<p>O município de Travesseiro foi duramente afetado pelas chuvas e inundações dos últimos dias. Os danos são significativos, mas a comunidade é resiliente e, com muito esforço, está gradualmente reconstruindo o que foi perdido.</p>
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<p>As equipes da prefeitura continuam trabalhando em várias frentes para desobstruir as vias e garantir o acesso de veículos, bem como para fornecer mantimentos e alimentos aos moradores. Algumas estradas estão sendo construídas e outras recuperadas. Além disso, pontes provisórias estão sendo instaladas para facilitar o acesso aos serviços essenciais.</p>
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<p>A Escola Estadual Monsenhor Seger permanece como ponto de doação e coleta de suprimentos. Já a EMEF Pedro Pretto tem o ponto de distribuição de roupas, colchões, travesseiro e outros materiais.</p>
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<p><strong>FOTOS: FELIPE STEFANI</strong></p>
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Levantamento prévio do Governo de Estima investimentos elevados apenas para uma primeira ação de remoção do lixo, entulhos, limpeza e recuperação prévia das vias e estradas e locais públicos:
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<p>A dimensão dos estragos materiais e consequentemente também sociais em razão da recente enchente começa a ser calculada em Estrela. Segundo dados prévios, a estimativa é que os valores necessários a serem investidos ultrapassem os R$ 50 milhões apenas para uma primeira ação de limpeza de vias urbanas, rurais e parques, ainda recuperação inicial das mesmas, e também remoção de lixo e entulhos. Ao todo são cerca de 250 km de vias atingidas e estimativa de até 45 mil toneladas de entulhos somente na área urbana. Como comparação, a enchente de setembro de 2023 foi de 15 mil toneladas.</p>
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<p>Diversas operações já estão em andamento, com força municipal e de equipes terceirizadas, assim como empresas voluntárias. Segundo primeiro estudo, são mais de 65 km de vias urbanas e outros 183 km de estradas rurais que foram atingidas e que precisarão de remoção de lodo e entulhos, limpeza e reparos em diversas escalas, como por exemplo a colocação de brita em estradas rurais que permita ao menos a circulação em um primeiro momento de maneira mais emergencial. Somente com estas operações calcula-se gastos com mais de R$ 27,4 milhões.</p>
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<p>No que se refere à limpeza urbana, incluindo o desentupimento das redes pluviais, remoção dos entulhos, estruturas de casas, do lixo acumulado, também em parques e praças, estima-se custos superiores a R$ 21,1 milhões. Dentro de um cálculo inicial, são mais de 45 mil toneladas de materiais, três vezes mais que na enchente de setembro de 2023, até então considerada a maior da história. Há de se considerar que muitas casas e locais comerciais, assim como também indústrias, ainda estão avaliando o uso ou não de diversos itens e uma posterior remoção dos mesmos ainda pode impactar drasticamente nestes números.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Geólogo Marcelo Gramani esteve em Westfália no domingo e na segunda-feira:
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<p>Diante das fortes e intensas chuvas que atingiram Westfália desde o dia 29 de abril, registrando mais de 700 milímetros, alguns pontos do Município apresentaram rachaduras no solo e deslizamentos. Estas áreas de risco foram monitoradas em conjunto por profissionais e moradores, desde o princípio, tendo em vista garantir a segurança de toda a comunidade.</p>
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<p>Neste sentido, no domingo e na segunda-feira à tarde, dias 05 e 06 de maio, Westfália recebeu a equipe da Defesa Civil de São Paulo, a qual vem prestando serviço voluntário em todo o Vale do Taquari. O geólogo Marcelo Gramani, acompanhado da Brigada Militar, do prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, e do secretário de Obras, Viação e Interior, Élcio José Lupatini, visitou, vistoriou e avaliou áreas de maior risco no Município.</p>
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<p>No momento, a orientação é para que os moradores de áreas de risco deixem as residências especialmente em dias de chuva forte, uma vez que as encostas seguem encharcadas e há nova previsão de altos índices de chuva para os próximos dias. Gramani, que tem mais de 20 anos de experiência, também orientou os moradores sobre como contribuir com o Município com informações de movimentação de massa nos pontos, uma vez que este monitoramento é importante e deve ocorrer constantemente.</p>
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<p>É fundamental que a população se mantenha alerta nos próximos dias e informe a Prefeitura sobre qualquer alteração que venha a ocorrer. “Precisamos primar pela segurança de todos. Por isto, pedimos a compreensão e colaboração da comunidade em momentos de interdição de vias ou qualquer outra medida que possa se fazer necessária. O Município segue à disposição para auxiliar no que estiver ao seu alcance”, considerou o prefeito, Joacir Docena.</p>
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<p><strong>Acesso à Linha Paissandu interditado</strong></p>
<p>Importante reforçar que o acesso à Linha Paissandu pelo Centro segue interditado em virtude de rachaduras na via e entorno, além de deslizamento próximo. A rota alternativa é a RSC-453 (Rota do Sol) e a Picada Horst. Ainda não há previsão de liberação da Estrada Geral para o fluxo de veículos.</p>
