<p>A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e o Sicoob Central SC/RS lançaram nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, em uma <em>live, </em>às 10 horas, o programa Educação Financeira nas Escolas. O programa tem o objetivo de disseminar e preparar as crianças e jovens para um futuro com estabilidade e segurança. O lançamento ocorreu na sede da FCDL em Florianópolis e foi acompanhado por dirigentes e funcionários das duas entidades, por plataforma on-line.</p>
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<p>As Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (CDL) inscritas no programa farão os contatos com as redes municipais de ensino, enquanto o Sicoob será responsável pela metodologia e aplicabilidade do programa. Até o final da<em> live</em> 48 Câmaras de Dirigentes Lojistas das 209 existentes já tinham aderido ao programa, que manterá as inscrições até o final de fevereiro.</p>
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<p>“Esta parceria com o Sicoob vai permitir que crianças e jovens catarinenses possam aprender mais sobre como administrar melhor o dinheiro para ter uma vida mais tranquila e estável do ponto de vista financeiro. Desde que assumimos começamos a pensar num programa que tratasse disso”, disse o presidente da FCDL, Onildo Dalbosco Júnior.</p>
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<p>O diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, destacou que a parceria com a FCDL vai permitir grandes avanços para o programa. “As cooperativas do Sicoob trabalham este tema desde a fundação, porque é da essência do cooperativismo financeiro, que entre seus princípios tem a educação, formação e informação (artigo 5º) e o interesse pela comunidade (artigo 7º)”, explicou.</p>
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<p>A diretora de Administração do Sicoob Central SC/RS, Maria Luisa Lasarim, disse que “as crianças e os jovens são o nosso o futuro e nada melhor do que prepará-los para uma vida com mais conhecimento sobre administração financeira, para que possam trabalhar e empreender com sucesso, e a FCDL é uma parceria ideal, porque há uma convergência de propósitos”, destacou.</p>
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<p>Sem tabu<br /> O supervisor da unidade de Cidadania e Sustentabilidade, Juliano Oliveira Fernandes, disse que o tema precisa “deixar de ser tabu e fazer parte do dia a dia das pessoas, das escolas e das famílias”. Na apresentação, mostrou com dados do SPC, que 80% dos entrevistados não fazem orçamento; 21% só conversam sobre dinheiro em família quando a situação financeira é ruim; e 46% admitem brigar com o cônjuge por causa de dinheiro.</p>
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<p>E, no entanto, 81% consideram importante fazer pesquisa de preços antes de realizar compras, mas só 48% fazem isto sempre; 67% acham necessário reduzir as despesas em casa, mas apenas 26% fazem isto sempre; 59% consideram importante economizar para investir, mas só 17% fazem isto sempre.</p>
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<p>Conteúdo aplicado<br /> A analista de Projetos do Sicoob Central SC/RS, Elaine Dias, explicou os dois programas que o Instituto Sicoob realiza com as cooperativas e os públicos a quem se endereçam. Para disseminar o assunto da educação financeira, o Sicoob vem trabalhando com o Eixo Cidadania Financeira, em dois programas: Se Liga finanças, e Educação Financeira, além de oferecer clínicas financeiras gratuitas.</p>
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<p>“O programa Financinha nas Escolas é para a faixa etária de seis a 12 anos. São quatro livros da Coleção Financinhas que propiciam atividades como contação de histórias, roda de conversa, teatrinhos com os personagens, dinâmicas, atividades e exercícios variados”, explicou Elaine.</p>
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<p>Há uma trilha on-line para orientação do professor ou professora e são no mínimo quatro encontros: um workshop com os professores, para estabelecer um plano de ação, e três encontros com as crianças, com duração de duas horas por encontro. É desenvolvido para alunos do ensino fundamental e integram a Base Nacional Comum Curricular. Por meio de materiais pedagógicos, favorecem o aprendizado e a integração das crianças de forma cooperativa, desenvolvendo comportamentos que auxiliam a criação de hábitos financeiros saudáveis</p>
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<p>O programa Se Liga Finanças abrange jovens de 15 a 29 anos e microempreendedores individuais. Tem por objetivo mostrar às pessoas os benefícios de uma vida financeira saudável, proporcionada pelo uso responsável do dinheiro, além de conscientizar sobre a importância de uma boa gestão financeira para a prosperidade dos pequenos negócios. O conteúdo é desenvolvido em um workshop de quatro a oito horas, com conteúdo prático e interativo. Nele, os participantes aprendem sobre gestão de finanças pessoais, a relação com o dinheiro, orçamento pessoal, dívida e endividamento, planos de vida, noções de economia e introdução a investimentos, além de gestão de finanças MEI (Microempreendedor Individual), que abrange conceitos, indicadores macroeconômicos, gestão financeira e crédito para MEI.</p>
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<p>Live<br /> Participaram da <em>live</em> presencial, na sede da FCDL, o presidente da Federação, Onildo Dalbosco Júnior; os vice-presidentes de Serviços, José Carlos Benini; Administrativo e Financeiro, Jaime Henrique de Oliveira; e o superintendente Institucional, Arnaldo Sousa. Pelo Sicoob Central SC/RS, a diretora Administrativa Maria Luisa Lasarim; o supervisor de Cidadania e Sustentabilidade, Juliano Oliveira Fernandes; a analista de Projetos, Elaine Dias e a analista júnior de Projetos, Deisi Cristiane Haag. Entre os mais de 90 participantes on-line, o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto e o vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL, José Manoel Ramos.</p>
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<p>Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com FCDL).</p>
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Seis empresas foram contempladas ao atenderem aos requisitos do programa que reúne um conjunto de ações e benefícios:
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<p>Em uma solenidade realizada ao fim da tarde desta quinta-feira (01), o Governo de Estrela realizou o repasse de recursos através do programa “Desenvolvimento Sustentável”, que implica em um incentivo ao desenvolvimento econômico e social do município. Seis empresas foram contempladas: Medical San, Metanox, Ecovale, e Cooperativa Languiru, como também a Indústria de Alimentos Estrela (Latvida) e a Transwerle. No total serão concedidos mais de R$ 785 mil, em cotas distintas.</p>
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<p>Entre demais convidados e autoridades, participaram do ato o Prefeito de Estrela, Elmar Schneider; o vice João Carlos Schäfer; o Presidente da Câmara de Vereadores, Ernani de Castro; o Secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Daniel da Silva; o Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis), Claus Wallauer; e representantes de quatro das seis empresas que puderam se fazer presente: Mauro Santos, sócio-fundador do Grupo Medical San; Ismael Muller, diretor da empresa Metanox; Ariel Ramon Rieger, diretor da Ecovale; e Paulo Birck, presidente da Cooperativa Languiru.</p>
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<p><strong>Potencial</strong></p>
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<p>O Prefeito Elmar Schneider salientou a importância do empresariado que acredita no município. “Parabéns. A todos. A nós, aos nossos empresários, funcionários, cidadãos. O que passamos recentemente atingiu, de uma maneira ou outra, a todos. Não teve quem não sofreu consequências, e claro, negativas dos acontecimentos. Começamos com Covid, época de estiagem, depois enchentes e agora um vendaval. Mas todos seguiram acreditando em Estrela. Não abriram de nosso município. E outros perceberam isso e aqui desembarcaram. E assim seguiremos”, disse. “Este incentivo é um reflexo disso. É necessário planejamento, e disso não abrimos mão. Por isso digo a vocês empresários. Continuem empreendendo aqui e acreditando em nossa Estrela.” </p>
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<p>O titular da Sedis trouxe números para mostrar o crescimento do setor, que é fundamental também pelo empenho das grandes empresas. “Saímos de um saldo negativo de 60 vagas ao fim de 2020 para um balanço positivo para mais de 1.4 mil vagas criadas ao fim de 2023. E isso se consegue com a união de esforços das forças públicas, privadas e políticas”. O presidente da Cacis ressaltou. “Trata-se de um incentivo especial para quem tem um papel também especial e fundamental para a nossa economia.” E o presidente da Câmara lembrou. “2023 não foi um ano fácil. Repleto de dificuldades extras não esperadas. Este ainda breve 2024 não começou diferente. Mas juntos superamos os obstáculos, e mais fortes vamos ficar, basta vermos as respostas, ações e os números de nosso município.” </p>
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<p><strong> Saba mais</strong></p>
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<p><em>A regulamentação dos incentivos fiscais, instituída por meio da Lei nº 7.729 (atualizada em 20 de dezembro de 2022), que criou o programa de Desenvolvimento Sustentável e do Desenvolvimento Econômico e Social é um conjunto de ações e benefícios que são estendidos às empresas que, assim como os poderes executivo e legislativo, acreditam no potencial do município. Trata-se de uma política pública de cunho social e econômico, áreas de atuação que diretamente também beneficiam funcionários, famílias e comunidade em geral e constituem uma boa parte da base do Governo de Estrela. </em></p>
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<p><em>Através do programa, o município pode conceder, mediante prévia demonstração do interesse público, nos termos da Lei nº 7.729, incentivos sob as diversas formas previstos a empresas industriais, comerciais, de prestação de serviços e agroindustriais, levando em conta a função social decorrente da criação de empregos e renda e a importância para a economia do Município.</em></p>
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<p><strong>Protocolos e critérios</strong></p>
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<p><em>A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) é a que tem a responsabilidade de receber os protocolos de solicitação de incentivo e encaminhar ao Conselho de Políticas Públicas (CPP), no qual é realizado o cálculo do retorno do imposto para autorização da concessão dos incentivos previstos na lei. </em></p>
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<p><em>Entre os critérios exige-se a geração de tributos pela empresa, com projeção para os próximos 10 anos subsequentes ao protocolo; utilização de energias renováveis e fontes de preservação do meio ambiente; empregos gerados, considerando números absolutos; utilização de serviços e aquisição de matéria-prima de empresas sediadas no município de Estrela ou de insumos fornecidos por empresas locais no investimento adicional apresentado pela mesma. Em contrapartida é exigido às empresas beneficiadas o retorno dos incentivos fiscais a destinação de, pelo menos, 5% do retorno do auxílio financeiro recebido via Poder Público Municipal para aplicação em cursos de formação e aperfeiçoamento de mão de obra municipal, a ser destinado ao Fundo Municipal do Trabalho (FMT).</em></p>
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<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela</p>
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A vacina é a principal forma de prevenção contra o sarampo, doença infecciosa aguda, viral, transmitida através de gotículas respiratórias
