<p>A CCR ViaSul informa seu cronograma de obras semanal a ser realizado entre os dias 22 e 28 de janeiro. Entre as ações a serem desempenhadas pelas equipes da Concessionária estão os trabalhos de permanentes de recuperação, manutenção e conservação da rodovia. Importante destacar também que durante o período da Operação Verão, há restrição de obras em alguns dias e horários e, por isso, a Concessionária orienta aos motoristas para que acompanhem a situação das rodovias por meio do site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a>.</p>
<p><br /> Para a execução desses os serviços são necessários bloqueios de faixas e operações pare-e-siga, podendo ocasionar lentidão ou retenção de veículos em alguns segmentos. A Concessionária reforça aos usuários para que redobrem a atenção e respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelos locais, uma vez que operários estão nas imediações da pista.</p>
<p><br /> De forma a evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se que os usuários, sempre que possível, programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a>, pelo WhatsApp no (51) 3303-3858 ou por meio do Disque CCR ViaSul 0800 000 0290, disponível 24 horas por dia para emergências e informações.</p>
<p><br /> A CCR ViaSul reforça que o cronograma de obras é dinâmico e poderá sofrer alterações. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.</p>
<p><strong><br /> RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO E REPAROS LOCALIZADOS</strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-101<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Torres a Osório: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 88 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Torres a Osório: </strong>Melhorias de acesso entre os kms 3 e 86 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-290 (Freeway)<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Osório a Porto Alegre: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 98 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Gravataí: </strong>Implantação de passarela no km 69 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Gravataí/Porto Alegre: </strong>Obras de conservação, manutenção e readequação de pontes e viadutos entre os kms 74 e 88 – ambos os sentidos.<strong>*sem interdição de faixa<br /> Porto Alegre: </strong>Implantação de passarela no km 98 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-386<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Carazinho a Canoas: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 179 e 446 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Soledade a Fontoura Xavier: </strong>Supressão vegetal entre os kms 245,3 e 270,8 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Marques de Souza a Lajeado: </strong>Obras de duplicação entre os kms 334,6 e 345,8 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h30;<br /> <strong>Marques de Souza e Forquetinha: </strong>Retornos em nível nos kms 330 e 337 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<br /> <strong>Lajeado: </strong>Alargamento da ponte no km 339 – sentido Carazinho. Entre 7h e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa <br /> Lajeado: </strong>Acessos no km 338 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<br /> <strong>Lajeado: </strong>Passarela no km 338 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<strong> *sem interdição de faixa<br /> Lajeado: </strong>Passagens inferiores nos kms 341, 345 e 346 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Lajeado: </strong>Interseção tipo Diamante no km 341 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<strong> *sem interdição de faixa<br /> Lajeado: </strong>Vias marginais entre os kms 339,4 e 345,9 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<strong> *sem interdição de faixa<br /> Lajeado: </strong>Implantação de passarela entre os kms 342 e 347 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h30;<br /> <strong>Lajeado/Estrela: </strong>Supressão vegetal, terraplanagem, drenagem e pavimentação entre os kms 346 e 351 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Estrela: </strong>Implantação de interseção no km 354 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa</strong><br /> <strong>Triunfo: </strong>Implantação de passarela no km 388 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30;<br /> <strong>Tabaí: </strong>Implantação de passarela no km 386 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa</strong><br /> <strong>Nova Santa Rita: </strong>Implantação de acesso no km 429 – sentido Norte. Entre 7h30 e 18h30;<br /> <strong>Nova Santa Rita: </strong>Implantação de passarela no km 437 – ambos os sentidos. Entre 7h e 18h;<br /> <strong>Canoas: </strong>Implantação de interseção no km 441 – ambos os sentidos; <strong>*sem interdição de faixa</strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-448<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong><br /> Sapucaia a Canoas: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 22 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong>Esteio: </strong> Correção do pavimento no km 5 – ambos os sentidos; <strong>*Obras 24 horas;</strong></p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO</strong></p>
