|
Três meses após enchente que afetou o Vale, cidade recebe mais de 1,6 mil atletas na segunda etapa do evento:
ler mais
|
<p>Um dos maiores eventos de corrida de rua do interior do Rio Grande do Sul, o Circuito dos Vales/Omega Construtora, retoma a temporada neste domingo, dia 28 de junho. A partir das 6h30 ocorre a segunda etapa em Teutônia. Mais de 1,6 mil participantes estão inscritos nas quatro modalidades: corridas de 3, 5 e 10 quilômetros; caminhada de 3 e 5 quilômetros; ciclismo com trajeto único de 40 quilômetros e corrida kids de 500 metros e 1 quilômetro.<br /> Deivid Tirp, organizador do Circuito dos Vales, destaca a prova marca a retomada dos eventos no Vale do Taquari. “A gente não pode parar o esporte. E voltar com o Circuito é ajudar a melhorar a qualidade de vida de mais de 1,6 mil pessoas. Estamos fazendo a diferença para um futuro melhor de cada um que decide estar com a gente”, enfatiza.</p>
<p>Ele destaca que a maior expectativa está na largada. “Será um momento incrível, que é a maior da história, além de acontecer logo depois do momento mais difícil para as pessoas da região.”<br /> Tirp comenta que estão preparando a maior prova de todas e com uma organização excepcional. “Temos nossa equipe trabalhando há algumas semanas para entregar o melhor trajeto que Teutônia pode oferecer e com atrações cada vez melhores.”</p>
<p>Cita que além da prova, a etapa do Circuito dos Vales/Omega Construtora conta com o projeto Cultura em Movimento, com atrações locais para o palco do CV e entrada gratuita. Além disso, ocorrem dez ativações de patrocinadores ocorrendo simultaneamente.</p>
<p><br /> <strong>Trajeto modificado</strong><br /> Coordenador de provas do CV, Miguel Lucian, destaca que o foco do evento é proporcionar ao participante, seja corredor, apoiador ou patrocinador uma experiência mágica que vai desde a entrega de kit até a premiação.</p>
<p>Lucian destaca que na busca da melhor experiência, modificaram o trajeto em relação aos últimos anos. “Deixamos mais plano e bonito, um prato cheio para quem estiver em busca de seu recorde pessoal.”<br /> Cita que quem estiver presente prestigiará um evento incrível e uma prova ainda melhor. “Com certeza, levará pra casa lembranças muito boas e marcantes.”</p>
<p><br /> <strong>A prova</strong></p>
<p>Promovido desde 2015, o evento é o maior circuito de corrida de rua do Vale do Taquari e um dos maiores do interior do estado.</p>
<p>Em Teutônia, largada e chegada ocorrem no Pavilhão Multiuso, no Bairro Centro Administrativo. A largada ocorre na Avenida 1 Oeste e, diferente dos últimos anos, segue alguns metros até a Rua Ricardo Luersen. Depois dobra a esquerda na Avenida 2 Leste, momento em que os atletas dos três quilômetros retornam. Neste percurso, a elevação total será de 21m.</p>
<p>Os atletas do cinco quilômetros seguem a diante, passam ainda pela Rua 25 de Julho, quando retornam. Eles enfrentam uma altimetria de 42m. Já os 10 km se estendem até as proximidades da Associação de Funcionários da Languiru. A altimetria total será menor do que a enfrentada em Santa Clara do Sul, quando chegou perto dos 100m, uma vez que em Teutônia a altimetria será de 81m. <br /> No ciclismo, o trajeto de 38 quilômetros passará por diversos pontos turísticos de Teutônia, Fazenda Vilanova e Estrela. Os participantes terão café da manhã na metade do trajeto.</p>
<p><strong> <br /> Projeto "Cultura em Movimento" no Circuito dos Vales 2024</strong></p>
<p>O Projeto “Cultura em Movimento” no Circuito dos Vales 2024 apresenta diversas atrações artísticas ao longo do ano. O segundo espetáculo está agendado para este domingo, dia 28 de julho, durante a segunda etapa do Circuito dos Vales. A Orquestra Henrique Uebel fará apresentação gratuita para quem estiver presente no Centro Administrativo, a partir das 8h45min.</p>
<p>Regente, Lucas Grave conta que o espetáculo apresenta um repertório eclético e diverso. “Estamos preparando um show especial para o dia do Circuito, com músicas alegres e animadas, combinando com o que é evento”, enfatiza. A apresentação terá cerca de 1h.</p>
