<p>A Lactalis Brasil ampliou sua campanha de apoio às comunidades atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. Frente à necessidade por água potável, o volume envasado para distribuição foi duplicado, e deve atingir 2 milhões de litros distribuídos. A empresa está envasando água nas embalagens plásticas e acartonadas que geralmente carregam leite.</p>
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<p>O processo ocorre na unidade de Teutônia (RS) em paralelo à produção de leite UHT, que segue normalmente. A ação, denominada “Todos Pelo Rio Grande – Lactalis Forte & Responsável”, é uma iniciativa da Lactalis Brasil com apoio de PackSeven, LogoPlaste, Converplast, Tetra Pak e Adami S/A. “Essa é uma iniciativa emergencial de apoio às comunidades gaúchas que se soma a um grande esforço coletivo da empresa e de seus colaboradores de reconstruir o que a chuva levou. Será um trabalho de longo prazo e estaremos junto a nossos funcionários, das prefeituras e do governo do Estado de forma a fortalecer as comunidades locais, um dos preceitos da Lactalis em todos os países onde atua”, pontuou o diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis Brasil, Guilherme Portella.</p>
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<p><br /> A campanha Todos Pelo Rio Grande – Lactalis Forte & Responsável também prevê a doação de 20 mil litros de leite no Vale do Taquari e Região Metropolitana de Porto Alegre e uma campanha de arrecadação. Para cada R$ 1,00 doado por meio do PIX 140494670001-30, a Lactalis colocará novo aporte de igual quantia com limite de R$ 400 mil. O valor será revertido para os colaboradores que tiveram suas casas devastadas. Portella informa que a empresa também antecipou o pagamento do 13º salário para colaboradores atingidos pela enxurrada.</p>
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Devido à histórica enchente na região, novos prazos para participação foram definidos:
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<p>A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócios de Estrela (Cacis) anunciou a prorrogação da tradicional campanha "Dia das Mães Premiado", em resposta à devastadora enchente que recentemente atingiu a região, considerada a maior da história local. A iniciativa visa não apenas dar mais tempo para que os consumidores participem, mas também apoiar a recuperação do comércio local, severamente impactado pelo desastre natural.</p>
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<p>Os clientes agora poderão fazer suas compras e concorrer aos prêmios até o dia 20 de maio, com o sorteio dos cinco vales-compras de R$ 1.000 cada sendo adiado para o dia seguinte, 21 de maio, na própria sede da Cacis, que também foi afetada pela enchente.</p>
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<p>A campanha conta com o apoio do Sicredi, da Confiança Joias e do Governo de Estrela. "Neste momento crítico, é essencial que valorizemos e apoiemos nosso comércio local. Estender a campanha é uma maneira de proporcionar um alívio econômico para as famílias e negócios afetados", explica o diretor executivo da Cacis Paulo Finck.</p>
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<p>Além de incentivar as vendas no comércio local, a campanha também se destaca como um elemento de solidariedade e apoio mútuo entre os habitantes da região. A Cacis reitera o convite à população para que aproveite esta oportunidade de ajudar na reconstrução econômica local, enquanto concorre a prêmios. "Com a economia local tentando se recuperar dos impactos da enchente, iniciativas como a está campanha, são vitais para estimular o fluxo de clientes e a circulação de dinheiro dentro da comunidade, ajudando a manter a vitalidade econômica de Estrela", conclui Finck.</p>
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<p>Texto: Júlio César Lenhard </p>
<p>Em face das devastadoras tempestades e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o Sicoob se mobiliza ativamente para apoiar os seus cooperados. As cooperativas que integram o sistema estão implementando uma série de iniciativas emergenciais, que visam proporcionar alívio e apoio durante este período desafiador.</p>
<p>As medidas incluem a prorrogação do pagamento das parcelas de crédito rural por um período de 180 dias, a criação de linhas de crédito emergenciais adaptadas às necessidades de cada localidade afetada direta ou indiretamente, a suspensão da cobrança de créditos vencidos, o parcelamento sem juros das faturas dos cartões de crédito, além da isenção de aluguel e taxas de desconto nas máquinas de cartões (Sipag), entre outras.</p>
<p>Confira os destaques:</p>
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<li><strong>Linha de crédito especial para pessoa física</strong> - Disponibilização de linha de crédito para pessoa física no valor de R$ 10 mil para manutenção familiar, com prazo de 24 meses, carência de seis meses e taxas subsidiadas pelo Sicoob;</li>
