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Projeto pretende oportunizar encontros entre representantes dos bairros e comunidades para a prestação de contas e espaço para coleta de sugestões e demandas.
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<p>A Administração Municipal dá início, nesta terça-feira (05), a mais um projeto participativo intitulado “Governo na Comunidade”, com o qual pretende estreitar ainda mais os laços entre o Poder Executivo estrelense e os cidadãos que residem nas diversas comunidades do interior e bairros da cidade. No democrático espaço de interação, agendado para ocorrer todas às terças-feiras à noite, sempre em uma diferente comunidade ou bairro, se buscará oportunizar um canal direto entre gestão e população ao promover um diálogo mais pessoal e localizado, fortalecendo a transparência e a participação dos cidadãos na identificação das necessidades prioritárias de cada comunidade, e assim ajudar na busca de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelo município.</p>
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<p>O roteiro de março do projeto está definido, e além do encontro desta terça, das 19h30min às 21h, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Linha Wink, o “Governo na Comunidade” prevê ainda este mês visitas aos Distrito Delfina (dia 12, na sede da comunidade); na Linha Wolf (dia 14, na sede do Tamoio); no Distrito de Costão (dia 19, na Comunidade Evangélica Beija Flor) e em Novo Paraíso (dia 26, na Comunidade Evangélica local). A agenda dos demais meses ainda está sendo acertada com líderes comunitários, mas o roteiro está praticamente fechado até junho. Todos os cidadãos estão convidados a participar. </p>
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<p><strong>Objetivo</strong></p>
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<p>De acordo com a organização, o objetivo dos encontros é promover um diálogo direto entre os representantes do governo local e os moradores. Estarão presentes o prefeito Elmar Schneider, o vice João Carlos Schäfer, secretários municipais e outros gestores. Através das visitas programadas às comunidades do interior e bairros, o governo pretende realizar um balanço das realizações da atual gestão, ouvir as demandas e sugestões da população para, assim, estabelecer um espaço democrático para a troca de ideias e esclarecimentos.</p>
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<p>O que difere o “Governo na Comunidade” dos demais encontros da gestão e a população é que este se dará de forma mais direta e pessoal com os representantes locais de cada comunidade ou bairro, o que de maneira mais informal, tornará a troca de ideias e o levantamento de demanda mais pontuais, fazendo com que o contexto da gestão seja melhor compreendido pela comunidade e as demandas destas pontuais localidades cheguem aos administradores de forma mais direta, oportunizando melhores e mais rápidos resultados. </p>
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<p>A iniciativa é um complemento dos “Mutirões nos Bairros”, que estão sendo realizados todos os finais de semana, com diversos serviços sendo ofertados.</p>
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<p><strong><span style="text-decoration: underline;">Roteiro de março</span></strong></p>
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<p><strong>Participação aberta</strong></p>
<p><em>1) Linha Wink (Comunidade Nossa Senhora de Fátima) – 05/03/2024 – 19h30min às 21h</em></p>
<p><em>2) Distrito Delfina (Comunidade Católica São Pedro) – 12/03/2024</em></p>
<p><em>3) Linha Wolf (Sede do Tamoio – 14/03/2024 – 19h30min às 21h</em></p>
<p><em>4) Distrito de Costão (Comunidade Evangélica Beija Flor) – 19/03/2024 - 19h30min às 21h</em></p>
<p><em>5) Novo Paraíso (Comunidade Evangélica) – 26/03/2024 – 19h30min às 21h</em></p>
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<p><em># Sempre às terças-feiras</em></p>
<p><em>* Exceção, pois ocorrerá na quinta-feira, dia 14</em></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p>A CCR ViaSul informa seu cronograma de obras semanal a ser realizado entre os dias 4 e 10 de março. Entre as ações a serem desempenhadas pelas equipes da Concessionária estão os trabalhos de permanentes de recuperação, manutenção e conservação da rodovia. Importante destacar também que durante o período da Operação Verão, há restrição de obras em alguns dias e horários e, por isso, a Concessionária orienta aos motoristas para que acompanhem a situação das rodovias por meio do site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a></p>