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<p class="western">A Equipe de Vigilância Epidemiológica de Teutônia, mais uma vez, ressalta a importância de manter o calendário vacinal em dia, em especial, a vacina Tríplice Viral, principal meio de prevenção contra o sarampo, doença infecciosa aguda causada por vírus. A vacina também previne contra a rubéola e a caxumba.</p>
<p class="western">Crianças recebem a primeira dose da vacina Tríplice Viral aos 12 meses e a segunda dose ao completar 01 ano e 03 meses de vida. Adultos até 29 anos, devem ter as duas doses da vacina e, de 40 a 59 anos, pelo menos 01 dose. Profissionais da saúde devem ter as duas doses, independente da idade.</p>
<p class="western">A Tríplice Viral está disponível em todas as salas de vacinas do município, sem necessidade de agendamento, conforme cronograma abaixo:</p>
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<li>Centro Avançado de Saúde (CAS): terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde;</li>
<li>ESF 2 Morada do Sol: segundas-feiras à tarde;</li>
<li>UBS Languiru: terças-feiras, de manhã e à tarde;</li>
<li>UBS Boa Vista: quintas-feiras, o dia todo;</li>
<li>UBS Teutônia: quartas-feiras, de manhã;</li>
<li>UBS Alesgut: sextas-feiras, de manhã.</li>
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<p class="western">Os pacientes devem levar documento de identificação, cartão do SUS e Carteira de vacinas.</p>
<p class="western"><strong>Sarampo</strong></p>
<p class="western">O sarampo é uma doença infecciosa extremamente contagiosa, que apresenta quadro mais grave em crianças menores de 05 anos. Sua transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas ao tossir, espirrar ou falar. Portanto, a pessoa que apresentar suspeita da doença, deve utilizar máscara desde o momento da triagem nos serviços de saúde.</p>
<p class="western">Desde abril de 2020, não havia registro de casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul. No entanto, no início do mês de janeiro de 2024, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul recebeu uma notificação de um caso suspeito na cidade de Rio Grande. Trata-se de uma criança menor de 5 anos, do sexo masculino, que não havia tomado nenhuma dose da vacina e procedente de país asiático, com circulação endêmica de Sarampo. Diante do caso, fica ainda mais evidente a importância da vacinação.</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: </strong>Sara Ávila/Divulgação</p>
<p><strong>CRÉDITOS DAS IMAGENS: </strong>AI/Divulgação</p>
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Os resíduos das enchentes históricas de setembro e novembro de 2023 que foram armazenados no município começaram a ser removidos nesta quinta-feira. 01/02, em Lajeado.
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<p>A Prefeitura de Lajeado havia feito a retirada de entulhos e armazenado em áreas específicas do aterro sanitário, separado do lixo comum a fim de evitar contaminações. Agora, o Governo do Estado iniciou a ação de recolhimento e destinação dos resíduos, que ocorrerá em todos os municípios atingidos pelas cheias. </p>
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<p>Os resíduos serão levados para o Aterro Sanitário do município de Minas do Leão. Os municípios contemplados com o recolhimento dos entulhos são: Muçum, Encantado, Colinas, Arroio do Meio, Roca Sales, Estrela, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Santa Tereza. A execução do trabalho em Lajeado, conforme o cronograma, deve levar 10 dias, mas será necessária uma segunda etapa para o recolhimento do material restante.</p>
<p> <br /> - A quantidade a ser recolhida é maior do que o inicialmente previsto. Contudo, o importante é que estes resíduos terão a destinação correta - avalia o secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Lajeado, Luís Benoitt, destacando que ainda não há data prevista para a segunda etapa de recolhimento. <br /> <br /> A responsabilidade da coleta foi assumida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. A execução está a cargo da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), responsável pela operação do aterro de Minas do Leão.</p>
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<p><br /> <em>Em respeito a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), este e-mail pode conter informações confidenciais e/ou privilegiadas. Se você não for o destinatário pretendido ou tiver recebido este e-mail por engano, notifique o remetente imediatamente e destrua este e-mail. Qualquer uso não autorizado, cópia, divulgação ou distribuição do conteúdo deste e-mail é estritamente proibido e pode ser ilegal.</em></p>
<div align="center"><hr align="center" size="2" width="100%" /></div>
<p><br /> <strong>Prefeitura Municipal de Lajeado</strong></p>
<p>Os trabalhadores no comércio das cidades que compõem a base do Sindicomerciários de Taquari e Região, têm direito a pagamento de multa no valor de um salário recebido pelo trabalhador em caso de demissão sem justa causa durante o mês de fevereiro.</p>
<p>O pagamento da multa está prevista na lei federal 7.324, de 1984, que veda a demissão de trabalhadores nos 30 dias anteriores à data-base de negociação da convenção coletiva de trabalho, que no caso dos comerciários é no dia 1º de março.</p>
<p>Também possui direito à indenização, trabalhadores cujo aviso prévio indenizado possuir data final dentro do mesmo período.</p>
<p>“Os trabalhadores devem ficar atentos a esse direito. Por isso, recomendamos aos trabalhadores que exijam que a sua rescisão seja homologada pelo Sindicato para que todas as suas verbas trabalhistas sejam pagas de forma correta no momento da rescisão”, explica Raul Cerveira, tesoureiro do Sindicato.</p>
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Claus Humberto Wallauer presidirá a entidade durante a gestão 2024/2025:
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<p>A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou, na manhã de quinta-feira, dia 1º de fevereiro, a posse da nova diretoria que estará à frente da entidade no período 2024/2025. O momento simbólico foi seguido de reunião de construção e planejamento, liderada pelo novo presidente, Claus Humberto Wallauer.</p>
