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A terça-feira (25) marcou aquele que seria oficialmente o último dia de cadastro (ao fim do dia o Governo Federal prorrogou o prazo):
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<p>Os corredores da Prefeitura de Estrela tiveram movimento um pouco mais intenso nesta terça-feira (25). Conforme estipulado inicialmente pelo Governo Federal, seria o último dia para cadastro no Auxílio Reconstrução, benefício oferecido como auxílio para os cidadãos de municípios atingidos pela enchente que estão em estado de calamidade pública ou emergência. Assim como fez desde o início do processo de cadastramento ao auxílio, a administração municipal atuou em regime de plantão e com força-tarefa, atendeu a todos os presentes. Ao fim do dia, o Governo Federal prorrogou o prazo até dia 12/07. </p>
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<p> O esforço por parte do Governo de Estrela na intermediação e auxílio à população trouxe resultados. Estrela alcançou a marca de 7.877 mil cadastros (maior contingente regional), com a possibilidade de serem liberados até R$ 40.171.700,00, considerando R$ 5.1 mil por benefício. Até então foi realizado o pagamento para 2.891 cidadãos, o que totaliza R$ 14.744.100,00 (<em>veja tabela anexa</em>). Isso corresponde a 38.8% de todo o Vale, o que deixa Estrela na liderança. Com os demais beneficiados já aprovados, Estrela ultrapassa os 40%. Fonte oficial do Governo Federal (<a href="https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/unidospelors/f/152/">https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/unidospelors/f/152/</a>).</p>
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<p>O pagamento do último lote do Auxílio Reconstrução ocorreu no dia 21. Novo deve sair nas próximas horas. Estrela já tem liberado o pagamento de 3.690 cadastrados. Deste total, 186 já estão habilitados, mas dependem unicamente da confirmação do cidadão direto no aplicativo Gov.br . Ainda outros 3.033 cadastros estão em análise e mais 828 foram reprovados pelo Governo Federal por inconsistência de dados ou outros erros.</p>
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<p><strong>Fomento da economia</strong></p>
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<p>O prefeito Elmar Schneider comemora os índices. “Trata-se do resultado de uma mobilização que buscamos desde o lançamento. São números expressivos, que auxiliam sim as famílias, e ao mesmo tempo fomentam a economia, nosso comércio, indústria, que também sentiram os reflexos das enchentes”, ressalta. “Falamos só agora em R$ 14 milhões, e só considerando o Auxílio Reconstrução. Números podem e devem crescer ainda mais”, frisa. </p>
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<p>Vale destacar que, assim como em outros municípios, o Governo de Estrela apenas conduziu o processo de cadastramento, sendo que a autorização e o pagamento são geridos e liberados pelo Governo Federal.</p>
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<p><strong>Processo de Cadastramento</strong></p>
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<p>Presencialmente, o cadastro, que agora teve o prazo prorrogado até dia 12 de julho, deverá ser feito na sede da Sedis, no 1º andar do prédio da antiga Polar, na Rua Pinheiro Machado, em frente a praça Menna Baretto. O cadastro pelo aplicativo Gov.br ou através do link <a href="https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao">https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao</a> foram bloqueados até segunda ordem. Após a inscrição, é necessário validar o cadastro no site Auxílio Reconstrução no Gov.br</p>
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<p><strong>Critérios para o Benefício</strong></p>
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<p>Não há cortes ou limitações de renda para receber o auxílio, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico. O único requisito é que a família tenha sido afetada pela enchente, seja tendo que deixar temporariamente ou permanentemente sua casa, ou tenha sofrido danos significativos. É permitido apenas um cadastro por família/endereço atingida.</p>
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<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Lâmpadas de LED trazem maior eficiência energética e segurança:
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<p>Foi concluída recentemente a nova iluminação no trevo de acesso à Linha Berlim, no interior de Westfália. As antigas lâmpadas foram substituídas por modernas lâmpadas de LED de 60 watts, uma ação que contribui para a redução do consumo de energia elétrica e para o aumento da visibilidade no local.</p>
