|
Dados de 2025 mostram que 75% dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave ocorreram em pessoas com mais de 60 anos; baixa cobertura vacinal preocupa |
Diante do cenário epidemiológico de 2025, a Secretaria de Saúde de Teutônia alerta para a importância da vacinação como principal ferramenta de proteção contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O município registrou 151 internações e 12 óbitos pela doença no último ano, números que acendem um sinal de alerta, especialmente quando cruzados com os índices vacinais abaixo do recomendado.
A cobertura vacinal contra a Influenza em Teutônia em 2025 foi de apenas 52,9%, percentual muito aquém dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde para a população de risco — que inclui crianças, idosos e gestantes. Entre os 12 óbitos por SRAG registrados no município, 75% ocorreram em pessoas com mais de 60 anos. Dados ainda mais expressivos mostram que 9 desses 12 óbitos não estavam vacinados contra a Influenza, e 5 não haviam recebido nenhuma dose da vacina contra a COVID-19.
“A vacinação é um ato de cuidado que protege não apenas o indivíduo, mas toda a comunidade. Cada dose aplicada representa uma barreira contra a gravidade da doença, especialmente para aqueles que mais precisam: nossas crianças e nossos idosos. Fortalecer a vacinação é fortalecer a vida”, destaca a secretária de Saúde, Marlene Metz.
Os dados locais acompanham o cenário nacional descrito pelo Ministério da Saúde, que aponta circulação simultânea de múltiplos vírus respiratórios — como Influenza, COVID-19 e outros — sobretudo no período de transição outono/inverno. Crianças menores de 5 anos e idosos apresentam maior fragilidade imunológica e, por isso, maior risco de evolução para quadros graves.
A vacina contra a Influenza é atualizada anualmente para proteger contra as cepas em circulação, tendo como objetivo reduzir complicações, internações e mortes. A vacinação também contribui para a redução da transmissão viral e da sobrecarga dos serviços de saúde.
A Secretaria de Saúde de Teutônia reforça o chamamento para que pais, responsáveis e idosos busquem as unidades de saúde do município e mantenham os calendários vacinais em dia. A vacinação está disponível gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública.
Sobre a SRAG
A Síndrome Respiratória Aguda Grave é caracterizada por febre, tosse ou dor de garganta, associada a dificuldade respiratória, saturação de oxigênio baixa ou necessidade de internação. Pode ser causada por diversos vírus, incluindo Influenza e coronavírus.
Imprensa Prefeitura Teutônia