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<p><strong>BR-101<br /> </strong>Sinalização vertical, limpeza de pista, limpeza, reparo e pintura de obras de arte especiais, limpeza de barreira de concreto e reparo de drenagem, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, defensa metálica, roçada e coleta de lixo entre Torres e Osório (km 0 ao 88) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>BR-290 (Freeway)<br /> </strong>Sinalização vertical, defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, limpeza e pintura de obras de arte especiais, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Osório e Porto Alegre (km 0 ao 98) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>BR-386<br /> </strong>Limpeza e recuperação de sistemas de drenagem (meio fio, canaletas, bueiros e tampas de bueiros), com retroescavadeira, remoção de entulhos, recuperação de terraplenos, instalação, remoção e recomposição de sinalização vertical. Instalação/manutenção de dispositivos de segurança e atenuantes de impacto, manutenção da pintura de pista, estruturas de contenção, reinstalação de tachas faltantes, poda de árvores e arbustos, roçada e coleta de lixo. Serviços realizados entre Carazinho e Canoas (km 180 ao 446) - ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>BR-448<br /> </strong>Defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, sinalização vertical, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Porto Alegre e Sapucaia (km 0 e 22) - ambos os sentidos com interdição de faixa.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa<br /> <br /> </em></strong></p>
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Cerimônia de posse foi realizada em 10 de janeiro, junto ao CRAS:
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<p>As novas conselheiras tutelares de Westfália já estão nas suas funções. A cerimônia de posse ocorreu em 10 de janeiro, em ato realizado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS) e CRAS.</p>
<p>A vice-presidente do Comdica de Westfália, Laís Franciele Grzegorek, enalteceu o trabalho do Conselho Tutelar enquanto órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. “O trabalho de vocês é fundamental e necessário na nossa comunidade. Parabéns por cuidarem com tanto carinho das nossas crianças e jovens”, considerou ela.</p>
<p>A coordenadora do Conselho Tutelar, Daiana Horst, destacou o trabalho coletivo do colegiado. “Àquelas que deixam seus cargos, digo que fizemos um grandioso trabalho. Podemos sentir orgulho disso, pois cumprimos nossas funções. Às novas conselheiras que ingressam no colegiado, lembro que teremos dias desafiadores, mas unidas e com o trabalho em equipe conseguiremos vencer qualquer obstáculo”, frisou Daiana.</p>
<p>O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, também falou da importância do trabalho do Conselho Tutelar no Município. “Parabéns por toda dedicação nesta função importante, zelando pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e conscientizando a nossa comunidade. Às novas conselheiras, desejamos sucesso nos seus cargos. O Conselho Tutelar pode sempre contar com a Administração Municipal no que for necessário”, reforçou o chefe do Executivo westfaliano.</p>
<p>O ato de posse seguiu com entrega de certificados às conselheiras tutelares titulares e suplentes, as quais também receberam um Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A eleição do Conselho Tutelar ocorreu em 1º de outubro de 2023, em processo unificado de escolha em todo o território nacional.</p>
<p>Agora, o Conselho Tutelar de Westfália é composto pelas conselheiras tutelares Daiana Letícia Horst, Luciana Ribeiro Moraes Goulart, Mara Lúcia Radavelli, Bruna Martins e Cristiane de Souza Vaz da Maia. As suplentes são: Dinara Ahlert (1ª suplente), Mirian Schwambach Heemann (2ª suplente), Débora Wagner Cardoso (3ª suplente), Sidiane Markus (4ª suplente), Dionéia Markus (5ª suplente) e Cheila Denise Horst (6ª suplente).</p>
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<p><strong>Capacitação</strong></p>
<p>No mês de dezembro, conselheiras tutelares titulares e suplentes participaram de momentos de capacitação, nos quais foram abordadas questões diversas que envolvem o órgão: atribuição e competências do conselheiro tutelar, rotinas de intervenção do Conselho Tutelar na atuação em rede, ética e postura profissional, registros de atividades, encaminhamentos e padronização de procedimentos de comunicação institucional, além de discussão de caso. A assessoria teve como intenção a preparação das conselheiras para suas funções.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTOS: AI Westfália</em></p>