<p>A Orquestra é formada por 30 integrantes de 12 a 40 anos. Os interessados em fazer parte passam por uma audição e devem ter conhecimento básico sobre música.</p>
<p>O projeto cultural conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais o patrocínio de Girando Sol, Fasa, Metanox, Goemil e Baldo. É uma realização do Jornal A Hora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.</p>
<p>O projeto valoriza e apoia a música como linguagem e prática artística, e incentiva as manifestações culturais do Estado. Para isso, traz grandes representantes do cenário cultural gaúcho, na área da música, e ocorre sempre em espaços públicos.</p>
<p>Os shows têm classificação indicativa livre para todos os públicos e entrada gratuita.</p>
<p> </p>
<p><strong>Retirada dos kits</strong></p>
<p>A retirada de kits ocorre no sábado, 27, na Mega Compra de Lajeado, entre 9h e 16h. Além disso, haverá uma entrega no Pavilhão Multiuso no sábado, entre 17h30min e 18h30min. No dia do evento, ocorre das 6h30min às 7h15min. Outras informações podem ser obtidas na página do Circuito dos Vales no Instagram @circuito_dos_vales</p>
<p>O Circuito dos Vales conta com o patrocínio de Omega Construtora, Mega Compra, Do Estoque, Imec, Uninter, Unimagem, Brasred, Unimed e Óticas Carol. O apoio é de Divine Chocolates, Padaria Bruxel e Importados da Laura.</p>
<p><br /> <strong>Circuito dos Vales 2024 <em>(box)</em></strong><br /> 2ª etapa – Teutônia<br /> Quando: 28 de julho <br /> Horário: 6h30<br /> Local: Pavilhão Multiuso, Centro Administrativo</p>
<p><br /> <strong>Programação da 2ª etapa</strong><br /> <strong>Sábado</strong><br /> 9h às 16h – Entrega dos kits na Mega Compra<br /> 17h30min às 18h30min – Entrega dos kits no Centro Administrativo</p>
<p><br /> <strong>Domingo</strong><br /> 6h30 – Início da retirada de kits<br /> 7h15 – Encerramento da retirada de kits<br /> 7h30 – Largada do Ciclismo<br /> 8h30 – Largada Corrida<br /> 8h32 – Largada Caminhada<br /> 9h30 – Corrida Kids<br /> 10h – Início da premiação</p>
<p><br /> <strong>Números da prova</strong><br /> Caminhada – 248 inscritos<br /> Ciclismo - 40 inscritos<br /> Corrida 3km - 559 inscritos<br /> Corrida 5km – 478 inscritos<br /> Corrida 10km - 211 inscritos<br /> Kids – 100 inscritos<br /> TOTAL: 1636</p>
<p> </p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Divulgação Circuito dos Vales</p>
|
Para marcar os 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, celebrado nesta quinta-feira, 25/07, a Câmara de Vereadores de Lajeado
ler mais
|
<p>realizou um evento em homenagem ao legado dos imigrantes alemães. O evento também marcou a promulgação da lei que torna a Língua Alemã patrimônio cultural do município. Em Lajeado, as primeiras famílias alemãs chegaram a partir de 1855, há 169 anos.</p>
<p>O evento ressaltou o legado dos imigrantes alemães em diferentes áreas, como a arquitetura enxaimel, gastronomia, música, cultura, economia e o estilo de vida em comunidade. O grupo de danças alemãs Dançando se Vive, coordenado pela professora Vânia Worn, se apresentou para os presentes.</p>
<p>A lei foi aprovada em 2 de julho por unanimidade e é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho que os imigrantes alemães fizeram pelo desenvolvimento do município. </p>
<p>O presidente do Centro de Cultura Alemã de Lajeado, Marcelo Mallmann, ressaltou que a lei é uma forma de valorizar a cultura que ainda é muito presente no município.</p>
<p>- Os alemães foram muito importantes para o desenvolvimento econômico, cultural e gastronômico de Lajeado. Nos orgulhamos de manter viva a cultura da etnia alemã – explica Mallmann.</p>
<p>A solenidade contou com a presença de empresários, representantes de entidades e instituições do município.</p>
<p> </p>
<p><strong>Prefeitura Municipal de Lajeado</strong></p>
|
A Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã lançaram o projeto “Documentando a experiência da imigração no Rio Grande do Sul”
ler mais
|
<p>na última sexta-feira, 19. A iniciativa tem como objetivo preservar e valorizar a memória gaúcha por meio da coleta de vídeos com entrevistas de familiares de estudantes relatando suas experiências de imigração no Estado. O projeto pretende envolver escolas, professores e estudantes das redes pública e privada de ensino.</p>
<p> </p>
<p>O lançamento contou com a presença do Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn; do subsecretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão Oficial, Rafael Koerig Gessinger; do diretor-geral da Secretaria da Educação (Seduc) do Estado, André Agne Domingues; da coordenadora Regional de Educação (3ª CRE), Cássia Cristina Benini; da Secretária de Saúde de Estrela, Marcia Scherer; da vereadora de Lajeado Paula Thomas; da gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Cíntia Agostini; e da professora de língua alemã Roseli Hetzel Kussler.</p>
<p> </p>
<p>O cônsul alemão agradeceu pelo reconhecimento e valorização da contribuição da imigração na construção da sociedade, citando que outras etnias também são importantes para a identidade sociocultural gaúcha. Além disso, Bogdahn reforçou o compromisso da Alemanha em auxiliar na reconstrução das cidades gaúchas após as enchentes do mês de maio e lembrou que o Vale do Taquari é uma região que precisa de ainda mais atenção, em função de ter sofrido com a catástrofe pela terceira vez em curto período. </p>
<p> </p>
<p>Para o diretor-geral da Seduc, a perseverança, a sabedoria e a humildade são importantes contribuições dos imigrantes alemães para as comunidades. O projeto para documentar experiências é um resgate histórico que também fornecerá um rico material para as gerações futuras. Segundo Domingues, o documentário será traduzido para o inglês e o alemão para ampliar o alcance dos resultados. </p>
<p> </p>
<p>O presidente da Comissão Oficial complementou que a Univates viabiliza um projeto de relevância para todo o Rio Grande do Sul, além daqueles que estão envolvidos nas celebrações do bicentenário da imigração.</p>
<p> </p>
<p>No lançamento, o pró-reitor de Ensino adjunto da Univates, Tiago Weizenmann, apresentou as etapas de documentação e afirmou que se trata de uma iniciativa envolvendo o resgate do passado e as expectativas para o futuro. “Entendemos a importância deste compromisso que assumimos para preservar a memória local, regional e estadual”, disse.</p>
<p>Conforme Weizenmann, criar conexões com os espaços escolares é um dos papéis da Universidade e o projeto possibilitará que toda a rede de ensino se envolva em um trabalho que servirá, também, de consulta para pesquisas no futuro. “Iniciativas como esta são fundamentais porque a memória é direito dos povos que compõem nosso Estado”, acrescentou.</p>
<p>A partir de agora, o projeto será levado às escolas para que professores, estudantes e equipes pedagógicas articulem as atividades necessárias para gravação dos depoimentos.</p>
<p> </p>
<p><strong>Saiba mais</strong></p>
<p>A Univates representa a região do Vale do Taquari na nominata de instituições que integram a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo <em>e-mail</em> <a href="mailto:idiomas@univates.br">idiomas@univates.br</a> ou pelo <em>WhatsApp</em> (51) 99805-0180.</p>
<p> </p>
<p>A programação completa do ano do Bicentenário está disponível <a href="https://cultura.rs.gov.br/bicentenario-da-imigracao-alema">no <em>site</em></a>. </p>
<p> </p>
<p> Texto: Natalia Nissen/Univates </p>
<p>Imagens: Lançamento do projeto Documentando a experiência da imigração no Rio Grande do Sul - Crédito: Natalia Nissen - Univates </p>
<p><strong>Assessoria de Imprensa </strong></p>
<p>Setor de Marketing e Comunicação - Univates</p>
<p>Em 23/07/24 uma equipe do Hospital Ouro Branco (HOB) realizou uma visita técnica ao Hospital Tacchini em Bento Gonçalves, para conhecer a estrutura do NÚCLEO MATERNO-INFANTIL, que apresenta resultados e indicadores muito acima da média dos hospitais do Brasil.</p>
<p><br />A comitiva do hospital foi composta pelo Diretor Executivo, José Paulinho Brand, Coordenador da Obstetrícia Dr. Daniel Jantsch, Gerente Assistencial Taila Anschau e a Coordenadora da Unidade de Internação do HOB, Jéssica Wegner.</p>
<p><br />Entre os dados apresentados pela equipe multiprofissional do Hospital Tacchini, está o excelente índice dos 1.750 nascimentos média/ano considerando SUS, Convênios e Particular, sendo deste total, em torno de 70% de partos normais, considerando o grupo de 1 a 4 da ESCALA DE ROBSON, e o restante partos cesáreos.</p>
<p><br />Conforme a Dra. Simone Caldeira Silva, Coordenadora Médica do Processo Materno-infantil, esse desempenho é fruto de uma longa caminhada de AÇÕES de MELHORIA CONTÍNUA nas PESSOAS, nos PROCESSOS e nas ESTRUTURAS, destacando-se a integração com a atenção primária, um efetivo acompanhamento pré-natal, cadastro e treinamento de doulas da região, enfermeiras obstétricas, plantão presencial de pediatras, obstetras e médicos neonatologistas e principalmente a estrutura do NÚCLEO MATERNO-INFANTIL, tendo como retaguarda o Centro Obstétrico, UTI Adulta, Pediátrica e Neonatal.</p>
<p><br />A Dra. Roberta Paulikevis Vilas Boas ainda ressaltou a importância da participação do Tacchini no projeto nacional “PARTO ADEQUADO.”</p>
<p><br />Destaca-se a sobrevida de 97% dos bebês que precisam de internação na UTI Neonatal do hospital. Para partos realizados entre as semanas 27 e 32 de gestação, a sobrevida aumenta para 100%.</p>
<p><br />Além disso, apenas 4% dos nascidos prematuros apresentaram enterocolite necrosante, uma inflamação que acomete o trato gastrointestinal das crianças. Este número é atribuído principalmente pela implementação do BANCO DE LEITE AMA TACCHINI, que alimentou todos os bebês prematuros internados na UTI Neonatal com leite materno a partir das doações de mães da região, tendo nesse processo, a parceria estratégica com os Bombeiros e Brigada Militar da região.</p>
<p><br />A equipe do Hospital Ouro Branco foi gentilmente recebida pela Dra. Roberta Paulikevis Vilas Boas, Diretora da Divisão Hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde, Dra. Nicole Alberti Golin, Infectologista e Diretora Técnica e Dra. Simone Caldeira Silva, Coordenadora Médica do Processo Materno-infantil, as quais agradecemos profundamente pela boa acolhida, disponibilidade para troca de ideias e informações e ainda pela entrega do OBSERVATÓRIO sobre a evolução positiva dos Indicadores Assistenciais e Desfechos Clínicos da MATERNO-INFANTIL nos últimos anos.</p>
|
Operação removerá o material para as central de resíduos de Mato Leitão, local referência no Estado para tais necessidades:
ler mais
|
<p><span>A estimativa inicial de 45 mil toneladas de entulhos decorrentes da enchente de maio, feitas ainda ao embalo do descer das águas, foi superada um pouco. Estrela calcula hoje que, serão removidas, cerca de 50 mil toneladas. O saldo extra veio de muitos resíduos que foram sendo descartados no pós-enchente, entre os quais restos de móveis, pisos, materiais de casas, telhados e outros elementos inapropriados para o reaproveitamento, e também da zona rural, antes não calculados. Pois agora, todo este montante terá sua destinação correta. Iniciou na manhã desta terça-feira (23) a remoção do montante para o aterro sanitário Central de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão, já conhecido e referencial ponto de descarte no Estado, já que atende aos padrões sanitários exigidos, sendo que entre outros resultados gera energia nas usinas locais. </span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Ao todo, em Estrela, foram cerca de 250 km de vias atingidas, milhares de casas e prédios comerciais atingidos, assim como demais espaços industriais e na zona rural, que geraram