Estrela | Uso do milho úmido é alternativa de nutrição do gado leiteiro

05/07/2022

Colheita realizada nas últimas semanas eleva o rendimento da nutrição animal nas propriedades do interior do município de Estrela; opção pela cultura pode representar uma economia de até 20% na produç

 

         Já não é a primeira vez que o produtor de leite Tailor Diedrich, do Distrito de Novo Paraíso, no interior do município de Estrela, opta pelo uso do milho úmido como complemento à nutrição do seu rebanho de gado leiteiro. Na última semana ele colheu os seis hectares de milho plantado como silagem para suas vacas e garantiu pelo menos três meses de nutrição com uso do milho úmido.

         A colheita do grão úmido do milho ocorreu na última semana. Em seis hectares, Diedrich reuniu o suficiente para alimentar o rebanho de 180 vacas – 110 delas em lactação – por até três meses. “Faz alguns anos que optamos por esta cultura, que em termos nutricionais representa um ganho para o animal”, revela o produtor.

         Além do ganho, a colheita do milho úmido ajuda a nutrir o solo. Diferente da silagem convencional, de grão seco, o milho úmido representa também economia na propriedade. Conforme o secretário municipal de Agricultura Douglas Sulzbach, o custo com a secagem do milho é dispensado neste processo, que vai para as propriedades armazenado em bolsas. “Além disso, há um fator positivo na nutrição do animal. A ingestão do milho úmido rende mais na produção de leite”, confirma o titular da agricultura.

         O uso do milho úmido evita também o desperdício e a desvalorização do grão. Sulzbach explica que as cerealistas – empresas que compram os grãos dos produtores para a fabricação de ração – valorizam mais o milho seco, situação que eleva o custo do grão no mercado. “Economiza-se enquanto se agrega valor à nutrição dos animais produtores de leite”, complementa o secretário.

 

Melhor digestão do milho

         Conforme o engenheiro agrônomo Álvaro Trierweiler, chefe do escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Estrela, o uso do grão úmido do milho tornou-se uma prática difundida no município. “Há mais de quatro anos algumas propriedades têm optado por este tipo de silagem, por conta dos benefícios econômicos e nutricionais.

         Trierweiler diz que por ser um grão mais macio do que o milho seco, a absorção dos nutrientes, por meio do consumo dele, torna-se mais eficiente. “A digestão fica mais fácil, fazendo com que também a quantidade consumida seja menor. Com o milho seco há uma perda, por conta da característica do grão mais duro do que o cereal úmido. Além disso, após a colheita deste tipo de grão, a palha que fica no chão ajuda na manutenção das propriedades do solo”, complementa o coordenador da Emater/RS-Ascar.

 

Redução de 20% no custo

         De acordo com zootecnista Edivan de Jesus, a opção pelo uso do milho de grão úmido representa uma redução no custo operacional na produção do grão para a silagem. “Manter este grão a menos de 18% de umidade, para poder colher o grão e então vender para a cooperativa, é preciso considerar os custos de colheita e transporte e os descontos feitos em cima da qualidade do produto. Neste processo se considera que, o uso do grão úmido representa uma economia de 20%”, garante.

         Além disso, de Jesus revela que o tempo de lavoura é reduzido para quem opta pelo milho em grão úmido, que representa, segundo ele, tempo necessário para uma outra cultura, ou até mesmo, a preparação do solo para outra atividade.

 

 

Texto: Rodrigo Nascimento

Foto: Pablo Reis/Governo de Estrela

Departamento de Comunicação e Marketing
Governo de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5687
Realizada em 06/08/2022
1º - 039920
2º - 012586
3º - 095810
4º - 081007
5º - 001354

Recados

03/06/2022 16:09:25
Ana carolina Freitas_ Teutnia
quero particopar do serteio namorados

26/05/2022 16:04:49
Crdito real
Financeira crdito real ligadinha na rdio tirol

23/03/2022 16:08:45
Aline Alesgut
o programa t tarde muito bom toca anita. Abraos Belo

05/02/2022 10:58:56
gustavo
bom dia! queria deixar um recado, adoro a rdio, escuto todo sbado!


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.