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Novas cestas de alimentos começaram a chegar na Unidade Armazenadora da Conab, em Canoas, e já estão sendo doadas para atender a população gaúcha:
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<p><br />Começaram a chegar ao Rio Grande do Sul as cestas de alimentos adquiridas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Na última sexta-feira (24), as primeiras cestas foram descarregadas na Unidade Armazenadora (UA) da Conab em Canoas, para atendimento a pessoas atingidas pelo desastre climático no estado. No final de semana, já ocorreram entregas da nova remessa para Esteio, Eldorado do Sul, Canoas, Viamão, Sapucaia do Sul e Porto Alegre. As doações, que são diárias, continuam esta semana atendendo as demandas recebidas pela estatal.</p>
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<p>Nesta etapa, a Conab comprou 45 mil cestas de alimentos que estão sendo transportadas diariamente do Rio de Janeiro para o RS. Cada unidade têm 20,5 kg e é composta por arroz (10 kg), feijão carioca (4 kg), óleo de soja (900 ml), leite em pó (2 kg), macarrão (2 kg), sardinha em óleo comestível (500 g) e sal (1 kg). A Conab prepara um segundo edital para compra de mais 50 cestas de alimentos destinadas ao estado, com recursos repassados pelo MDS.</p>
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<p>Em um primeiro momento, a Conab e o MDS fizeram chegar ao RS 52 mil cestas, doadas a cozinhas emergenciais responsáveis pelo preparo de refeições a famílias atingidas pelas enchentes e a municípios em situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Os mantimentos devem atender ainda comunidades indígenas, ciganas e quilombolas, acampados da reforma agrária e pescadores.</p>
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<p>Além das cestas de alimentos, a Conab está distribuindo leite em pó que foi adquirido de agricultores familiares, especialmente os gaúchos, no ano passado, e estava estocado nos armazéns da Companhia.</p>
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<p><strong>Como solicitar as cestas</strong></p>
<p>Prefeituras e cozinhas emergenciais podem demandar cestas de alimentos à Superintendência Regional da Conab, por meio do endereço eletrônico rs.cestas@conab.gov.br, ou via Whatsapp (51) 3414-4101 ou (51) 3314-4160.</p>
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<p>Os números telefônicos indicados também podem ser utilizados para esclarecimento de dúvidas eventuais, com a superintendente Regional da Conab, Luzia Teixeira, ou com o gerente de Operações, Gilson da Costa Pereira.</p>
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<p>Crédito da foto: Janderson Maués/Conab</p>
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Mantido pela Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), a instituição completa 80 anos neste dia 29:
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<p>Somos uma instituição que no dia 29 de maio completa 80 anos de atuação em Teutônia e região, que tem na sua missão a prestação de serviços de saúde com excelência e sustentabilidade, com equipes de profissionais qualificados, engajados, competentes, resolutivos e focados no cuidado integral, na qualidade e segurança do paciente.</p>
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<p>O Hospital Ouro Branco (HOB) é mantido pela Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), sendo uma entidade de direito civil, privada e de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de promover ações de assistência e promoção da saúde, localizada no Município de Teutônia RS.</p>
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<p>O Hospital conta com uma estrutura robusta, equipamentos e recursos tecnológicos avançados para dar suporte a todas as operações administrativas e médico-assistenciais nos atendimentos aos seus clientes. Oferecemos serviços de Pronto Atendimento para urgências e emergências 24 horas, Central de Convênios e Consultas Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem e mais de 15 especialidades médicas, além de duas amplas farmácias e um Laboratório de Análises Clínicas.</p>
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<p>Também é referência para diversos Convênios, particular e para o Sistema Único de Saúde (SUS) para 37 municípios da nossa região, base SAMU para 5 municípios com PORTA de ENTRADA 24h, abrangendo uma população total estimada de 360 mil habitantes.</p>
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<p>Durante estes 80 anos de história, inúmeras pessoas fizeram e fazem parte da história, demonstrando afeto, amor e muito comprometimento com as atividades, para garantir a longevidade e sustentabilidade da instituição.</p>
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<p>O trabalho conjunto e competente de todos os colaboradores, gestores, médicos, parceiros, doadores e sociedade, foi fundamental nesta trajetória de oito décadas. Cada um desempenhando seu papel e dando o seu melhor para superar os desafios, alcançar os objetivos e garantir em cada serviço prestado a qualidade e segurança aos pacientes.</p>
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<p>Ainda somos um hospital de médio porte, credenciado pelo SUS para atuar na baixa e média complexidade, todavia, nos últimos anos foi possível conquistar alguns objetivos estratégicos que nos aproximam da meta futura de atuarmos também na Alta Complexidade.</p>
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<p>Dentre os objetivos citamos a Certificação da qualidade de todos os processos hospitalares, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a Certificação de qualidade do Laboratório de Análises Clínicas Ouro Branco, pelo Sistema Nacional de Qualidade (DICQ), validado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e por fim, o projeto de construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta com 10 leitos, aprovado e divulgado no Diário Oficial do Estado RS, que miram alcançar a atuação na Alta Complexidade e fortalecer ainda mais os serviços de saúde em Teutônia e região.</p>
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<p>Todas estas conquistas refletem a incessante busca por inovação e excelência em todas os processos da instituição, e estão em plena consonância com a missão do Hospital Ouro Branco de promover ações em saúde com padrões de excelência e sustentabilidade, proporcionando maior qualidade e segurança aos seus usuários.</p>
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<p>Todavia, estamos em outros tempos, com novos e complexos desafios que precisam ser superados e para isso, precisamos fortalecer ainda mais as nossas estruturas físicas, o parque de equipamentos, os diversos sistemas e principalmente os recursos humanos, para podermos continuar promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida da nossa população.</p>
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<p>O Hospital Ouro Branco até o momento percorreu um caminho muito bonito e de grandes conquistas, mas a melhoria contínua, a busca por inovação, a elevação da qualidade e excelência administrativa, médico e assistencial continuam.</p>
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<p>As estratégias e decisões do presente e do futuro da casa de saúde, são tomadas analisando cenários e dados objetivos, combinados com a avaliação do contexto, da cultura organizacional, da estratégia de negócio, da visão de futuro e no cuidado com as pessoas. Isso porque os últimos anos evidenciaram a importância da preparação do sistema de saúde para atender emergências de saúde pública, pandemias, catástrofes socioambientais, etc, exigindo dos Hospitais uma capacidade maior para enfrentar situações complexas com respostas rápidas e eficientes.</p>
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<p>Por fim, um muito obrigado a todos que contribuíram nessa trajetória de 80 anos do Hospital Ouro Branco. PARABÉNS!</p>
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Programa Metagerenciamento prevê segunda turma a partir de setembro. Inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas:
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<p>Com clareza, organização e disciplina é possível alavancar os resultados da sua empresa. Essa foi a abordagem do programa “Metagerenciamento: gestão estratégica”, oferecido pela CIC Teutônia e Master Mind entre os meses de abril e maio. A formação contou com a participação de 18 pessoas e esteve dividida em 13 etapas: a liderança e a gestão organizacional; a comunicação aplicada à arte de liderar; liderando e motivando pessoas e equipes; o processo de inovação e criatividade; como obter melhores resultados em reuniões; desvendando o processo de planejamento; delegação de tarefas e responsabilidade; a gestão eficaz do tempo; administração de conflitos e mudanças; a visão financeira da empresa; avaliação e desempenho de equipe; desenvolvimento de equipes de alta performance; e plano de carreira pessoal e profissional.</p>
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<p>O treinamento teve por objetivo auxiliar as empresas no gerenciamento dos processos, visando obter mais produtividade e, consequentemente, melhorando seus resultados, por meio da maximização da capacidade de gestão e liderança, além de transformar ideias em processos produtivos.</p>
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<p>Em sete encontros foram desenvolvidas competências como estabelecer objetivos claros e desafiadores para seu time; obter o comprometimento das pessoas; utilizar o poder criativo e inovador; manter todos no foco estabelecido; criar um time coeso, motivado e de alto desempenho; criar um ambiente positivo, motivador e estimulante ao trabalho; melhorar o desempenho e a produtividade; entender e aplicar o processo de delegação; orientar, treinar e desenvolver as pessoas; dar feedback construtivo; lidar com pessoas de comportamento desafiador; saber apresentar e vender ideias; controlar, medir e avaliar o desempenho do seu time.</p>
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<p>A CIC também já prepara uma segunda turma para o curso. Com sete encontros, as aulas ocorrem nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro e 07 e 14 de outubro, das 19h às 23h, junto à entidade empresarial teutoniense. O investimento é de R$ 4.980,00 ou parcelado em 3x de R$ 1.800,00; 6x de R$ 920,00; e 12x de R$ 475,00 para associados da CIC. Para os demais interessados o investimento é de R$ 5.280,00; 1 + 2x de R$ 1.840,00; 1 + 5x de R$ 950,00; e 1 + 9x de R$ 590,00. Mais informações e inscrições pelo fone/WhatsApp (51) 99250-1992.</p>
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Evento destinará à comunidade de Estrela o valor arrecadado no espetáculo:
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<p>É dia de emocionar-se ao som de clássicas do estilo sertanejo, enquanto contribui com a reconstrução do Vale do Taquari. Na noite desta sexta-feira, dia 24 de maio – data em que o Município de Teutônia celebra 43 anos de emancipação – a Orquestra Henrique Uebel sobe ao palco da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru para apresentar o espetáculo Pra Sempre Sertanejo Solidário.</p>
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<p>Esta é a segunda oportunidade que a comunidade tem de prestigiar os músicos desenvolvidos pelo Projeto Teutônia Cultural. No primeiro evento, realizado em 19 de abril, mais de 1,2 mil pessoas reuniram-se no ginásio da Comunidade Católica do Bairro Canabarro, momento em que prestigiaram espetáculo que envolveu a Orquestra e outros 11 artistas locais – um cantor solo e cinco duplas.</p>
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<p>Desta vez, novamente cinco duplas farão parte do show – Ademir e Darlei, Marcos e Mathias, Padre Pedro e Pastor Márcio, Ego e Serginho, e Jackson e Álvaro –, além de quatro cantores solo – Laura Dalmás, Nando Rosa, Heber Falcão e Thomas Machado – e uma banda – Banda Sputinick.</p>
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<p>O show tem caráter solidário e destinará a Estrela os valores arrecadados com a venda de ingressos e a comercialização de lanches na noite. O intuito é contribuir com a reconstrução de educandário do município considerado mãe de Teutônia. Para tanto, o Instituto Henrique Uebel, organizador do evento, conta com apoio do Grupo Folclórico de Estrela, que vai intermediar as doações.</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Assessoria de Imprensa</p>
<p><strong>CRÉDITOS DAS FOTOS:</strong> Grasieli Nabinger / Arquivo AI</p>
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Medida foi uma das anunciadas pelo governador em encontro regional ocorrido em Estrela. Leite também visitou o maior abrigo local:
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<p>Estrela foi palco, na manhã desta quinta-feira (23), do maior anúncio do Governo do RS no período pós-enchente, isto considerada a área da habitação, tida por muitos prefeitos regionais como a mais urgente. O encontro regional, realizado no Estrela Palace Hotel, contou com a presença do governador Eduardo Leite, secretários estaduais, também prefeitos do Vale e outros municípios, como autoridades diversas, entre elas do Ministério Público.</p>
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<p>Através do programa "A Casa é Sua" – Calamidade, foi confirmada a construção de 300 novas casas para oito municípios do Vale, além de outras 15 extras anunciadas de surpresas pela construtora vencedora da licitação responsável pelas construções, em investimento com recursos estaduais ao custo superior R$ 41,8 milhões. Estrela será beneficiada com 40 novas casas, que são em modelo definitivo.</p>
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<p>A ordem de início dessas obras contempla as seguintes cidades: Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Teresa e Venâncio Aires. Os convênios foram assinados já no encontro após cada anúncio.</p>
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<p>Dados de como serão as residências, de 44m² e definitivas, assim como a construção, foram passados no encontro pela construtora e o governador. Outras medidas para a área da habitação também foram anunciadas, entre estas a institucionalização da política estadual e de seus programas associados.</p>