as mais de 50 mil toneladas, em número que deve seguir crescendo a partir dos próximos meses com o seguimento da reconstrução em todo o município, pois é preciso considerar que muitas casas e locais comerciais, assim como também indústrias, ainda estão avaliando o uso ou não de diversos itens e uma posterior remoção dos mesmos, o que ainda pode impactar os números finais. Como comparação, na enchente de setembro de 2023 foram cerca de 15 mil toneladas, um volume que já na época chamou a atenção por sua grandiosidade. </span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>O volume é reflexo de diversas operações, com força municipal e de equipes terceirizadas, assim como empresas voluntárias, que trabalharam desde os primeiros dias da enchente. A coleta de resíduos sólidos é diária. Há uma preocupação por parte das operações quanto à sustentabilidade, objetivando não fazer a mistura do que é lixo comum, lixo reciclável e os resíduos, a fim de que tudo tenha o seu correto destino.</span></p>
<p> </p>
<p><span>A operação está estimada em 45 dias, e está orçada em mais de R$ 7,8 milhões, valor já capitaneado junto à Defesa Civil Nacional. </span></p>
<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;"><span>______________________________________________</span></span></strong></p>
<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"><span> </span></span></p>
<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"><span>Texto: Rodrigo Angeli</span></span></p>
<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"><span>Fotos: Giovane Souza</span></span></p>
|
Resultados de ação foram satisfatórios. Apenas lâmpadas foram mais de 400 unidades; outros 600 quilos de eletrônicos, pilhas e baterias, além de demais resíduos especiais:
ler mais
|
<p class="gmail-standard"><span>No último sábado, dia 20, a população de Estrela participou ativamente do “Dia D - Descarte”, mais uma iniciativa para dar destino correto a resíduos especiais. Realizado em formato drive-thru na Rua Julio de Castilhos, junto à Praça Menna Barreto, o evento permitiu que os moradores descartassem materiais especiais como pilhas, baterias, lâmpadas, vidros, eletrônicos, eletrodomésticos e óleo de cozinha de forma segura, correta e sustentável. O balanço final, contabilizado nesta segunda-feira (22), foi considerado satisfatório, com destaque para a quantidade de lâmpadas e eletrônicos recolhidos. </span></p>
<p class="gmail-standard"><span> </span></p>
<p class="gmail-standard"><span>A ação, organizada pela Sala Verde com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) Estrela, foi um sucesso, evidenciando o compromisso da comunidade local com a sustentabilidade. A expectativa por um grande volume de material foi confirmada, especialmente devido aos resquícios da enchente e ao período de obras em muitos setores. </span></p>
<p class="gmail-standard"><span> </span></p>
<p class="gmail-standard"><strong><span>Resultados da Coleta</span></strong></p>
<p class="gmail-standard"><em><span>25 litros de óleo de cozinha</span></em></p>
<p class="gmail-standard"><em><span>600 kg de eletroeletrônicos, pilhas e baterias</span></em></p>
<p class="gmail-standard"><em><span>210 kg de vidro</span></em></p>
<p class="gmail-standard"><em><span>80,9 kg de lâmpadas (aproximadamente 400 unidades)</span></em></p>
<p class="gmail-standard"><span> </span></p>
<p class="gmail-standard"><span> </span></p>
<p class="gmail-standard"><strong><span>Importância da ação</span></strong></p>
<p class="gmail-standard"><strong><span> </span></strong></p>
<p class="gmail-standard"><span>O Dia D Descarte foi uma oportunidade crucial para a população dar um destino correto a elementos que não podem ser descartados no lixo comum e cuja coleta ocorre diariamente, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A realização frequente dessa ação antes das enchentes já havia mostrado sua importância, e o evento do último sábado reforçou essa necessidade. </span></p>