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<p>Com a instalação das lâmpadas de LED, o consumo de energia foi reduzido para um terço do que representava anteriormente, refletindo no compromisso do poder público com a sustentabilidade e a eficiência energética. “É necessário buscar formas de tornar o Município mais sustentável. E este projeto vai de encontro a esta ideia”, comentou o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena.</p>
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<p>A melhoria na qualidade da iluminação não se limita apenas à eficiência energética. As novas lâmpadas proporcionam uma luz mais clara e estável, aumentando de forma significativa a visibilidade para os motoristas que utilizam o trevo e o acesso à localidade. Esse aprimoramento é fundamental para a segurança no local, especialmente durante a noite e em condições climáticas adversas.</p>
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<p>A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo, através do qual o Município pretende modernizar a iluminação pública em diversos pontos. Alguns, inclusive, já receberam as novas lâmpadas, iniciativa que tem se mostrado eficaz, combinando economia e melhoria na qualidade de vida dos munícipes, promovendo o desenvolvimento de maneira inteligente e responsável.</p>
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<p>Para os próximos meses, a Administração Municipal pretende expandir o projeto para outras áreas que também necessitam de melhorias na iluminação pública. “Estamos, gradativamente, substituindo as lâmpadas antigas. Diversos pontos do Município já receberam a troca, mas a ideia é substituir todas elas, o que gerará uma grande economia ao Município”, frisou o chefe do Poder Executivo westfaliano.</p>
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<p><em>TEXTO: AI Westfália</em></p>
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Obra entregue à comunidade do interior no sábado (22) é mais uma dentro do projeto maior da atual gestão que visa dar novas alternativas para crescimento em mais áreas:
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<p>Prejudicada pelas recorrentes enchentes, que não somente atrasaram o cronograma em geral, mas também exigiram reparos em obras que já estavam em diversas etapas de andamento, a ação do Governo de Estrela que visa levar pavimentação asfáltica à cidade e ao interior do município, promovendo desenvolvimento econômico e bem-estar social, deu mais importante passo no sábado (22). Foi inaugurada a pavimentação de duas estradas na Linha Lenz, beneficiando diretamente a comunidade local, e englobando o projeto maior da gestão. Este foca justamente em uma reestruturação de Estrela, cuja necessidade foi reforçada pelos recentes desastres climáticos, e visa uma expansão do município para outras áreas, em especial o interior. </p>
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<p><strong>Números</strong></p>
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<p>Nesta etapa na Linha Lenz foram asfaltados 1.694,39 metros de estradas da região, em um investimento de R$ 3.587.543,49. Foram beneficiadas as estradas Cláudio Germano Sulzbach (815 metros) e Padre Jesuíta Pedro Lenz (879,39 metros).</p>
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<p>Ao todo, desde o início da gestão, já foram concluídos mais de 11 mil metros de pavimentações em mais de 35 ruas urbanas e estradas do interior. Pelo menos outros 11 mil metros de outros 11 projetos estão com as pavimentações em andamento, totalizando 46 vias. Pelo menos seis destas ruas e estradas até já estão em uso, restando detalhes como pintura, sinalização e outros, como é o caso do prolongamento da Rua Geraldo Pereira, no Bairro Auxiliadora, e a Rua Padre José Junges, no Boa União. Outras 19 obras estão com projetos encaminhados. No plano geral são 65 vias e mais de 27 mil metros de pavimentações.</p>
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<p><strong>Reestruturação </strong></p>
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<p>O prefeito Elmar Schneider participou da entrega do asfalto na Linha Lenz no sábado, na presença de autoridades e lideranças locais. Em caminhada pelos trechos asfaltados, teve a companhia de moradores, que agradeceram muitos pelos benefícios, em especial a facilitação no translado de pessoas e escoamento de produtos, e principalmente o fim da poeira e buracos. “A conclusão desta obra é mais um marco do nosso projeto que visa asfaltar vias estratégicas no interior, o que facilita o escoamento da produção local, incentiva o desenvolvimento econômico sustentável da região e traz maior qualidade de vida”, resumiu. “Mas isso faz parte de um plano maior de reestruturação, que visa dar melhores condições para que Estrela expanda seu crescimento para outras áreas, inclusive o interior, até como alternativa de moradia, mas sempre visando qualidade de vida.” </p>
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<p>No aspecto moradias, um consenso: fim do pó. “Entre as melhorias gerais e fundamentais que uma pavimentação proporciona, no caso para quem até então morava à beira de uma via de chão batido, sem dúvida está o fim das nuvens de pó”, disse ao prefeito, ao responder pelo principal motivo de felicidade das pessoas que, de suas casas, no caminho percorrido pela caminhada, comemoravam.</p>
<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Prefeito Celso Aloísio Forneck palestra em evento da CIC Teutônia com mais de 140 participantes:
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<p>Mais de 140 pessoas participaram do terceiro Almoço Empresarial da CIC Teutônia em 2024, lotando o Auditório 03 da entidade. O evento ocorreu nesta sexta-feira (21) e contou com a explanação do prefeito Celso Aloísio Forneck, que abordou o tema “Iniciativas municipais para o desenvolvimento de Teutônia”.</p>
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<p>O chefe do Executivo destacou algumas das ações já desenvolvidas, dificuldades do período e oportunidades de crescimento. Pandemia, seca, crise da Cooperativa Languiru, enchentes e vendavais foram citados. Por outro lado, a procura de empresas e de famílias para se instalarem em Teutônia foram apontadas como positivas e desafiadoras. “Mais de R$ 250 milhões já foram investidos em Teutônia por empresas que migraram ou expandiram suas atividades, o que é mais do que a arrecadação do município em um ano. Algumas negociações já ocorreram ou estão adiantadas, outras não podemos revelar por não termos os dados oficiais. Passam de 15 empresas de diferentes portes e ramos em negociação, o que diversifica a nossa economia. Além disso, não deixamos de dar atenção a quem já está aqui. De oito lotes de terra que foram para leilão, sete foram adquiridos por empresas de Teutônia. O município está dando um salto à frente”, revelou Forneck, falando de negociações de estruturas prediais e de áreas de terra.</p>
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<p><strong>Planejamento</strong></p>
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<p>“Estamos felizes em ver esses investimentos, que farão toda diferença. Precisamos olhar para o todo, mas também é necessário um olhar cuidadoso com a sociedade, em receber a todos bem. Não queremos crescer de qualquer jeito”, acrescentou, falando da geração de empregos que deve oportunizar mais de mil vagas diretas até o fim do ano.</p>
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<p>Nesse quesito, Forneck reforçou a necessidade da qualificação da mão de obra. “Nosso trabalhador está preparado, e se ainda não se sente apto, temos cursos de qualificação gratuitos”, disse.</p>
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<p>Outra preocupação é com a geração de lixo, condições de moradia, educação e saúde. “A estimativa é de que tenhamos em torno de quatro mil pessoas a mais circulando em Teutônia. Somente no mês de maio o volume de lixo recolhido aumentou em duas toneladas/dia. Hoje praticamente ocupamos todas as cerca de 600 opções de moradia que estavam disponíveis para locação, e ainda temos muitas pessoas morando em casa de parentes. Então vai nos faltar moradia para a classe trabalhadora que ganha entre dois e três salários mínimos. Desde o início de 2024 já foram transferidos mais de 1,3 mil cartões SUS para Teutônia. A vinda de novas empresas vai trazer mais famílias para cá, e isso é um desafio, também, em termos de escolas e creches. Se tivéssemos dez pavilhões de mais de 2.000m², hoje estariam todos ocupados”, enumerou.</p>
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<p>No formato de prestação de contas, Forneck trouxe indicadores de diferentes áreas e encerrou agradecendo. “Obrigado a todos que foram protagonistas deste momento da nossa história, todos que colaboraram, contribuíram e cresceram olhando para frente. Boas-vindas a todos os empreendedores que estão chegando, estaremos sempre acolhendo bem. É momento de nos abraçarmos e deixarmos as diferenças para o momento oportuno, pensando numa Teutônia cada vez maior e melhor. Vamos crescer de forma harmoniosa, onde cada um, naquilo que for possível, fará o seu melhor para que sejamos um município que todos gostem de viver e estar”, encerrou, valorizando, ainda, a localização estratégica da cidade, os acessos logísticos rodoviários e a segurança.</p>
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<p><strong>Próxima edição</strong></p>
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<p>O próximo Almoço Empresarial da CIC Teutônia está agendado para o dia 25 de julho, às 11h45min. Com o tema “Desafios e oportunidades da jornada empreendedora”, será apresentado o case da empresa de tecnologia aeronáutica Aeromot, especializada em venda de aeronaves, peças e componentes, manutenção aeronáutica e soluções para missões especiais. A apresentação ficará por conta da sócia Cristiane Cunha, diretora da Federasul.</p>
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<p>O investimento é de R$ 75,00 por participante associado à CIC e de R$ 90,00 para os demais interessados. Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (51) 99250-1992.</p>
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<p>Os Almoços Empresariais contam com o patrocínio de Certel, Colégio Teutônia, Dinda Card, Fabricato Pré Moldados, Reinigend, Sicredi, Zart Supermercados e Univates, com o apoio de Grupo Popular.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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Fortalecimento das comunidades e engajamento de jovens atletas foram considerados durante o encontro:
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<p>Com o objetivo de conversar sobre o futuro do futebol amador em Westfália, representantes dos clubes esportivos e da Administração Municipal estiveram reunidos na noite desta quinta-feira, dia 20 de junho, na Câmara de Vereadores. Dentre as abordagens, reforçou-se que o esporte é peça fundamental da cultura e do lazer nas comunidades.</p>
<p>Na reunião, o poder público demonstrou seu apoio e compromisso com o desenvolvimento do esporte no Município. A organização de campeonatos, o fortalecimento das comunidades e o engajamento de jovens atletas foram algumas das temáticas consideradas durante o encontro.</p>
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<p>A reunião foi liderada pelo coordenador de Esportes e Turismo, Lucas Alexandre Schwarz, que lembrou da importância do futebol amador para as comunidades. “O futebol amador sempre foi uma tradição em nossa cidade, representando uma oportunidade de integração e lazer para os nossos munícipes. Pensamos em reunir representantes dos clubes para estudar a possibilidade de retorno deste esporte tão importante no nosso Município”, destacou.</p>
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<p>Novos encontros devem ser marcados para os próximos meses para dar sequência às ações relacionadas ao futebol amador, contando também com representantes de clubes que não puderam estar presentes neste primeiro momento. Neste sentido, a Administração Municipal reconhece o trabalho e a iniciativa dos dirigentes, que mostraram-se favoráveis e entusiasmados, pretendendo desenvolver a ideia em parceria para movimentar as comunidades. “Firmamos uma parceria importante entre o poder público e os clubes para dar sequência às tratativas que envolvem o futebol amador”, pontuou Schwarz.</p>
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<p><em>TEXTO: AI Westfália</em></p>
<p>O Hospital Ouro Branco sempre buscando proporcionar uma melhor experiência aos seus pacientes, apresenta mais uma novidade: uma clínica com mais de 15 especialidades médicas para garantir o cuidado que sua saúde merece.</p>
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<p>Na Clínica de Especialidades Ouro Branco priorizamos sua saúde e bem-estar. Estamos comprometidos em fornecer cuidados excepcionais e abrangentes em diversas especialidades médicas, atendendo às suas necessidades individuais. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados em um ambiente confortável e acolhedor.</p>
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<p>Convênios: IPÊ SAÚDE, CONSISA, CISCAÍ, Planos Assistenciais e Sindicatos.</p>
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<p>Especialidades:<br />• Bucomaxilofacial<br />• Cardiologia<br />• Cirurgia Geral<br />• Cirurgia Plástica<br />• Cirurgia Vascular<br />• Dermatologia<br />• Ginecologia e Obstetrícia<br />• Neurologia<br />• Nutrição<br />• Oftalmologia<br />• Ortopedia e Traumatologia<br />• Otorrinolaringologia<br />• Psiquiatria<br />• Urologia<br />• Medicina Interna e Medicina Intensiva<br />• Clínica da Dor</p>
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<p>Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.</p>
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<p>Contato:<br />Telefone - (51) 3762 1665<br />WhatsApp - (51) 3762 1600</p>
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<p>Oferecer o melhor em cuidados de saúde aos pacientes é o nosso propósito.</p>
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Escola de Educação Infantil foi uma das sete unidades escolares da rede municipal de Estrela atingida pela enchente:
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<p>Sete das 21 escolas da Rede Municipal de Ensino de Estrela foram fortemente castigadas pela enchente de maio. Destas, uma voltou ao atendimento normal, e outras seis tiveram remanejamento dos estudantes para outras unidades, a fim de não deixar por mais de uma semana os alunos sem aulas presenciais. Visando um futuro próximo, o Governo de Estrela, através da Secretaria de Educação (Smed), trabalha agora na reestruturação da rede, inclusive com a construção de novas unidades. Uma delas deverá ser a Emei Arroio do Ouro, que leva o nome de sua localidade. Destruída, não deixará sua comunidade berço, mas deverá ser erguida em nova área local. </p>
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<p>A permanência da escola na comunidade, por tudo que representa e pelas particularidades, era um desejo do Governo. Ainda assim, o prefeito Elmar Schneider propôs um encontro com representantes de Arroio do Ouro e Linha Figueira, ambas atendidas pelos serviços da unidade escolar local, para ouvir opiniões, expor necessidades e desafios. Além do prefeito, participaram a titular da Smed, Elisângela Mendes, representantes da Associação de Moradores, pais, professores e outros líderes locais. A permanência da escola na comunidade foi amplamente defendida pelo grupo. Unânime também é o entendimento de que a mesma deva ser construída em novo terreno. “Confirmamos o que já imaginávamos e queríamos, mas era preciso escutar a comunidade, e também pedir calma e apoio neste processo, pois vamos precisar do engajamento da comunidade e da busca por recursos”, comentou o prefeito.</p>
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<p><strong>Semelhança </strong></p>
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<p>A decisão é muito semelhante à tomada para o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, outra que sofreu graves danos durante a enchente de setembro de 2023 e agora voltou a ser atingida. A unidade permanecerá no Bairro das Indústrias, mas agora em novo endereço, fora de área alagável, já adquirido pelo Governo. No caso da Emei Arroio do Ouro, tanto moradores como a associação, e também governo, prometerem unir esforços para encontrar uma área viável. </p>
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<p>De acordo com Elisângela Mendes, em nenhum momento se cogitou tirar a escola da comunidade. “Isso não estava nos planos, até porque ela é fundamental para atender ao público identificado com aquele espaço, suas pessoas. Consenso sim é que ela não pode ficar na mesma área a fim de evitar possíveis futuros estragos. Os altos investimentos seriam perdidos ou desperdiçados e os problemas consequentes seriam recorrentes. Agora temos que trabalhar em busca de alternativas”, explica. A moradora e também mãe da aluna, Aline Valandro, concorda. “O bom é que o entendimento do governo é o mesmo que o nosso, que é fazer com que a escola siga atendendo o povo de lá, nossa gente, que é muito identificada com as famílias das comunidades, com o estilo de vida do interior. E facilita muito também para quem mora longe do centro ou bairros facilita”, reitera Aline. Ela estava acompanhada da filha, Antonella Valandro Diel (5), que foi reforçar ao prefeito Schneider a volta do convívio com os antigos colegas. </p>
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<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Uma quarta equipe foi implementada no roteiro de recolhimentos dos resíduos, a fim de suprir a crescente demanda do município:
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<p class="western">Em virtude da crescente demanda, alavancada pela vinda de novos moradores para o município de Teutônia, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, junto a empresa terceirizada responsável pela coleta do lixo domiciliar, identificou a necessidade de acrescentar uma equipe ao roteiro. O serviço – que antes era realizado por três equipes – agora conta com a colaboração de quatro equipes de garis, que atuam em turnos intercalados.</p>
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<p class="western">Com o acréscimo de uma equipe, fez-se necessária a reformulação do cronograma de recolhimento do lixo. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luciano Carminatti, pede a colaboração dos munícipes diante do novo roteiro. “Pedimos que o lixo seja colocado nas ruas somente nas horas que antecedem a coleta, a fim de evitar o acúmulo de resíduos nas vias públicas”, destaca.</p>
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<p class="western">O secretário também explica as alterações que já vem ocorrendo no roteiro, que até o mês de abril era realizado no turno da noite: “após as enchentes do mês de maio, a cooperativa responsável pela triagem do lixo constatou um aumento expressivo na quantidade de lixo gerada diariamente pela população de Teutônia. A empresa contratada para a coleta do lixo domiciliar já não vencia realizar o trajeto previsto no mesmo espaço de tempo – o que é compreensível se considerarmos este aumento”, ressalta.</p>
