Round of Life – from Howl's Moving Castle), Howard Shore (The Lord of the Rings), Elton John & Tim Rice / Kristen Anderson-Lopez (Disney Medley – Circle of Life / Let it Go), Holly Knight & Mike Chapman (The Best) e Bill Conti (Gonna Fly Now), com arranjos de Gilberto Salvagni, Nelson Ayres e Philippe Marillia.
“Ao mesmo tempo em que oferece atrações ao público, o Festival entrega produções construídas dentro do próprio evento, com o trabalho de estudantes e professores. São momentos em que a comunidade confere o resultado do processo vivido ao longo dos cinco dias”, destaca o maestro do Festival, Gilberto Salvagni, que conduz os ensaios das formações orquestrais.
A programação de domingo também contará com o acendimento das luzes de Natal no Centro Administrativo Municipal.
O Festival de Música de Teutônia é uma realização da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), com apoio cultural do Colégio Teutônia e da Prefeitura de Teutônia, patrocínio de Certel e Sicredi Ouro Branco, e financiamento por meio do Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura e Governo do Estado.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester