<p>Foi concluída na tarde deste domingo, dia 19, a construção do passadeiro entre os municípios de Travesseiro e Marques de Souza. A obra foi executada pelo Batalhão de Engenharia do Exército e será nos moldes da estrutura instalada entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. O funcionamento será das 6h30 às 18h.</p>
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<p>Conforme o Prefeito Municipal, Gilmar Southier, a nova opção de travessia irá auxiliar muito os moradores que necessitam fazer o trajeto diariamente. "Também estamos avaliando a construção de uma passagem que permita também motocicletas", destacou.</p>
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<p>O acesso por Travesseiro se dá no antigo acesso à balsa. “Importante destacar que este trajeto é exclusivo para pedestres. Os veículos devem ficar estacionados junto a praça na rótula do município para não prejudicar o trânsito de veículos que passam pelo local”, comenta.</p>
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<p><strong>Foto: Felipe Stefani</strong></p>
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População deve se atentar aos sintomas e procurar atendimento médico nos postos de saúde:
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<p class="western"><span>Após as intensas chuvas que atingiram o município de Teutônia, ocasionando inundações e o transbordo dos arroios Boa Vista, Harmonia e Schmitt, o risco de transmissão de doenças infectocontagiosas aumentou consideravelmente. Além disso, ambientes com destroços e entulhos aumentam o risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras.</span></p>
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<p class="western"><span><span><span>Entre as maiores preocupações está a leptospirose. Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, c</span></span></span><span><span><span><span><span><span>ausada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode a</span></span></span></span></span><span><span><span><span><span>cessar o organismo humano através da pele. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômito, cansaço, alterações no aspecto e cor da urina, dores no corpo – principalmente nas panturrilhas – e coloração amarelada nos olhos e na pele.</span></span></span></span></span></span></p>
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<p class="western"><span><span><span><span><span><span>Doenças como hepatite A e tétano também preocupam a Secretaria de Saúde neste momento pós-inundações. A transmissão da hepatite A é fecal-oral e está altamente relacionada ao consumo de água ou alimentos contaminados. Os sintomas são inespecíficos, </span></span></span></span></span><span><span><span><span><span>podendo se manifestar, inicialmente, como fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, e avançando para sintomas gastrointestinais como: enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia. Antes da icterícia – fase em que o paciente apresenta aspecto amarelado nos olhos e na pele – ocorre o escurecimento da urina. Os sintomas costumam aparecer entre 15 e 50 dias após a infecção, perdurando por, no máximo, dois meses.</span></span></span></span></span></span></p>
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<p class="western"><span><span><span><span><span><span>O tétano, por sua vez, apresenta sintomas como rigidez muscular, principalmente no pescoço, dificuldade para abrir a boca e para engolir, além de riso convulsivo involuntário – produzido por espasmos dos músculos da face. Não contagiosa, a doença é causada por uma toxina produzida pela bactéria </span></span></span></span><em><span><span><span>Clostridium tetani, </span></span></span></em></span></span><span><span><span><span><span>encontrada nas fezes de animais e seres humanos, em plantas e outros objetos. Quando em contato com feridas, cortes ou mordidas de animais, o microrganismo pode penetrar, provocando o tétano acidental.</span></span></span></span></span></p>
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<p class="western"><span><span><span><span><span><span>A equipe de Vigilância Epidemiológica alerta a população sobre a gravidade dessas doenças. “Se você entrou em contato com a água das inundações ou consumiu algum alimento que pode ter tido contato direto, esteja atento aos sintomas da leptospirose, da hepatite A e do tétano”, afirma Maicon Pedra, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Teutônia. Maicon salienta ainda a importância de procurar atendimento médico ao apresentar os primeiros sintomas, possibilitando um tratamento precoce e evitando o avanço para um quadro fatal.</span></span></span></span></span></span></p>
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<p class="western"><strong><span>CRÉDITOS DO TEXTO:</span></strong><span> <span>Sara Ávila/Assessoria de Imprensa</span></span></p>
<p class="western"><strong><span>CRÉDITOS DA FOTO: </span></strong><span>Sara Ávila/Assessoria de Imprensa</span></p>
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Consultas por livre demanda serão oferecidas das 7h30min às 11h30min:
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<p>A exemplo do último sábado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Westfália estará novamente aberta neste sábado, dia 18 de maio, para atendimentos médicos na modalidade livre demanda. A iniciativa objetiva desafogar os atendimentos no Pronto Atendimento do Hospital Ouro Branco (HOB), que centraliza seus atendimentos em urgências e emergências decorrentes das enchentes no Vale do Taquari.</p>
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<p>Entretanto, neste momento as consultas serão disponibilizadas no turno da manhã, iniciando às 7h30min e estendendo-se até 11h30min, não sendo necessário agendamento prévio. Vacinação e outros atendimentos em saúde não estarão à disposição da comunidade westfaliana no sábado.</p>
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<p>Para mais informações, contate o Posto de Saúde pelo telefone (51) 3840-0313, que também atende WhatsApp - somente mensagens.</p>
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<p><strong>Dez pacientes atendidos no sábado</strong></p>
<p>No último sábado, dia 11 de maio, foram registrados dez atendimentos médicos na UBS. A Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social ressalta o trabalho de parceria com o HOB. “Vimos que a abertura da UBS aos finais de semana, nesse momento em que os hospitais estão focados nos atendimentos de pacientes mais críticos, e que o HOB vem atuando na retaguarda e dando suporte aos hospitais da região atingidos pela enchente, seria válida para atender pacientes de menor gravidade”, considera a secretária Simone Heemann.</p>
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<p>É preciso considerar que as enchentes acarretarão em aumento de acidentes e traumas mais graves, além de incidentes com animais peçonhentos, mordeduras de animais, tétano e doenças infectocontagiosas, como a leptospirose e infecções intestinais. “Sendo assim, estamos dispostos em trabalhar juntamente com o Hospital Ouro Branco, garantindo uma melhor qualidade assistencial aos nossos pacientes”, pontua ela.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTO: AI Westfália</em></p>
<p>O Rio Grande do Sul vive dias muito difíceis, consequências devastadoras das cheias que atingem todo Estado. Muita destruição e perdas irreparáveis afligem o povo gaúcho e, diante disso tudo, o Sicoob mobiliza ações de solidariedade à sociedade e de apoio aos seus cooperados.</p>
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<p>O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, acompanhado do diretor comercial da cooperativa, Marcelo Trevisan, deslocaram-se do Oeste catarinense ao Rio Grande do Sul para acompanhar de perto as necessidades locais. Eles estão visitando todas as 20 agências da cooperativa no Estado, com atenção especial às áreas atingidas pelas enchentes, conferindo <em>in loco</em> quais são as principais carências nesses municípios a partir de relatos dos associados, funcionários e lideranças locais.</p>
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<p>O roteiro iniciou na última semana pela Região Noroeste e Vale do Taquari, retomando nesta terça-feira (14) na agência de Lajeado, município que foi duramente atingido pelas cheias do Rio Taquari. O roteiro seguiu na quarta-feira em Teutônia e depois pelas unidades da cooperativa na Serra e no Vale do Caí.</p>
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<p> “O Sicoob abriu duas frentes de trabalho diante desse cenário de dificuldade. A primeira, que arrecada fundos e que destina doações em cestas básicas, materiais de higiene e limpeza para auxiliar essas famílias e empresários; e a segunda já pensando na vida futura dessas pessoas, com linhas de crédito especiais e outros benefícios para as pessoas que precisam recomeçar a vida e reconstruir suas propriedades e negócios. Concomitantemente a isso, trabalhamos com a repactuação para quem já tinha crédito contratado e teve que parar suas atividades, uma realidade que encontramos muito aqui no Vale do Taquari”, ressalta Fronchetti.</p>
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<p>O presidente acrescenta que não serão feitos “pacotes”, mas negociações individualizadas, a exemplo do que ocorreu no período de dificuldades impostas pela pandemia. “Ao analisarmos caso a caso, certamente teremos mais trabalho, mas ao mesmo tempo seremos muito mais assertivos, equacionando com as entidades regulatórias a desburocratização desse processo, assim como buscando a habilitação do Sicoob para linhas de crédito disponibilizadas pelo governo. O desejo é de que todos consigam retomar suas vidas, torcendo para que os rios não nos visitem mais tão rapidamente. É preciso muita força para que as pessoas sigam em frente, e o Sicoob quer ser um parceiro para ajudar nesta reconstrução, com os cooperados nos indicando suas necessidades e a cooperativa se adaptando à essa realidade com soluções possíveis”, acrescenta, visivelmente emocionado.</p>