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<p class="western"><strong>NOVO ROTEIRO – Zona urbana</strong></p>
<p class="western"><span style="text-decoration: underline;"><span>Bairro Canabarro e Linha São Jacó:</span></span><span> coleta em segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 08h.</span></p>
<p class="western"><span style="text-decoration: underline;"><span>Bairro Centro Administrativo:</span></span><span> coleta em segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h.</span></p>
<p class="western"><span style="text-decoration: underline;"><span>Bairro Teutônia e Bairro Alesgut:</span></span><span><span> coleta em terças, quintas e sábados, a partir das 08h.</span></span></p>
<p class="western"><span style="text-decoration: underline;"><span>Bairro Boa Vista e Bairro Languiru:</span></span><span><span> coleta em terças e quintas-feiras a partir das 18h e nos sábados, a partir das 14h.</span></span></p>
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<p class="western"><strong>NOVO ROTEIRO – Zona rural</strong></p>
<p class="western"><span style="text-decoration: underline;"><span>Linha Lepoldina, Linha Geraldo, Linha Welp, Linha Harmonia, Linha Clara e Linha Pontes Filho:</span></span><span><span> coleta nas 1ª (primeiras) e 3ª (terceiras) quartas-feiras de cada mês, a partir das 17h.</span></span></p>
<p class="western"><span style="text-decoration: underline;"><span>Linha Capivara, Linha Gamela, Linha Catarina, Linha Boa Vista Fundos, Linha Wink, Linha Ribeiro, Posses e Linha Germano:</span></span><span> coleta nas 2ª (segundas) e 4ª (quartas) quartas-feiras de cada mês, a partir das 17h.</span></p>
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<p class="western"><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Sara Ávila / Assessoria de Imprensa</p>
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Pousada e auditório da instituição foram cedidos à corporação, que segue auxiliando na busca por pessoas desaparecidas devido à cheia histórica de maio:
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<p>A Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari, tem em sua essência, ao longo de seus 132 anos, o amor e cuidado ao próximo. Uma atenção especial que não se restringe somente a seus 148 residentes atualmente, mas também com aqueles que cuidam. E é com este propósito que a instituição cedeu a pousada e o auditório para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, que está auxiliando na busca por pessoas desparecidas no Vale do Taquari em decorrência da cheia histórica do mês de maio.</p>
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<p>Desde 30 de abril locada em Lajeado, a corporação transferiu sua base operacional do Vale do Taquari para a Pella Bethânia no domingo, dia 16 de junho, e permanecerá o tempo necessário para seguir auxiliando nos trabalhos de buscas na região. Junto à pousada da Pella Bethânia, os bombeiros têm as acomodações necessárias para a execução do trabalho, como auditório para a parte operacional e de estratégia, cozinha para preparo e realização das refeições, banheiros equipados com chuveiros e, é claro, quartos que possibilitam o descanso após um dia exaustivo de buscas das joias, como estão carinhosamente chamando as vítimas fatais.</p>
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<p>A força-tarefa disponibilizada pelo estado de São Paulo é dividida em equipes, que se revezam a cada 10 dias. Atualmente, a Força-Tarefa (FT) 05 é composta por 23 homens que atuam em sete viaturas, quatro embarcações, drones, binômio (guia e o cão farejador) e o helicóptero Águia 12, da Polícia Militar de São Paulo. O cão farejador desta FT é a Hope (Esperança em português), que está há sete anos na corporação e atuou, entre outros locais, em Brumadinho (MG), Teresópolis (RJ) e na busca de desaparecidos no terremoto da Turquia.</p>
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<p>A equipe da FT 05 permanece em Taquari até esta sexta-feira, dia 20, quando a FT 06 assume os trabalhos. A nova equipe é composta por 20 homens e três mulheres, além de dois cães farejadores. A corporação paulista ainda tem o apoio de oito bombeiros do Espírito Santo, que igualmente estão na pousada Pella Bethânia.</p>
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<p>A transferência da base operacional para Taquari foi motivada pela oferta da estrutura completa da instituição e por as buscas da corporação estarem concentradas, no momento, no município, inclusive com uma vítima localizada no sábado, dia 15 de junho, em uma região conhecida como Cemitério de Navios. Nesta semana, devido à nova elevação do Rio Taquari, a força-tarefa atuou em outros municípios da região, como em Teutônia, onde localizaram mais uma pessoa desaparecida no final da tarde de quarta-feira, dia 19.</p>