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<p><strong>Município engajado na recuperação</strong></p>
<p>Desde a quarta-feira, dia 1º de maio, a Secretaria de Obras, Viação e Interior centraliza seus trabalhos na recuperação e desobstrução de vias do Município, além de ajustes nos acessos e remoção de terra nas propriedades rurais atingidas. Neste sentido, pede a compreensão da comunidade, uma vez que os serviços particulares estão temporariamente suspensos.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTOS: AI Westfália</em></p>
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Doações são necessárias neste momento:
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<p><span>O município de Travesseiros segue precisando de doações de alimentos, água potável, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal e voluntários.</span></p>
<p><span>No momento, não precisa mais de doação de roupas.</span></p>
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Trajeto é destinado, exclusivamente, para veículos de emergência e caminhões:
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<p>Órgãos de segurança, trânsito e resgate implementaram rota emergencial pela BR-290 destinada, exclusivamente, ao atendimento das regiões que então isoladas pelas enchentes em Eldorado do Sul e Guaíba (RS). A operação conta com a integração entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS), CCR ViaSul, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) e outras instituições.</p>
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<p>Assim, veículos com caráter emergencial autorizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS) poderão fazer a travessia pela nova ponte, levando suprimentos e mantimentos para as comunidades atingidas.</p>
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<p>Os veículos que vêm pela Freeway seguirão até a região do km 94, onde serão desviados para a pista contrária no sentido litoral, ingressando então pelo que era a alça de saída da ponte, na contramão. Já veículos oriundos da BR-448, poderão utilizar a alça de entrada a Porto Alegre no km 22 e fazer o mesmo trajeto. Todo o trecho está com sinalização específica e reforçada para auxiliar na orientação dos motoristas.</p>
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<p>As equipes da Concessionária seguem trabalhando ao longo de toda a concessão avaliando as condições do trecho constantemente.</p>
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<p>Também, a empresa segue em constantes conversas com PRF, Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos que realizam ações fundamentais em períodos tão dramáticos quanto o que vivemos.</p>
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<p>Não mediremos esforços para restabelecer a segurança e fluidez das rodovias sob administração da CCR ViaSul o quanto antes, buscando alternativas para prestar o apoio, priorizando as áreas onde existem pessoas isoladas pelos últimos eventos climáticos.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa<br /> <br /> </em></strong></p>
<p>A Promotoria de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul recomenda a evacuação imediata da área de Linha Harmonia Alta e Fundos. O comunicado chegou ao Município na manhã desta quarta-feira, dia 08/05, através do Promotor e Coordenador Regional da Defesa Civil, Sérgio Diefenbach.</p>
<p><br />Desde a terça-feira, dia 30/04, o Município, através da Defesa Civil, orienta aos moradores a saída do local. Além de comunicados via redes sociais e rádio, autoridades estiveram presentes pessoalmente para contatar as famílias em áreas de maior risco. Orientações também foram repassadas através de moto-som.</p>
<p><br />A região apresenta movimentação de massa em virtude do alto volume de chuva registrado entre o fim de abril e os primeiros dias de maio. Apesar do tempo seco do começo desta semana, equipes técnicas avaliaram o solo e constataram que a área segue se deslocando. E a preocupação se agrava em virtude da previsão de chuvas para os próximos dias.</p>
<p><br />Diante da recomendação do Ministério Público, o Município organiza novo plano de ação. Ainda na manhã desta quarta-feira, equipes da Prefeitura, acompanhadas de policiais da Brigada Militar, se deslocarão até a região para notificar as famílias residentes nas áreas de risco. Além disso, haverá novamente circulação de moto-som. <br />Além da evacuação imediata, a Promotoria de Justiça alerta os moradores que só deverão retornar às suas residências com laudo definitivo que ateste a segurança do local.</p>
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<p>Acolhimento das famílias<br />A equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação está preparada para acolher as famílias no ginásio da EMEF Professor Guilherme Sommer, no Bairro Canabarro.</p>
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Vacinação acontece de segunda a sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde:
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<p>Em Westfália, a vacinação contra a Influenza (gripe) está liberada, a partir desta semana, para toda a população a partir dos seis meses de idade. A imunização, mediante apresentação da Caderneta de Vacinação, ocorrerá enquanto houver estoque da vacina.</p>
<p>A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11 horas e das 13 horas às 16h30min, tendo por local a Unidade Básica de Saúde (UBS). Mais informações podem ser obtidas no Posto de Saúde ou pelo telefone (51) 3840-0313, com o Setor de Enfermagem.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTO: AI Westfália</em></p>
