|
Estruturas ampliam atividades práticas dos cursos de Eletrotécnica e Eletromecânica e fortalecem a formação alinhada ao mercado: |
O Colégio Teutônia está investindo na implantação de dois novos ambientes de laboratório, que irão qualificar ainda mais a formação prática dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletromecânica. Os espaços contarão com áreas de 80m² e 28m², sendo esse último destinado especialmente à prática de soldagem e usinagem de precisão, necessitando de exaustão.
Os novos laboratórios estarão localizados no subsolo do novo prédio situado em frente à escola e serão utilizados, no turno da noite, pelos cursos técnicos. Durante o dia, os ambientes também atenderão as formações de qualificação do Centro de Eletricidade, ampliando o uso da estrutura ao longo da semana.
As obras de adequação dos espaços iniciaram no mês de janeiro, com previsão de que a etapa de edificação esteja totalmente concluída até o dia 18 de fevereiro. Na sequência, será realizada a instalação dos equipamentos, painéis, sistemas de controle de automação e motores elétricos. Essa fase contará com a participação direta dos estudantes e professores, sendo desenvolvida como atividade prática pedagógica dos cursos, integrando teoria e prática em um ambiente real de execução.
A diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, destaca que o investimento é resultado de um planejamento construído ao longo do tempo. “O investimento nesse novo laboratório é resultado de planejamento que vem sendo desenvolvido há algum tempo e tem como objetivo otimizar, em um mesmo espaço, as funções de laboratório e sala de aula. Trata-se de um ambiente amplo e integrado, pensado para que os conteúdos teóricos sejam aprendidos no próprio local e, na sequência, aplicados imediatamente na prática, sem a necessidade de deslocamento, qualificando ainda mais o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Segundo a direção, a ampliação da estrutura também responde à demanda crescente das empresas locais por profissionais cada vez mais qualificados, exigindo que os estudantes desenvolvam competências técnicas de forma prática e alinhada à realidade do mercado de trabalho. A nova estrutura foi projetada para oferecer um ambiente seguro, controlado e de alta qualidade, permitindo a vivência de situações semelhantes às encontradas na indústria.
“Diante da complexidade crescente dos equipamentos e sistemas industriais, o Colégio Teutônia reafirma seu compromisso com a formação técnica atualizada, proporcionando experiências práticas que desenvolvem habilidades profissionais compatíveis com as exigências do setor produtivo e ampliam as oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho”, destaca o coordenador dos cursos Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração, Anderson Habekost.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester