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Oportunidades são para trabalhar no trecho entre Marques de Souza e Estrela:
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<p>A CCR ViaSul divulga as vagas disponíveis para interessados em trabalhar nas obras de duplicação entre Marques de Souza e Lajeado e na implantação das faixas adicionais entre Lajeado e Estrela, na BR-386/RS.</p>
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<p>São mais de 50 vagas oferecidas, conforme os requisitos mínimos para cada função:<br /> <br /> - Ajudante de produção: saber ler e escrever;<br /> - Armador, Carpinteiro e Pedreiro: ter experiência mínima de 6 meses e saber ler e escrever;<br /> - Rasteleiro e Sinaleiro: possuir Ensino Fundamental Incompleto;<br /> - Motorista de Caminhão Basculante, Munck e Operador de Trator Esteira: ter experiência mínima de 6 meses e Ensino Fundamental Incompleto;<br /> - Auxiliar de Topografia: possuir Ensino Fundamental Completo;</p>
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<p>Quem tiver interesse em algumas das vagas ou deseja saber mais informações pode entrar em contato pelo telefone (51) 9 8053-1367 ou comparecer à Avenida Benjamin Constant, 3.330 – sala 103, no bairro Montanha em Lajeado (RS).</p>
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Nova edição do “Feirão” ocorreu na Praça Menna Barreto, foi exclusiva para empresas sediadas em Estrela:
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<p>O tempo colaborou, a Praça Menna Barreto pode sediar a nova edição do Feirão de Empregos de Estrela, e o público, ciente e não da ação realizada sábado (31), conferiu algumas das oportunidades oferecidas pelo evento. Organizado pela prefeitura de Estrela, através da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), o Feirão recebeu 17 empresas de Estrela com vagas de empregos para os mais diversos setores, áreas e níveis de exigência, escolaridade e horários. Interessados conferiram as oportunidades, preencheram cadastrados nos próprios nichos das empresas, também distribuíram currículos e preencheram ainda fichas de interesse no próprio Departamento do Trabalho da Sedis, que hoje oferece mais de 250 vagas. Teve quem saiu contratado na hora e algumas vagas foram encaminhadas e depois preenchidas num pós-contato ocorrido nesta segunda-feira (02), conforme balanço realizado junto aos participantes. Outra ação semelhante deve ocorrer nos próximos 60 dias. </p>
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<p>Muitas pessoas foram ao local atraídas justamente pelo movimento diferente e pelas barracas, muitas das quais avisavam através de faixas e cartazes: <em>“Temos vagas”; “Venham trabalhar com a gente”...</em> Outros foram ao local já sim focados e interessados nas oportunidades oferecidas. Foi o caso de Maria Eduarda Went, de 19 anos. Acompanhada do namorado Ueslei Ostrae, estava preparada, e até currículo pessoal impresso trouxe consigo. Passou pelos nichos das empresas, conferiu oportunidades oferecidas, distribuiu seu material e conversou com profissionais. “Ações assim são importantes. Aproximam as empresas que precisam mais de mão de obra de quem tem interesse em trabalhar, como é o meu caso”, afirmou ela, que busca o primeiro emprego de carteira assinada. “Já fiz estágio e outras funções. Agora busco algo que eu possa ingressar no mercado de trabalho com carteira assinada, apesar de as oportunidades para os mais jovens e sem muita experiência ainda serem um pouco mais complicadas”, explica.</p>
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<p><strong>De outros locais </strong></p>
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<p>E o Feirão, apesar de exclusivo para empresas de Estrela, por outro lado não atraiu pessoas apenas do município mãe. Maria Valentina Dullius (18) veio de Cruzeiro do Sul conferir as oportunidades. Outras pessoas de demais municípios vizinhos fizeram o mesmo. “Está difícil na minha cidade. Aqui vi que tinha ofertas e vim procurar algo, fazer uns cadastros”, disse ela, também com algumas cópias de seu currículo pessoal em mãos. “É importante começar cedo. E há vagas. Agora preciso encontrar uma que dê certo”, disse ela, que também foi uma das mais de 30 pessoas que preencheram cadastro para listas de espera em outras empresas no Departamento de Trabalho da Sedis, visando futuras chamadas.</p>
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<p><strong>Há vagas</strong></p>
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<p>Josilene Homercher, gerente de Recursos Humanos (RH) da Compasul, estava presente com uma equipe. A empresa foi uma das que contou um nicho onde era possível, em uma breve consulta, conferir 12 vagas para seis diferentes postos na empresa. Ela faz uma avaliação do atual contexto. “Oportunidades existem. Basta vermos hoje aqui na nossa empresa e outras presentes ao Feirão. É mais difícil sim encontrar pessoas que queiram preencher essas vagas”, explica. “Muitas têm receio de, com o emprego, perder benefícios, como o Seguro Desemprego ou Bolsa Família. Há até quem nos procure pedindo o emprego, mas não querem assinar a carteira de trabalho com este medo”, explica ela. Sua posição não difere de Martina Tenn Pass, analista de RH da Nutritec. “Vagas e oportunidades existem, mas nem sempre as pessoas estão dispostas a trabalharem em certos horários ou em funções que exijam, de vez em quando por exemplo, um plantão. Não é incomum quererem logo achar uma vaga que alie bom salários, com horários e cargos ditos bons, mas sem ter histórico ou experiência para tal, o que precisa ser conquistado aos poucos ao meu ver”, avalia. </p>
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<p><strong>Números positivos </strong></p>
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<p>Segundo dados do Ministério do Trabalho, no mês de julho o município já apresentou saldo positivo de empregos de 42 vagas, (totalizando mais 1.325 empregos criados nos últimos três anos), em um reflexo da retomada econômica e das ações que, passados os efeitos da enchente, buscaram auxiliar as empresas atingidas e atrair a instalação de outras no município, além de aproximar as mesmas da mão de obra.</p>
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<p>Para ainda interessados, a Sedis oferece o Conecta Empresas Estrela, plataforma online (aplicativo e link - <a href="https://estrela-rs-conectaempresa.curriculointerativo.com.br/">https://estrela-rs-conectaempresa.curriculointerativo.com.br/</a> e QR Code) gratuita que concentra informações entre vagas oferecidas e trabalhadores interessados. Nas mais de 180 empresas já cadastradas, são no momento oferecidas mais de 250 vagas em diversas áreas para diferentes exigências pessoais, contratuais e de escolaridade.</p>
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<p>Mais informações podem ser obtidas na Ceiteq pelo telefone 3981-1105. </p>
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<p><strong>Empresas participantes do Feirão </strong></p>
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<li>Atacadão – Empresa Multinacional do Varejo e Atacado</li>
<li>Brasilata</li>
<li>Cia. Minuano de Alimentos</li>
<li>Compasul</li>
<li>Distribuidora Zanella</li>
<li>GZT</li>
<li>Grupo Imec</li>
<li>Hospital de Estrela</li>
<li>M I Agrícola</li>
<li>Nutritec – Nutrição Animal</li>
<li>Plastrela Embalagens Flexíveis</li>
<li>Porto Carnes. Indústria Fazenda Vila Nova</li>
<li>Reciclara Reciclagens</li>
<li>Rodoeixo</li>
<li>Tangará - Indústria de Laticínios Rota do Sul</li>
<li>Tomasi Logística</li>
<li>Trânsito Brasil</li>
</ul>
<p><strong> </strong></p>
<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela</p>
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Evento ocorreu entre os dias 28 e 31 de agosto e contou com 530 obras expostas:
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<p>A comunidade teutoniense viveu dias de intenso contato com a arte, em suas mais diversas modalidades. Mais de 530 obras estiveram expostas na II Semana da Arte de Teutônia. Fotografias, desenhos, pinturas, mosaicos, esculturas e instalações embelezaram o II Salão das Artes, na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL). E o evento proporcionou mais: oportunizou palco para dezenas de artistas através de apresentações de dança, música e teatro, performadas por integrantes do Projeto Teutônia Cultural. O evento ainda evidenciou a cultura coralista, através do Encontro de Corais Infantojuvenis, que reuniu apresentações de sete grupos – dois teutonienses e, os demais, visitantes. </p>
<p> “Encerramos a II Semana da Arte convictos do potencial que a arte tem em Teutônia. O talento dos nossos artistas esteve em evidência e foi a alma do evento. Agradecemos aos professores, às escolas e às famílias que acreditaram na proposta e incentivaram os artistas. Estamos imensamente gratos por cada contribuição e por todo o empenho dedicado. E já estamos entusiasmados para a próxima edição”, comenta a Secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Glaci Kunzler Dickel.</p>
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<p><strong>Artistas premiados</strong></p>
<p> Conforme proposta apresentada no regulamento, cada uma das obras expostas na II Semana da Arte pôde ser inscrita para avaliação de Júri Técnico ou de voto popular. A cerimônia de certificação ocorreu na manhã de sábado, dia 31 de agosto, e premiou 33 obras – inclusive do 13º Concurso Fotográfico de Teutônia, que neste ano integrou a programação do evento. Confira abaixo os artistas certificados:</p>
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<p><strong>13º CONCURSO FOTOGRÁFICO DE TEUTÔNIA</strong><br /> Tema “Nossa Terra, Nossa Gente – Raízes da Imigração Alemã”</p>
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<p><strong>Júri Técnico </strong><br /> 1° lugar – “A família na lida” – Cláudia Liane Peixoto</p>
<p>2º lugar – “Legado dos imigrantes, presente nas nossas comunidades” – Ana Carolina Rohsig<br /> 3° lugar – “A vida no campo” – Rodrigo Brochier</p>
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<p><strong>Voto Popular</strong></p>
<p>1° lugar – Cláudia Liane Peixoto</p>
<p>2º lugar – Rodrigo Costa Brochier <br /> 3° lugar – Cilério Arthur Becker</p>
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<p><strong>II SEMANA DA ARTE</strong></p>
<p><strong>Exposição II Salão de Artes “O Despertar das Artes”</strong></p>
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<p><strong>FOTOGRAFIA</strong></p>
<p><strong>Júri Técnico </strong></p>
<p>1° lugar – “Reflexo do passado” – Claudia Liane Peixoto</p>
<p>2º lugar – “Retrato do passado” – Rodrigo Costa Brochier <br /> 3° lugar – “Amanhecer de verão” – Dionísio Maurer</p>
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<p><strong>Voto Popular</strong></p>
<p>1° lugar – Dionísio Maurer</p>
<p>2º lugar – Monique Emanuelly Tatsch<br /> 3° lugar – Larissa Reis de Souza</p>
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<p><strong>PINTURA EM TELA</strong></p>
<p><strong>Júri Técnico</strong></p>
<p>1° lugar – “Pódium Desconstruído” – Elias Wiethölter</p>
<p>2º lugar – “Rosas” – Antônia Baungratz<br /> 3° lugar – “Paraíso” – Maria Nilda da Silva</p>
<p><br /> <strong>Voto Popular</strong></p>
<p>1° lugar – Natiele Rita de Oliveira</p>
<p>2º lugar – Tatiane Ufe Rex<br /> 3° lugar – Dineia Oliveira da Silva</p>
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<p><strong>DESENHO</strong></p>
<p><strong>Júri Técnico</strong></p>
<p>1° lugar – “Fontana Di Trevi” – Manuela Henz</p>
<p>2º lugar – “Até quando” – Manuela Henz<br /> 3° lugar – “O impossível não existe” – Eduarda Ruckert</p>
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<p><strong>Voto Popular</strong></p>
<p>1° lugar – Fernando Pereira</p>
<p>2º lugar – Bia Schossler Gerharth<br /> 3° lugar – Manuela Bayer Ahlert</p>
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<p><strong>INSTALAÇÃO</strong></p>
<p><strong>Júri Técnico</strong></p>
<p>1° lugar – “A arte de Reconstruir” – EMEF DOM PEDRO I – Professora Responsável: Cristiane Bhon</p>
<p>2º lugar – “O Brasil é Multicolorido” – EMEF 24 de Maio – Professora Responsável: Adriane Patzlav Von Mühlen<br /> 3° lugar – “Vestígios Arqueológicos após cheias” – EMEF 24 de Maio – Professora Responsável: Adriane Patzlav Von Mühlen</p>
<p><strong>ESCULTURA</strong></p>
<p><strong>Voto Popular</strong></p>
<p>1° lugar – Diana Lenz</p>
<p>2º lugar – Jardani Frantz<br /> 3° lugar – Tatiane Marinara Schulte Anschau</p>
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<p><strong>MOSAICO </strong></p>
<p><strong>Voto Popular</strong></p>
<p>1° lugar – Hagata Maria Magalski da Silva</p>
<p>2º lugar – Luana Gabriela Flores <br /> 3° lugar – Guilherme Bruxel Stertz</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Assessoria de Imprensa</p>
<p><strong>CRÉDITO DAS FOTOS: </strong>Sara Ávila / Grasieli Nabinger</p>
<p>Na manhã desta segunda-feira, 02 de setembro, o Hospital Ouro Branco deu mais um passo importante em sua missão de proporcionar bem-estar e qualidade no atendimento aos seus pacientes, familiares e acompanhantes, com a abertura de uma nova cafeteria externa, estrategicamente localizada junto ao AMSUS – Ambulatório de Especialidades SUS.</p>
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<p>Essa iniciativa é parte do nosso compromisso contínuo com a melhoria da qualidade dos serviços prestados, visando sempre o bem-estar, conforto e segurança dos nossos pacientes e seus familiares. Entendemos que muitos de nossos pacientes viajam por horas e chegam cedo para sua consulta ou procedimento, especialmente aqueles que dependem do transporte disponibilizado pelas prefeituras dos 37 municípios que atendemos. Agora, poderão contar com um espaço aconchegante para fazer um lanche enquanto aguardam seu atendimento.</p>
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<p>“A abertura dessa cafeteria é mais uma ação que reflete o nosso esforço em oferecer um ambiente mais humanizado e confortável para todos que passam por aqui”, destaca o diretor executivo José Paulinho Brand. “Queremos que nossos pacientes e seus acompanhantes sintam-se cuidados em todos os aspectos, desde o atendimento médico até os pequenos detalhes do dia a dia, como o acesso a um lanche de qualidade enquanto aguardam seu atendimento”, completa.</p>
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<p>Além desta novidade, também a partir desta segunda-feira o morgue (necrotério) está operando em uma estrutura totalmente nova, cuja a entrada de acesso se dará pela Rua Major Bandeira, 441. Esta mudança visa proporcionar um melhor atendimento e um espaço mais adequado para o cumprimento das nossas responsabilidades. Reiteramos que todos os serviços prestados pelo morgue continuarão a ser realizados com o mesmo compromisso e respeito que sempre dedicamos. Essas duas ações reforçam a missão do Hospital Ouro Branco de ser um referencial em qualidade e acolhimento, sempre buscando melhorias que tragam benefícios diretos para a comunidade.</p>
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Equipe e diretoria integraram comitiva de coirmã de Encantado em visitas em Joinville e Florianópolis:
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<p>A CIC Teutônia, numa ação de intercooperação com a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), integrou a comitiva empresarial que realizou viagem técnica de <em>benchmarking</em> para entidades de Santa Catarina. No período de 26 a 29 de agosto o grupo desenvolveu programa interestadual nas cidades de Joinville e Florianópolis, passando pelo Ágora Tech Park, pela Associação Catarinense de Tecnologia e pela Associação Empresarial de Florianópolis.</p>
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<p>O foco da entidade esteve na busca por conhecimento e inspiração para fomentar a cultura da inovação em Teutônia, com a conexão de pessoas e alternativas na resolução de problemas, estreitando laços entre a academia e a comunidade empresarial. “Dessa forma será possível gerar soluções criativas e eficazes aos desafios enfrentados pela cidade, fortalecendo ainda mais o tecido econômico local”, avalia a diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe.</p>
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<p>Além dela, integraram a comitiva teutoniense a diretora da pasta da Indústria, Caroline Immich; o gerente financeiro e de eventos, Alexander Blömker; e a assistente de vendas da entidade, Elaine Wegner do Amaral.</p>
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<p><strong>Tecnologia</strong></p>
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<p>O roteiro iniciou pelo norte catarinense, com visitação ao Ágora Tech Park, em Joinville, reconhecido como um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. Na oportunidade o grupo conheceu as diversas operações realizadas no local, que abriga mais de 280 empresas de diversos portes e gera faturamento anual de R$ 790 milhões, o que representa 2,3% do PIB de Joinville. “É exemplo claro de como a inovação pode ser o motor do desenvolvimento econômico e social”, destaca Carina.</p>
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<p>Entre outros números apresentados, o Ágora Tech Park conta com 39 mil metros quadrados construídos; gera mais de 1,5 mil postos de trabalho, dos quais 34% de profissionais pós-graduados; recebe anualmente 4,2 mil visitantes; e realiza mais de 260 eventos, com participação superior a 14 mil pessoas.</p>
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<p><strong>Associativismo</strong></p>
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<p>No dia 28 a programação contou com visitação à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), no turno da manhã, e à Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), à tarde.</p>
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<p>A Acate atua como representante do setor de tecnologia e inovação em Santa Catarina, sendo reconhecida como impulsionadora do desenvolvimento tecnológico catarinense. Foi fundada em 1986 e oferece suporte a empresas e <em>startups</em> por meio de programas de incubação, aceleração, capacitação, <em>networking</em> e acesso a mercados, além de promover eventos e iniciativas que fortalecem o ecossistema de inovação local, conectando empreendedores, investidores e instituições de ensino.</p>
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<p>A Acif é uma entidade representativa de empresários e empreendedores da capital catarinense, com mais de cinco mil associados, fundada em 1915. Promove o desenvolvimento econômico local e oferece suporte aos integrantes do quadro social por meio de serviços como capacitação, consultoria, <em>networking</em> e defesa dos interesses empresariais.</p>
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<p>“O que mais chamou atenção na coirmã é o foco no Planejamento Estratégico, que proporcionou um grande crescimento da entidade nos últimos anos; o maior número de seguidores nas redes sociais do Brasil; e os cerca de 90 funcionários. Com certeza a energia e o espírito de liderança do atual presidente, Célio Antônio Bernardi Júnior, é um dos destaques da Acif”, avaliaram os teutoniense, valorizando os <em>insights</em> que poderão ser implementados na CIC a partir da viagem técnica.</p>
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<p><strong>Gramado Summit de Punta del Este</strong></p>
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<p>A CIC Teutônia está organizando missão empresarial para o Gramado Summit de Punta del Este, no Uruguai, que ocorre nos dias 26 e 27 de setembro. A programação da comitiva teutoniense será de 25 a 28, com transporte em ônibus leito, ingressos para os dois dias do evento, três noites de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã e city tour.</p>
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<p>O investimento é de cinco parcelas de R$ 300,00 por participante associado à entidade e de cinco parcelas de R$ 500,00 para os demais interessados. São 35 vagas e restam poucos lugares.</p>
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<p>Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (51) 99250-1992. A programação completa do congresso, excelente oportunidade de <em>networking</em> internacional com conteúdo em português, pode ser acessada na página oficial do evento – punta.gramadosummit.com</p>
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<p><strong>Missão empresarial para Minas Gerais</strong></p>
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<p>No período de 30 de outubro a 02 de novembro a CIC Teutônia realiza missão empresarial para Minas Gerais.</p>
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<p>A programação conta com visitação à Associação Comercial de Ipatinga (Aciap), Parque Ipanema, Usiminas, Grupo Emalto, agências Sicredi de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano e Parque das Cachoeiras.</p>
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<p>O pacote inclui voos com mala de mão Canoas/São Paulo/Belo Horizonte/Ipatinga, <em>transfers</em> de deslocamento, visitação e acompanhamento de guia local, três noites de hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, ingresso para o Parque das Cachoeiras e jantar oferecido pelo Sicredi, apoiador do evento.</p>
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<p>O investimento é de dez parcelas de R$ 350,00 por participante associado à CIC e de cinco parcelas de R$ 900,00 para os demais interessados. Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (51) 99250-1992. As vagas são limitadas.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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Conforme a Federação Brasileira dos Hospitais - FBH, o Brasil tem 7.191 hospitais e deste total, menos do que 6% (somente 400 hospitais)
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<p>possuem algum tipo de ACREDITAÇÃO de QUALIDADE dos seus processos.<br />É uma grande conquista para o Hospital Ouro Branco fazer parte desse seleto grupo de 400 hospitais brasileiros, colocando o HOB no mapa da saúde de excelência no país.<br />Nos dias 21 e 22 de agosto o Hospital Ouro Branco teve a honra de receber a visita de dois avaliadores do Grupo IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde: a enfermeira avaliadora Líder Katiane Barrios de São Paulo e o enfermeiro Eduardo Ferraz de Maringá/Paraná. O objetivo da visita foi a realização da avaliação dos quase 1.000 processos/requisitos do hospital para a manutenção da Acreditação Nível 1 da ONA - Organização Nacional de Acreditação.<br />A Acreditação ONA é um importante reconhecimento de qualidade e segurança em serviços de saúde, que atesta o compromisso da instituição com processos seguros e uma gestão voltada para a melhoria contínua, oferecendo serviços de excelência para seus pacientes e a comunidade.<br />Durante os dois dias de avaliação, os representantes do Grupo IBES analisaram detalhadamente diversos aspectos do hospital, incluindo a qualidade do atendimento, a segurança do paciente, a gestão de riscos e a infraestrutura. A equipe do Hospital Ouro Branco se preparou intensamente para essa avaliação, revisando processos, realizando treinamentos e garantindo que todos os padrões exigidos pela ONA fossem rigorosamente cumpridos.<br />O resultado da avaliação foi extremamente positivo, confirmando que o Hospital Ouro Branco continua no caminho certo em sua jornada de excelência. A manutenção da Acreditação Nível 1 reforça o compromisso da instituição em oferecer um atendimento de qualidade, seguro e humanizado.<br />Segundo a Coordenadora da Qualidade do Hospital Ouro Branco, Claudia Biazi, “Todas as equipes estavam muito bem preparadas. Foram dias muito produtivos e enriquecedores, onde apresentamos a rotina do nosso dia a dia, os métodos e protocolos utilizados e que resultam em uma prestação de serviços qualificada e segura, totalmente voltada aos princípios da instituição.”<br />A direção do Hospital Ouro Branco e a diretoria da Associação Beneficente Ouro Branco agradecem a todas as equipes pelo empenho e dedicação que tornaram esse sucesso possível. Um agradecimento especial também à consultora Rafaela Vedovelli, da empresa EJros e à direção da Unimed VTRP, que sempre apoiaram e estimularam a instituição com suas orientações para avançarmos no processo de acreditação. O hospital segue firme em sua missão de ser uma referência em saúde na região, sempre priorizando o bem-estar, a qualidade e a segurança de seus pacientes.</p>
<p>Assessoria de Imprensa HOB</p>
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Abertura oficial ocorre às 19h, com apresentação da Orquestra Henrique Uebel:
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<p class="western">Teutônia vive um momento para o “Despertar das Artes”. Inicia nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, a programação da II Semana da Arte – uma proposta que tem o objetivo de enaltecer a criatividade dos teutonienses fazedores de arte, através da exposição das obras, profissionais e amadoras. Nesta edição, mais de 530 trabalhos embelezam o Salão das Artes, arranjado na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL). São obras de desenho, pintura, fotografia, mosaico, escultura e instalação, todas criadas por teutonienses. Além da exposição das obras, o evento contará com intervenções de música, canto, dança e arte cênica, apresentações propostas pelos grupos do Projeto Teutônia Cultural.</p>
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<p class="western">Neste ano também faz parte da programação da II Semana da Arte a exposição das fotografias inscritas no 13º Concurso Fotográfico de Teutônia, que tem como tema “Nossa Terra, Nossa Gente – Raízes da Imigração Alemã”. As modalidades serão avaliadas por júri técnico e votação popular, conforme o que foi proposto no regulamento. A avaliação técnica ocorre na tarde desta quarta-feira, enquanto que a votação popular seguirá até o fim da tarde de sexta-feira e contará com a participação dos visitantes. As premiações, por sua vez, serão entregues aos artistas na manhã de sábado.</p>
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<p class="western">“A Semana da Arte é uma oportunidade para evidenciarmos todo trabalho cultural que é desenvolvido no município de Teutônia, através das oficinas do Projeto Teutônia Cultural, das atividades artísticas promovidas nas escolas municipais, estaduais e privadas, e da expressão artística de cada um dos apaixonados por arte que aqui vivem”, salienta a Secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Kunzler Dickel. A abertura do evento ocorre na noite desta quarta-feira, a partir das 19h. Logo depois, por volta das 19h30, haverá apresentação da Orquestra Henrique Uebel.</p>
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<p class="western"><strong>Biblioteca Municipal aberta para visitação </strong></p>
<p class="western">Vinculada às atrações da II Semana da Arte ocorrerá a reabertura da Biblioteca Pública Municipal Professor Arno Sommer. Na tarde do sábado, dia 31, entre 15h e 17h, teutonienses poderão visitar o espaço, localizado na Sala 58 da Prefeitura. A bibliotecária Júnia Stein receberá os visitantes e compartilhará orientações sobre a retomada da retirada das obras literárias.</p>
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<p class="western">II SEMANA DA ARTE DE TEUTÔNIA</p>
<p class="western"><strong>28/08 – quarta-feira</strong></p>
<p class="western">14h – Avaliação Júri Técnico;</p>
<p class="western">19h – Abertura oficial do evento;</p>
<p class="western">19h30 – Apresentação da Orquestra Henrique Uebel;</p>
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<p class="western"><strong>29/08 – quinta-feira</strong></p>
<p class="western">08h – Abertura do Salão das Artes;</p>
<p class="western">08h30 – Apresentação do Grupo de Dança Teutanzgruppe (Teutônia Cultural);</p>
<p class="western">13h30 – Apresentação do Grupo de Dança Teutanzgruppe (Teutônia Cultural);</p>
<p class="western">19h30 – Apresentação do Grupo de Teatro Adulto (Teutônia Cultural);</p>
<p class="western"> </p>
<p class="western"><strong>30/08 – sexta-feira</strong></p>
<p class="western">08h – Abertura do Salão das Artes;</p>
<p class="western">08h30 – Apresentação do Grupo de Teatro Infantojuvenil (Teutônia Cultural);</p>
<p class="western">13h30 – Apresentação do Grupo de Teatro Infantojuvenil (Teutônia Cultural);</p>
<p class="western">19h – Apresentação do Coral Municipal;</p>
<p class="western">19h – Encontro de Corais Infanto Juvenil;</p>
<p class="western"> </p>
<p class="western"><strong>31/08 – sábado</strong></p>
<p class="western">09h30 – Abertura do Salão das Artes;</p>
<p class="western">10h – Entrega da Premiação da Exposição e do Concurso Fotográfico;</p>
<p class="western">11h30 – Encerramento do evento.</p>
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<p class="western"><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Grasieli Nabinger</p>
<p>Depois de a Certel ter sido auxiliada por muitas cooperativas gaúchas e catarinenses, em razão da tragédia climática que atingiu a região e grande parte do Estado, agora, mais um gesto de solidariedade do Cooperativismo de infraestrutura de Santa Catarina se consolida por meio da intercooperação. A Cooperativa Ceraçá, de Saudades, no oeste catarinense, no intuito de também ajudar na recuperação da área de atuação que foi severamente prejudicada pela enchente histórica de maio, doou à Certel galerias de concreto, que poderão ser utilizadas na recuperação da infraestrutura de nove municípios. Serão beneficiados Pouso Novo (6 galerias), Marques de Souza (6), Travesseiro (4), Progresso (4), Boqueirão do Leão (4), Canudos do Vale (4), Poço das Antas (4), Sério (4) e Imigrante (4).</p>
<p> </p>
<p>A entrega ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 26, no Bairro Bom Pastor, em Lajeado. Representantes dessas Prefeituras, juntamente com diretores, gestores e funcionários das duas Cooperativas, participaram de uma rápida cerimônia em valorização à importância do gesto. São 40 estruturas, com 2x2 metros, produzidas pela Ceraçá Construções, que poderão ser aproveitadas para a viabilização de passagens nas pontes destruídas pela forte enxurrada de maio. “Para nós, esse momento representa a força, união e responsabilidade do Cooperativismo, e ter a Certel como parceira na logística e, principalmente, na destinação desse produto, é muito importante. E o ato mais simbólico que vejo aqui é o abraço e o calor humano de unir pessoas e comunidades. Se analisarmos, o cooperativismo é a única instituição que consegue produzir e repartir”, mensurou o presidente da Ceraçá, José Samuel Thiesen.</p>
<p> </p>
<p>Para o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, essa ajuda da Ceraçá é fundamental e comprova o quanto é participativo e solidário o modelo cooperativista. Além das galerias, a Ceraçá também se colocou à disposição para reconstruir as redes elétricas logo após a enchente, auxiliou com doação de mantimentos e com a destinação de um valor para a construção de uma nova ponte entre Marques de Souza. “Em nome de nossos associados e clientes, queremos agradecer esse maravilhoso gesto da Ceraçá em ajudar nossa região como um todo. Nossa gratidão aos associados, funcionários e conselheiros administrativos e fiscais desta importante coirmã. São atitudes como essa que comprovam que o mundo tem jeito, e que a união do Cooperativismo faz com que os desafios sejam transpostos de uma maneira diferente”, avaliou.</p>
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<p><strong>CRÉDITO DAS FOTOS DIVULGAÇÃO</strong></p>
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No entanto, na Reunião Almoço da Cacis, Alexandre Simioni afirmou que em 2025 não serão anunciadas novas unidades além das que já estão planejadas:
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<p>Na reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) na sexta-feira (23), o presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, apresentou uma palestra onde abordou os desafios da expansão da empresa. Durante o evento, Simioni foi questionado sobre a possibilidade de novos investimentos no município, sugerindo a chance de um novo supermercado, ou um atacarejo a partir de 2026. Ele destacou que já busca uma área de terra apropriada para a instalação.<br /> <br /> Simioni afirmou que a escolha do local para a nova loja deve considerar uma área que não seja afetada por enchentes e que tenha boa visibilidade. Ele mencionou que, embora 2025 já esteja planejado, há espaço para discussões sobre novas expansões em 2026, dependendo da disponibilidade de terrenos adequados. O executivo destacou a importância de Estrela para o grupo, mencionando que o centro de distribuição do Grupo Passarela está localizado no município.<br /> <br /> O Grupo Passarela opera com dois modelos de negócios: o supermercado Passarela, com um mix diversificado de produtos e serviços, e o Via Atacadista, que oferece preços mais competitivos e uma operação simplificada. Atualmente, o grupo possui 18 lojas em 16 cidades, com três novas inaugurações previstas para este ano em Caxias do Sul, Canoas (RS) e Chapecó (SC). Em 2025, novas lojas estão planejadas para diversas cidades, incluindo Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Santa Maria.<br /> <br /> Simioni também comentou sobre o crescimento significativo do faturamento da empresa, que passou de R$ 222 milhões em 2018 para R$ 2,68 bilhões atualmente, com a expectativa de alcançar R$ 3,69 bilhões em 2025. Durante a palestra, ele enfatizou a importância de um modelo de negócios bem estruturado e mencionou a implementação de governança com a Fundação Dom Cabral em 2019, que trouxe maior formalização e segurança para o grupo.<br /> <br /> Entre os principais fatores para o sucesso do empreendimento, Simioni destacou o planejamento, a estruturação e a gestão baseada em dados, além da meritocracia e da inovação. Ele também apontou desafios como a instabilidade econômica, altas taxas de juros, mudanças constantes na legislação e a competitividade no mercado. Para concluir, Simioni aconselhou os participantes a terem foco no próprio negócio e se prepararem melhor para atender às necessidades dos clientes.</p>
