Teutônia | Certel usa IA e meteorologia para antecipar eventos climáticos

07/04/2026

A estratégia tem como foco a antecipação:

A ocorrência de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes exige resiliência do sistema elétrico e medidas eficientes de prevenção. Neste sentido, a Certel integra um plano de contingência via Fecoergs, e está engajada na atualização de protocolos internos e reforçando a preparação da equipe técnica para responder de forma eficaz aos eventos críticos.

 

A estratégia tem como foco a antecipação. Pensando nisso, a Cooperativa usa uma plataforma avançada que utiliza inteligência artificial junto com a análise meteorológica profissional em tempo real.

 

Os dados de clima são associados às redes da Cooperativa, com informações de equipamentos, configurações de rede e banco de dados históricos. A associação entre os dados permite uma análise detalhada de riscos, além de antecipar problemas e definir protocolos de atuação antes mesmo da ocorrência de situações críticas. Com o tempo, as informações e cruzamento de dados fazem com que a ferramenta “aprenda” e evolua, trazendo análises cada vez mais assertivas.

 

As equipes técnicas da Certel também são preparadas dentro deste plano de contingência, por meio de treinamentos, simulações e definição de procedimentos para mobilizar equipes e recursos de forma eficiente. Todo planejamento e treinamento priorizam, ainda, a segurança das equipes e também da população.

 

A integração entre o monitoramento meteorológico, robustez histórica das redes e logística de recursos tem impacto direto na agilidade de respostas a eventos climáticos, sejam eles extremos ou não.

 

As ações integradas se associam e dão firmeza aos pilares de atendimento da Certel, segurança, qualidade e agilidade. Com a implantação da sede operacional, em Lajeado, mão de obra qualificada e materiais são levados até os pontos estratégicos, com apoio da tecnologia e planejamento.

 

Plano de Contingência

O programa é uma intercooperação entre Certel, Certaja e Coprel com a startup MeteoIA.

 

O projeto faz parte da 1ª edição do InovaCoop RS de Conexão com Startups, que teve como base a intercooperação. As Cooperativas submeteram seus desafios ao projeto e os mais relevantes foram selecionados. Em seguida, startups interessadas passaram por uma avaliação antes do desenvolvimento do projeto.

 

TEXTO: PALOMA GRIESANG E BRUNA BECKER

CRÉDITO DAS FOTOS: BRUNA BECKER

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 6054
Realizada em 04/04/2026
1º - 019022
2º - 036911
3º - 054560
4º - 044218
5º - 085835

Recados

06/01/2026 16:50:45
dirceu
DIRCEU MARQUETTI RUA FRANCISCO NOWOTARSKI, 237- CASA B BAIRRO FAZENDINHA 81320-100 CURITIBA- PARANA B R A Z I L CORDIAIS SAUDAES. ESPERO QUE AO RECEBER ESTE, ESTEJAM TODOS NA MAIS PERFEITA SAUDE , PAZ. E HARMONIA. EU SOU SEU OUVINTE ASSIDUO, E GOSTARIA MUITISSIMO QUE ME ENVISSE VIA CORREIO, UMA PEQUENA LEMBRANCINHA QUE PODERIA SER UM SIMPLES CARTOZINHO DE CONFIRMAO DE AUDIENCIA. SE

19/11/2025 15:43:32
silvani
adoro essa radia

07/10/2025 11:02:09
silvani
Sou a Silvani e gostaria gostaria de participar do sorteio

26/09/2025 16:31:16
Amanda Alesgut
Boa tarde pode tocar z felipe


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.