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<p> “Trata-se de um grande passo no sentido de amenizarmos a atual situação de centenas de famílias. Não o primeiro, nem o último, mas de fundamental importância quando o assunto é habitação em Estrela”, comentou Schneider.</p>
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<p>Depois do encontro, Leite acompanhou o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, em uma visita ao abrigo Cristo Rei, o maior do município, com cerca de 300 desalojados. </p>
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<p><strong>Casas </strong></p>
<p><em>Modelo construtivo: painéis em concreto pré-fabricado.</em></p>
<p><em>▪ Características: 2 dormitórios, sala com cozinha conjugadas </em></p>
<p><em>e banheiros.</em></p>
<p><em>▪ Prazo de entrega: 120 dias a partir da preparação</em></p>
<p><em>do terreno.</em></p>
<p><em>▪ Beneficiários: pessoas que perderam suas casas (critérios e </em></p>
<p><em>seleção a cargo das prefeituras).</em></p>
<p><em>▪ Forma de contratação: ARP do Governo do Estado.</em></p>
<p><em>▪ Contrapartida do município: dentro das possibilidades, </em></p>
<p><em>terreno e infraestrutura do local. </em></p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Giovane de Souza/Governo de Estrela</p>
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Resultado, disponível no Relatório Anual, é fruto do engajamento de 11 mil voluntários em todo o país:
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<p>O Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de cooperados, fundamenta sua atuação na inclusão e justiça financeira e no desenvolvimento sustentável dos seus cooperados, bem como das comunidades em que as cooperativas do Sistema estão inseridas. No ano passado, o Instituto Sicoob beneficiou mais de 2 milhões de pessoas por meio de 17,5 mil ações em 2,3 mil municípios brasileiros. De acordo com a instituição, esse impacto positivo foi possível graças ao engajamento e dedicação de 11 mil voluntários.</p>
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<p>Esses dados foram consolidados no Relatório Anual do Instituto Sicoob, que está organizado em três eixos de atuação: Cidadania Financeira, Cooperativismo e Empreendedorismo, e Desenvolvimento Sustentável. O documento detalha os programas e ações desenvolvidos em cada um desses pilares, demonstrando o compromisso da instituição com a transparência e a responsabilidade social.</p>
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<p>Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, ressalta a importância do Relatório Anual como uma ferramenta de prestação de contas e transparência para a sociedade. "O Relatório Anual é uma demonstração inequívoca do nosso compromisso com a transformação social. Além de prestar contas, ele inspira confiança e reforça nosso papel como agentes de mudança nos territórios em que atuamos. Nosso objetivo é continuar promovendo a inclusão e justiça financeira e o desenvolvimento sustentável, engajando novos voluntários e incentivando cada vez mais os cooperados e a comunidade em geral”, afirma o dirigente.</p>
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<p>Programas de destaque<br /> Clínicas Financeiras: ofereceram orientação financeira individualizada e gratuita para mais de 8 mil pessoas em 16 estados.</p>
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<p>Coleção Financinhas: programa de educação financeira infantil que beneficiou mais de 395 mil crianças e jovens em 22 estados.</p>
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<p>Concurso Cultural: a 12ª edição, com o tema "Escola que coopera faz um futuro melhor", impactou mais de 296 mil pessoas em 2.772 instituições de ensino.</p>
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<p>Patrocínio de projetos: 67 projetos nas áreas da cultura, esporte, infância e adolescência, idoso, saúde PCD e oncologia receberam R$ 12,7 milhões em patrocínio e doações.</p>
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Mateus Carvalho venceu a prova dos 2000m com obstáculos na Série Prata. Davi Kaefer ficou em 9º lugar nos 400m rasos. Competição nacional de atletismo ocorreu em Aracaju/SE:
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<p>Davi Kaefer e Mateus Carvalho representaram a Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Sicredi/Acerte nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), categoria 16 a 19 anos de idade, competição realizada nos dias 20 e 21 de maio na cidade de Aracaju, no Sergipe. A dupla integrou a Seleção Gaúcha de Atletismo.</p>