<p class="gmail-standard"><span> </span></p>
<p class="gmail-standard"><span>As autoridades ambientais ressaltam a importância destes materiais não serem descartados no lixo comum. Além dessas ações pontuais, estes materiais podem ser depositados em ecopontos que estão espalhados pela cidade e também na sede da Sedis (Rua Pinheiro Machado, 380, Centro). E quando não possível, que se guarde em casa até que ocorra uma nova ação. </span></p>
<p> </p>
<p>“O impacto do Cadastro Positivo na avaliação de crédito: inovações e benefícios” foi pauta do Café da Manhã Empresarial da CIC Teutônia realizado nesta terça-feira (23), dirigido especialmente para profissionais das áreas de crédito, financeiro e cobrança. O assunto foi abordado pela supervisora comercial e de desenvolvimento RS da CDL Porto Alegre, Nutiele Cardoso Freitas.</p>
<p> </p>
<p>Na oportunidade foram destacados os benefícios do Cadastro Positivo para as empresas, como utilizar esses dados na análise de crédito para vender mais e boas práticas. “O uso de relatórios com informações restritivas e positivas permite avaliações de crédito mais precisas, reduzindo o risco de inadimplência e promovendo a saúde financeira das empresas”, destacou Nutiele.</p>
<p> </p>
<p>“O serviço de consulta de crédito e inadimplência é um dos mais longevos da CIC e conta com muitos usuários. Com as informações do Cadastro Positivo, nossos associados têm a possibilidade de conhecer ainda melhor os seus clientes, não apenas em casos de negativação no momento da concessão de crédito”, destaca a diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe.</p>
<p> </p>
<p>A palestrante explicou que o Cadastro Positivo foi implementado em 2011, mas que por questões “culturais” ainda não está 100% em operação. “As empresas ainda têm por hábito buscar informações de cadastro negativo, e não positivo, na consulta para concessão de crédito. No atual cenário de instabilidade no Rio Grande do Sul após as cheias, a consulta ao Cadastro Positivo pode ser uma oportunidade de vendas e com pagamento. Quanto mais informações, mais assertiva será a análise de crédito”, frisou Nutiele.</p>
<p> </p>
<p>Ela também trouxe exemplos de como a inteligência analítica e indicadores positivos ajudam nesse processo. “A informação positiva nos permite um olhar mais detalhado da condição do cliente. Consumidores com o mesmo perfil cadastral e sem restrições podem apresentar comportamentos distintos de consumo de crédito e pagamento. Essas informações são levadas em consideração para a tomada de decisão final”, disse, apresentando os diferentes serviços de consulta disponíveis conforme o perfil de cada empresa usuária.</p>
<p> </p>
<p>Entre os indicadores positivos que integram essa base de dados estão informações do comportamento de pagamento (faturas em atraso, adiantamento de pagamento e pontualidade de pagamento) e comportamento de consumo (contratos recentes e grau de comprometimento).</p>
<p> </p>
<p><strong>Cadastro Positivo</strong></p>
<p> </p>
<p>O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento dos compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (Pessoa Física ou Jurídica).</p>
<p> </p>
<p>Oferece uma visão mais completa e equilibrada da capacidade e comportamento financeiro das pessoas, armazenando informações sobre o histórico de crédito dos consumidores, incluindo pagamentos de contas, empréstimos e outras obrigações financeiras.</p>
<p> </p>
<p>A ferramenta pode ajudar a criar um perfil mais preciso dos consumidores, permitindo melhores condições de crédito àqueles com bom histórico e ajudando a reduzir a inadimplência.</p>
<p> </p>
<p>Não integram a base de dados informações de transações à vista, saldo em conta corrente, investimentos, rendas, aposentadorias e informações sensíveis (origem social e étnica, estado de saúde, informações genéticas, orientação sexual, convicções políticas, religiosas e filosóficas).</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