<p>O ato de posse ocorreu no auditório da Cacis e reuniu boa parte da nova diretoria, além de representantes da imprensa. Em ato simbólico, o ex-presidente, Gerson Strehl, repassou a presidência da entidade para Claus Wallauer. Em seguida, vestidos com uma camiseta com a frase “Juntos somos Cacis”, foi feita a foto coletiva oficial dos membros da diretoria presentes.</p>
<p>Na oportunidade, o ex-presidente, Gerson Strehl, agradeceu a confiança e enalteceu que sua gestão foi marcada por muitos desafios e muitas conquistas, dentre elas a construção da nova sede. “Foi um período intenso, de muitos desafios. Mas o que fica é este espírito de união, deste trabalho conjunto que a gente faz. O presidente não faz nada sozinho. Ele precisa do apoio, da força de toda a diretoria”, sublinhou.</p>
<p>Já o novo presidente, Claus Wallauer, destacou o potencial da entidade. “A Cacis tem uma estrutura fantástica. É uma entidade de representação muito grande, muito forte. E ainda tem um grande potencial a ser explorado. Queremos desenvolver ações para aproximar ainda mais a entidade da classe empresarial e da comunidade de Estrela. E, para isso, conto com o apoio de toda a diretoria, para juntos construirmos soluções e fortalecermos ainda mais a Cacis”, pontuou.</p>
<p>Após o momento simbólico, iniciaram os trabalhos de planejamento para o biênio. Inicialmente, Wallauer elencou os principais pontos do estatuto da Cacis, bem como a missão, a visão e valores da entidade. O diretor executivo, Paulo Finck, trouxe dados e ações executadas pela entidade, seguido da apresentação dos balancetes da Cacis pelo contador Elson Bender.</p>
<p>Em seguida, cada vice-presidência foi convidada a estabelecer metas e objetivos de cada pasta, responder algumas perguntas provocativas previamente bem como sugerir e alinhar ações para os anos de 2024 e 2025. “É um convite para cada um pensar no que pode contribuir com a entidade. Juntos vamos construir uma entidade cada vez mais forte. Juntos somos Cacis”, frisou Wallauer.</p>
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<p><strong>Diretoria Cacis 2024/2025</strong></p>
<p><strong>> Presidente</strong>: Claus Humberto Wallauer</p>
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<p><strong>> Vice-presidente de Administração e Finanças</strong>: Andreia Zwirtes Kich</p>
<p>- Diretores: Oscar Hünemeier e Gilmar Neitzke</p>
<p>- 1º tesoureiro: Moacir José Morigi</p>
<p>- 2º tesoureiro: Patrícia Brochier</p>
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<p><strong>> Vice-presidente da Infraestrutura</strong>: Adiel Alfredo Krabbe</p>
<p>- Diretores: Cristiano Vilanova Horn, Rui Alberto Grave, Moacir B. de Oliveira e Pedro Augusto Eidt</p>
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<p><strong>> Vice-presidente da Indústria</strong>: Rodolfo Lanius</p>
<p>- Diretores: Carlos Guilherme Glufke, Neri Xavier, Mauricio Scapin e Henrique Purper</p>
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<p><strong>> Vice-presidente do Comércio</strong>: Janaína Carvalho</p>
<p>- Diretores: Sila Dotti Melo, Kátia Paladini da Rosa, Fabiano Bladt e Irno Delai</p>
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<p><strong>> Vice-presidente do Planejamento</strong>: Gerson Strehl</p>
<p>- Diretores: Pedro Antônio Barth, Nilto Scapin, Marino Altmann e Márcio Mallmann</p>
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<p><strong>> Vice-presidente de Prestação de Serviços</strong>: Claudia Argiles da Costa</p>
<p>- Diretores: Edison Nilson Griesbach, Gilmar Edmundo Wiethölter, Nardir Steffens e Rodrigo Tomasi</p>
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<p><strong>> Vice-presidente de Eventos</strong>: Leandro Leodi Kremer</p>
<p>- Diretores: Fabiano Petter, Franciele Diehl, Rodrigo Mezzomo e Mariana Vitorazzi</p>
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<p><strong>> Vice-presidente de Agronegócio</strong>: Douglas Jacó Sulzbach</p>
<p>- Diretores: Roberto de Oliveira, Guilherme Petter, Alexandre Luis da Silveira e Rafael Guilherme Kich</p>
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<p><strong>> Delegado na Fiergs</strong>: Henrique Purper</p>
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<p><strong>> Delegado na Federasul</strong>: Pedro Antonio Barth</p>
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<p><strong>> Conselho Fiscal Efetivo</strong>: Vanderlei Almeida de Siqueira, Daniel Horn e Cintia Steffens Fortes</p>
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<p><strong>> Conselho Fiscal Suplente</strong>: Morjana Eidelwein, Jones Diehl e Laine Maria Sulzbach</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer</strong></p>
<p>Deixar profissionais de vendas mais confiantes e entusiasmados com suas rotinas e visão de futuro, por meio de técnicas simples e eficazes para atender bem e fechar mais vendas todos os dias. Esse foi o objetivo do curso “Vendas de alto impacto”, oferecido pela CIC Teutônia nos dias 29 e 30 de janeiro.</p>
<p>O treinamento foi ministrado por Rodrigo Annunciação, com formação na área de Tecnologia e Comportamento Humano. De maneira direta e irreverente, ele abordou mercado e atuação, tamanho e competidores; quem é o cliente, características, influenciadores e as diferentes formas de tomada de decisões; características do produto ou serviço; como falar e escrever com desenvoltura; como vender pelo WhatsApp; como fazer apresentações; como fazer perguntas; como contornar objeções; como gerenciar clientes; construção de metas e rotina de alta performance; autoconfiança e motivação; foco e determinação; organização e disciplina; espírito de equipe e desejo de vitória.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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Uma série de ações, já planejadas e previstas antes das ocorrências climáticas, e outras, estão sendo realizadas.