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<p><strong>Texto: Júlio César Lenhard</strong></p>
<p><strong>Fotos: Pablo Reis/Prefeitura de Estrela e Júlio César Lenhard</strong></p>
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Cooperativa apresentou seus produtos durante os três dias em São Paulo, no SIAVS, maior evento de proteína animal do Brasil:
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<p>Esta é segunda vez que a Cooperativa Dália Alimentos participa do Salão Internacional da Proteína Animal (SIAVS) em São Paulo, evento que ocorre de dois em dois anos, realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal do Brasil (ABPA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). Nesta edição, o congresso, que ocorreu no início de agosto, contou com mais de 100 marcas exportadoras de aves, suínos, peixes, ovos e bovinos.</p>
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<p>Representando a Dália, estiveram presentes os Presidentes do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, o Gerente da Divisão Comercial e Marketing, Igor Estevan Weingartner e os Supervisores Comerciais, Elton Lima, lácteos, Silvana T. Gomes, exportação e Gustavo Fachini, responsável pelas operações comerciais de São Paulo. </p>
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<p>Conforme Piccinini, este é um dos maiores eventos do setor da cadeia produtiva de proteína animal do mundo e o maior do Brasil, por isso, é de importante a participação da Cooperativa para aproximação dos clientes, fornecedores e ainda, para exibir seu portfólio de produtos suínos e de aves para potenciais compradores do mercado internacional. “É um mega evento. Contou com diversas empresas, autoridades, entidades e políticos. O congresso contempla painéis e a feira internacional, considerada a vitrine para acessar novos mercados”, afirma Piccinini.</p>
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<p>Ele também menciona a expectativa que o mercado internacional tem em relação à cadeia produtiva de carnes do Brasil. “Sabemos que o mundo todo olha com grande expectativa para o nosso país; afinal, são recordes de exportação nos segmentos de aves, suínos e peixes, colocando o Brasil como um dos cinco países que mais exportam proteína animal. É por isso que a Dália precisa aproveitar estas oportunidades e buscar novos mercados, além de atualizar-se em relação às tendências e manter a qualidade, assegurada pela biosseguridade e eficiência sanitária nos segmentos em que atua”.</p>
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<p><strong>Diversidade nos segmentos</strong></p>
<p>O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, observou a participação de diversas empresas, incluindo as do ramo da piscicultura, uma novidade desta edição do evento. Ele destacou que, além das empresas produtoras de proteína animal, toda a cadeia de fornecimento de insumos, equipamentos e maquinários também esteve presente na feira. "Em um único espaço, encontramos uma grande diversidade tecnológica. Além dessa excelente oportunidade para negócios, participamos de simpósios e painéis que discutiram o futuro das proteínas de origem animal", ressaltou Freitas.</p>
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<p><strong>Revitalizar a economia do RS</strong></p>
<p>O presidente executivo ainda expressa otimismo quanto ao aumento das exportações nos setores avícola e de carne suína. "Apesar de todas as dificuldades, acreditamos em uma forte retomada da produção de proteína animal no Rio Grande do Sul. Com o crescimento significativo das exportações de carnes, este é o momento ideal para revitalizar a economia do estado, considerando que o agronegócio representa cerca de 40% do PIB gaúcho", conclui.</p>
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<p><strong>Aproximação com clientes </strong></p>
<p>O Vice-Presidente Executivo e Gerente da Divisão Comercial e Marketing, Igor Estevan Weingartner, destacou que o momento é de otimismo para a indústria suinícola e avícola. “É um momento de recuperação. Duas commodities essenciais, milho e farelo de soja, retornaram ao seu preço considerado normal após quatro anos com alto custo de produção no segmento agropecuário. Neste novo cenário, as empresas tem margem de contribuição positiva gerando bons resultados”, diz Weingartner ao salientar que o recorde de exportação de carnes suína e de frango do Brasil, estão atrativos e melhoram o desempenho econômico. </p>
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<p>Em relação ao evento, o vice-presidente executivo, revela que é a oportunidade de consolidar ainda mais a marca Dália no comércio exterior. “Participamos da última edição e percebemos que desta vez, o SIAVS foi maior ainda. É fundamental a participação da cooperativa, no qual tem um volume de produção considerável. Além disso, observamos os movimentos do mercado e nos aproximamos dos clientes”, comenta.</p>