|
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção, com a eliminação de locais que acumulam água parada: |
O Município iniciará a vacinação contra a Dengue , com a vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos do vírus. A imunização faz parte da estratégia do Ministério da Saúde, que em 2026 ampliou a vacinação para todos os municípios do país.
A vacina é destinada exclusivamente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme definido pelo SUS, sem previsão de ampliação da faixa etária. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A aplicação iniciará na quarta-feira, dia 18 de fevereiro, em todas as salas de vacinas do município: Teutônia, Boa Vista, Alesgut, CAS e ESF 2 – Morada do Sol. Também haverá uma ação especial no sábado, dia 7 de março, das 8h às 12h, quando além da vacina contra a Dengue, serão aplicadas as demais vacinas do Calendário Básico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Para se vacinar, é necessário apresentar Cartão SUS, carteira de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.
Pessoas com suspeita ou diagnóstico devem se informar junto a sua sala de vacinação de referência como proceder para receber o imunizante.
A imunização é contraindicada para gestantes, lactantes (com exceções previstas em nota técnica), imunossuprimidos, pessoas com histórico de reação grave à vacina.
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção, com a eliminação de locais que acumulam água parada.
Em caso de sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo ou atrás dos olhos, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde e evitar a automedicação.
Denúncias de focos do mosquito podem ser feitas à Vigilância Ambiental pelo telefone (51) 99386-8459.
A prevenção da Dengue é uma responsabilidade de todos.