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<p>O Governo de Estrela comemorou, neste mês, o anúncio de mais de R$ 22 milhões em recursos federais que garantirão a construção de quatro novas escolas no município, a compra de três novos ônibus escolares e de diversos itens, entre os quais mobiliários, recursos tecnológicos, equipamentos de climatização, cozinha, laboratoriais e outros. Contudo, a Secretaria Municipal de Educação não esqueceu dos ambientes escolares que já integram a rede municipal, muitos dos quais atingidos pelas enchentes de 2023 e o vendaval de janeiro. Uma série de obras e melhorias, antes já planejadas, e outras pontuais atreladas aos acontecimentos climáticos que assolaram o município e região, estão agora prontas, em fase de conclusão e outras também iniciando. </p>
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<p><strong>Obras e melhorias</strong></p>
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<p>Além da limpeza geral, cuidados com ajardinamento e obras pontuais em todas as escolas, algumas estão recebendo novos espaços. É o caso da Emei Estrelinha (Rua Cruzeiro do Sul, 960, Bairro das Indústrias). Os alunos, funcionários e também visitantes irão dispor de uma área coberta, que será utilizada para a prática pedagógica, atividades recreativas e realização de eventos da escola (formaturas, assembleias). Também está sendo construído um muro lateral do pátio onde ficam as pracinhas infantis, visando segurança das crianças. A inauguração ocorre nos próximos dias.</p>
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<p>Já a Emef Pinheiros (Rua Herta Lohmann Porn, nº 395 - Bairro Pinheiros) conta com uma nova sala. A mesma visa atender a demanda da escola. E na Emei Arroio do Ouro, localizada na comunidade de mesmo nome, uma parceria com o Conselho de Pais e Mestres (CPM) possibilitou a revitalização do pátio externo, inclusive com a colocação de concreto em algumas áreas.</p>
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<p><strong>Presente e futuro</strong></p>
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<p>Outras obras estão em andamento e mais previstas. Na Emei Raio de Sol (Rua Mário Nelson Rohsig, 338, Bairro Oriental), iniciou-se nesta quarta-feira (01) a readequação de espaços que significarão em três novas salas de aula, também visando dar conta da maior demanda da rede. Já na Emef Leo Joas (Rua Augusto Frederico Markus, s/nº - Bairro das Indústrias), a maior do município, com mais de 750 alunos; e na Emei Criança Feliz (Rua Soledade, 199, Loteamento Marmitt, Bairro Moinhos), duas das mais atingidas pelas enchentes de 2023, parte do piso das salas deverá ser trocado gradualmente, também com parcerias, entre as quais com o Rotary.</p>
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<p><strong>Antiga reivindicação</strong></p>
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<p>E deve ser aberta em fevereiro a licitação para construção da quadra coberta da Emef José Bonifácio (RS 129, nº 5391 - Distrito de Costão). A melhoria era uma reivindicação de mais de uma década da comunidade escolar.</p>
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<p>De acordo com a secretária adjunta da Smed, Débora Zorzan, a pasta já tinha um cronograma de ações de melhorias para o corrente ano antes mesmo da série de problemas ocasionados pelas intempéries climáticas. “Muito do que agora está sendo concluído ou executado já fazia parte de nosso planejamento, mas algumas coisas precisaram, em um primeiro momento, serem deixadas em um segundo plano pois tivemos 13 escolas atingidas de alguma forma com as tempestades gerais. Foram telhados que caíram em quebraram, assim como vidros, móveis e brinquedos estragados, além de coisas mais simples, mas que também exigiram reparos, cuidados, reposição e investimentos”, explica Débora. “Algumas ações precisaram sim ser postergadas, mas outras de fato estavam planejadas para ocorrerem somente agora, no período de férias escolares, que é o mais apropriado; e algumas para serem tocadas a partir de agora, conforme licitações e obtenção de recursos, em um gradual mas sempre constante processo de aperfeiçoamento.” </p>
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<p><strong>Volta às aulas</strong></p>
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<p>Está agendado para a próxima segunda-feira, dia 05, o retorno dos bebês e crianças da Educação Infantil às escolas, com o período integracionista. O início oficial do ano letivo para os 4.1 mil alunos ocorre somente no dia 21, tanto na Educação Infantil (Emeis) como no Ensino Fundamental (Emefs).</p>
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<p><strong>Novas escolas</strong></p>
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<p>Já estão sendo elaborados os projetos das quatro novas escolas, das quais três Emeis e uma Emef, beneficiando os bairros Boa União, Auxiliadora e Nova Morada/Novo Paraíso, nos quais serão investidos mais de R$ 20 milhões apenas na construção e que resultarão em 914 novas vagas na rede municipal.</p>
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<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela</p>
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O prefeito Celso Forneck apresentou as principais realizações e investimentos da Administração Municipal ao longo dos anos de 2021, 2022 e 2023:
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<p class="western">Na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, realizou uma prestação de contas para os veículos de comunicação da região, apresentando dados e investimentos nos mais diversos setores, realizados entre os anos de 2021 e 2023.</p>
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<p class="western"><strong>Educação</strong></p>
<p class="western">Em 3 anos, foram abertas duas novas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s), a EMEI Darcy Ribeiro e a EMEI Cora Coralina, totalizando um investimento de R$ 731,1 mil, além de reformas e ampliações que também possibilitaram a abertura de novas turmas. No total, foram abertas 375 novas vagas de educação infantil, e há previsão de pelo menos 100 novas vagas com a conclusão da obra da EMEI Meu Cantinho, onde já foram investidos R$ 885,9 mil de recursos livres.</p>
<p class="western">O governo municipal criou, em 2022, o Projeto Escolas-Polo de Férias que, em sua terceira edição, atende cerca de 200 crianças cujos pais trabalham e não tem recesso nesse período e nem com quem deixar os filhos.</p>
<p class="western">No turno inverso, foram criadas 151 novas vagas, totalizando 453 crianças atendidas atualmente. Das novas vagas, 71 foram no interior de Teutônia e 80 no CEMEF Leonel de Moura Brizola, que foi reformado, aumentando sua capacidade de alunos; um investimento de R$ 114,3 mil de recursos vinculados.</p>
<p class="western">No total, foram mais de R$ 7,6 milhões investidos em construções, ampliações, reformas, compras de equipamentos e demais projetos somente na área da educação. A Escola Bento Gonçalves, na Boa Vista, teve um novo prédio construído, proporcionando que a instituição, que antes fornecia turmas somente até o 5º ano do Ensino Fundamental, possa atender até o 9º ano. A EMEF 24 de Maio também contou com uma ampliação, pois a estrutura antiga já não dava conta da demanda de alunos da escola. As duas ampliações, juntas, representam um investimento de R$ 1,1 milhão de recursos próprios.</p>
<p class="western">Para amenizar os impactos da pandemia na educação, a Administração Municipal de Teutônia desenvolveu o projeto Alfabetiza Teutônia, onde foram investidos cerca de R$ 2 milhões, e contratados temporariamente 48 professores. O projeto visou reduzir a discrepância entre as crianças que tinham condições de serem alfabetizadas em casa, durante o recesso das aulas presenciais, e das que enfrentavam maiores dificuldades, propiciando que ambas tenham as mesmas oportunidades ao longo da jornada escolar.</p>
<p class="western">Outro importante feito na área da educação foi a instalação de ares-condicionados e alarmes em todas as escolas do município, suprindo toda a demanda existente e proporcionando mais segurança e bem-estar nas salas de aula.</p>
<p class="western">A Administração Municipal também trouxe o Programa Jovem Empreendedor para Teutônia, que foi a primeira cidade do Vale do Taquari a receber e investir no programa. O programa é desenvolvido pelo Instituto Manager, em parceria com as empresas Google, XP Investimentos e Univates.</p>
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<p class="western"><strong>Saúde</strong></p>
<p class="western">O Governo Municipal ampliou a oferta de serviços na rede pública de saúde, no turno da noite, com mais médicos clínicos gerais, atendimento de pediatra, dentista, ginecologista, realização de exame pré-câncer e vacinação, no turno da noite no CAS, além da ampliação do horário da farmácia até as 22h00.</p>
<p class="western">A fim de descentralizar os serviços da rede pública de saúde, Administração Municipal preocupou-se em disponibilizar mais serviços de especialidades nos postos de saúde. A colocação de DIU (método contraceptivo), por exemplo, que antes era realizada somente no Hospital Ouro Branco, hoje ocorre também no CAS, facilitando o acesso da população e auxiliando na prevenção de gestações precoces.</p>
<p class="western">A Administração Municipal estabeleceu uma parceria com a Saúde Univates, a fim de criar o Centro de Fisioterapia, que funciona junto ao CAS, agilizando os atendimentos e reduzindo a fila de espera. De 2021 a 2023, já foram realizados mais de 15 mil atendimentos.</p>
<p class="western">O ônibus da Saúde foi reativado, levando atendimento médico ao interior do município. Atualmente, são realizadas cerca de 240 consultas por mês, com atendimento médico e de enfermagem. O ônibus também foi fundamental durante as enchentes que assolaram o Vale do Taquari, em setembro de 2023, quando foi enviado à Roca Sales para atender a população de lá, que teve todo seu sistema de saúde atingido pelas águas.</p>
<p class="western">Nos primeiros 3 anos de governo, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, abriu uma nova unidade de Saúde na Vila Esperança, ampliou o ESF 2 Morada do Sol, no Loteamento Oito, e reformou o porão da UBS Alesgut, que foi transformado em Almoxarifado Central de Medicamentos.</p>
<p class="western">Foram reformados telhados do Postos de Saúde da Boa Vista e do Bairro Teutônia, que se encontravam em péssimas condições. Além disso, a gestão preocupou-se em instalar toldos em frente a 7 Unidades de Saúde do município, para que os pacientes não precisem passar pela chuva ao desembarcar do carro e chegar até a porta da unidade.</p>
<p class="western">Ao longo desses três anos, foram realizados mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos, sendo 1.772 cirurgias eletivas, 1.935 cirurgias de urgência, 258 cirurgias com emenda e 1.284 cirurgias de pequeno porte, realizada no CAS. O serviço de cirurgias de pequeno porte no CAS foi estabelecido em parceria com a Saúde Univates, facilitando o acesso da população e agilizando diagnósticos, principalmente do câncer de pele.</p>
<p class="western">A fim de obter um melhor desempenho, a atual gestão criou uma nova sede para a Vigilância em Saúde, em Canabarro, destinando o antigo espaço para o serviço de infectologia. Teutônia, hoje, é a única cidade do Vale do Taquari que possui serviço próprio de infectologia, sem necessidade de encaminhamento para Porto Alegre. O serviço é responsável pelo tratamento, principalmente de Hepatites, mas também de HIV, Sífilis, Hanseníase e outras doenças infectocontagiosas.</p>
<p class="western">Como comprovação do excelente trabalho desempenhado na área da Saúde, o Ministério da Saúde conferiu nota 9,52 no Previne Brasil, programa que avalia a qualidade da saúde pública nos municípios brasileiros. No primeiro quadrimestre de 2021, a nota era de 6,60 e foi crescendo gradualmente, de acordo com as melhorias realizadas. A meta da administração é continuar realizando melhorias e aumentar, ainda mais, sua nota no programa.</p>