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Diante do atual momento de calamidade pública com as cheias que assolam o Rio Grande do Sul e, mais uma vez, o Vale do Taquari, a CIC Teutônia e a Prefeitura de Teutônia
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<p><span>comunicam o cancelamento da Festa de Maio 2024, que ocorreria em Teutônia no período de 28 de maio a 02 de junho. A comissão organizadora do evento esteve reunida na manhã desta segunda-feira (06).</span></p>
<p><span>Aos expositores da Feira Comercial, Industrial e de Serviços, a CIC informa que fará contato individualmente para tratativas quanto ao reembolso do valor dos estandes. Mais informações sobre os estandes podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-1233.</span></p>
<p><span>Para quem adquiriu ingressos antecipados para a grade de shows pelo site oficial do evento ou em pontos de venda nas modalidades cartões e PIX, o estorno será realizado pela ticketeira “Minha Entrada”. Para quem adquiriu ingressos em dinheiro nos pontos de venda, o reembolso ocorre nos mesmos pontos de venda mediante devolução do ingresso, a partir do dia 13 de maio. Mais informações sobre ingressos podem ser obtidas pelo fone (48) 3053-9119 ou pelo e-mail </span><span style="text-decoration: underline;"><span><a id="OWAc5d98c00-433c-7afe-943f-de597a597121" href="mailto:atendimento@minhaentrada.com.br"><span>atendimento@minhaentrada.com.br</span></a></span></span><span>.</span></p>
<p><span>Neste momento a prioridade está em salvarmos vidas e reconstruirmos o Estado.</span></p>
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<p align="right"><span>Comissão Organizadora da Festa de Maio 2024</span></p>
<p align="right"><span> </span></p>
<p align="right"><span> </span></p>
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A CCR ViaSul informa que concluiu a liberação do fluxo que estava retido em outra região da BR-386:
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<p>A CCR ViaSul informa que concluiu a liberação do fluxo que estava retido em outra região da BR-386, na altura do km 296, em Pouso Novo. Da mesma forma como implantado em Marques de Souza no último sábado (4), as equipes da Concessionária liberaram, em caráter <strong>EXCLUSIVAMENTE </strong>emergencial, um acesso para os veículos que estavam bloqueados em razão de deslizamentos na região.</p>
<p>A Concessionária reforça que o tráfego <strong>NÃO</strong> está liberado no trecho.</p>
<p>Em paralelo, as equipes da Concessionária formada por geólogos, engenheiros e especialistas de infraestrutura do Estado seguem avaliando as condições dos trechos afetados pelas inundações, visando desobstruir as vias fundamentais para o transporte de pessoas e recursos.</p>
<p>Também, ao longo deste domingo (5), será permitido, exclusivamente em caráter emergencial, o acesso de veículos autorizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS), bem como de pedestres e ciclistas, na região da BR-386 entre Marques de Souza e Estrela, nas pontes do Arroio Boa Vista (km 351), do rio Taquari (km 350) e da ponte seca (km 349).</p>
<p>Importante destacar que o tráfego dos veículos autorizados funcionará em sistema de contrafluxo apenas pela pista Sul (sentido capital), ou seja, em pista simples, com limite de velocidade de 40 km/h. Após a passagem pela ponte do Arroio Boa Vista, o fluxo retorna à pista duplicada em ambos os sentidos.</p>
<p>A Concessionária reforça que, veículos que não possuem autorização da PRF não poderão utilizar a rodovia até que haja, ao menos, liberação parcial da rodovia.</p>
<p>Não há previsão de liberação nesses pontos da rodovia.</p>
<p>A CCR ViaSul orienta aos motoristas para que evitem utilizar a rodovia neste período e, caso necessário, que o façam buscando caminhos alternativos.</p>
<p>Também se faz fundamental respeitar a sinalização implantada nos trechos, bem como as orientações das equipes.</p>
<p>Tão logo haja qualquer atualização sobre a situação, a CCR ViaSul fará novo comunicado.</p>
<p>Outras informações podem ser obtidas pelo Disque CCR ViaSul no 0800 000 0290, no site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a> ou, ainda pelo WhatsApp (51) 3303-3858.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa</em></strong></p>
<p><span>Na manhã do último sábado (27) ocorreu mais uma edição de descarte consciente de lixo eletrônico, iniciativa que integra a ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista. Com posto de coleta localizado junto à CIC Teutônia, no Centro Administrativo Municipal, foram recebidos mais de 300 itens, entre televisores (17), reatores (20), roteadores (14), placas de Raio-X (30), controles remoto (20), receptores, jarras elétricas e garrafas térmicas, relógios de parede e de pulso, barbeadores, disjuntores, calculadoras, rádios e caixas de som, liquidificadores, telefones e celulares, micro-ondas, notebooks, impressoras, teclados e monitores, videogames, ventiladores, cabos diversos, entre outros, além de lâmpadas, holofotes e 46 litros de óleo de cozinha, todos oriundos de Pessoa Física.</span></p>
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<p><span>Os materiais foram coletados por empresa especializada e parceira da ação, que dará o destino final correto.</span></p>
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<p><span>A iniciativa teve por objetivo a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo. É uma realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, que tem como mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare e Sicredi.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>