Estrela | “Dia E” de vacinação e horários especiais para comerciários e industriários em Estrela

10/06/2024

Governo de Estrela realizou primeiro Dia “E”strela de vacinação e projeta novas ações nos próximos dias:

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Estrela, ou Posto Central como é popularmente conhecida, recebeu no último sábado, dia 08 de junho, movimento acima da média. Entre os motivos, a realização do primeiro “Dia Estrela”, ou “Dia E” de vacinação contra a Gripe Influenza, agora não mais restrita aos Grupos Prioritários, e demais vacinas de rotina. A iniciativa para aumentar a cobertura vacinal do município contra a doença e atualizar a caderneta de diversas pessoas neste período pós-enchente teve resultado satisfatório e deve, como antes projetado pela Secretaria de Saúde, ser repetida nos próximos meses. Antes, já neste sábado (15) pela manhã, será realizada outra mobilização, esta exclusiva para comerciários e industriários, em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis). 

 

O “Dia E” ocorreu dentro da Campanha Nacional de Vacinação e no embalo dos chamados “Dia D”, apesar de não se limitar à Gripe Influenza. Buscar a imunização contra a Covid-19, HPV e outras doenças, especialmente as infantis, também foi possível. Tanto que mais de cem pessoas realizaram a dose somente contra a Gripe Influenza, mas o número de pessoas atendidas ou operações foi bem maior, segundo a coordenadora da Sala de Vacinas, Ana Carolina Pádua Lopes. “Muitos vieram para realizar a vacina contra a Influenza, mas também já fizeram outras. Familiares que acompanharam aproveitaram a presença para atualizar suas cadernetas de vacina. Tivemos muitos casos de crianças que agora estão com tudo em dia, e isso é relevante demais”, atesta. A proposta é realizar estes plantões ao menos uma vez por mês.

 

Empresas e indústrias

 

Ainda com o objetivo de normalizar a cobertura vacinal, prejudicada pelas recentes enchentes, outras ações estão programadas. No próximo sábado (15), em parceria com a Cacis, será realizado plantão exclusivo para a imunização de comerciários e industriários. O mesmo ocorrerá no mesmo local do “Dia E”: Posto Central, das 8h às 13h.

 

Ainda, está em execução um horário diário especial onde este mesmo público-alvo tem prioridade: das 12h às 13h, de segunda a sexta. Outra medida é a vacinação in loco. Caso uma empresa ou indústria tenha 30 ou mais interessados na imunização, uma lista (com os nomes completos, datas de nascimento e CPFs) pode ser enviada para vacinacao@estrela.rs.gov.br. A equipe de vacinadores entrará em contato para agendar uma visita à empresa para realizar pessoalmente a imunização.

 

Locais e horários

 

Tradicionalmente, após a enchente, a vacinação da Influenza ocorre durante a semana para toda a população nos seguintes pontos e locais:

 

# Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.

 

# Imigrantes: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade.

 

# Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.

 

 

Números

 

Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Em especial no RS, a campanha foi prejudicada em maio devido às enchentes. Agora, este serviço está estendido a toda a população nos tradicionais pontos de vacinação. Estrela contabiliza até então 5.526 vacinados, o que corresponde a 34,5% do público-alvo que é de mais de 14 mil pessoas. O índice cresceu muito após a liberação da vacina para além dos grupos prioritários, mas ainda está abaixo da expectativa. É preciso levar em consideração o período de enchente e os mesmos baixos índices em todo o País, em comportamento similar.

 

Em Estrela, mutirões foram realizados nos abrigos municipais nos últimos dias para compensar a falta de atenção da população a este serviço, bem como as dificuldades de acesso, sem restrição aos Grupos Prioritários. Ações especiais também foram realizadas em pontos estratégicos.

 

 

Sobre a Influenza

 

A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.

 

 

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Giovane de Souza/Governo de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5875
Realizada em 15/06/2024
1º - 091805
2º - 090139
3º - 040808
4º - 093176
5º - 082501

Recados

22/05/2024 09:59:27
Ane
bom dia ane maria manda abrao para todos os amigos....

08/05/2024 15:17:55
Da Stphanie Salazar dos Passos filhia pra suo Pai Volmir Luiz Ferreira Dos Passos em Teutonia
De sua filha STEPHANIE Salazar Dos Passos para Sue PAi Volmir Luiz Ferreira dos Passos que mora em Teutonia rs br. Pra meu Pai le dedico esta cancin, sua Filhia desde Per nome da cano Mein Schonter Traum da STEPHANIE

04/03/2024 07:39:17
Rosmar Adriano SilvaRio claro
A programaao da radio tem programas relacionados a novas amizades namoro,troca de telefone, redes sociais etc??

25/01/2024 11:02:16
Ana
Sou de Westflia, gostaria de participar


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.