<p><br /> Para a execução desses os serviços são necessários bloqueios de faixas e operações pare-e-siga, podendo ocasionar lentidão ou retenção de veículos em alguns segmentos. A Concessionária reforça aos usuários para que redobrem a atenção e respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelos locais, uma vez que operários estão nas imediações da pista.</p>
<p><br /> De forma a evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se que os usuários, sempre que possível, programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a>, pelo WhatsApp no (51) 3303-3858 ou por meio do Disque CCR ViaSul 0800 000 0290, disponível 24 horas por dia para emergências e informações.</p>
<p><br /> A CCR ViaSul reforça que o cronograma de obras é dinâmico e poderá sofrer alterações. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.</p>
<p><strong><br /> RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO E REPAROS LOCALIZADOS</strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-101<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Torres a Osório: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 88 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Três Cachoeiras:</strong> Melhoria de acesso no km 21 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong>Osório: </strong>Melhoria de acesso no km 84 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-290 (Freeway)<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Osório a Porto Alegre: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 98 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Gravataí a Porto Alegre: </strong>Obras de conservação, manutenção e readequação de pontes e viadutos entre os kms 74 e 88 – ambos os sentidos;<strong> <br /> <span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-386<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Carazinho a Canoas: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 179 e 446 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Soledade a Fontoura Xavier: </strong>Supressão vegetal, terraplanagem e drenagem entre os kms 245,3 e 270,8 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Marques de Souza a Lajeado: </strong>Obras de duplicação entre os kms 334,6 e 345,8 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h30;<br /> <strong>Marques de Souza e Forquetinha: </strong>Retornos em nível no km 337 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<br /> <strong>Lajeado: </strong>Alargamento da ponte no km 339 – sentido Carazinho. Entre 7h e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa <br /> Lajeado: </strong>Passagens inferiores nos kms 341, 345 e 346 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Lajeado: </strong>Interseção tipo Diamante no km 341 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<strong> *sem interdição de faixa<br /> Lajeado: </strong>Vias marginais entre os kms 339,4 e 345,9 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<strong> *sem interdição de faixa<br /> Lajeado: </strong>Implantação de passarela entre os kms 342 e 347 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<br /> <strong>Lajeado/Estrela: </strong>Supressão vegetal, terraplanagem, drenagem e pavimentação entre os kms 346 e 351 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Estrela: </strong>Implantação de interseção no km 354 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa</strong><br /> <strong>Triunfo a Montenegro: </strong>Implantação de interseção no km 392 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Tabaí: </strong>Implantação de passarela no km 386 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa</strong><br /> <strong>Nova Santa Rita: </strong>Implantação de acesso no km 429 – sentido Norte. Entre 7h30 e 18h30;<br /> <strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-448<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Sapucaia do Sul a Canoas: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 22 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong>Canoas: </strong>Correção do pavimento no km 11 – sentido Sul; <strong>*Obras 24 horas;</strong></p>
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<p><strong>TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO</strong></p>
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<p><strong>BR-101<br /> </strong>Sinalização vertical, limpeza de pista, limpeza, reparo e pintura de obras de arte especiais, limpeza de barreira de concreto e reparo de drenagem, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, defensa metálica, roçada e coleta de lixo entre Torres e Osório (km 0 ao 88) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
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<p><strong>BR-290 (Freeway)<br /> </strong>Sinalização vertical, defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, limpeza e pintura de obras de arte especiais, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Osório e Porto Alegre (km 0 ao 98) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>BR-386<br /> </strong>Limpeza e recuperação de sistemas de drenagem (meio fio, canaletas, bueiros e tampas de bueiros), com retroescavadeira, remoção de entulhos, recuperação de terraplenos, instalação, remoção e recomposição de sinalização vertical. Instalação/manutenção de dispositivos de segurança e atenuantes de impacto, manutenção da pintura de pista, estruturas de contenção, reinstalação de tachas faltantes, poda de árvores e arbustos, roçada e coleta de lixo. Serviços realizados entre Carazinho e Canoas (km 180 ao 446) - ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
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<p><strong>BR-448<br /> </strong>Defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, sinalização vertical, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul (km 0 e 22) - ambos os sentidos com interdição de faixa.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa<br /> <br /> </em></strong></p>
<p>A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde, realizou diversas ações de combate ao Aedes Aegypti na manhã de sábado, 02/03, no Dia D de Mobilização Contra a Dengue. A data, que faz parte do calendário nacional de ações do Ministério da Saúde, teve como objetivo fazer um alerta amplo a todo o país sobre os riscos da dengue em razão do grande número de pessoas já infectadas em 2024.</p>
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<p>Em Lajeado, agentes de combate às endemias visitaram residências no bairro Igrejinha, um dos bairros com mais casos no município. Durante as visitas, os agentes orientaram os moradores sobre como verificar o pátio e como eliminar criadouros do mosquito, realizaram vistorias e distribuíram material informativo sobre a dengue. Um carro de som também circulou pelas ruas do bairro.</p>
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<p>Outra ação simultânea foi a aplicação de inseticida de borrifação residual em prédios públicos. Foram realizadas aplicações na Paróquia São Cristóvão, no bairro São Cristóvão, na Igreja Batista de Lajeado, no bairro Hidraúlica, e em duas empresas nos bairros Moinhos e Florestal. No total, mais de 150 prédios já receberam essa aplicação.</p>
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<p>A coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, reforça que as ações precisam ser realizadas diariamente pela comunidade.</p>
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<p>- É preciso a colaboração de toda a comunidade para eliminar possíveis criadouros de mosquito. Os inseticidas são aplicados para combater o mosquito já adulto. Mas o mais seguro é não deixar o mosquito nascer e, para isso, é preciso eliminar locais que possam acumular água – explica Catiana.</p>
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<p>Lajeado conta, nesta segunda-feira, com 16 casos confirmados de dengue, 175 em análise, 172 descartados e um óbito pela doença.</p>
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<p>Fotos: Laura Mallmann</p>
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Votação popular online realizada de sexta-feira a domingo era pautada em três opções:
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<p>Uma nova, divertida e democrática etapa foi concluída na proposta de oportunizar à população, muito em breve, mais um espaço de integração e potencialização da cultura local. Aberta na sexta-feira (01), a votação online para a escolha do nome do espaço que abrigará os futuros fornos comunitários e a cozinha anexa, na Praça Henrique Roolaart, junto à Feira do Produtor, foi fechada no domingo (04). Disputada voto a voto, a enquete entre três opções apontou a favorita da comunidade: “Forno da Praça”. </p>