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<p><strong>Campanha SOS Rio Grande do Sul</strong></p>
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<p>Com o objetivo de arrecadar doações em dinheiro destinadas à aquisição de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, móveis, utensílios domésticos e material de construção que possam auxiliar as famílias na limpeza e reconstrução de suas casas e empresas, o Instituto Sicoob, em parceria com o Coopera e as cooperativas do Sicoob, estão desenvolvendo a Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul.</p>
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<p>Paralelamente a isso, todas as agências da cooperativa fora das áreas afetadas no Rio Grande do Sul e agências de Santa Catarina e do Paraná estão apoiando e participando ativamente de campanhas locais em seus municípios, cujos donativos arrecadados estão sendo destinados às cidades gaúchas.</p>
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<p> O Sicoob já utilizou recursos provenientes do Instituto Sicoob. O valor foi investido na compra de donativos, como materiais de limpeza e de higiene pessoal, que foram destinados pela cooperativa para entidades assistenciais e associações de moradores de Lajeado e de Encantado.</p>
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<p>Além disso, a agência de Lajeado adquiriu mais 125 cestas básicas, fraldas descartáveis, materiais de higiene pessoal e de limpeza, que foram direcionados ao CTG Tropilha Farrapa, CTG Bento Gonçalves e associações de moradores que farão a entrega dos mantimentos para famílias dos bairros Jardim do Cedro, Conservas, Santo Antônio e Morro 25. A compra desses materiais também foi possível a partir da destinação financeira por meio do Instituto Sicoob e beneficiou mais de 200 famílias lajeadenses.</p>
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<p><strong>COMO DOAR</strong> – Os cooperados cadastrados no marketplace do Coopera podem realizar as doações com pontos acumulados, cartão de crédito, pontos + cartão de crédito e Pix, por meio da plataforma. As doações também podem ser realizadas por Pessoas Físicas e Jurídicas, por meio da chave Pix 07147834000173, ou pelo banco 756, agência 0001 e conta corrente 80.000.689-5, do Instituto Sicoob.</p>
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<p>Essas doações podem ser realizadas até o dia 31 de maio. Para a prestação de contas, a área de comunicação e marketing do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) divulgará, até o dia 12 de junho, os números e dados da campanha, garantindo a transparência da destinação dos recursos doados. A campanha já mobilizou mais de R$ 3 milhões e, para cada R$ 1,00 doado, o Sicoob acresce R$ 1,00, até o montante de R$ 10 milhões.</p>
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<p><strong>Medidas emergenciais para cooperados</strong></p>
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<p>As cooperativas que integram o sistema Sicoob também estão implementando uma série de iniciativas emergenciais, que visam proporcionar alívio e apoio aos seus cooperados afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.</p>
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<p><strong>LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA PESSOA FÍSICA</strong> – Disponibilização de linha de crédito para Pessoa Física no valor de R$ 10 mil para manutenção familiar, com prazo de 24 meses, carência de seis meses e taxas subsidiadas pelo Sicoob;</p>
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<p><strong>LINHAS DE CRÉDITO EMERGENCIAIS</strong> – Disponibilização de linhas emergenciais para Pessoa Física e Jurídica em condições diferenciadas;</p>
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<p><strong>CRÉDITO RURAL</strong> – Prorrogação dos vencimentos, por 180 dias, das operações vencidas e a vencer no período de 29/04/24 a 31/05/24;</p>
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<p><strong>CARTEIRA BNDES/FINAME</strong> – As parcelas a vencer em 15/05/24 serão prorrogadas ou renegociadas, conforme regras do BNDES;</p>
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<p><strong>CRÉDITO IMOBILIÁRIO</strong> – As parcelas a vencer em maio, junho e julho não serão exigidas no período (pausa) e distribuídas nas parcelas futuras, sem alteração do vencimento final do contrato;</p>
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<p><strong>RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS</strong> – Poderão ser renegociadas em condições especiais, caso a caso, atendendo aos melhores interesses do cooperado;</p>
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<p><strong>CRÉDITOS VENCIDOS</strong> – Suspensão da cobrança de créditos vencidos e negativações por 90 dias;</p>
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<p><strong>PROAGRO</strong> – Criação de um núcleo especializado para apoiar os produtores rurais que necessitarem realizar pedidos de indenizações ao Proagro;</p>
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<p><strong>CONSÓRCIOS</strong> – Serão acatados os pedidos de cancelamento de cotas de consórcios adquiridas em abril e maio/24, com devolução imediata dos valores pagos; e haverá isenção da tarifa de transferência de cotas de consórcio;</p>
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<p><strong>CARTÕES DE CRÉDITO</strong> – Parcelamento das faturas de cartões de crédito vencidas e a vencer em maio/24, com taxas reduzidas a zero, em até seis parcelas; isenção da cobrança de multas pelo não pagamento da fatura de cartão vencida em maio/24; prorrogação da data de vencimento dos cartões vencidos em maio/24, de posse dos cooperados, até a normalização do envio de um novo plástico;</p>
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<p><strong>MÁQUINA DE CARTÕES (SIPAG)</strong> – Isenção, por três meses, da Taxa de Desconto e da cobrança de aluguel dos terminais;</p>
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<p><strong>SEGURO DE VIDA</strong> – Prorrogação do prazo de cancelamento, por inadimplência, de 90 para 180 dias; indenização do sinistro mesmo que o seguro esteja com parcelas em aberto no período, dentro do novo prazo de 180 dias;</p>
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<p>Para acessar esses benefícios, o cooperado deve procurar sua cooperativa ou acessar os canais de atendimento do Sicoob: capitais e regiões metropolitanas pelo fone 4000-1111; demais localidades pelo fone 0800-642-0000.</p>
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<p>Novas medidas poderão ser incluídas e as existentes também podem sofrer alterações conforme regras definidas pelo governo e entidades regulatórias. O Sicoob também segue acompanhando as atualizações na busca por soluções, visando disponibilizar o melhor apoio possível aos cooperados.</p>
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Nova versão do aplicativo da instituição financeira cooperativa tem o intuito de agilizar o relacionamento digital com os cooperados:
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<p>Os 8 milhões de cooperados do Sicoob já podem acessar a nova versão do SuperApp. A atualização já está disponível e conta com diversas melhorias, entre elas, agendamento automático de boletos, cashback e ampliação das camadas de segurança. O aplicativo, que atualmente possui mais de 300 produtos e serviços, responde por 85% das transações realizadas pelos cooperados e conta com mais de 7 milhões de acessos diários.</p>
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<p>De acordo o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, o projeto SuperApp é um dos mais importantes da organização. Inclusive, é classificado no portfólio da instituição como estratégico e tem sido o centro das melhorias na experiência digital dos cooperados. “A nova versão do SuperApp contempla várias atualizações, visando o aprimoramento e melhoria da experiência dos cooperados com interfaces renovadas, modernas e intuitivas, além de aperfeiçoar a segurança”, aponta o executivo.</p>
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<p>Todos os lançamentos poderão ser acessados pelos cooperados, a partir da nova versão do SuperApp, disponibilizada nas lojas virtuais App Store e Play Store.</p>
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<p>Confira as novidades<br /> Crédito - O foco inicial da modernização foi na linha de negócio “Crédito”, pela sua importância para as cooperativas e cooperados. A experiência foi completamente remodelada para possibilitar a simulação e contratação do crédito automático, com limite pré-aprovado, de forma fluida. Além disso, foram disponibilizadas ofertas personalizadas diretamente aos cooperados, de acordo com a disponibilidade das cooperativas e perfis dos cooperados.</p>
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<p>Demais Serviços - As jornadas já existentes de Pix, depósito e pagamentos também foram reformuladas com homes específicas que trazem informações atualizadas sobre esses produtos, bem como novidades para orientação direta aos cooperados. “O foco dessa evolução foi reduzir a quantidade de cliques necessários para concluir as transações, pois sabemos que o tempo dos nossos cooperados é precioso”, ressalta Vilaça.</p>
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<p>Assistente Inteligente para Pagamento de Boletos - A funcionalidade de Agendamento Automático de Boletos também foi aprimorada. Dessa forma, a partir da atualização, o cooperado acessa a funcionalidade e realiza o cadastramento dos beneficiários dos boletos, faixa de valores permitida e data desejada para o agendamento. Uma vez realizado esse processo pelo cooperado, automaticamente e de forma inteligente, o sistema consulta a base centralizada de boletos no sistema financeiro e realiza os devidos agendamentos considerando inclusive eventuais descontos. “Esse procedimento melhora substancialmente a experiência do cooperado, pois todo o trabalho de agendamento é feito de forma automatizada, bastando ao cooperado apenas conciliar a sua movimentação”, explica o diretor.</p>
