Cultura | Grupo de Teatro da Univates apresenta “A Filha do Senhor Nebuloso”
17/10/2019

Novo espetáculo estreia no Teatro Univates no dia 3 de dezembro

 

 

           No ano em que completa 15 anos de atividades, o Grupo de Teatro da Universidade do Vale do Taquari - Univates estreia sua primeira montagem infantil — alusiva aos 50 anos de ensino superior na região e às comemorações do cinquentenário da Instituição. O evento de estreia, que acontece no dia 3 de dezembro no Teatro Univates, às 20h, tem ingressos gratuitos, que devem ser retirados na bilheteria do Teatro Univates de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h15min às 22h. É permitida a retirada de até cinco ingressos por pessoa. 

 

           Ao propor a primeira uma peça teatral voltada ao público infantil, o Grupo de Teatro tem como matéria de trabalho a perda, a busca e a centralidade da figura do professor. O clima da peça é lúdico, em uma história feita para pais e filhos. As temáticas, abordadas de forma leve por meio da encenação, são tratadas franca e suavemente.

 

A sinopse

           Duas crianças, Íris e Hélio, iniciam uma jornada à procura de algo importante que o pai da menina, o Senhor Nebuloso, perdeu. Pelo caminho, personagens inusitados são apresentados. Eles guardam respostas que podem ser reveladoras para os dois. 

 

           Doutor Roberto das Dores é um médico especialista que cura todos os tipos de males. A excêntrica Madame Bendita, que tem o poder de revelar o futuro por meio das cartas ciganas, é outra personagem que cruza o caminho das crianças. Por fim, o famoso advogado Doutor Pomposo tem a capacidade de ser guardião de respostas e soluções para todas as encrencas. 

 

           No entanto, apenas uma pessoa é a personagem certa e dona das respostas às questões de Íris e Hélio. E as respostas surgirão do lugar menos esperado, trazendo novos tons, sons e ânimo à vida dos dois. Esse é o momento de transformação de toda a ambientação cênica da peça. Para devolver ao Senhor Nebuloso o que ele tanto precisa encontrar, sua filha acabou se deparando com o próprio passado, com um livro e uma história repleta de amor. 

 

Na ótica do diretor 

           “Os desafios para compor esta montagem foram muitos”, explica o diretor Pablo Capalonga. “Um espetáculo infantil exige uma linguagem própria no que diz respeito à interpretação, à composição, ao ritmo e à estética. Ainda não tínhamos essa experiência nesse tempo de formação como grupo. Mas é exatamente isto que nos torna um grupo de investigação: experimentar. Os ensaios e a pesquisa estão sendo realizados desde março, intercalando com apresentações da peça ‘O Rouxinol e a Rosa’”, explica.

 

           O universo infantil atual é diferente de quando os adultos de hoje eram crianças.“As referências, a lógica e o ritmo mudaram. E precisamos levar tudo isso em conta se considerarmos que muitas crianças hoje dispõem de um celular nas mãos”, observa Capalonga. 

 

           Este é um espetáculo para pais e filhos, e melhor ainda se fosse assistido por ambos, juntos.“Fala de perdas, do quanto é difícil para adultos e crianças tratarem do tema e do quanto pode ser diferente a visão de cada um sobre essas questões. Tratamos com carinho o enredo e criativamente tentamos construir soluções para isso. O resultado pode ser conferido na estreia”. 

 

Ficha técnica

           “A Filha do Senhor Nebuloso” é um trabalho construído por muitas mãos. O texto para o palco, do diretor do grupo, é uma livre adaptação de um texto homônimo escrito pelas estudantes do curso de Letras da Univates Carolina Werlang e Camila Martins Fonseca, supervisionadas pela professora Rosiene Almeida Souza Haetinger. A ideia é publicar o texto em formato de e-book em breve. Os figurinos são assinados por estudantes do curso de Design de Moda da Univates. 

 

Texto original: Carolina Werlang e Camila Martins Fonseca

Adaptação dramatúrgica: Pablo Capalonga

Elenco: Gustavo Muhl

             Ederson Winck

             Gabriela Quevedo

             Tatiana Linhares

             Luiz Henrique Picoli

             Mariana Dumcke

             Paula Frozza

             Ana Rhod

             Rodolfo Izaguirre

Figurinos: estudantes do curso de Design de Moda da Univates

Iluminação: Evandro Mallmann e Anilton Souza

Identidade visual: Henrique Fernandes Vianna 

Edição de trilha e efeitos sonoros: Maurício Hergemöller

Cenário: Grupo de Teatro da Univates

Adereços: Ederson Winck, Tatiana Linhares e Cris Vitalino

Assessoramento literário: Rosiene Almeida Souza Haetinger

Direção: Pablo Capalonga

Produção geral: Núcleo de Cultura da Univates

 

Musical com Claudia Raia está com vendas liberadas

           O recentemente anunciado espetáculo com a Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, ConSerto para 2, está com as vendas liberadas. Os ingressos variam de R$ 37,50 a R$ 150,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Univates ou on-line em www.sympla.com.br. Em caso de dúvidas sobre a apresentação, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.

 

 

Texto: Lucas George Wendt/Cultura e Eventos

Foto: Lucas George Wendt/Cultura e Eventos

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5440
Realizada em 13/11/2019
1º - 060072
2º - 008531
3º - 059503
4º - 044485
5º - 022712

Recados

11/10/2019 15:34:09
Pedro
Toca CPM22

11/10/2019 08:54:29
Fabricia
Quero particia do sorteio dia das criana Caio Azevedo Valentina Amaral Cidade teutonia 986608267

11/10/2019 08:52:28
Fabricia
Quero participa do sorteio dia da criana valentina do Amaral Caio Azevedo

06/10/2019 15:42:53
Jane Paz de Andrade
Quero participar da promoao do dia das crianas nome dos meus bebes Vittor jr andrade da silva Tho vinicius Andrade da silva. 985271661


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.