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Administração Municipal, que através de equipes especializadas mantinha desde a última semana um estado de alerta, optou por abrir a “Sala de Situação”, de onde centralizará o monitoramento das chuvas
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<p>Atento aos mais diversos órgãos meteorológicos do Estado e do Brasil, e também à Defesa Civil Estadual, o Governo de Estrela manteve o regime de plantão das autoridades competentes locais, aberto desde o fim da última semana, visando o gerenciamento e acompanhamento das condições climáticas na Bacia Hidrológica do Vale do Taquari, e que podem ocasionar uma nova enchente. A novidade é que o mesmo agora será centralizado na “Sala de Situação”, montada na Defesa Civil local, de onde é monitorada a situação e de onde serão definidas as estratégias a serem tomadas. O tema também foi a pauta central da reunião do prefeito Elmar Schneider com todos os secretários municipais, realizada na manhã desta segunda-feira (29), visto a demanda geral aos mais diversos serviços e setores públicos que uma possível nova cheia pode ocasionar.</p>
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<p>Na Sala da Situação, os profissionais contarão com sistema de monitoramento. Equipes serão mantidas em plantão e boletins serão divulgados sistematicamente. Reuniões serão realizadas pelo grupo técnico a cada 12 horas, visando a tomada de decisões mais pontuais de acordo com o atual contexto. </p>
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<p>Na tarde desta segunda-feira (29), representantes de diversos setores que acabam sempre envolvidos no atendimento destas situações estiveram reunidos na “Sala da Situação”. Participaram representantes dos Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil, secretarias, entre elas Desenvolvimento e Habitação; Infraestrutura Urbana, Administração e Segurança Pública, e departamentos como Trânsito e Meio Ambiente. Câmara de Vereadores, Gabinete e comunicação também estiveram presentes. Materiais como coletes, barcos e veículos já estão de disponíveis, assim como agentes de prontidão.</p>
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<p>Na pauta, o acerto de estratégias para as mais diversas escalas de uma possível enchente ou outros eventos climáticos que possam ocorrer, numa alusão ao vendaval de janeiro. “Não podemos esquecer que estamos trabalhando com previsões, e eles podem mudar de hora em hora. Por isso precisamos estar atentos a todos os sinais, possibilidades e providências para que possamos dar uma resposta ágil e qualificativa quando necessário”, destacou Marcelo de Abreu Fernandes, da Segurança Pública. O coordenador da Defesa Civil, Lindomar de Freitas, reforçou. “Por isso precisamos da atenção das pessoas para que fiquem atentas aos alertas, e respeitem os pedidos, como por exemplo para quando forem solicitadas que deixem suas casas”, afirmou ele, ao citar, por exemplo, que a remoção de famílias é feita pelos Bombeiros, mas que podem contar com o apoio da Defesa Civil.</p>
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<p>Medidas e estratégias para o possível resgate e alojamentos de famílias também foram pré-estabelecidas. Pedidos para que a população evite o translado desnecessário pelas vias da cidade nos momentos mais críticos também foi feito, sendo que na cota entre 17 e 19 metros ao menos 7 pontos já precisam ser interrompidos, principalmente em vias do interior, e que até 23 metros são pelo menos 50 os pontos que podem ser bloqueados.</p>
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<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p>O prefeito Germano Stevens assinou a ordem de início da pavimentação em PAVS – piso de concreto intertravado a ser realizado na linha Rechts. A obra, que já iniciou nesta semana, é dividida em duas partes, contemplando os trechos mais íngremes, entre a entrada da comunidade até a propriedade Spies. O total da pavimentação será de 1.140,00 m de extensão, com investimento de R$ 990.761,71 . O cronograma de finalização, se o tempo permitir é de 4 meses. </p>
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<p>Para facilitar e agilizar a obra, o trecho entre a propriedade da Mario Barili e o cruzamento foi fechado. Os motoristas deverão acessar a Linha Garibaldi pelo travessão. </p>