|
Marc Bogdahn esteve em Westfália na sexta-feira à tarde:
ler mais
|
<p>Na tarde de sexta-feira, dia 19 de julho, o município de Westfália recebeu autoridades para deliberar sobre os projetos comemorativos ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. A visita ocorreu no Gabinete Municipal e contou com a presença do cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), Marc Bogdahn, acompanhado do presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, Rafael Gessinger.</p>
<p> </p>
<p>A visita reforçou a importância da parceria entre as autoridades para o sucesso das comemorações, destacando o compromisso de todos em promover a cultura e a história alemã no Rio Grande do Sul. Durante o encontro, ainda foram divulgados os projetos do Município para celebrar os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, sendo que as iniciativas incluem concursos, apresentações culturais e outras atividades que visam resgatar e valorizar a herança cultural alemã que influenciou a região.</p>
<p> </p>
<p>Também acompanharam a visita o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, o maestro da Orquestra Municipal de Westfália, Lucas Eduardo Grave, o produtor cultural Marcelo Brentano e integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe.</p>
<p> </p>
<p><em>TEXTO E FOTO: Divulgação</em></p>
|
Recurso é do Fundo de Desenvolvimento Social e visa atender necessidades das comunidades:
ler mais
|
<p>O Sicoob MaxiCrédito realizou em julho a entrega dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Social 2024. As instituições beneficiadas, que participaram do processo de seleção através de edital, receberam os valores para aplicação nos projetos apresentados. Neste ano foram R$ 3 milhões destinados para apoiar mais de 400 ações em 64 municípios onde a cooperativa atua. Estima-se que mais de 550 mil pessoas serão beneficiadas com os recursos. </p>
<p> </p>
<p>As ações envolvem as áreas de educação, cultura, esporte, saúde, inovação social, assistência social, empreendedorismo social e responsabilidade ambiental e climática, seguindo os princípios cooperativistas de educação, formação, informação e interesse pela comunidade. Representantes das instituições beneficiadas participaram regionalmente dos eventos de entrega, recebendo uma certificação diretamente das mãos do Conselho de Administração. </p>
<p> </p>
<p>Para o Presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella é uma imensa satisfação poder fazer essa entrega. “Está na essência do cooperativismo contribuir com causas sociais. Quando uma sociedade coopera com o bem-estar de todos que fazem parte, não é apenas no âmbito social que vemos mudanças, percebemos reflexos em todos os segmentos, pois todos saem ganhando”, destacou Chiella. </p>
<p> </p>
<p>No Oeste foram contemplados 157 projetos, os quais recebem um total de R$ 901 mil em investimentos do fundo. Além disso, outras 103 entidades foram selecionadas no Vale do Itajaí, totalizando R$ 720 mil, e 23 no Litoral catarinense, com R$ 176 mil de investimento. Já no Rio Grande do Sul, analisando o cenário após a enchente, o conselho de administração da cooperativa decidiu pela alocação de 40% do valor do fundo, o que resultou em 133 entidades beneficiadas, totalizando R$ 1,2 milhão em recurso. </p>
<p> </p>
<p>Comunidade atendida <br /> Instituições como as beneficiadas possuem uma necessidade constante de recursos financeiros, conta o presidente da Apae de Três Coroas, Cícero Stahl. “O fundo traz uma ajuda e um caminho mais curto para as entidades conseguirem alcançar seus objetivos, ajudando no desenvolvimento e crescimento da região”, disse “com a ajuda deste ano, conseguiremos criar uma nova sala para atendimento e aumentar a recepção, trazendo mais conforto e qualidade para os familiares dos alunos, pois a Apae se coloca como um local de acolhimento a todos que lhe procuram”, conclui Cícero. </p>
<p> </p>