<p>Mateus foi campeão dos 2000m com obstáculos na Série Prata, ficando em 4º lugar geral na prova. Davi ficou em 9º lugar nos 400m rasos.</p>
<p> “A Série Ouro reúne os atletas que se classificaram do 1º ao 3º lugar; a Série Prata, do 4º ao 6º; e a Série Bronze, do 7º ao 9º, em virtude da impossibilidade de serem realizadas semifinal e final de provas longas, o que permite a premiação de mais atletas e motiva os competidores. Já as provas de velocidade contam com final da Série Ouro, que vai de 1º a 8º lugar; e da Série Prata, de 9º a 16º”, explica o professor e treinador Iurquen Roese, que avalia o desempenho dos teutonienses como muito bom, com o registro de boas marcas.</p>
<p> A agenda de competições para a Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Sicredi/Acerte prevê a disputa do Troféu Ivoti de Atletismo, em Ivoti, no dia 29 de junho; e do Campeonato Estadual de Atletismo (Sub-18), em Porto Alegre, no dia 06 de julho.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
<p>Um grupo de entidades e voluntários de Encantado fundaram a “Associação SOS Habitar – Vale do Taquari” com o propósito de construir habitações para famílias de trabalhadores desabrigados na região.</p>
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<p>Conforme explica uma das coordenadoras da mobilização, a empresária Raquel Cadore, presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), motivados pela solidariedade de que “Morar é Existir”, empresários, profissionais liberais e voluntários pretendem, através da Associação, criar um fundo de contribuições privadas, sem recurso público, para edificar residências para as famílias desabrigadas pelas cheias no Vale.</p>
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<p>As Prefeituras participam do projeto, denominado “SOS Habitar”, por meio da utilização de áreas que já pertencem ao município em locais seguros, longe de áreas com risco de alagamento e deslizamento; com infraestrutura de estradas e pavimentação, e articulando o fornecimento de energia, água, saneamento; além dos serviços essenciais como escolas, unidades de saúde e transporte público.</p>
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<p>O “SOS Habitar” deseja proporcionar assistência humanitária imediata e reconstruir comunidades resilientes, destinando moradia digna e sustentável. Para isso, o objetivo é mobilizar recursos no país e também no exterior, visando erguer prédios e dar apoio contínuo na recuperação da região.</p>
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<p>Segundo Rafael Fontana, presidente da Associação SOS Habitar, é preciso que haja mobilização de todos os setores da sociedade para que sejam oferecidas aos desabrigados moradias de construção rápida que garantam condições dignas de habitação.</p>
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<p>A Associação trabalha no desenvolvimento de um edital claro para estabelecer critérios de seleção para acesso às moradias; os detalhes ainda estão sendo debatidos internamente e passarão pelo crivo do Ministério Público, bem como do poder público municipal. Dentre eles, são considerados: intenção de atender famílias que não são beneficiadas por programas sociais de habitação dos governos municipal, estadual ou federal; trabalhadores que mantém vínculo empregatício nas cidades onde serão feitas as construções, preferencialmente aqueles com careira assinada, MEI’s e profissionais liberais vinculados ao INSS que tiveram sua residência atingida ou interditada pela Defesa Civil.</p>
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<p>Para dar mais transparência, os doadores saberão o destino de sua contribuição, com a informação do endereço do imóvel construído, inclusive com a identificação do “apadrinhamento”. Ainda haverá auditoria externa para fiscalização dos recursos recebidos e disponibilidade de informações pelo site soshabitar.com.br</p>
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<p>A primeira etapa contemplará Encantado, onde a ação teve início, uma vez que já existem áreas disponíveis para construção. Pelo menos 96 moradias devem ser contempladas nesta fase que prevê edifícios de até quatro pavimentos. Cada apartamento terá em torno de 50 metros quadrados, com dois quartos, cozinha, banheiro e área externa. Também serão propostos apartamentos com três dormitórios, e o conjunto habitacional contará com área de lazer.</p>
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<p>“A opção de construir edifícios de apartamentos se deu também pela escassez de áreas públicas disponíveis para abrigar tantas pessoas atingidas. Com os edifícios, conseguimos dar condições de moradia digna a um número maior de pessoas utilizando uma menor área”, explica a arquiteta Eliza Bergamaschi, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale, a ASEAVALE, e voluntária da iniciativa.</p>