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<p>Cashback - O SuperApp conta agora com funcionalidade que permite ao cooperado acessar as lojas parceiras, realizar suas compras e receber parte dos recursos de volta, acumulando pontos Coopera - programa de fidelidade e marketplace do Sicoob. É a primeira iniciativa para levar o marketplace e o ecossistema fidelidade Coopera para dentro do SuperApp.</p>
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<p>Segurança – A instituição financeira cooperativa está sempre preocupada com a segurança dos cooperados na realização das transações financeiras. Sendo assim, a partir da nova atualização, foram ampliadas também as camadas de segurança com aplicação de inteligência artificial na solicitação de reconhecimento facial em transações de alto valor, garantindo que foi o próprio cooperado que realizou a transação.</p>
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<p>Vilaça explica que este é o primeiro grande pacote de novidades que o Sicoob disponibiliza desde o lançamento do SuperApp, que ocorreu no final de 2023. “Essa novidade está sendo possível graças à revisão da arquitetura da solução que passou a permitir que os times de negócios e TI construam soluções de forma paralela, com mais agilidade em benefício dos nossos cooperados”, informou Vilaça.</p>
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<p>Sobre o Sicoob<br /> Instituição financeira cooperativa, o Sicoob possui 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outras soluções financeiras.</p>
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<p>É formado por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.</p>
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<p>Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com 4,6 mil pontos de atendimento, e em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente.</p>
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<p>Acesse <a href="http://www.sicoob.com.br">www.sicoob.com.br</a> para mais informações.</p>
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<p>Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.</p>
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Temas aprovados visam a cedência/permuta de profissionais; a doação de área para construção de loteamentos habitacionais:
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<p>Em sessão ordinária realizada excepcionalmente nesta quarta-feira (15), diretamente na Prefeitura de Estrela, em razão do prédio do Poder Legislativo ter sido mais uma vez atingido pela enchente, foram aprovados pelos vereadores, de forma unânime, quatro Projetos de Lei que poderão beneficiar diversos munícipes e impactar futuras medidas. Os projetos já foram sancionados pelo prefeito Elmar Schneider. Eles têm diferentes propósitos dentro da missão de auxiliar os cidadãos e a economia do município em sua reconstrução após a enchente histórica de maio. Estimativas de perdas ultrapassam R$ 1 bilhão. </p>
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<p>O Projeto de Lei 050-04/2024 autoriza o Poder Executivo a receber em doação três áreas de terras com a superfície total de 5,5 hectares para possibilitar a construção de novas moradias, tendo como público-alvo famílias que residem em áreas de risco e perderam suas moradias. O loteador da área ficará com créditos de áreas institucionais para futuros loteamentos. Com isso, o governo já poderá disponibilizar, de forma mais prática e rápida, de áreas para buscar projetos habitacionais junto ao Governo Federal.</p>
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<p>O Projeto de Lei 051-04/2024 autoriza a ampliação do prazo de carência, por parte de comerciantes, pequenas empresas e produtores rurais, que aderiram ao programa Renasce Estrela, para pagamento das parcelas junto às Instituições Financeiras. O programa foi lançado ainda no ano passado, em outra força-tarefa econômica de mobilização, como medida de apoio aos atingidos pela enchente de 2023. Com isso, aqueles que aderiram ao programa terão a prorrogação da isenção do pagamento estendida até janeiro de 2025. O município continuará pagando os juros às instituições bancárias.</p>
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<p>O Projeto de Lei 049-04/2024 regulamenta a cedência de servidores, em especial na área de educação, para trabalharem em seus municípios de residência durante o estado de calamidade e emergência. O objetivo é permitir que servidores efetivos e contratados temporariamente, residentes em outros municípios, como Arroio do Meio e Encantado, mas que atuam em Estrela, permaneçam em seus municípios de origem até que a travessia Lajeado e Arroio do Meio seja restabelecida. E assim da mesma maneira, em situação inversa, aqui. Neste caso é necessária a parceria dos demais municípios ao projeto. </p>