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<p>Conforme o prefeito Germano Stevens, a opção em fazer a pavimentação com PAVS se deve a economia e a extensão contemplada, em comparação a pavimentação asfáltica. “Com o mesmo investimento em pavimentação asfáltica, devido ao relevo do terreno e aos custo do asfalto, apenas 500 metros seriam executados. Com o PAVS estaremos resolvendo em quase 100% os piores pontos íngremes, e nada nos impede de que mais tarde fazermos o capeamento asfáltico, já que a base estará pronta” destacou Stevens. </p>
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<p>Stevens também menciona que o principal foco foi resolver a solicitação desta importante comunidade: “Esta solicitação já vem de muitos anos. Muitas vezes já se falou nessa obra, mas o problema nunca foi tentado resolver e permanecia! Trabalhamos para tentar melhorar a vida das pessoas e para que nossos produtores possam escoar melhor a sua produção e esse problema é um anseio antigo da comunidade” finalizou.</p>
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<p>Foto Crisa Thomé e divulgação</p>
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Lely Center Milkparts instala 50º equipamento de tecnologia holandesa em sua área de atuação. Empresa com sede em Westfália atende a região do Vale do Taquari, Sul do Estado e Serra Gaúcha:
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<p><span>Em âmbito mundial, a empresa Lely, com sede na Holanda, está comemorando a instalação do robô de ordenha número 50.000. Em contrapartida, o Lely Center Milkparts, subsidiário da empresa com atuação global sediado em Westfália, anuncia a venda do 50º robô de ordenha na sua área de atuação. O equipamento está em fase final de instalação na propriedade rural da família Mazutti, em Guaporé, na Serra Gaúcha.</span></p>
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<p><span> “Ou era isso ou iríamos parar tudo. Já tínhamos planos de cercar a área de terra e largar boi de corte. Não fosse essa possibilidade, nem eu nem meu irmão iríamos continuar com a produção leiteira na propriedade. Agora, com essa tecnologia, toda família vai seguir na atividade”, valoriza Maurício Mazutti (31), que junto dos pais Mauro (60) e Ivânia (56), e do irmão Lorenzo (17), conduz as atividades na propriedade da família em Linha Fernando Abott.</span></p>
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<p><span> O equipamento deve entrar em operação em até dois meses, após concluídas as obras de ampliação do galpão e infraestrutura para o gado leiteiro. Atualmente a propriedade possui ordenha convencional, que será desativada. “Nunca mais queremos voltar a esse modelo de produção, com a família sem horário para nada. Nesse formato, em outras palavras, o leite é uma cadeia, enquanto que o robô auxilia bastante e contribui para a qualidade de vida, o bem-estar animal e o incremento em volumes produtivos, com a possibilidade de realizarmos a terceira ordenha no dia. É muito funcional, o que motivou a investirmos nessa tecnologia”, ressalta Maurício.</span></p>
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<p><span> <strong>Custo benefício</strong></span></p>
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<p><span> A propriedade iniciou com cinco vacas, com os avós realizando a ordenha à mão e produzindo queijo para ser comercializado na cidade. Depois, evoluíram para tarro e tanque à água, ainda da época em que o leite era levado até a estrada para coleta do caminhão.</span></p>
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<p><span> Com a aquisição de áreas de terra próximas, Maurício lembra o investimento no rebanho. “Quando firmei o pé na propriedade comecei a investir em genética dos animais, há mais de dez anos, e em instalações, como galpão. Desde então não paramos mais e hoje estamos instalando o primeiro robô”, lembra.</span></p>
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<p><span> Até o ano passado os Mazutti também trabalhavam com suinocultura, interrompendo a produção por falta de mão de obra. Atualmente o foco está na produção de leite, cujo investimento em ordenha robotizada supre a falta de mão de obra no campo. Na propriedade com mais de 100 hectares também há o plantio para nutrição animal.</span></p>
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<p><span>O rebanho conta com 120 animais da raça holandesa, entre vacas, novilhas e terneiras. A produção está em cerca de dois mil litros de leite por dia, média de aproximadamente 30 litros de leite vaca/dia. “Com o robô a expectativa é de que o volume médio diário por vaca possa chegar a pelo menos 40 litros. Para começar já está muito bom. Projetamos crescimento a partir desse primeiro robô na propriedade, aproveitando esse tempo para investir nas terneiras, e já pensando num segundo robô. Esse é o futuro da cadeia produtiva do leite”, revela Maurício.</span></p>