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<p>Em paralelo, a Pella Bethânia tem se beneficiado com a presença dos bombeiros militares. Na segunda e terça-feira, dias 17 e 18, eles ministraram o treinamento “Combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar” para as equipes de trabalho da instituição. A capacitação foi organizada pela coordenadora dos lares, Mônica de Castro, e pelo 1º tenente Marcus Vinicius de Oliveira Barbosa. No dia 17, contribuíram com a capacitação o subtenente Luciano Burin, o 1º sargento Roberto Fernandes Ribeiro e o soldado Mateus Ferreira Gonçalves. Já dia 18, foi a vez do subtenente Juarez Gonçalves da Veiga Júnior e o soldado João Henrique de Souza Cardoso ministrarem o treinamento.</p>
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<p>Durante a semana ainda, tanto residentes quanto funcionários foram presenteados com a presença do helicóptero Águia 12 do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) de São Paulo, com pousos e decolagens ocorrendo atrás do ginásio da instituição. Entre cada pouso e decolagem, funcionários e residentes se deslocavam até a aeronave para fazer fotos e, até mesmo, conhecer detalhes da mesma.</p>
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<p>Para o coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, ceder o espaço da pousada para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo é a forma da instituição contribuir com a região neste momento delicado. “Além do cuidado com os nossos residentes, cuidamos de quem cuida. E para nós é uma honra poder cuidar destes homens e destas mulheres que bravamente tem auxiliado o nosso Estado, oferecendo a eles e elas um espaço digno e um acolhimento familiar”, frisa.</p>
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<p>O comandante da Força-Tarefa 05, major Orival Santana Junior, comenta que tem sido gratificante utilizar as instalações da Pella Bethânia. “Só temos a agradecer à coordenação e toda a equipe de funcionários da Pella Bethânia, que tão bem nos acolheu. Estamos todos muito motivados e felizes. Não imaginávamos que seríamos tão bem recebidos aqui. Aqui estamos tendo o suporte necessário para que possamos atender com excelência a população do Rio Grande do Sul”, enaltece.</p>
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<p>Conforme o comandante, a estrutura da Pella Bethânia contribuiu positivamente no rendimento dos bombeiros. “As acomodações são excelentes. Temos local adequado para fazermos nossas refeições, com geladeira, forno elétrico, fogão. O próprio descanso em camas permite que bombeiros, de fato, possam descansar, o que aumenta o rendimento no novo dia de trabalho”, coloca.</p>
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<p>O major também coloca que, apesar das dificuldades, a população do Rio Grande do Sul tem mostrado uma força imensurável. “Mesmo com tanta tragédia, as pessoas tem tido uma força inimaginável para poder superar tudo isso. São muitas histórias tristes, mas ao mesmo tempo de superação e de gratidão. Então, é muito gratificantes poder estar auxiliando essas pessoas. É o nosso dever sendo cumprido com excelência e de forma engrandecedora”, ressalta.</p>
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<p>A Prefeitura de Taquari, bem como o Corpo de Bombeiros local, também têm dado o suporte necessário à corporação paulista. O almoço para o efetivo é fornecido voluntariamente pela Cantina Oliveira, também de Taquari. Durante o mês de maio, a Pella Bethânia também acolheu voluntários de Santa Rosa, cidade gaúcha que adotou Taquari e auxiliou na recuperação da cidade.</p>
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<p><strong>A base operacional</strong></p>
<p>Junto ao auditório da Pella Bethânia, a corporação montou sua base operacional. Por meio de computadores e aplicativos específicos, acompanham as condições climáticas, as áreas de interesse por buscas, bem como o trajeto percorrido por cada bombeiro e, inclusive, cão farejador. Quando necessário, a base operacional se comunica com a equipe de campo por meio de aplicativo que permite a conexão com os rádios.</p>
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<p>Seja por água ou por terra, os bombeiros vão realizando as buscas nas áreas de interesse identificadas previamente por meio do sobrevoo de helicóptero ou drone. Qualquer animal morto e, é claro, pessoa localizada é mapeada. Quando alguma vítima é localizada, as autoridades competentes são acionadas.</p>