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<p class="western"><strong>Obras</strong></p>
<p class="western">De 2021 a 2023, a Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Obras, já realizou mais de 18,8 quilômetros de pavimentação, sendo 14,5 km na cidade e 4,3 km no interior, distribuídos pelo município nas áreas de maior demanda, o que representa um investimento de, aproximadamente, 23 milhões de reais. Deste total, R$ 6 milhões são de recursos próprios.</p>
<p class="western">Dentre as pavimentações, destacam-se a Linha Harmonia, com 550 m de pavimentação asfáltica e 2,2 km de recapeamento, e a Linha Wink, com 1,6 km de pavimentação asfáltica. Outro destaque são as pavimentações comunitárias, projeto implantado pelo governo atual, que agilizam o processo de pavimentação dentro das comunidades.</p>
<p class="western">Já foram investidos cerca de 1,1 milhão em contruções e recuperações de pontes. Foram construídas as Pontes Folmmer, no bairro Teutônia, e a ponte da divisa entre Teutônia e Westfália, no bairro Boa Vista. Outras 6 pontes do interior foram recuperadas.</p>
<p class="western">De 2021 até o início de 2024, já foram construídos mais de 2,7 mil metros quadrados de calçadas de passeio, incluindo a calçada na Linha Harmonia, uma antiga demanda da comunidade que foi atendida e está sendo finalizada.</p>
<p class="western">A administração adquiriu duas retroescavadeiras, utilizadas pela Secretaria de Obras e pela Secretaria de Agricultura, para suprir a demanda do munícipio. As duas, totalizaram um investimento de R$ 820 mil, pagos com recursos próprios do município.</p>
<p class="western">Além disso, foram supridas diversas demandas antigas da comunidade, que se arrastavam há vários anos, como a construção da passarela junto à ponte da Várzea, a construção do prédio para a Feira do Produtor e banheiros na praça evangélica de Canabarro, a perfuração do poço artesiano no bairro Teutônia, as melhorias na rede de água e as canalizações em locais que sofriam com alagamento.</p>
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<p class="western"><strong>Agricultura</strong></p>
<p class="western">A reformulação do Pacote Agrícola o transformou no maior programa de incentivo agrícola do Vale do Taquari. Com a reformulação do programa, houve a Implantação do Cartão do Produtor Rural. O programa contou com um investimento de R$ 3,1 milhões entre 2021 e 2023, beneficiando cerca de 1 mil produtores rurais de Teutônia.</p>
<p class="western">Entre assistência veterinária e inseminação artificial, foram mais de 43,1 mil atendimentos, o que representa um investimento de quase R$ 1 milhão. Também foram investidos R$ 980,7 mil em construções de empreendimentos rurais, sendo 87% para sucessão rural.</p>
<p class="western">Outro grande investimento na área da agricultura é o Galpão do Agricultor, onde foram investidos R$ 513,8 mil, entre recursos próprios e vinculados. O imóvel hoje funciona como centro de distribuição da merenda escolar, que é levada até o local pelos produtores e depois destinada às escolas com transporte adequado. Atualmente, o galpão também abriga o Serviço de Inspeção Municipal e possui cozinha equipada para utilização eventual das agroindústrias.</p>
<p class="western">A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente também é responsável pelo Departamento da Causa Animal, criado em 2022 com o propósito de realizar castrações e implementar políticas públicas para os animais. De 2021 a 2023, já foram realizadas mais de 1 mil castrações. Todos os animais castrados passam pela chipagem, que facilita a identificação dos animais.</p>
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<p class="western"><strong>Indústria e Comércio</strong></p>
<p class="western">A Prefeitura de Teutônia investiu R$ 1,7 milhão na compra de prédio industrial, com 1,5 mil m², que hoje abriga duas empresas teutonienses em fase de expansão. Também foram vendidos 8 lotes, através de leilão, com incentivo financeiro da prefeitura, que concedeu subsídios nas vendas.</p>
<p class="western">Durante a pandemia, o governo municipal criou um programa de incentivo aos ateliês, para manutenção e geração de novos empregos. Com o programa, foram gerados 37 novos empregos.</p>
<p class="western">A Sala do Empreendedor ampliou seus serviços e facilidades oferecidas. Os Microempreendedores Individuais (MEI’s), agora são isentos da taxa do alvará de localização.</p>
<p class="western">A Administração municipal também reformulou a Campanha Nota Fiscal Dá Prêmios. Em 2021 foram sorteados R$ 100 mil em prêmios; em 2022, R$ 100 mil em vale-compras; e em 2023, foram R$ 110 mil em vale-compras, a serem utilizados nas empresas teutonienses, incentivando a compra no comércio local.</p>
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<p class="western"><strong>Turismo</strong></p>
<p class="western">O governo atual foi o que mais investiu no turismo de ventos do município. Além disso, incluiu o município no Acelera Turismo G7. A administração implantou o Radar Turístico e o Plano Municipal de Turismo, possibilitando o registro do município junto ao Ministério do Turismo e a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro.</p>
<p class="western">A gestão atual criou o Conselho Municipal do Turismo e, com isso, ocorreu também a reformulação da Rota Germânica, rota turística que evidencia a cultura do nosso município.</p>
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<p class="western"><strong>Juventude, Cultura, Esporte e Lazer</strong></p>
<p class="western">O maior projeto cultural da História de Teutônia foi criado na gestão atual. O projeto, que oferta 28 diferentes oficinas em diversas modalidades culturais, musicais e artísticas, com aulas totalmente gratuitas, hoje conta com mais de 1 mil alunos matriculados. Também foi criado o projeto Um Novo Cantar, que tem o intuito de despertar o interesse das crianças para o canto coral.</p>
<p class="western">A administração municipal foi a primeira a investir no Projeto de Atletismo, que ocorre no Colégio Teutônia. O município também ampliou os investimentos nos programas ASTF e Juventus.</p>
