Teutônia | Uma celebração de música, encontro e pertencimento

24/11/2025

Durante cinco dias de imersão, os estudantes participaram de 16 cursos conduzidos por 19 professores convidados de diversas regiões do Brasil:

“O Festival, o Festival, foi um momento especial. Tivemos trocas, muito alto astral. Um viva a nós e ao Festival.” O canto que virou lema entre os instrumentistas resume em poucas palavras o espírito da 6ª edição do Festival de Música de Teutônia, realizada de 19 a 23 de novembro. O evento reuniu mais de 200 participantes de diferentes idades e níveis técnicos, vindos de mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul, muitos deles hospedados em casas de famílias hospedeiras da comunidade, fortalecendo vínculos e ampliando o sentido de pertencimento que marca o Festival desde 2014.

 

Durante cinco dias de imersão, os estudantes participaram de 16 cursos conduzidos por 19 professores convidados de diversas regiões do Brasil. As manhãs e tardes foram dedicadas às aulas, oficinas e ensaios, enquanto as noites ofereceram uma programação gratuita e aberta ao público, com recitais, grupos instrumentais e grandes formações.

 

O encerramento, realizado na noite deste domingo na Prefeitura de Teutônia, celebrou a força coletiva da música com apresentações da Big Band, formada por músicos dos instrumentos de sopro; da Orquestra Acadêmica, composta por alunos pré-selecionados; e da Grande Orquestra do Festival, reunindo todos os estudantes e professores. As três formações estiveram sob regência do maestro Gilberto Salvagni. A programação também contou com apresentação especial do Coral Municipal Infantojuvenil, sob regência de Marlon Gausmann.

 

O momento final da noite uniu música e emoção. A Grande Orquestra do Festival executou “Bate o Sino” durante a chegada do Papai Noel, que marcou oficialmente o início da programação de Natal de Teutônia. Em seguida, foram acesas as luzes que decoram o Centro Administrativo Municipal, celebrando a abertura da temporada natalina.

 

Ao longo da solenidade, patrocinadores, autoridades e representantes das instituições apoiadoras reforçaram o papel do Festival na formação musical e no fortalecimento da cultura local. O presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, falando em nome dos patrocinadores, destacou o orgulho em apoiar o evento. “Vivemos em Teutônia um dos maiores festivais de música do Rio Grande do Sul, e temos orgulho de fazer parte dessa história.”

 

O vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo, ressaltou o impacto do evento na comunidade. “O Festival encantou a comunidade local e muitos visitantes. Foram dias de muito aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento da música de Teutônia, reconhecida como a capital nacional do canto coral.”

 

O prefeito Renato Altmann reforçou a importância da música no município. “A música é um dos pilares culturais de Teutônia, e o Festival veio contribuir para isso. Parabéns aos professores, instrumentistas, ao Colégio Teutônia e a todos os envolvidos com a 6ª edição do evento.”

 

A diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, agradeceu aos participantes, professores, apoiadores, patrocinadores, parceiros e famílias hospedeiras, ressaltando o papel da instituição no estímulo permanente à formação musical. Ela lembrou que o Colégio mantém projeto contínuo na área e que o Festival amplia essa missão, atraindo estudantes e famílias de outras cidades e fortalecendo o movimento cultural local. “O evento está consolidado e, desde já, iniciamos o planejamento da 7ª edição, em 2027, usando a experiência das edições anteriores para seguirmos evoluindo. O Festival celebra a arte, o talento e a força da cultura e da comunidade. A música tem esse poder transformador, de nos conectar e sensibilizar.”

 

Entre as falas que marcaram a noite, também chamou atenção o depoimento do professor de baixo elétrico, produtor e referência nacional na música brasileira, Marcelo Mariano, que já gravou e se apresentou ao lado de artistas como Djavan, Gal Costa, Ed Motta e Ivete Sangalo. Seu depoimento integrou o vídeo resumo do Festival apresentado no telão. “O Festival de Música de Teutônia superou totalmente as minhas expectativas. Entrei aqui para dar aula de baixo e volto para casa com uma família nova.”

 

O 6º Festival de Música de Teutônia foi uma realização da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), com apoio cultural do Colégio Teutônia e da Prefeitura de Teutônia, patrocínio de Certel e Sicredi Ouro Branco, e financiamento por meio do Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura e Governo do Estado.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 6040
Realizada em 07/02/2026
1º - 001627
2º - 073789
3º - 005297
4º - 056903
5º - 065116

Recados

06/01/2026 16:50:45
dirceu
DIRCEU MARQUETTI RUA FRANCISCO NOWOTARSKI, 237- CASA B BAIRRO FAZENDINHA 81320-100 CURITIBA- PARANA B R A Z I L CORDIAIS SAUDAES. ESPERO QUE AO RECEBER ESTE, ESTEJAM TODOS NA MAIS PERFEITA SAUDE , PAZ. E HARMONIA. EU SOU SEU OUVINTE ASSIDUO, E GOSTARIA MUITISSIMO QUE ME ENVISSE VIA CORREIO, UMA PEQUENA LEMBRANCINHA QUE PODERIA SER UM SIMPLES CARTOZINHO DE CONFIRMAO DE AUDIENCIA. SE

19/11/2025 15:43:32
silvani
adoro essa radia

07/10/2025 11:02:09
silvani
Sou a Silvani e gostaria gostaria de participar do sorteio

26/09/2025 16:31:16
Amanda Alesgut
Boa tarde pode tocar z felipe


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.