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<p>Já o Projeto de Lei 052-04/2024, a pedido da Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), autoriza o Poder Executivo a revogar excepcionalmente, neste ano de 2024, o feriado municipal de 20 de maio (Aniversário de Estrela), visando reduzir os impactos socioeconômicos sobre a população e os setores comerciais locais.</p>
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<p><strong>Estimativa de perdas</strong></p>
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<p>Segundo dados preliminares, o Poder Executivo de Estrela estima perdas/e ou gastos para a reconstrução do município em torno de R$ 1 bilhão.</p>
<p>Os valores aproximados alcançam a casa dos R$ 280 milhões na agricultura, cerca de R$ 400 milhões para a Indústria, Comércio e Serviços, e ainda cerca de R$ 50 milhões para a limpeza de ruas do perímetro urbano e recuperação de estradas do interior. Ainda outros R$ 40 milhões para a reconstrução de espaços públicos. Com residências perdidas, que num primeiro momento estima-se em duas mil unidades, são outros R$ 240 milhões calculados.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Governo de Estrela</p>
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Após solicitação da Cacis, demanda foi aprovada no legislativo:
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<p>A Câmara de Vereadores de Estrela, em resposta ao pedido da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis), aprovou na tarde de quarta-feira, 15 de maio, em sessão extraordinária, a revogação do feriado municipal referente ao aniversário do município, previsto para o dia 20 de maio.</p>
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<p>O pedido de revogação ocorreu em virtude da recente enchente que assolou o município, demandando a mobilização de recursos e esforços para auxiliar a população afetada. Nesse contexto, a Cacis e a Câmara de Vereadores de Estrela reconheceram a importância de direcionar os esforços coletivos para a recuperação e reconstrução das áreas atingidas. "Entendemos que é momento de unir esforços e colocar força de trabalho para reerguer a nossa comunidade, tanto a população como as empresas", analisa o presidente da Cacis Estrela Claus Wallauer.</p>
<p> </p>
<p>A decisão foi formalizada por meio da Lei Municipal nº 8.027, de 15 de maio de 2024, que autoriza excepcionalmente a revogação do feriado municipal do dia 20 de maio de 2024. O Prefeito de Estrela, em conformidade com as atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal, sancionou a referida lei.</p>
<p> </p>
<p>A medida entra em vigor na data de sua publicação. Na prática significa que em 2024, o dia 20 de Maio em Estrela vai ser considerado dia útil.</p>
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<p>Texto: Júlio César Lenhard </p>
<p>Foto: Júlio César Lenhard</p>
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A Cacis prolongou o prazo da campanha em função das enchentes que assolaram a região:
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<p>A Campanha Dia das Mães Premiado, promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis), tem nova data para o sorteio. Será no dia 28 de Maio. O prazo para a aquisição de cautelas é dia 27 de maio. </p>
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<p>O prolongamento ocorre em função da enchente do Rio Taquari. "É uma maneira de incentivar o comércio local e reerguer os estabelecimentos da nossa cidade, incentivar a compra no comércio local, após essa catástrofe que prejudicou a todos nós de alguma forma", ressalta o presidente da Cacis, Claus Wallauer.</p>
<p> </p>
<p>Em qualquer um dos 69 estabelecimentos participantes, a cada 50 reais em compras os clientes têm direito a uma cautela para participarem da campanha. Serão sorteados cinco vales compras de mil reais, que deverão ser utilizados nos estabelecimentos participantes. </p>
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<p>A campanha tem o patrocínio da Prefeitura de Estrela, da Confiança Jóias e do Sicredi. </p>
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<p>Texto: Júlio César Lenhard </p>
<p>Fotos: Júlio César Lenhard/Cacis Estrela</p>
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Confira as orientações da Universidade para as atividades:
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<p>A <a href="http://www.univates.br">Universidade do Vale do Taquari - Univates</a>, considerando as condições excepcionais de logística e infraestrutura que se colocam à região do Vale do Taquari, informa que as atividades dos cursos de graduação (presenciais e a distância), técnicos e de pós-graduação<em> Lato Sensu</em> (especializações e MBAs)<strong>,</strong> e Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> (mestrado e doutorado<strong>) </strong>assim como cursos livres, <strong>serão retomadas de forma adaptada a partir de 20 de maio (segunda-feira).</strong> </p>
<p> </p>