<p class="western">O governo atual colocou Teutônia no cenário de eventos do Vale do Taquari e do Estado, movimentando a economia do município e atraindo o público de toda a região. De 2021 a 2023 foram criadas a Parada Natalina, a Teutoberfest (com escolha das Soberanas), o Festival de Balonismo e a Semana da Arte, além dos investimentos na Festa de Maio e no Acampamento Farroupilha, eventos já existentes.</p>
<p class="western">Uma grande marca da gestão atual foi a revitalização do Laguinho, juntamente com a ampliação da Pista de Skate, que se tornou uma área de convivência muito utilizada pela população teutoniense. Foram construídas calçadas de passeio e instaladas lâmpadas para iluminação ao redor do lago, que ganhou ainda mais destaque com a realização da Parada Natalina no local.</p>
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<p class="western"><strong>Assistência Social</strong></p>
<p class="western">A Prefeitura de Teutônia, através da Secretaria de Assistência Social desempenhou um papel fundamental após as enchentes, com intensa atuação em atendimentos, encaminhamentos familiares e doações.</p>
<p class="western">A administração atual investiu mais de R$ 1 milhão no acolhimento de idosos, que ocorre através do CRAS e do CREAS, que hoje está localizado no Centro Administravivo, no prédio que abrigava o CRAS e que foi reformado.</p>
<p class="western">O governo também foi responsável por resolver a situação do acolhimento de crianças e adolescentes da Comarca de teutônia, que se arrastava há mais de 6 anos, através do Abrigo Estrelas do Amanhã, em parceria com outros municípios da Comarca.</p>
<p class="western">Mais de 90 pessoas, entre crianças adolescentes e adultos, já participaram de curso profissionalizantes gratuitos, disponibilizados pela Prefeitura de Teutônia, através do Programa Capacita Teutônia. Foram cursos de informática, de montagem de móveis e de solda. Para 2024, estão previstas mais 150 vagas para diversos cursos, através do RS Qualificação.</p>
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<p class="western"><strong>Prêmios</strong></p>
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<li>Contas públicas de 2021 e 2022 aprovadas;</li>
<li>Nota 10 em transparência na gestão dos recursos no enfrentamento à COVID-19;</li>
<li>14ª Melhor Cidade do País, entre as cidades de até 50 mil habitantes de 2022;</li>
<li>3ª Cidade Excelente no Prêmio Band Cidades Excelentes, categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, de 10 a 100 mil habitantes;</li>
<li>Selo Ouro Sebrae, para a Sala do Empreendedor pelas constantes melhorias nos serviços;</li>
<li>Selo Prata em Transparência, conferido pelo Tribunal de Contas do Estado pela primeira vez na história a Teutônia;</li>
<li>Certificado de Excelência em contas públicas, tendo a transparência como principal fator.</li>
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<p class="western"><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: </strong>AI/Divulgação</p>
<p class="western"><strong>CRÉDITOS DAS FOTOS: </strong>AI/Divulgação</p>
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Expectativa da Concessionária abrange todas as rodovias a partir do dia 1º de fevereiro:
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<p>A partir desta quinta (1º), a CCR ViaSul estima que pouco mais de 1 milhão de veículos estejam trafegando por suas rodovias até o próximo dia 5 (segunda), durante o feriado de Navegantes. Deste total, só na Freeway são esperados cerca de 363,8 mil motoristas durante os cinco dias.</p>
<p>Para a saída do feriado, nos dias 1º e 2 (quinta e sexta), a Concessionária estima mais de 92 mil veículos seguindo para o litoral, sendo 42,7 mil e 49,5 mil, respectivamente. Já o retorno à capital deve apresentar fluxo mais intenso, com algo em torno de 187 mil condutores entre os dias 1 e 5, sendo o fluxo no domingo (4) mais intenso, quando deverá ser registrado, aproximadamente, 68 mil carros na rodovia ao longo do dia.</p>
<p>Na BR-386 também deve ser percebido aumento do tráfego. Conforme a CCR ViaSul, a rodovia deve movimentar mais de 150 mil veículos durante os cinco dias. No intervalo, estão previstos 74 mil condutores no sentido interior enquanto outros 76 mil devem utilizar o caminho para Porto Alegre. Ainda, o maior fluxo esperado está concentrado no dia 2 (sexta), quando cerca de 15 mil deverão seguir ao interior enquanto outros 18 mil terão como destino à capital gaúcha.</p>
<p><strong>Melhores horários – </strong>como orientação, a Concessionária sugere aos motoristas que, se possível, evitem os horários quando o fluxo deve estar mais intenso. Assim, a indicação é de que os condutores utilizem as rodovias na quinta (1º) antes das 16h e na sexta (2) após as 16h. Para o retorno, melhores horários são no domingo (4) antes das 14h e na segunda (5) após as 10h.</p>
<p><strong>Acompanhamento e apoio 24 horas, todos os dias<br /> </strong>Desde o início da Operação Verão, a CCR ViaSul está com reforço em suas equipes de Atendimento no para agilizar ainda mais o atendimento aos usuários e promover a fluidez do tráfego nas rodovias.</p>
<p>Toda a operação ganha ainda mais agilidade por meio do acompanhamento integral feito pelas equipes do Centro de Controle Operacional (CCO), através das 316 câmeras de CFTV que fazem o monitoramento das quatro rodovias sob concessão (BR-101, BR-386, BR-448 e Freeway).</p>
<p>Além do atendimento ao longo dos 473 quilômetros, a concessionária disponibiliza 14 Bases de Serviços Operacionais, onde ficam dispostos os veículos indispensáveis ao atendimento das ocorrências. Sete desses pontos contam com Serviços Atendimento ao Usuário (SAU), oferecendo estruturas com banheiros, fraldários, água e café, totens para informações, entre outros.</p>
<p>Mais informações sobre as condições da rodovia podem ser obtidas por meio do Disque CCR ViaSul 0800 000 0290, pelo WhatsApp (51) 3303-3858, pelo site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a>.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa<br /> <br /> </em></strong></p>