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<li><strong>Linhas de crédito emergenciais</strong> - Disponibilização de linhas emergenciais para pessoas físicas e jurídicas em condições diferenciadas;</li>
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<li><strong>Crédito rural</strong> - Prorrogação dos vencimentos, por 180 dias, das operações vencidas e a vencer no período de 29/4/24 a 31/5/24;</li>
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<li><strong>Carteira BNDES/FINAME</strong> - as parcelas a vencer em 15/5 serão prorrogadas ou renegociadas, conforme regras do BNDES;</li>
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<li><strong>Crédito imobiliário</strong> - As parcelas a vencer em maio, junho e julho não serão exigidas no período (pausa) e distribuídas nas parcelas futuras, sem alteração do vencimento final do contrato;</li>
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<li><strong>Renegociação de dívidas</strong> - Poderão ser renegociadas em condições especiais, caso a caso, atendendo aos melhores interesses do cooperado;</li>
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<li><strong>Créditos vencidos</strong> - Suspensão da cobrança de créditos vencidos e negativações por 90 dias;</li>
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<li><strong>Proagro </strong>- Criação de um núcleo especializado para apoiar os produtores rurais que necessitarem realizar pedidos de indenizações ao Proagro;</li>
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<li><strong>Consórcios</strong> - i) Serão acatados os pedidos de cancelamento de cotas de consórcios adquiridas em abril e maio/24, com devolução imediata dos valores pagos; ii) Haverá isenção da tarifa de transferência de cotas de consórcio;</li>
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<li><strong>Cartões de crédito</strong> - i) Parcelamento das faturas de cartões de crédito vencidas e a vencer em maio/24, com taxas reduzidas a zero, em até 6 parcelas; ii) Isenção da cobrança de multas pelo não pagamento da fatura de cartão vencida em maio/24; iii) Prorrogação da data de vencimento dos cartões vencidos em maio/24, de posse dos cooperados, até a normalização do envio de um novo plástico;</li>
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<li><strong>Máquina de cartões (Sipag)</strong> - Isenção, por três meses: i) da Taxa de Desconto; ii) da cobrança de aluguel dos terminais;</li>
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<li><strong>Seguro de vida</strong> - i) Prorrogação do prazo de cancelamento, por inadimplência, de 90 (noventa) para 180 (cento e oitenta) dias; ii) Indenização do sinistro mesmo que o seguro esteja com parcelas em aberto no período, dentro do novo prazo de 180 (cento e oitenta) dias.</li>
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<li><strong>Doações</strong> - Além desse conjunto de ações em favor dos cooperados, oSicoob está realizando campanha de arrecadação de recursos financeiros, a SOS RIO GRANDE DO SUL, que já mobilizou mais de R$ 2 milhões até o fechamento dessa matéria. E para cada R$ 1 doado será adicionado R$ 1 pelo Sicoob, até o montante de R$ 10 milhões.</li>
</ol>
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<p>Para acesso a esses benefícios, o cooperado deverá procurar sua cooperativa ou acessar os canais de atendimento do Sicoob – Capitais e regiões metropolitanas: 4000 1111; demais localidades: 0800 642 0000.</p>
<p>Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.</p>
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Liberação acontece nesta sexta (10), em uma das faixas na pista sentido interior:
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<p>A CCR ViaSul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS) anunciam que, até o fim da tarde desta sexta (10), será feita a liberação do tráfego em uma das faixas da pista Norte (sentido interior) da ponte do rio Taquari, no km 350 em Lajeado (RS). Ao mesmo tempo, permanece a liberação, também, na pista Sul (sentido capital), em sistema de contrafluxo, ou seja, pista simples.</p>
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<p>Com a liberação, serão duas faixas com fluxo no sentido interior, onde o tráfego se mostra mais intenso. Assim, com a abertura da via, será possível acessar o município pela alça da Rua Bento Rosa, ou, ainda seguir pela via lateral em direção ao Parque do Imigrante. Também será possível ingressar na BR-386 no sentido interior pela alça localizada em frente a Mercedes, na ponte seca, no km 349. Dessa forma, será possível aumentar a fluidez na região, visto que haverá a segmentação do tráfego local em relação ao da rodovia.</p>