<p>Para a tomada de decisão pela hibridização das atividades, a Universidade considerou a Resolução do 03/CNP/CP do Conselho Nacional da Educação/Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União na segunda, 13 de maio, normativa que define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, para a retomada segura das aulas na Educação Básica e na Educação Superior em razão do estado de calamidade pública causado pelos eventos climáticos no estado do Rio Grande do Sul. </p>
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<p>A Instituição entende que a situação complexa e sensível que atinge a região do Vale do Taquari e outras áreas no entorno impossibilita que as aulas aconteçam normalmente nas próximas semanas. Além disso, a Universidade ponderou a preocupação com o deslocamento de estudantes e professores ao campus, em razão da queda de pontes e barreiras sobre as rodovias. <strong>Nesta direção, a orientação geral é a de flexibilização das atividades sempre que possível. </strong></p>
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<p><strong>Como funcionará o regime de aulas presenciais para os cursos de graduação e técnicos a partir do dia 20 de maio</strong></p>
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<p>O Calendário Acadêmico, instrumento que rege as atividades acadêmicas na Instituição, foi revisado e teve datas alteradas para contemplar as adaptações de rotinas letivas que se fizeram necessárias a partir do fim de abril de 2024 em decorrência da situação de calamidade na qual se encontra o Rio Grande do Sul. <strong>O Calendário Acadêmico revisado será divulgado em breve.</strong> </p>
<p> </p>
<p>Adianta-se que, além da supressão de duas semanas letivas (toda a primeira quinzena de maio), o cronograma acadêmico também teve alteradas as datas fim do semestre 2024A (27 de julho, exceto para o curso de Medicina) e início do semestre 2024B (05 de agosto), assim como do período de recesso (reduzido para uma semana, entre 29 de julho a 03 de agosto de 2024), com vistas à manutenção, especialmente, das datas das solenidades de conclusão de curso e de colação de grau. </p>
<p> </p>
<p> - Se o professor e o estudante dos cursos presenciais puderem comparecer, as aulas serão realizadas presencialmente na Univates.</p>
<p> - Se o estudante do curso presencial não puder comparecer, a aula será virtual para ele, com transmissão on-line viabilizada pelo professor.</p>
<p> - Se o professor de componente ofertado na modalidade presencial não puder comparecer, a aula será totalmente virtual, tanto para ele, quanto para os estudantes.</p>
<p> - Se o estudante de curso ofertado presencialmente ou na modalidade a distância não puder atender as atividades acadêmicas, deverá abrir um protocolo de Tratamento Acadêmico Exclusivo (TAE) por meio do Universo Univates.</p>
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<p><strong>Importante: </strong>As aulas ministradas serão gravadas e o link para as videoconferências será informado pelo professor de cada disciplina. </p>
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<p><strong>TAE</strong></p>
<p>Estudantes diretamente afetados pela situação de calamidade pública dos municípios que não tenham condições de frequentar as aulas (presencial/híbrida e/ou virtualizada), poderão encaminhar protocolo de TAE, cabendo aos professores administrarem o acesso dos estudantes aos conteúdos via ambiente virtual de aprendizagem (que pode ser síncrono ou assíncrono) e organização das atividades avaliativas nesse período. </p>
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<p><strong>Cursos de graduação EAD </strong></p>
<p>Os cursos a distância seguem a orientação geral, com calendário acadêmico tendo sido adaptado para o início do trimestre letivo de 2024A - 2. </p>
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<p><strong>Atividades práticas, estágios, TCCs e provas dos cursos em diferentes modalidades </strong></p>
<p>A retomada das atividades práticas, dos estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dentro das condições que são possíveis e considerando os diferentes cenários de prática e de estágios dos diversos cursos, serão estendidas e condicionadas aos novos prazos do Calendário Acadêmico. A realização dos TCCs também seguirá novos prazos conforme Calendário atualizado. A realização de provas e atividades avaliativas será orientada pelo docente de cada componente conforme a modalidade na qual a disciplina será ministrada (integralmente virtual, integralmente presencial ou híbrida). </p>
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<p><strong>Ressalvas às diretrizes gerais </strong></p>
<p>Os cursos da Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> (mestrados e doutorados), seguirão uma adaptação de calendário das aulas do Regime Regular específica que será informada diretamente aos estudantes pela Secretaria de Pós-Graduação. As aulas do Regime Intensivo, que ocorrerão no mês de julho, serão virtualizadas. Em caso de dúvidas, contate <a href="mailto:pos-graduacao.strictosensu@univates.br">pos-graduacao.strictosensu@univates.br</a>. </p>