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<p>Conforme a arquiteta, as edificações projetadas serão moduladas e adaptáveis aos locais onde forem inseridas. “A modulação contribui na sustentabilidade da edificação, na economia de materiais, na rapidez e agilidade de execução, além de facilitar a adaptabilidade ao local de inserção”, diz. </p>
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<p>As diretrizes do projeto poderão ser utilizadas em iniciativas semelhantes em outros municípios, com organizações e estruturas próprias e com construções de acordo com as realidades e necessidades das cidades inclusive com outros modelos de edificação.</p>
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<p>O presidente da Associação dos Amigos de Cristo, Robinson Gonzatti, que também apoia a campanha, salienta: “A mobilização da iniciativa privada é importante para construir moradias dignas principalmente aos trabalhadores de nossas empresas que precisam de apoio, pois muitos perderam suas residências”. Gonzatti observa ainda que a entidade é integrada por pessoas comprometidas e voluntárias, que estão convocando a colaboração de toda a comunidade.</p>
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<p>Inicialmente, entre as entidades envolvidas no projeto, além da Associação dos Amigos do Cristo, estão a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ordem dos Advogados do Brasil (subsecção de Encantado), Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale (Aseavale) e Prodel (Câmara Técnica Ambiente Empresarial), além do apoio de voluntários. A iniciativa buscará a integração das Prefeituras da região e dos Governos do Estado e Federal. Também, pretende-se buscar a cooperação de empresas fornecedoras de materiais de construção.</p>
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Medidas adotadas após o evento climático do ano passado ajudaram a mitigar seus efeitos:
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<p>Apesar de permanecerem inoperantes por quinze dias devido à pior inundação já registrada no estado do RS, os frigoríficos de suínos em Encantado e a avícola em Arroio do Meio, que já retomaram as operações desde o dia 20/05, passaram por adaptações após as enchentes do ano anterior, minimizando os impactos da tragédia climática.</p>
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<p>De acordo com o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, a experiência das cheias em setembro e novembro do ano passado levou a Cooperativa a adotar medidas importantes para reduzir as consequências da maior catástrofe climática do RS. "Nos preparamos para enfrentar essa tragédia e, portanto, as fábricas de rações mantiveram seu funcionamento normal por meio de geradores", afirma.</p>
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<p>Ele relata que o Complexo Industrial Lácteo em Arroio do Meio retomou após alguns dias o envase de leite UHT, em pequena escala, embora tenha levado mais tempo para retomar a produção de leite em pó devido à falta de abastecimento de energia elétrica.</p>
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<p>Otimista, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, detalha que a unidade mais atingida foi o frigorífico de suínos, localizado na matriz em Encantado, mas que a recuperação foi rápida e eficiente. “Mesmo com a equipe reduzida, pois muitos colaborados também tiveram suas casas atingidas, conseguimos realizar a limpeza de forma bastante rápida”, afirma Piccinini ao agradecer a colaboração dos funcionários.</p>
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<p>Já o Complexo Industrial Avícola em Arroio do Meio foi pouco atingido pela inundação, mas ficou impedido de operar pela falta de energia elétrica na localidade. “Este foi outro lugar que necessitou de limpeza e troca de alguns equipamentos eletrônicos”, relata o presidente do conselho ao mencionar que, inicialmente, a retomada será com menor volume de produção e em breve, a projeção é atingir a capacidade produtiva normal da indústria.</p>
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<p><strong>Solidariedade</strong></p>
<p>O gestor agradece aos associados e colaboradores por seus esforços para superar a situação o mais rapidamente possível. "Agradecemos imensamente aos associados, funcionários e empresas gaúchas, catarinenses e paranaenses que se solidarizaram conosco, apoiando a cooperativa por meio de parcerias na entrega de rações e ainda, adquirindo suínos vivos da Dália, a fim de evitar perdas na produção agropecuária", reconhece Piccinini, destacando a ajuda mútua de outras empresas, inclusive de fora do estado.</p>
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<p><strong>Logística</strong></p>