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<p>Ambos os órgãos salientam que a operação do tráfego no local seguirá o já adotado na pista contrária, com limite máximo de velocidade de 40 km/h.</p>
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<p>Em paralelo, as equipes de engenharia da Concessionária já promovem as intervenções de recuperação da estrutura da ponte no sentido Norte, sem interferência no fluxo. Conforme a evolução dos trabalhos, será necessário interromper o tráfego até a conclusão das melhorias. Essas ações ainda não têm prazo para início.</p>
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<p><strong>Liberação parcial em tempo recorde</strong></p>
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<p>Desde a última segunda (6) está liberado, sem restrições, o fluxo de veículos leves e pesados sobre a ponte do Rio Taquari e na ponte seca em sistema de contrafluxo apenas pela pista Sul (sentido capital), ou seja, em pista simples, com limite de velocidade de 40 km/h.</p>
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<p>Entre as ações realizadas em tempo recorde que permitiram a liberação emergencial do fluxo sobre as pontes, as equipes da CCR ViaSul executaram os serviços de preenchimento de terrapleno com brita drenante (conhecida como rachão), limpeza dos resíduos sobre faixa de rolamento, aplicação de material fresado e sinalização provisória da via com cones.</p>
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<p>Ainda não há previsão de liberação total da rodovia.</p>
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<p>A CCR ViaSul orienta aos motoristas para que evitem utilizar a rodovia neste período e, caso necessário, que o façam buscando caminhos alternativos.</p>
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<p>Também se faz fundamental respeitar a sinalização implantada nos trechos, bem como as orientações das equipes.</p>
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<p>Tão logo haja qualquer atualização sobre a situação, a CCR ViaSul em conjunto com a PRF fará novo comunicado.</p>
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<p>Outras informações podem ser obtidas pelo 191 da PRF ou pelos canais de comunicação da CCR ViaSul no 0800 000 0290, no site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a> ou, ainda pelo WhatsApp (51) 3303-3858.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa</em></strong></p>
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Tendo em vista a série de estragos causados pela maior enchente da história do município, a Administração Municipal decretou situação de emergência:
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm6"><span>Segundo relatório da Emater/Ascar-RS, a cidade recebeu entre os dias 27 de abril e 3 de maio, 757 milímetros de chuva, o que provocou inundações, deslizamentos e quedas de barreiras por todo território. </span></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm6"><span>Segundo o prefeito Fábio Mertz e o vice-prefeito Lairton Heineck, as perdas estimadas, num levantamento preliminar, já passam de R$ 60 milhões. </span></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm6"><span>“O cenário em alguns locais, como a Avenida 10 de Novembro, Loteamento Brisas do Forqueta e Cidade D’Água, é catastrófico, de muita tristeza. Precisamos de recursos financeiros e ajuda humanitária para reconstruir tudo”, avaliam. </span></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm6"><span>A tragédia deixou 1.130 pessoas desabrigadas, 603 casas atingidas até o momento. Os engenheiros estão fazendo uma análise técnica de quais residências foram comprometidas e estima-se 61 perdas totais. </span></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm5"><strong><span>Agricultura </span></strong></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm6"><span>A base da economia foi duramente abalada, seja com a falta de energia elétrica ou mesmo com as estradas bloqueadas que deixou centenas de produtores sem receber ração nas granjas. </span></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm6"><span>Além da morte de animais, houve perda de matéria-prima, como a produção de leite sendo jogada fora. As águas também danificaram lavouras de milho destinadas para silagem e de grãos como a soja. O prejuízo financeiro chega a R$ 30 milhões. </span></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm5"><strong><span>Pix solidário </span></strong></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm6"><span>A Associação Comercial e Industrial organiza um pix solidário para arrecadar recursos financeiros e auxiliar no processo de reconstrução de todos os segmentos da economia e as famílias atingidas. A chave é o CNPJ - 08.208.665/0001-05. </span></span></p>
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<p class="gmail-normal"><span class="gmail-tm6"><span>Fotos Daniel Storck (aérea) </span></span></p>
<p>A Lactalis Brasil ampliou sua campanha de apoio às comunidades atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. Frente à necessidade por água potável, o volume envasado para distribuição foi duplicado, e deve atingir 2 milhões de litros distribuídos. A empresa está envasando água nas embalagens plásticas e acartonadas que geralmente carregam leite. O processo ocorre na unidade de Teutônia (RS) em paralelo à produção de leite UHT, que segue normalmente.</p>
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<p>A ação, denominada “Todos Pelo Rio Grande – Lactalis Forte & Responsável”, é uma iniciativa da Lactalis Brasil com apoio de PackSeven, LogoPlaste, Converplast, Tetra Pak e Adami S/A. “Essa é uma iniciativa emergencial de apoio às comunidades gaúchas que se soma a um grande esforço coletivo da empresa e de seus colaboradores de reconstruir o que a chuva levou.</p>
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<p>Será um trabalho de longo prazo e estaremos junto a nossos funcionários, das prefeituras e do governo do Estado de forma a fortalecer as comunidades locais, um dos preceitos da Lactalis em todos os países onde atua”, pontuou o diretor de Comunicação, CSR e Assuntos Regulatórios da Lactalis Brasil, Guilherme Portella.</p>
<p><br /> A campanha Todos Pelo Rio Grande – Lactalis Forte & Responsável também prevê a doação de 20 mil litros de leite no Vale do Taquari e Região Metropolitana de Porto Alegre e uma campanha de arrecadação. Para cada R$ 1,00 doado por meio do PIX 140494670001-30, a Lactalis colocará novo aporte de igual quantia com limite de R$ 400 mil. O valor será revertido para os colaboradores que tiveram suas casas devastadas. Portella informa que a empresa também antecipou o pagamento do 13º salário para colaboradores atingidos pela enxurrada.</p>
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<p><strong>Crédito da foto: Rodrigo Brune</strong> </p>
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Representantes de Osasco e Itapecerica da Serra participaram do encontro que pautou novas ações e definiu próximos passos:
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<p>Uma reunião estratégica entre representantes do Governo de Estrela, da Defesa Civil de Estrela, RS, SC e do Estado de São Paulo, e ainda representantes das cidades paulistas de Osasco e Itapecerica da Serra, foi realizada ao fim da manhã desta sexta-feira (10). Participaram ainda representantes da Brigada Militar, Bombeiros e outras frentes que estão nos mais diversos serviços de amparo às vítimas. Vale destacar que Estrela, por questões logísticas e já está servindo como base de apoio para outros nove municípios: Taquari, Triunfo, Bom Retiro do Sul, Roca Sales, Encantado, General Câmara, Colinas, Arroio do Meio e Travesseiro. </p>
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<p>A reunião da manhã traçou algumas estratégias pontuais para facilitar o atendimento à comunidade atingida e ações mais urgentes de reestruturação dos serviços básicos, como saúde, água, luz e demais necessidades. A experiência da Defesa Civil de SP com situações de desastres, assim como também das duas cidades que, assim como outras, tem dado um auxílio gigantesco nas ações de socorro e auxílio às vítimas da enchente, pautou algumas iniciativas pontuais. Osasco, por sinal, que se classificou como coirmã de Estrela, enviou o auxílio de helicópteros para auxiliar os trabalhos.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Todo o valor recebido será revertido para aquisição de insumos para produção e distribuição de refeições na região:
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<p>A Fundação Univates organizou uma chave PIX própria para receber doações que serão direcionadas exclusivamente para a Cozinha Solidária - Vale do Taquari. O valor recebido será utilizado para a compra de insumos necessários para a produção e entrega de refeições para pessoas afetadas pelas enchentes e voluntários que estão atuando na região. A prestação de contas será feita no portal da Instituição.</p>
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<p>A Cozinha Solidária - Vale do Taquari é uma iniciativa de um grupo de voluntários que utiliza uma cozinha cedida pela Univates. Todos os dias são produzidas mais de 2 mil refeições, que são distribuídas em diferentes municípios da região.</p>
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<p><strong>A chave PIX para doações é: </strong><a href="mailto:ajudavt@univates.br"><strong>ajudavt@univates.br</strong></a></p>
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<p>Interessados em atuar como voluntários na Cozinha Solidária - Vale do Taquari podem participar do grupo de WhatsApp disponível <a href="https://chat.whatsapp.com/B9LEPBgztwiLQn5zXprLd1">neste <em>link</em></a>. Doações de alimentos perecíveis e não perecíveis podem ser entregues no Laboratório de Gastronomia, na sala 515 do Prédio 9.</p>