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<p><span>Diante das opções tecnológicas encontradas no mercado brasileiro, a escolha pelo equipamento da marca Lely levou em consideração exemplos de sucesso de propriedades visitadas e a possibilidade de instalação em diferentes estruturas. “Por ser mais compacto, se adapta à diferentes galpões, atendendo a necessidade da nossa propriedade. Além disso consideramos a proposta de fluxo livre dos animais, o que contribui para o bem-estar das vacas e influi no volume de produção. Também chamou nossa atenção a rapidez e robustez do equipamento, um sistema muito bom com braço mecânico único; e o atendimento da equipe, que sempre que precisei esteve na propriedade para esclarecer alguma dúvida”, valoriza o produtor rural, que estima investimento de cerca de R$ 2 milhões em toda infraestrutura de galpão, área física e equipamentos, oportunizado por linha de crédito de cooperativa local.</span></p>
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<p><span> <strong>Astronaut</strong></span></p>
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<p><span> O robô de ordenha instalado na propriedade da família Mazutti é o modelo Lely Astronaut A5, recomendado para ordenha de cerca de 60 vacas/dia e média acima de três ordenhas por vaca/dia, o que representa a capacidade de aproximadamente 180 ordenhas diariamente.</span></p>
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<p><span> Agregado ao robô está incorporado software de controle e gestão do rebanho, sistema que permite a personalização da dieta de cada vaca e o gerenciamento completo do rebanho. Depois de instalado e em operação, a empresa programa três revisões por ano. Além disso, o Lely Center Milkparts conta com assistência técnica 24 horas por dia, sete dias por semana. “O objetivo é que o equipamento esteja em ordenha 24 horas por dia, aproveitando o fluxo livre, que permite à vaca total liberdade, ou seja, ela decide quando quer ser ordenhada, quando quer fazer refeições e quando quer descansar”, ressalta o proprietário da empresa, Valdair Kliks.</span></p>
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<p><span> Ele valoriza a satisfação das propriedades que investiram no robô Lely, o que eleva a segurança e credibilidade para ampliar o uso da tecnologia nas propriedades leiteiras. “A tecnologia da ordenha robotizada veio para ficar. Permite ao produtor melhorar a gestão do rebanho e os resultados, além de reduzir a mão de obra, melhorando, assim, a qualidade de vida no campo. É um fator de sucessão familiar nas propriedades rurais”, conclui o empresário.</span></p>
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<p><span> <strong>Lely Center Milkparts</strong></span></p>
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<p><span> Além da matriz do Lely Center Milkparts em Westfália, a empresa conta com filial em Pelotas e avalia a ampliação da sua área de atuação e proximidade com os clientes na região de Passo Fundo.</span></p>
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<p><span> Fundada em 01 de julho de 1998, a Milkparts instalou o primeiro robô Lely no Brasil, em agosto de 2014, em propriedade rural na cidade de Paraí/RS. Esse foi o início da parceria entre as empresas.</span></p>
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<p><span> A Milkparts também possui parceria com a francesa Serap, que produz tanques de resfriamento de leite. Ainda dispõe de toda linha de equipamentos e produtos para ordenha tradicional com marca própria e trabalha com equipamentos para conforto animal, como ventiladores e sistemas de aspersão. Conta atualmente com 30 funcionários.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
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Tradicional e reconhecido grupo circense se apresentou gratuitamente em Estrela no sábado (27) e apesar da intensa chuva o Parque Princesa do Vale recebeu grande público:
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<p>Crianças. Muitas. Mas também pessoas de mais idade. Algumas sozinhas, outras com diversos integrantes da família, representadas em várias gerações. Fato é que a população mostrou mais uma vez que ainda gosta de circo. E quando o mesmo é um dos mais reconhecidos e premiados grupos circenses do Brasil e mundo, não seria a instabilidade do tempo o obstáculo para se desfrutar de momentos de lazer e encanto. O Grupo Tholl se apresentou gratuitamente sábado (27), na área coberta do Parque Princesa do Vale, em Estrela, e apesar da intensa chuva um grande público foi prestigiar o espetáculo “Bate pra tua patota que hoje vai ter Circo”. </p>
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<p>Estrela, reconhecida por seus investimentos na área cultural e a diversidade de programações, foi um dos cinco municípios do Estado prestigiado por essa minitemporada do espetáculo, uma promoção da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com financiamento do programa Pró-Cultura RS, e que em Estrela contou com parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) e patrocinadores do espetáculo: Lognovo – Cooperativa de Transporte de Cargas, Cotricampo, Girando Sol, Larssen – Madeiras Tratadas, Klain Alimentos e Vale Log.</p>
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<p>O espetáculo foi uma homenagem ao Dia Nacional do Circo, data comemorativa celebrada nacionalmente no dia 27 de março em homenagem ao Piolin, um dos palhaços brasileiros mais famosos e que teve grande reconhecimento na década de 1920. Em uma mistura de acrobacias, malabarismos, danças, encenações, música e muita interação com a plateia, o grupo de artistas levou o público a sorrir, cantar, se emocionar. Teve quem foi convidado a subir ao palco e participar como figurante e protagonista em alguns dos momentos. A iniciativa, por sinal, busca despertar a cultura circense nas comunidades, incluindo interpretação em Libras do espetáculo. Ao fim, muitos aplausos e pedidos de fotos com os artistas. Não foram poucos que reconheceram os artistas de suas outras passagens por Estrela e fizeram questão de retratar o reencontro. </p>
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<p><strong>Para toda a família</strong></p>
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<p>Clara Maria Closs, de 76 anos, não se importou com a ameaça de chuva. Fez questão de ir ao palco. “Isso faz bem para a saúde”, garantiu ela, que levou a amiga Susi Drehmer (59) junto. “Amo, sempre vim quando eles se apresentaram aqui. Não perderia desta vez. Amo, amo”, reforçou ela. Hudson Carneiro foi outro que não foi ao Parque sozinho. Pelo contrário. Estava com mais de dez integrantes da família, em tudo que é escala de parentesco “Somos do Nordeste. Mais precisamente do Ceará. Começamos a chegar a Estrela há uns dez anos. Viemos a trabalho e em busca de melhores condições de vida. Veio um, depois outros. É muito bom. Ainda estamos nos acostumando com isso tudo”, diz ele, sobre morar no município. “Lá no Ceará não temos esse tipo de espetáculo, e aberto para todos. Estrela dá muitas possibilidades de nos divertimos em família”, resume. </p>
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<p><strong>O Grupo Tholl </strong></p>
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<p>O Grupo Tholl (Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul) foi criado em 1987 em Pelotas/RS, pelo ator João Bachilli, cujo sonho de menino era ser “artista de circo”. Nos anos 90, criou algumas pequenas performances e, em 2002, uma montagem completa, enquadrada na linguagem do “novo circo”. Sem picadeiro e sem lona, surgiu “Tholl, Imagem e Sonho”, em cartaz desde 2002. Viajou por 12 estados brasileiros e capital federal, aproximando-se cada vez mais rápido à marca de um milhão e 500 mil espectadores. O Grupo Tholl também tem em seu repertório os espetáculos “Exotique”, “O Circo de Bonecos”, “Par ou Ímpar”, com Kleiton & Kledir, e “Cirquin”.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Primeira apresentação ocorreu no dia 19 de abril e reuniu mais de 1,2 mil pessoas:
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<p class="western">Foi ao som da clássica “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó, que a Orquestra Henrique Uebel iniciou o espetáculo Pra Sempre Sertanejo – exibido ao público pela primeira vez na sexta-feira, dia 19 de abril, na Comunidade Católica do Bairro Canabarro. Com regência do maestro Lucas Eduardo Grave, 45 instrumentistas subiram ao palco e arranjaram melodias para que 11 cantores convidados entoassem sucessos do sertanejo. E a plateia, formada por mais de 1,2 mil pessoas, foi responsável por um show a parte: cantou, vibrou, pediu mais – e poderá prestigiar o espetáculo novamente na Festa de Maio, no dia 1º de junho.</p>
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<p class="western">Héber Falcão foi quem abriu a noite com “e nessa loucura de dizer que não te quero, vou negando as aparências, disfarçando as evidências”. Álvaro Júnior e Jackson Zanuni interpretaram “O Grande Amor da Minha Vida”, de Gian e Giovani. Em seguida, a dupla Êgo e Serginho relembrou a clássica “Saudade”, de Eduardo Costa. Padre Pedro e Pastor Márcio emocionaram o público com “Tocando em Frente”, de Almir Sater. “Não aprendi a dizer adeus, mas tenho que aceitar que amores vêm e vão” foi o refrão entoado pela dupla Matheus e Mathias. Já a dupla Ademir e Darlei Costa contou com a união de centenas de vozes ao cantar “É o Amor”.</p>
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<p class="western">Depois, uma nova rodada de canções foi apresentada, até que, ao fim do espetáculo, todos artistas dividiram o palco e tiraram os convidados de suas cadeiras para, juntos, cantarem novamente “Evidências”. “Quando nós, como governo, pensamos e construímos esse projeto, nós imaginávamos isso: que a população de Teutônia, que tem no DNA a questão cultural muito forte, tivesse a oportunidade de viver esses momentos ímpares”, compartilhou o Prefeito, Celso Aloísio Forneck, fazendo menção ao Projeto Teutônia Cultural, que reúne os instrumentistas da Orquestra Henrique Uebel.</p>
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<p class="western"><strong>Segundo show já tem data</strong></p>
<p class="western">Orquestra Henrique Uebel e seus convidados voltarão ao palco para apresentar o Show Pra Sempre Sertanejo na Festa de Maio. O espetáculo vai acontecer no sábado, dia 1º de junho, a partir das 19h30, no palco alternativo do evento. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do evento – <a href="http://www.festademaiodeteutonia.com.br">www.festademaiodeteutonia.com.br</a>.</p>
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<p class="western"><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Grasieli Nabinger /Assessoria de Imprensa</p>
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A instituição financeira cooperativa foi a mais lembrada na categoria cooperativa de crédito e uma das marcas mais amadas com o Love Brands RS
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<p>O Sicredi recebeu o Top of Mind RS por ser a marca mais lembrada entre as cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul. O reconhecimento faz parte da pesquisa da Revista Amanhã, divulgada nesta terça-feira (23), que considera a primeira empresa que vêm à mente do entrevistado. A categoria foi criada em 2012 e, desde então, o Sicredi aparece como o primeiro nome entre os gaúchos. “Por mais um ano, a primeira instituição financeira cooperativa do País é lembrada nesta importante pesquisa que reconhece empresas que fazem parte do dia a dia das pessoas. Como nosso compromisso é com o desenvolvimento econômico e social das localidades onde atuamos, estar presentes na memória das pessoas é mais um estímulo para levarmos nossos diferenciais e nosso modelo de negócio a todo o Rio Grande do Sul”, ressalta o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. De acordo com a Revista Amanhã, a pesquisa Top of Mind RS – As Marcas do Rio Grande, iniciativa pioneira no Brasil e realizada há 34 anos, reconhece as empresas que atuam no estado.</p>
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<p><strong>Love Brands</strong></p>
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<p>Pelo 6º ano consecutivo, o Sicredi conquistou o primeiro lugar na categoria cooperativa de crédito no Love Brands RS, premiação criada em 2019 e que apresenta as marcas mais amadas entre os gaúchos.</p>
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<p class="Normal1"><strong><em>Sobre o Sicredi</em></strong></p>
<p><em>O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados. Com presença nacional, o Sicredi conta com mais de 2.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. No Rio Grande do Sul, o Sicredi reúne mais de 2,5 milhões de associados. A cobertura no RS alcança 97% dos municípios, totalizando mais de 670 pontos de atendimento.</em></p>
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<p><strong>Fabiana Zimmer</strong></p>
<p>Assessora de Comunicação</p>
<p>Comunicação e Marketing</p>
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Projetos podem ser inscritos até o dia 7 de maio pelo site da Cooperativa –sicrediourobranco.com.br
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<p>Cooperação é sinônimo de desenvolvimento. Pode o dicionário não concordar, mas resultados demonstram: dia após dia, o cooperativismo incentiva o crescimento e a evolução das comunidades. E faz isso por intermédio de pessoas, como prova o Fundo Social. O programa, desenvolvido pela Sicredi Ouro Branco RS/MG desde 2018, já investiu mais de R$ 4,2 milhões em projetos que fazem a diferença na vida das pessoas. Oriundo dos resultados da Cooperativa, o Fundo Social reinveste na comunidade as riquezas geradas localmente. Neste ano o programa disponibiliza R$ 1,42 milhão e recebe inscrições até o dia 7 de maio. Toda entidade legalmente constituída, sem fins lucrativos, com CNPJ, Estatuto Social e/ou registro próprio pode apresentar seu projeto. Mais informações estão disponíveis no site sicrediourobranco.com.br ou presencialmente, em todas as agências Sicredi.</p>
<p><strong>/ Transformar juntos</strong></p>
<p>Roupas de combate a incêndio para corporações de bombeiros, uniformes para bandas marciais, quadros digitais escolas – inúmeros são os projetos impactados pelo Fundo Social. Propostas nas áreas de educação, cultura, esporte, sustentabilidade, segurança e saúde, desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos e engajadas na promoção de qualidade de vida para a comunidade.</p>
<p>A Associação Pequenos Notáveis, de Taquari, é exemplo disso. Atuante em favor de pessoas com deficiência, a organização oferece terapias inclusivas que objetivam a promoção da saúde física, emocional, mental e cognitiva dos pacientes. “O Sicredi me ajuda a ajudar outras pessoas. Isso é gratificante!”, afirma Lisiane Borda da Silva, presidente da associação que foi uma das beneficiadas pelo Fundo Social em 2023.</p>
<p>“O Fundo Social é uma oportunidade para demonstrarmos a força que o cooperativismo – a união de pessoas – tem. A cada projeto apoiado, damos um passo em direção ao propósito de construirmos juntos uma sociedade mais próspera. E o programa só é possível porque a comunidade acredita na Cooperativa. Quanto mais pessoas unirem-se ao movimento, mais faremos nossa região crescer”, destaca o presidente da Cooperativa, Neori Ernani Abel.</p>
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<p><strong>Fabiana Zimmer</strong></p>
<p>Assessora de Comunicação</p>
<p>Comunicação e Marketing</p>
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Cerca de 550 pessoas participaram do evento de lançamento realizado no bairro Canabarro
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<p>O Partido Liberal será protagonista nas eleições de 2024 e o nome de Aline Röhrig Kohl foi indicado para representar a sigla como pré-candidata a prefeita de Teutônia. O evento de lançamento ocorreu nesta quinta-feira, dia 25 de abril, no CTG Porteira do Pampas, que reuniu cerca de 550 pessoas. Na oportunidade, o partido também apresentou as lideranças que colocaram seus nomes à disposição para pré-candidatura a vereador. Estiveram presentes o deputado federal Giovani Cherini, a deputada estadual Adriana Lara, a presidente estadual do PL Mulher, Adriane Cerini, o presidente estadual do PL Jovem José Capaverde, entre outras lideranças partidárias da região aos quais agradecemos pela presença. <br /> A Presidente Municipal do PL, Alana Gausmann Flores, ressaltou que o evento superou todas as expectativas. “Aguardávamos um grande público, mas com certeza esta noite superou todas as expectativas. É gratificante perceber o quanto o PL já cresceu em menos de 1 ano de sua criação, tornando-se um dos maiores partidos de Teutônia. Isso porque as pessoas despertaram para a política e entenderam que são as protagonistas da sua história. Se queremos mudar a realidade em que vivemos, precisamos agir agora, participar e ocupar os espaços. Só temos a agradecer a presença de todos que vieram compartilhar este momento tão importante com a gente. Pela primeira vez, em quase 43 anos de Teutônia, um partido político indica uma mulher jovem a encarar o desafio de pré-candidatura à Prefeita. Uma mulher de coragem, ousada, com atitude, determinação e de muito trabalho, porque Teutônia tem pressa”, finaliza. <br /> Oficialmente lançada pré-candidata a prefeita pela sigla, Aline Röhrig Kohl relata a alegria com o grande evento. “Foi uma alegria imensa o evento de ontem. Um grupo pequeno que fez muito. Pessoas que nunca se envolveram na política, famílias, estavam lá se colocando à disposição para fortalecer o partido e para levantar, junto da gente, o orgulho de defender Deus, Pátria, Família e Liberdade. O Partido Liberal realizou na noite de ontem com certeza o maior evento de pré-campanha que Teutônia já teve, mostrando à sociedade e ao nosso país, mostrando a Jair Bolsonaro que escutamos o seu pedido, e nos levantamos para fazer a diferença e cumprir nossa missão. Somos um grupo que gera