Teutônia | Colégio Teutônia recebe comitiva alemã e projeta novas oportunidades de intercâmbio

27/03/2026

Visita de representantes da Alemanha reforça parcerias internacionais e amplia perspectivas de formação técnica para estudantes:

Na tarde da última quinta-feira, dia 19, o Colégio Teutônia recebeu a visita de comitiva da Alemanha, formada por professores de escolas técnicas profissionalizantes da cidade de Osnabrück, localizada na região noroeste do país, terceira maior cidade do Estado da Baixa Saxônia, distante cerca de 100km da capital Hannover.

 

A agenda integrou roteiro pelo Rio Grande do Sul com foco no fortalecimento de parcerias educacionais e na ampliação de oportunidades de intercâmbio entre instituições brasileiras e alemãs.

 

A delegação contou com a presença das professoras Anna Tillner Stortini, Susanne von Steimker-Ahrens e Cornelia Anke Schürmann, do Berufsschulzentrum am Westerberg, além da embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, do cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul, Marc Oliver Bogdahn, do secretário da embaixada em Brasília, Sören Heitkamp, do diretor de Ensino do Goethe-Institut de Porto Alegre, Adrian Kissmann, do coordenador da Agência Central para o Ensino de Alemão no Exterior (ZfA), Thomas Voskuhl, e do estagiário do Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, Malte Hermsteiner.

 

A visita teve como principal objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelo Colégio Teutônia, especialmente na área da educação profissional, promovendo a troca de experiências e o aprofundamento das relações entre Brasil e Alemanha no campo da formação técnica. A iniciativa também buscou identificar possibilidades de intercâmbio de estudantes e professores, além da realização de estágios em ambos os países, fortalecendo o ensino da Língua Alemã e ampliando oportunidades acadêmicas e profissionais.

 

Durante a passagem pelo Estado, a comitiva também visitou outras instituições que fomentam o ensino do idioma alemão no exterior. Conforme avaliação dos visitantes, a qualidade pedagógica e técnica das escolas gaúchas chamou atenção, evidenciando o potencial de cooperação internacional.

 

Aproximação

O diretor de Ensino do Goethe-Institut, Adrian Kissmann, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das relações culturais e educacionais, ressaltando que ações como essa aproximam as comunidades teuto-brasileiras da Alemanha e ampliam as oportunidades de intercâmbio. “Muito obrigado pela recepção e excelente organização da visita. Como Goethe-Institut vemos a iniciativa como uma grande chance de aproximação. Acreditamos que tais iniciativas impulsionam ainda mais o ensino da Língua Alemã em nossas escolas trazendo oportunidades reais de intercâmbio e de novas possibilidades de formação e trabalho”, frisou.

 

Parcerias

A embaixadora Bettina Cadenbach enfatizou o potencial da parceria com o Colégio Teutônia, destacando a possibilidade de aprofundar a colaboração entre instituições de ensino profissional dos dois países. “Em nome da Embaixada da Alemanha em Brasília e do Consulado Geral em Porto Alegre, gostaria de expressar o nosso sincero agradecimento pela recepção maravilhosa no Colégio Teutônia. Foi um imenso prazer poder aprofundar ainda mais a excelente colaboração já existente por meio de intercâmbio entre escolas profissionais alemãs e o Colégio Teutônia. O encontro demostrou o enorme potencial nesta área”, afirmou.

 

Novos horizontes 

A diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, que realizou seu pronunciamento em Alemão, sem necessidade de intérprete, ressaltou o significado da visita para a instituição, destacando o colégio como um espaço de aprendizado, troca e desenvolvimento conjunto, onde iniciativas como essa permitem ampliar horizontes e fortalecer conexões internacionais. “Esta visita é algo muito significativo, oferece a oportunidade de aprendermos uns com os outros, de adquirirmos novas perspectivas e, talvez, até mesmo de descobrirmos pontos em comum que nos conectam. Nossa escola não é apenas um lugar de aprendizado, mas também um lugar de encontro, troca e desenvolvimento compartilhado”, agradeceu.

 

A programação do dia incluiu a apresentação da história septuagenária do educandário, sua estrutura e os projetos já desenvolvidos em parceria com instituições alemãs. As professoras de Osnabrück também compartilharam informações sobre o sistema de formação profissional na Alemanha, com destaque ao modelo dual, que integra ensino teórico e prática no mercado de trabalho.

 

Oportunidades

A partir do encontro, foram identificadas diversas possibilidades de cooperação, como o recebimento de estudantes alemães para estágios no Brasil e a ampliação do programa do CT que oportuniza o envio de estudantes para experiências formativas na Alemanha também em Osnabrück.

 

A professora de Língua Alemã do Colégio Teutônia, Angelita Lohmann, ressaltou o apoio da embaixada, do consulado e do Goethe Institut na construção dessas parcerias, que podem envolver desde a formação técnica dual até o encaminhamento para o ensino superior. “Ficou muito evidente o apoio das organizações governamentais e instituições de ensino alemãs para programas de intercâmbio. A parceria entre o CT e a instituição de ensino profissionalizante de Osnabrück é uma possibilidade real”, enumerou.

 

O encontro reforça o compromisso do Colégio Teutônia com a excelência na formação de cidadãos e profissionais, ampliando horizontes por meio da internacionalização do ensino e consolidando novas oportunidades para estudantes e educadores.

  

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 6051
Realizada em 21/03/2026
1º - 056449
2º - 024784
3º - 004466
4º - 048616
5º - 074525

Recados

06/01/2026 16:50:45
dirceu
DIRCEU MARQUETTI RUA FRANCISCO NOWOTARSKI, 237- CASA B BAIRRO FAZENDINHA 81320-100 CURITIBA- PARANA B R A Z I L CORDIAIS SAUDAES. ESPERO QUE AO RECEBER ESTE, ESTEJAM TODOS NA MAIS PERFEITA SAUDE , PAZ. E HARMONIA. EU SOU SEU OUVINTE ASSIDUO, E GOSTARIA MUITISSIMO QUE ME ENVISSE VIA CORREIO, UMA PEQUENA LEMBRANCINHA QUE PODERIA SER UM SIMPLES CARTOZINHO DE CONFIRMAO DE AUDIENCIA. SE

19/11/2025 15:43:32
silvani
adoro essa radia

07/10/2025 11:02:09
silvani
Sou a Silvani e gostaria gostaria de participar do sorteio

26/09/2025 16:31:16
Amanda Alesgut
Boa tarde pode tocar z felipe


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.