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<p>Conforme o subcomandante da Força-Tarefa 5, capitão Clóvis Augusto Michelin, as áreas de interesse onde se concentram as buscas são locais onde há acúmulo de materiais, principalmente troncos de árvores, restos de mobílias, de casas e animais. “O rio vem descendo e nas áreas onde há uma mata mais fechada e alta, ocorre um filtro. Com a ajuda de cão farejador, que é treinado para identificar somente corpos humanos, fazemos a busca nestes locais. Muitas vezes ainda contamos com o suporte de máquinas para remover o entulho de uma área já monitorada e realizar nova busca”, explica.</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer</strong></p>
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Governo de Estrela segue realizando uma série de ações especiais para oportunizar a vacinação, em especial a Gripe Influenza, ao maior número possível de cidadãos:
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<p>Desde a liberação por parte do Governo Federal para a vacinação contra a Gripe Influenza para todos os cidadãos, não apenas os pertencentes aos Grupos Prioritários, a Secretaria Municipal de Estrela tem proporcionado uma série de ações nas quais busca oportunizar à população o acesso mais fácil à imunização. Outra iniciativa ocorre neste sábado (22), no espaço onde agora está improvisada a Feira do Produtor, em frente à tradicional sede. O plantão ocorrerá das 7h às 11h. Não há custos e dentro do possível se pede – não obrigatório – que se leve a caderneta de vacinação (apenas por questões de atualização da mesma). </p>
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<p>Mesmo em meio às enchentes, foram diversas as frentes de atuação da Saúde de Estrela para aumentar a cobertura vacinal do município. Foram realizadas ações diretas nos abrigos. Também foi proporcionado os chamados mutirões, em dias não úteis e horários alternativos. Há duas semanas (08) o Dia “E” de Vacinação, quando a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Estrela, ou Posto Central como é popularmente conhecido, para buscar a vacinação contra a Gripe Influenza e demais doenças, inclusive a Covid. Ação semelhante ocorreu no último sábado (15), voltada para empresários, comerciantes e industriários. Agora, para aqueles tradicionais frequentadores da Feira do Produtor.</p>
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<p><strong>Direto nos bairros e interior</strong></p>
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<p>Vale destacar que ações mensais também são rotineiramente realizadas em comunidades do interior e bairros, através da visita do ônibus da Saúde. Uma das iniciativas mais tradicionais é a vacinação que sempre ocorre no Loteamento Nova Morada. A próxima ocorre já na segunda-feira (24), das 11h às 13h45min. </p>
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<p><strong>Locais e horários</strong></p>
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<p>Tradicionalmente, a vacinação da Influenza ocorre durante a semana para toda a população nos seguintes pontos e locais:</p>
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<p><em># Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.</em></p>
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<p><em># Imigrantes e Indústrias: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade.</em></p>
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<p><em># Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.</em></p>
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<p><strong>Covid</strong></p>
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<p>A Saúde também alerta para a importância da imunização contra a Covid. A mesma pode ser realizada diariamente, de segunda a sexta, das 8h às 12h, no Posto da Boa União. Ação especial será realizada dia 13/07, no Posto Central, das 8h às 12h, no Posto Central. </p>
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<p><strong>Números</strong></p>
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<p>Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Em especial no RS, a campanha foi prejudicada em maio devido às enchentes. Agora, este serviço está estendido a toda a população nos tradicionais pontos de vacinação. Estrela contabiliza até então 6.5 mil vacinados, o que corresponde a 38,5% do público-alvo, que é de mais de 14 mil pessoas. O índice cresceu muito após a liberação da vacina para além dos grupos prioritários, mas ainda está abaixo da expectativa. É preciso levar em consideração o período de enchente e os mesmos baixos índices em todo o País, em comportamento similar.</p>
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<p><strong>Sobre a Influenza</strong></p>
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<p>A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.</p>
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<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>