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<p>O projeto que pretende não apenas marcar a revitalização da praça, fortemente castigada pelas enchentes e o vendaval de janeiro, mas também se tornar mais um meio de propagar as tradições e incentivar a qualificação profissional, contará com três fornos comunitários. Inspirado no modelo de sucesso adotado pelo município de Gramado, em sua Praça das Etnias, o espaço disponibilizará também de cozinha industrial para produção e armazenamento dos condimentos e utensílios. Assim, pretende se tornar um local de encontro de produtores, cozinheiros e outros, proporcionando não somente um local que incentive a produção, troca de ideias e receitas, mas também de integração e potencialização, visto que será igualmente utilizado para oficinais de jovens e adultos, inclusive através do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq). Um ecônomo tratará do agendamento, limpeza e administração do espaço. </p>
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<p><strong>37 x 33 x 33</strong></p>
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<p>Mais de cem votos foram contabilizados na votação online. Três eram as opções: "Direto do Forno", "Kuchen Platz" e "Forno da Praça", que receberam respectivamente 33, 33 e 37 votos. Para a população, de maneira geral, a forma mais singela e simples de se referir ao local foi a preferida.</p>
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<p><strong>Inauguração</strong></p>
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<p>A inauguração está prevista para o fim de março ou início de abril. Isso depende das obras que ocorrem no entorno e na praça, que será revitalizada após a passagem das enchentes de 2024 e o vendaval do início do ano.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p class="elementtoproof"><span>A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, começou a instalação dos 15 painéis, retratando as Estações da Via Sacra ou “Via Crucis”, que significa em latim “O caminho da Cruz”. As imagens estarão dispostas ao longo da VRS-863, que liga o centro de Imigrante ao bairro Daltro Filho. Neste ano a caminhada poderá ser feita com toda a segurança, pois os peregrinos poderão usar a ciclovia para se locomover.</span></p>
<p class="elementtoproof"><span><br /> <br /> A Caminhada da Paixão consiste em percorrer espiritualmente o trecho, onde os painéis retratam as estações da Via Sacra, o caminho que Jesus percorreu ao Monte Calvário, enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de refletir acerca de seu sofrimento. O percurso tem cerca de 5km e o trecho é considerado de caminhada moderada.</span></p>
<p class="elementtoproof"><span><br /> <br /> A caminhada é aberta a todo o público e poderá ser realizada a qualquer hora. No dia 17 de março a Secretaria organiza a Caminhada Guiada, com a participação do Frei Blásio kummer e da Pastora Elisângela Borchardt Rower. O início será às 16h30, da Praça da Igreja da Paz, no centro. Haverá ônibus para trazer as pessoas do Bairro Daltro Filho, às 16h, e após, o ônibus irá trazer os peregrinos de volta ao centro. A Brigada Militar e os Bombeiros Voluntários Imicol também acompanharão o grupo para garantir a segurança dos caminhantes.</span></p>
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<p class="elementtoproof"><span>A Caminhada da Paixão integra as programações de Páscoa do município de Imigrante, que conta também com a Páscoa Feliz, nos dias 06, 16, 23 e 30 de março, na Praça Municipal Henrique Bückner, no centro, e da 18ª Paixão de Cristo de Imigrante que ocorre nos dias 22 e 23 de março. Realizada em frente ao Convento São Boaventura, tem direção de Pablo Capalonga e participação de atores locais. A recepção será a partir das 19h e a encenação será às 20h. Realização da Prefeitura de Imigrante e Associação Cultural de Imigrante. </span></p>
<p class="elementtoproof"><span> </span></p>
<p class="elementtoproof"><span>Foto Cris Thomé </span></p>
<p><span>O município de Imigrante esteve representado na 6ª edição da Tertúlia, evento realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro na Pousada dos Capuchinhos, no município de Vila Flores, no Nordeste Gaúcho. O programa é desenvolvido pelas escolas em parceria com o Sicredi e oportunizou uma rica troca de experiências.</span></p>
<p><span><br /> <br /> O tema do evento foi referente as Cooperativas Escolares, criadas visando difundir valores como liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.</span></p>
<p><span><br /> <br /> Conforme a coordenadora pedagógica Magali Röhsig, da Secretaria Municipal de Educação, foram dois dias de muito formação, sensibilização e aprendizado. Ela foi acompanhada pela diretora da Emef Arco Íris Carla Klein Camilo e da Emef Santo Antônio Joice Brand. Imigrante está na fase de criação e implantação de duas cooperativas, uma em cada escola municipal.</span></p>
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Em tarde de pênaltis perdidos, virada, goleada e “hat-trick”, o campeonato deu o seu pontapé inicial:
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<p><span>No domingo (03) teve início o Campeonato de Futebol Amador de Estrela 2024 - Troféu Rafael Orighella. As partidas inaugurais ocorreram na Toca do Leão, localizado no Distrito de Delfina, sede do atual campeão, Aimoré.</span></p>
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<p><span>Na primeira partida da tarde, o Arroio do Ouro superou o Delfinense por 4 a 0, com Tássio marcando os três primeiros gols e Denilson fechando a vitória.</span></p>
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<p><span>Já no segundo confronto, Aimoré e Atlético Estrelense se enfrentaram novamente. Aos 5 minutos do primeiro tempo, Natan marcou para o Atlético Estrelense. Paulinho Araújo igualou o placar aos 17 minutos, e posteriormente, aos 15 minutos do segundo tempo, ele garantiu a virada para o Aimoré, que venceu por 2 a 1.</span></p>
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<p><strong><span>Complemento da rodada</span></strong></p>
<p><span>No próximo domingo (10) ocorre o complemento da primeira rodada, com os jogos sendo realizados no Bairro Boa União. Às 14h o São Luís enfrenta o Amigos do Dossul e às 16h o União encara o “conterrâneo” União Sombras Dossul.</span></p>
<p><span>__________________________________________</span></p>
<p><span>Texto: Júlio César Lenhard</span></p>
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Museu sobre rodas retorna ao Centro Administrativo Municipal no período de 15 a 17 de março:
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<p>Estamos a 14 dias do 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, tradicional evento que reúne antigomobilistas, aficionados por veículos antigos, visitantes e comunidade no Centro Administrativo Municipal, um dos principais pontos turísticos do Vale do Taquari.</p>
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<p> De 15 a 17 de março, numa verdadeira celebração dos bons velhos tempos, serão três dias de reencontros e de pura nostalgia, num ambiente especial e acolhedor. Esse é o clima que vai se criando para o tradicional evento, que integra o calendário do antigomobilismo estadual e nacional.</p>
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<p>O “museu sobre rodas” promete movimentar Teutônia e região, com grande procura pela rede hoteleira, restaurantes, postos de combustível e estabelecimentos comerciais. Realização da CIC Teutônia, com apoio do Veteran Car Teutônia, da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da Prefeitura de Teutônia, tendo o patrocínio das cooperativas Certel e Sicredi, a comissão organizadora estima a participação de mais de 600 veículos antigos, dos quais 70 serão premiados como Carros Destaque. “A procura por inscrições antecipadas atingiu um marco histórico, superando todos os registros das edições anteriores. Antigomobilistas de mais de 20 cidades já confirmaram participação, vindos da Serra, do Vales do Taquari e Rio Pardo e da Região Metropolitana. Muitos apaixonados por veículos antigos em Teutônia também já garantiram presença, nosso município conta com expressivo número de antigomobilistas, com exemplares de diferentes anos e modelos”, destaca o gerente financeiro e de eventos da CIC, Alexander Blömker.</p>
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<p>Entre os veículos já inscritos, uma galeria de clássicos como Bel Air e Ford Fairlane, DKW Vemag, Impala, Jeep, Lambreta, Landau e Maverick, entre outros.</p>
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<p><strong>Ingressos e infraestrutura</strong></p>
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<p>Uma das novidades para este ano é que, durante todo o evento, o ingresso para o público visitante é gratuito na troca por um quilo de alimento não perecível, donativos esses que serão destinados para entidades e famílias locais.</p>
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<p>Além dos veículos, haverá infraestrutura de brinquedos infláveis e atrações para as crianças, “mercado de pulgas” e memorabília (setor de venda de peças, acessórios, confecções, canecas, quadros, brinquedos, miniaturas, materiais personalizados de veículos antigos, entre outros), artesanato, área coberta para exposição com 3.600m², área para motorhomes e acampamento, restaurante climatizado servindo o prato típico de Teutônia (carne suína assada – <em>Schweinebraten</em>) e praça de alimentação.</p>
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<p> “A expectativa é muito positiva. Estimamos que este seja o maior encontro já realizado em termos de expositores. A previsão de público é de mais de 10 mil pessoas no fim de semana”, ressalta a diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe.</p>
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<p><strong>Exposição</strong></p>
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<p>O encontro é aberto a todas as categorias de veículos antigos e afins (automóveis, motos, utilitários, caminhões e ônibus) com mais de 30 anos de fabricação, nacionais e importados, com exceção para veículos considerados clássicos.</p>
<p>Inscrições antecipadas podem ser efetuadas pelo site oficial do evento (<a href="http://www.carrosantigosteutonia.com.br">www.carrosantigosteutonia.com.br</a>), junto à Secretaria da CIC Teutônia pelo fone (51) 3762-1233 e e-mail <a href="mailto:carrosantigos@cicteutonia.com.br">carrosantigos@cicteutonia.com.br</a>, ou ainda pelo WhatsApp (51) 99828-5340. O investimento é de R$ 70,00 por veículo participante, o que dá direito a café da manhã no sábado ou no domingo para uma pessoa, exemplar da revista de carros antigos Classic Show, camiseta personalizada do evento e brindes (para os primeiros 350 que efetuarem inscrições antecipadas com pagamento).</p>
<p>Os clubes de marcas podem efetuar inscrição antecipada de todos os participantes para que a organização garanta um local para todos os veículos ficarem no mesmo espaço. O regulamento completo e opções para hospedagem também estão disponíveis no site do evento.</p>
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<p><strong>Programação</strong></p>
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<p><strong>15/03/2024 – Sexta-feira </strong></p>
<p>8h às 18h – Inscrições dos antigomobilistas</p>
<p>20h30min – Show com a Banda Apple</p>
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<p><strong>16/03/2024 – Sábado</strong></p>
<p>8h às 18h – Inscrições dos antigomobilistas</p>
<p>8h às 10h – Café da manhã de recepção dos antigomobilistas</p>
<p>14h – Abertura oficial</p>
<p>16h – Show com Banda Rock And Beer</p>
<p>18h – Show com Banda Acústico Mescla</p>
<p>20h30min – Show com Banda Rock´N Roll Gramofônica</p>
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<p><strong>17/03/2024 – Domingo</strong></p>
<p>8h às 14h30min – Inscrições dos antigomobilistas</p>
<p>8h às 10h – Café da manhã de recepção dos antigomobilistas</p>
<p>13h30min – Premiação dos Carros Destaque</p>
<p>16h – Show com Banda Teutallica</p>
<p>18h – Encerramento</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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Fornos comunitários que pretendem valorizar as tradições coloniais, inspirados em modelo de sucesso em Gramado, devem ser inaugurados em março na Praça Henrique Roolaart, junto a Feira do Produtor:
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<p>No coração da cidade de Estrela, os aromas tentadores da culinária local, enraizados especialmente pela colonização alemã, poderão em breve ser complementados por um grande reforço: fornos comunitários na Praça Henrique Roolaart, junto à Feira do Produtor. E, para dar um toque final a este projeto, que pretende não apenas marcar a revitalização da área fortemente castigada pelas enchentes e o vendaval de janeiro, mas também se tornar meio de propagar as tradições e incentivar a qualificação profissional, será necessária a colaboração direta da população. Serão os estrelenses que, através de votação popular realizada no perfil oficial do Governo de Estrela no Instagram, escolherão o nome do espaço. A votação está aberta e se estende até domingo (03).</p>
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<p>São três as opções de nome que poderão ser escolhidas e elas refletem a essência da comunidade e sua rica herança culinária: "Direto do Forno", "Forno da Praça" e "Kuchen Platz". A escolha se dará junto à postagem do Minuto Estrela desta semana, através de comentários. Basta fazer sua escolha e postar comentário (<a href="https://bit.ly/MinutoEstrelalink">https://bit.ly/MinutoEstrelalink</a>) </p>
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<p>"Direto do Forno" evoca a ideia de frescor e autenticidade, destacando a conexão direta entre os fornos comunitários e os moradores locais. "Forno da Praça" oferece uma abordagem mais descritiva, enfatizando o ambiente comunitário e a localização central dos fornos na praça. Enquanto isso, “Kuchen Platz” presta homenagem à influência cultural da região, com “Kuchen” significando “local de cozinhar”, em uma tradução mais genérica, promovendo a ideia de um lugar onde os sabores locais se encontram. As três opções buscam, de alguma forma simples, demonstrar o objetivo da proposta. </p>
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<p>Uma das assessoras do projeto, Regina Mallmann, dá detalhes do projeto, inspirado em modelo localizado na Praça das Nações, em Gramado. “Queremos que o forno, mais do que um espaço de uso para produtores, cozinheiros e outros, se torne um local de integração, amizade e desenvolvimento de negócios. Será próprio para pessoas produzirem seus produtos artesanais, de certa forma, em maior escala, o que talvez não conseguem em suas casas, e também aproveitem para a troca de receitas, criação de amizades. Visa-se também a potencialização, sendo que também será próprio para oficinas profissionalizantes, seja de alunos ou mesmo jovens e adultos, inclusive através dos cursos desenvolvidos pela Ceiteq”, explica.</p>
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<p>Para isso, segundo Regina, serão três fornos que contarão com agendamento para o uso ao longo da semana. Uma espécie de ecônomo/monitor será o responsável por essa organização e limpeza do local, que contará com uma cozinha industrial aprovada pela vigilância sanitária que será equipada para a preparação dos alimentos e armazenamento dos ingredientes e utensílios.</p>
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<p><strong>Inauguração</strong></p>
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<p>A inauguração está prevista para o fim de março ou início de abril. Isso depende das obras que ocorrem no entorno e na praça, que será revitalizada após a passagem das enchentes de 2024 e o vendaval do início do ano.</p>
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<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p>Foi realizada na tarde de ontem, com a presença do Deputado Alceu Moreira, a entrega oficial da nova ambulância de transporte de pacientes em atendimento de urgência e emergência, para os Bombeiros Imicol. Secretários, Vereadores e servidores municipais participaram da entrega.</p>
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<p><span>O termo de cedência da Prefeitura de Imigrante para a Associação Bombeiros Voluntário Imicol, no prazo de 24 meses, foi aprovado pelo legislativo no início do mês de fevereiro.</span></p>
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<p>A ambulância para simples remoção (tipo A) pick-up, tração 4x4, foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do Deputado Alceu Moreira, no valor de R$ 317 mil, e intermediada pela presidente da Associação Bombeiros Imicol, Cláudia Hassmann e pelo prefeito Germano Stevens.</p>
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<p>A presidente da Associação Imicol agradeceu o Deputado Alceu e ao Prefeito Germano pela viabilização do veículo “Esta ambulância vem em boa hora, pois a nossa viatura de resgate já estava com problemas mecânicos, gerando altos custos de manutenção”.</p>
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<p>O deputado Alceu Moreira desejou que a entidade possa fazer um bom uso do veículo, mas que precise ser pouco usada. “Fico feliz em viabilizar tão importante aquisição para as comunidades de Imigrante e Colinas”.</p>
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<p>O prefeito Germano Stevens estava satisfeito em poder intermediar mais este recurso para a saúde de Imigrante, e adiantou que já está em tratativas para que, até o mês de junho, uma nova ambulância para a Secretaria Municipal da Saúde seja adquirida. “Contamos com três ambulâncias e inúmeras vezes as três estavam em atendimento. Como uma delas já está defasada e com problemas mecânicos, precisamos adquirir uma nova, pois ter veículos em boas condições de uso, para que, quando for necessário, nossos profissionais estejam equipados para salvar a vida dos nossos munícipes, é uma das nossas prioridades”.</p>
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<p>Fotos Cris Thomé/Divulgação </p>