resultados, temos como propósito realizar os sonhos da nossa comunidade, e isso requer muito trabalho e dedicação. Conquistamos para Teutônia, desde 2021, mais de 6,6 milhões em recursos e emendas parlamentares (cirurgias, postos de saúde, pavimentação, rua coberta, 2 ambulâncias, 2 viaturas brigada militar, ampliação de creche, veículo para saúde, APAE), e no 16 de fevereiro deste ano, entregamos o recurso de 1 milhão de reais ao HOB, para dar início a realização do sonho da nossa comunidade, o início da implantação dos 10 leitos de UTI, que além de auxiliar nossa população e melhorar a qualidade dos serviços, vai colocar nossa cidade num patamar competitivo com os demais municípios. Nós somos grandes! Somos do tamanho dos nossos sonhos! E para quem quer o bem, nada é impossível”, destaca.Adendo: O ex-presidente Jair Bolsonaro também deixou sua mensagem para o público e para a pré-candidata Aline, em ligação por chamada de vídeo realizada pelo Presidente Estadual do PL, Giovani Cherini.</p>
<p>texto e foto: Alana Gausmann Flores </p>
<p>Na manhã do próximo sábado (27), das 8h às 12h, ocorre mais uma edição de descarte consciente de lixo eletrônico, iniciativa que integra a ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista. Com posto de coleta localizado junto à CIC Teutônia, no Centro Administrativo Municipal, serão recebidos eletrônicos, sucatas, cartões magnéticos, celulares e baterias (exceto de veículos), além de óleo de cozinha, todos oriundos de Pessoa Física. Os materiais serão coletados por empresa especializada e parceira da ação, que dará o destino final correto.</p>
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<p>A iniciativa tem por objetivo a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo. É uma realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, que tem como mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare e Sicredi.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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<p>Na quinta-feira, 25 de abril, o Grupo Passarela (Concórdia - SC) concluiu com sucesso a inauguração de mais uma loja de varejo da bandeira Passarela Supermercados. A nova unidade abriu as portas no município de Teutônia (RS), na estrutura que pertencia ao antigo Supermercado Languiru, localizada na Rua Santos Dumond, 515.</p>
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<p>O evento de inauguração foi prestigiado por um grande público e contou com a presença de autoridades locais. Atrações culturais, ofertas, degustações e outros atrativos também fizeram parte do ato comemorativo.</p>
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<p>O estabelecimento de 2,5 mil metros quadrados foi totalmente reformado para se adequar ao padrão da rede e oferecer uma nova experiência de compras para a população de Teutônia. Além de disponibilizar um mix de mais de 12 mil produtos, a loja se destaca por ter um açougue completo com cortes especiais de qualidade do Frigorífico Coqueiro, padaria com produção própria, congelados e laticínios mais amplo e o hortifrúti fresquinho abastecido diariamente.</p>
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<p>A estrutura ainda conta com um amplo estacionamento com mais de 200 vagas, 23 checkouts, uma moderna unidade da rede de farmácias Ouro Branco, barbearia - Lendária Barbershop e a tradicional lanchonete muito apreciada pelo consumidor local.</p>
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<p>O presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, afirma que a inauguração desta nova loja em Teutônia concretiza mais uma etapa do plano de expansão no Rio Grande do Sul e informa que a meta é inaugurar mais 11 lojas até 2025. “Somos uma empresa familiar, começamos com uma pequena lanchonete, trabalhamos duro, hoje empregamos mais de 3,2 mil pessoas e até final do ano vamos empregar mais de 4 mil pessoas. Ficamos muito felizes de estar aqui, gerando oportunidades de crescimento para as pessoas que vêm trabalhar conosco e para toda a região”, destaca Alexandre.</p>
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<p><strong>Planos de expansão</strong></p>
<p><br />Com crescimento acelerado, a Rede projeta a abertura para este ano de mais 5 novas lojas, 2 no estado de Santa Catarina e 3 no Rio Grande do Sul, além de atingir a marca de 4 mil colaboradores diretos e um faturamento de mais de R$2,6 bilhões. O Grupo Passarela também comemora o avanço recente no Ranking ABRAS 2024, onde conquistou o 5º lugar como maior rede supermercadista de Santa Catarina e o 45º no Brasil.</p>