<p>Para Jucimar Frigo, enfermeira responsável pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó, os valores doados pela cooperativa através do fundo fazem toda a diferença para a comunidade. “Pelo segundo ano estamos recebendo recursos para a compra de uma cadeira ginecológica. Parece pouco, mas ao fazermos essa aquisição estamos também doando carinho, conforto e atenção para nossas pacientes”. Jucimar ainda destacou que o câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres em todo o país. “Por isso, é necessário atenção para instituições que, como a Rede Feminina, prestam um trabalho de suporte para pessoas que muitas vezes estão desassistidas na sociedade”, conclui. </p>
<p> </p>
<p>A origem do Fundo Social se dá através dos bons negócios feitos com os associados, gerando resultados sustentáveis. “Quanto mais o associado participar da cooperativa, mais ela poderá contribuir com a comunidade, pois a partir da cooperação materializamos o grande círculo virtuoso entre a instituição, as pessoas e a sociedade”, ressaltou Chiella. </p>
<p> </p>
<p>Mais R$ 2 milhões para o RS <br /> Além do Fundo Social, instituições dos municípios de Igrejinha, Três Coroas, Taquara, São Leopoldo, Rolante, Estância Velha, Parobé, Novo Hamburgo, Igrejinha, Portão e Nova Petrópolis também receberam mais R$ 2 milhões em recursos do Instituto Sicoob, levantados através da campanha nacional do Sicoob em prol do Estado gaúcho. </p>
<p> </p>
<p>O recurso foi destinado, em geral, para a compra de equipamentos hospitalares, aquisição de equipamentos e estruturas para reconstrução do Corpo de Bombeiros, material de construção para o parque da Oktoberfest, além de mobiliário para escolas e famílias atingidas pela enchente. </p>
<p> </p>
<p>O Conselho de Administração também esteve visitando alguns locais que receberam esse recurso. “Fizemos um trabalho de entender as demandas mais críticas com relação à enchente, para que o recurso entregue pudesse beneficiar o maior número de pessoas, ajudando a recuperar a comunidade e entidades que são de suma importância em situações como essa”, finalizou o vice-presidente, Francisco Leite. </p>
<p> </p>
<p>Fonte: Sicoob MaxiCrédito – Assessoria de Comunicação.</p>
<p> </p>
|
Evento da Sala Verde oportuniza o descarte consciente de resíduos que não podem ser destinados ao lixo comum:
ler mais
|
<p>No próximo sábado (20), Estrela será palco de mais uma edição do evento crucial para o descarte consciente: o Dia D Descarte. Com o apoio da Cacis Estrela, a iniciativa visa oferecer à comunidade estrelense uma oportunidade valiosa de dar o destino adequado a itens do dia a dia que já não estão em uso, mas que não podem simplesmente ser descartados no lixo comum.</p>
<p> </p>
<p> Das 9h às 12h, na Rua Júlio de Castilhos, próximo à Praça Menna Barreto, os moradores poderão descartar diversos materiais, tais como pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos, eletrodomésticos usados ou danificados, vidros e óleo de cozinha, entre outros. O formato drive-thru foi escolhido estrategicamente para garantir conveniência aos participantes, que poderão descartar seus resíduos de forma rápida e sem sair dos seus veículos.</p>
<p> </p>
<p> A expectativa para esta edição é de um volume significativo de materiais recolhidos, especialmente após os eventos recentes de enchentes e as obras em andamento na região. Organizado pela Sala Verde, o evento representa um esforço conjunto para promover a sustentabilidade e a limpeza ambiental na comunidade.</p>
<p> </p>
<p> "O Dia D Descarte não apenas facilita a disposição correta de resíduos perigosos para o meio ambiente, mas também reforça a importância da responsabilidade ambiental de cada cidadão, e por isso a Cacis apoia essa ação", manifesta o diretor executivo Paulo Finck.</p>
<p> </p>
<p> Vale ressaltar que, em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, o evento poderá ser adiado.</p>
<p> </p>
<p><strong>Texto: Júlio César Lenhard </strong></p>