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<p>O curso de Medicina seguirá o Calendário Acadêmico previamente divulgado para 2024, condicionado ao regime de modularidade no qual o bacharelado é ofertado. Em caso de dúvidas, contate <a href="mailto:medicina@univates.br">medicina@univates.br</a>. Será recuperada carga horária das aulas não realizadas, ajustando os cronogramas dos módulos, para os estudantes entre os semestres 1 e 7. As atividades do 8º ao 12º semestre foram mantidas normalmente.</p>
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<p><strong>Formaturas</strong></p>
<p>A realização das solenidades de formatura e de colação de grau para o estudantes dos cursos de graduação e técnicos será mantida nas datas previamente agendadas:</p>
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<p>06/07/24 - Cerimônia de colação de grau do curso de Medicina (CM) - 2024A</p>
<p>03/08/24 - Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA 1) - 2024A</p>
<p>03/08/24 - Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA 3) - 2024A</p>
<p>10/08/24 - Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Exatas e Engenharias (CEE1) - 2024A</p>
<p>10/08/24 - Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências da Vida (CV1) - 2024A</p>
<p>16/08/24 - Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA 4) - 2024A</p>
<p>17/08/24 - Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Exatas e Engenharias (CEE2) - 2024A</p>
<p>17/08/24 - Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA 2) - 2024A</p>
<p>24/08/24 - Cerimônia de formatura dos cursos do Centro de Educação Profissional (CEP1) - 2024A</p>
<p>24/08/24 - Cerimônia de formatura dos cursos do Centro de Educação Profissional (CEP2) - 2024A</p>
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<p><strong>Informações adicionais </strong></p>
<p>Em caso de dúvidas, contate os canais oficiais da Instituição por meio do telefone 0800 7 07 08 09 ou do e-mail <a href="mailto:atendimento@univates.br">atendimento@univates.br</a>. Dúvidas sobre as atividades acadêmicas também podem ser esclarecidas diretamente com as coordenações dos cursos ou pelo e-mail <a href="mailto:universo@univates.br">universo@univates.br</a> ou pelo (51) 3714-7000 (telefone fixo e Whatsapp).</p>
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Qualificação da mão de obra, formação de lideranças e voluntariado pautam bate-papo:
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<p><span>Na terça-feira (14) a CIC Teutônia recebeu a visita de 43 estudantes que participam do Projeto Jovem Empreendedor de Teutônia. Acompanhados da professora Luciana Brune, eles foram divididos em dois grupos para visitação no turno da manhã e da tarde.</span></p>
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<p><span>Além de conhecerem as instalações da sede da entidade empresarial, a equipe de funcionários também apresentou os pilares de atuação (representatividade e soluções empresariais) e as atividades desenvolvidas em cada setor. Na oportunidade ainda foi valorizado o trabalho pelo associativismo e breve histórico da CIC, fundada em 01 de dezembro de 1999.</span></p>
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<p><span>O bate-papo também destacou os princípios do associativismo, a estrutura de governança da entidade e a organização de feiras e eventos, com atenção especial ao perfil da população e das empresas de Teutônia, à geração de empregos por segmento e ao grau de instrução da população.</span></p>
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<p><span> “Foi uma experiência muito legal, inclusive despertando a possibilidade da CIC receber turmas de estudantes do Ensino Médio de escolas de Teutônia, num movimento que contribui para a formação de jovens empreendedores e novas lideranças. Na conversa pudemos falar do funcionamento da entidade e das principais demandas do empresariado local e regional, especialmente com relação à mão de obra. Foi algo diferenciado, uma oportunidade para plantarmos a ‘sementinha’ e valorizarmos o trabalho voluntário, a exemplo do que toda diretoria da CIC realiza em prol da entidade, seus associados e a comunidade como um todo”, destaca a diretora executiva, Carina Schulte Bolfe.</span></p>
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<p><span>A ação vem ao encontro do objetivo estratégico da CIC em “ser reconhecida como uma entidade parceira que promove o senso de pertencimento do empresário, a inovação e o empreendedorismo sustentável”.</span></p>
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<p><span>O Projeto Jovem Empreendedor em Teutônia é desenvolvido pelo Instituto Manager, numa parceria com a Prefeitura de Teutônia e a Universidade do Vale do Taquari (Univates). O município é pioneiro na adesão ao projeto e já formou mais de 90 jovens que, futuramente, estarão aptos ao mercado de trabalho e a empreenderem com suas próprias empresas, fomentando a economia local.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
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