Estrela | Estrelas do Conhecimento atrai atenção de educadores e público na South Summit Brazil

25/03/2024

A feira estrelense educacional de “Inovação, Ciência e Tecnologia” promovida pelo Governo de Estrela foi case no evento realizado na capital gaúcha e rendeu excelentes retornos visando futuros projeto

A South Summit Brazil ocorreu nos três últimos dias da semana passada em Porto Alegre e viu mais 24 mil pessoas de até 55 países em diferentes escalas profissionais e posições administrativas circularem pelo Cais Mauá. Considerado o maior evento de inovação da América Latina, o encontro internacional teve como um dos cases selecionados e apresentados aos visitantes a “Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento”. O projeto promovido pelo Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que nasceu em âmbito escolar local, ganhou ares municipais e regionais em apenas dois anos, obteve no evento de Porto Alegre excelentes retornos em sua consolidação estadual, projeção nacional e até mesmo internacionais, sendo que representantes da Unesco fizeram sondagens e convites.        

 

A feira estrelense foi apresentada no espaço “Educar para Inovar”, um dos muitos pontos de encontro nos mais de 38 mil metros quadrados que reuniram startups, empresas e investidores da South Summit, e que em sua programação contou com 600 palestrantes, sendo 125 internacionais de diversas nacionalidades; mais de mil investidores, 140 fundos de investimentos, 7 mil empresas e mais de 2 mil startups de 80 países. A feira de Estrela foi selecionada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. No espaço, os coordenadores do projeto apresentaram um pouco a trajetória de sucesso alcançada com apenas duas edições, mas que já contaram com cerca de 30 mil acessos presenciais no Porto e mais de 900 de trabalhos estudantis, além de outras atividades paralelas.  

 

Visitas

 

Na oportunidade, os coordenadores Ângela Kuhn e Rodrigo Ramminger detalharam aos desenvolvedores, empresários, apoiadores e representantes comerciais, instituições acadêmicas e filantrópicas, além de visitantes e geral, a metodologia do projeto estrelense que, entre outras propostas, incentiva a pesquisa acadêmica e os estudos tecnológicos desde a educação infantil. Municípios como Capão da Canoa, Pelotas, Santa Maria e demais buscaram informações. A Secretária Municipal de Educação, Elisângela Mendes, e o prefeito Elmar Schneider prestigiaram as apresentações.

 

Adriane Esperança, diretora pedagógica da educação de Pelotas, resumiu. “Há muitas ações positivas neste modelo que podemos vir a utilizar.” Taís Lazzari Konflanz, também da área educacional, mas de Santa Maria, buscou informações sobre o projeto. “A feira de Estrela mostra ser uma renovação na educação. Quebra um paradigma e traz aos estudantes um sentimento de pertencimento ao processo educacional, de também terem responsabilidades por sua trajetória escolar, e ao mesmo tempo incentivar eles a conhecerem novos ambientes além do muro da escola, onde podem mostrar seus valores, aptidões. Isso é inovador, desacomoda e coloca as crianças em uma posição de protagonismo, e neste sentido a Estrelas do Conhecimento devemos tomar como exemplo.”

 

Convites

 

Diversos representantes do Sebrae-RS, que são apoiadores do evento, também prestigiaram o espaço estrelense. Kamille Schmidt These, coordenadora estadual de educação empreendedora do Sebrae, comenta. “A presença do Estrelas na South Summit mostra a importância de valorizarmos e darmos luz aos projetos estudantis que incentivam o empreendedorismo. O Sebrae acredita que este valor precisa nascer já na escola, o quanto antes, e a Estrelas do Conhecimento dá mais força a este sentido de educação e projeção, sonhos estudantis e de projeto de vida desde o período escolar, em uma mudança de realidades.” Bruna Costa da Silva, analista regional de educação do Sebrae, avalia o diferencial da feira estrelense. “Ela promove todo o Vale do Taquari dentro de um sistema muito bem sedimentado no sentido de fomentar, por parte dos estudantes, o pensar, o desenvolver, participar e buscar o mais, visando e proporcionando um retorno já imediato ou mesmo futuro, inclusive com a participação em outros eventos, como já foi o caso da Mostratec e como ocorre agora com a South Summit, ou outros que possam surgir”, avalia.

 

E se tratando de visitas e convites, o case estrelense mereceu atenção especial de representantes educacionais da Unesco no Brasil. Uma sondagem e convite para o projeto ser apresentado em Portugal ocorreu. Novas tratativas serão realizadas nos próximos dias no sentido de viabilizar a participação e mais detalhes poderão então serem divulgados.

  

-----------------------------------------

O que é a Estrelas do Conhecimento

 

Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com organização da Lume Eventos e com patrocínio master do Sicredi, Banrisul e BRDE e apoio de diversas frentes, entre eles do Governo do Estado, a “Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento” é um encontro estudantil municipal e regional que proporciona uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer tendo os jovens estudantes como os principais protagonistas, e também maior público-alvo, mas não somente este.

 

Em um aprimoramento da receita de sucesso de 2022, quando já levou 12 mil pessoas ao Porto de Estrela, baseou em 2023 sua realização em três bases ao longo de quatro dias. A principal, a Mostra de Trabalhos, com mais de cem projetos no total, divididos em duas etapas: a Municipal e a estreia da Regional, dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região. Outras duas foram o espaço “Estrelinhas do Conhecimento”, voltado à Educação Infantil; e o “Palco Cultural”, com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações.

 

Espaços e atividades de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates e o Museu da PUC, estiveram mais uma vez presentes, reforçados ainda por atrações proporcionadas pelo Sesi, Senai, Sebrae Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSUL), com experiências interativas de robóticas, 3D, eletricidade entre outras dezenas atividades científicas e tecnológicas. Foram contabilizados cerca de 18 mil acessos oficiais ao Porto de Estrela – cerca de seis mil a mais que na estreia –, considerando que muitas crianças e outros visitantes retornaram mais de uma vez.

 

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5860
Realizada em 24/04/2024
1º - 001526
2º - 000031
3º - 033876
4º - 050412
5º - 040993

Recados

04/03/2024 07:39:17
Rosmar Adriano SilvaRio claro
A programaao da radio tem programas relacionados a novas amizades namoro,troca de telefone, redes sociais etc??

25/01/2024 11:02:16
Ana
Sou de Westflia, gostaria de participar

09/01/2024 12:17:19
Raide alesgut
bom dia com alegia para vocs da Tirol....

21/12/2023 15:00:24
jodiane
feliz natal


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.