<p>No entanto, Piccinini destaca que o maior desafio é a falta de acesso aos municípios da região. "Muitos de nossos associados foram afetados pela falta de rações e pela impossibilidade de entregar sua produção devido à destruição de pontes, principalmente na ERS 130, que liga os municípios de Arroio do Meio a Lajeado", destaca o presidente do conselho de administração, ressaltando a importância dessa via para o fluxo de caminhões e o transporte de grãos e produtos elaborados para todo o estado e país.</p>
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<p><strong>Infraestrutura e novos financiamentos </strong></p>
<p>Ainda sobre a infraestrutura logística, o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, ressalta a importância de priorizar a reconstrução da infraestrutura logística na região. "Mesmo aos poucos, conseguimos retomar todas as operações industriais e seguiremos em frente, mas é fundamental restaurar a economia do Vale do Taquari o quanto antes. Isso exige a reestruturação das rodovias, tanto para a mobilidade dos nossos produtos e recebimento de insumos quanto para o deslocamento dos colaboradores", afirma Freitas.</p>
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<p>Carlos Alberto também enfatiza que ainda é cedo para mensurar os prejuízos dos associados e da cooperativa, mas destaca a necessidade de novas linhas de financiamento para grandes empresas. "Diante desta tragédia climática e em estado de calamidade, é essencial que o sistema financeiro ofereça linhas de financiamento a longo prazo com juros aceitáveis para empresas de grande porte", conclui o Presidente Executivo.</p>
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Parceria público-privada deverá fomentar a instalação de novas placas de localização/logradouro em Estrela, e a troca gradativa das já existentes:
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<p>O Governo de Estrela, através de uma parceria público-privada, vai acelerar a implementação do projeto, sob supervisão do Departamento de Trânsito e da Sedis, de modernização da sinalização (logradouro) das vias municipais. O mesmo já estava programado para ocorrer, mas agora trará novidades e será colocado como prioridade. Entre as novidades está a indicação das cotas de inundação, em mais uma iniciativa na preparação da cidade para enfrentar desafios climáticos e fortalecer sua infraestrutura de combate às cheias.</p>
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<p>A iniciativa, liderada pelo governo local, começou a ser desenhada a partir da visita de comitiva da Defesa Civil e outros departamentos, após a enchente de setembro de 2023, ao município de Blumenau-SC, tido como exemplo nacional para este cenário. O prefeito Elmar Schneider vai buscar viabilizar já nas próximas sessões da Câmara de Vereadores sua obrigatoriedade através de lei municipal. “Trata-se, acima de tudo, de uma questão de segurança”, resumiu. </p>
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<p>A proposta é, além de dar novo aspecto visual às placas de logradouros, sendo que muitas foram danificadas e até mesmo arrancadas com a força das águas ao longo dos últimos meses, que as mesmas tragam as medidas sobre as das cotas de inundação do Rio Taquari em toda a área municipal. O maior objetivo, além de estético e informativo à rotina diária, é facilitar o acesso às informações por parte da população, visando promover uma adaptação gradual das pessoas em áreas afetadas e não pelas enchentes, facilitando possíveis evacuações em casos de emergência e tornando-as mais resilientes ao comportamento do Rio Taquari. As novas placas já serão assim produzidas, e as já existentes terão uma troca gradativa.</p>
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<p><strong>Parceria</strong></p>
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<p>O projeto, já em andamento, prevê parcerias público-privadas para impulsionar a implementação. Empresas, indústrias, comerciantes e outras frentes podem buscar o patrocínio, que inclusive contarão com identificação individual dos parceiros nas placas. </p>
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<p><strong>Outras medidas</strong></p>
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<p>A iniciativa também outras operações. Pontos estratégicos, incluindo locais históricos, receberão uma sinalização especial para informar sobre os riscos de inundação e as medidas de segurança necessárias. E réguas físicas serão instaladas em diversos pontos da cidade onde há o acesso ao Rio Taquari, fornecendo informações visuais sobre o nível do rio e orientando os moradores sobre possíveis evacuações em casos de emergência.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela</p>