<p>Nesta semana, o presidente do Sicoob São Miguel SC/PR/RS, Edemar Fronchetti, juntamente com o diretor comercial da cooperativa, Marcelo Trevisan, deslocaram-se para visitar todas as agências da cooperativa no Rio Grande do Sul, com atenção especial às áreas atingidas pelas enchentes. O objetivo da visita é prestar solidariedade aos funcionários, cooperados, familiares e comunidade em geral, identificando necessidades e mobilizando doações, arrecadações e mutirões para ajudar no socorro de quem precisa e contribuir na reconstrução das comunidades.</p>
<p>Em contraponto à tamanha catástrofe o que se vê são pessoas, em sua grande maioria voluntárias, com um senso de ajuda e solidariedade imenso, servindo para acolher, cuidar e ajudar a todos com grande empatia e humanização.</p>
<p>Diante do cenário desolador, emocionado, o presidente Edemar Fronchetti fez um apelo a todos: "Estamos vivendo um momento muito difícil, no qual a união e a solidariedade das pessoas serão fundamentais para enfrentarmos essa crise. Precisamos nos unir e mobilizar todos os recursos possíveis para ajudar as famílias a reconstruirem seus lares e suas comunidades."</p>
<p>O Sicoob, por meio do Instituto Sicoob, está realizando a Campanha SOS Rio Grande do Sul para angariar recursos que já estão sendo utilizados para aquisição de itens conforme as necessidades de cada local. Os cooperados podem apoiar doando seus pontos acumulados no Coopera, além disso, cooperados e não cooperados também podem doar via PIX (Chave CNPJ: 07.147.834/0001-73 | Banco: 756 | Agência: 0001 | C/C: 80.000.689-5 | Beneficiário: Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável).</p>
<p>Ainda, todas as agências da cooperativa fora das áreas afetadas no Rio Grande do Sul e agências de Santa Catarina e Paraná estão apoiando e participando ativamente das campanhas locais em conjunto com iniciativa privada em seus municípios visando arrecadação e aquisição de itens essenciais que estão sendo levados para as cidades gaúchas.</p>
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As consequências da enchente serão sentidas por tempo ainda indeterminado no município, mas gestão busca normalizar em parte os atendimentos públicos na Saúde:
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<p>Nas diversas frentes de atuação nos dias que se seguem ao maior desastre natural e humano do município e região, o Governo de Estrela busca normalizar parte dos serviços públicos de atendimento à população dentro do grave contexto. Neste sentido, a saúde ganha atenção especial e diversos serviços municipais estão sendo oferecidos.</p>
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<p><strong>Confira os pontos e horários:</strong></p>
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<p> <em> - Unidade Básica de Saúde (UBS) Central: funcionamento 7h às 17h (sem fechar ao meio-dia). No sábado (11) e domingo (12) funcionará de forma extraordinária no mesmo horário.</em></p>
<p><em>- UBS Boa União: 7h às 17h (sem fechar ao meio-dia).</em></p>
<p><em>- Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Imigrantes: 7h30min às 16h30min sem fechar ao meio-dia).</em></p>
<p>- Posto Auxiliadora: 7h às 12h e 13h às 16h, mas a partir de segunda-feira (dia 13).</p>
<p><em>- A ESF Indústrias funcionará no endereço do prédio novo a partir de 13/05 (segunda-feira), das 7h30min às 16h30min.</em></p>
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<p><strong>Direto nos abrigos</strong></p>
<p> </p>
<p>O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também está operando: das 7h às 17h (sem fechar ao meio-dia) e neste sábado (11) pela manhã das 7h às 12h. Também está sendo realizado atendimento especial direto nos abrigos. Entre estes, apoio psicossocial por uma equipe itinerante com atendimentos de rotina através de enfermeiras, médicos e técnicos de enfermagem, como também psicólogos. </p>
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<p><strong>Outras frentes</strong></p>
<p> </p>
<p>Já o Hospital de Campanha montado no Sesi Estrela está operando das 8h à meia-noite</p>
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<p>A Unidade Móvel de Saúde de Estrela retornará na segunda-feira (13/05) com o seu atendimento conforme cronograma mensal.</p>
<p> </p>
<p>Já a Secretaria da Saúde está funcionando na parte superior do Posto Central, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.</p>
<p> </p>
<p>E o Hospital Estrela está atendendo 24 horas. Mas os partos e cirurgias estão sendo encaminhados para hospitais da região. Os atendimentos eletivos permanecem suspensos até o dia 15 de maio.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">__________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>