<p>Na última semana, o Sicoob São Miguel foi agraciado novamente com o prestigioso Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano, uma celebração anual promovida pelo Sistema OCB, que reconhece e enaltece cooperativas que se destacam por sua criatividade, visão estratégica e conquista de resultados positivos. </p>
<p>O Prêmio SomosCoop é um testemunho do comprometimento das cooperativas em transformar realidades, gerando benefícios tangíveis para seus cooperados e comunidades. Anualmente, o Sistema OCB destaca aquelas que se destacam em suas práticas, honrando seus esforços em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. Este prêmio é parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), e o recebimento do selo de reconhecimento atesta o compromisso incessante da cooperativa em aprimorar sua governança e impulsionar o desenvolvimento de sua gestão. </p>
<p>Em um esforço constante pela busca da excelência, o Sicoob São Miguel se destacou entre as cooperativas aderentes ao PDGC, demonstrando seu comprometimento em elevar os padrões de governança e gestão. Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel, destaca a satisfação e orgulho pela conquista do prêmio. "Receber o Prêmio SomosCoop é uma validação do nosso compromisso em proporcionar o melhor para nossos cooperados e para a comunidade em que estamos inseridos. Isso reflete não apenas a dedicação da nossa equipe, mas também o reconhecimento do impacto positivo que buscamos gerar. Estamos comprometidos em manter essa trajetória de excelência e continuar contribuindo para o fortalecimento do cooperativismo e do desenvolvimento local”, enaltece. </p>
<p>A premiação destaca não apenas as conquistas do Sicoob São Miguel, mas também ressalta o papel fundamental das cooperativas no cenário socioeconômico, promovendo valores como solidariedade, participação e autonomia. </p>
<p class="elementtoproof">O Prêmio SomosCoop é, portanto, não apenas um reconhecimento, mas também um estímulo para que cooperativas continuem a trilhar caminhos que impactam positivamente a vida de seus cooperados e comunidades, demonstrando que, por meio da cooperação, é possível construir um futuro mais próspero e sustentável. </p>
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<p>Atenciosamente,</p>
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<p><strong>Bárbara Ribeiro Della Vechia de Moraes</strong></p>
<p>Comunicação e Marketing</p>
<p>As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) de Imigrante realizaram, no ano de 2023, 20.081 visitas domiciliares. O número representa sete atendimentos por habitante, somente no ano passado. Conforme a secretária Jóice Cristina Horst, o papel do ACS é realizar atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. “O ACS promove ações educativas por meio de visitas às residências das famílias ou em ações coletivas, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.</p>
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<p>O dia a dia de um agente comunitário é bastante complexo. Tudo começa com o contato inicial do profissional com a família visitada. Nesse encontro, ele faz uma série de perguntas referentes ao domicílio e também a cada um dos membros da família. Esse cadastro deve ser o mais completo possível, buscando identificar pontos sociais como: se existem pessoas com doenças graves vivendo na residência, jovens dependentes químicos ou crianças fora da escola.</p>
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<p>O cadastro é fundamental para o banco de dados E-SUS e contato entre referências, Hospitais e Unidades de saúde com o paciente. Depois disso, o profissional passa a acompanhar essas pessoas, visitando a família mensalmente, conferindo de perto a realidade local, as dificuldades e pensando em estratégias para a melhoria da qualidade de vida. Nesses encontros, os agentes podem oferecer assistência e também dar orientações em relação à prevenção de doenças.</p>
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<p>Agentes Comunitárias de Saúde de Imigrante, atualmente: Adriane Dallabrida Brisola (Microárea 1: 667 visitas); Claudete Thomé (Microárea 2: 6.026 visitas); Ivete Teresinha Müller Schneider (Microárea 3: 3.744 visitas); Cláudia Lindemann Wenneker (Microárea 4: 2.020 visitas); Fabiana Fassini Dannebrock (Microárea 5: 3.175 visitas); Vania Maria Benini (Microárea 6: 5.437 visitas); Davila Fernandes Barbosa (Microárea 7: 1.012 visitas). O número de visitas varia conforme a extensão da área de competência de cada ACS. Microárea um está temporariamente descoberta, e será recomposta com o chamamento de nova ACS.</p>
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<p><strong>Fotos de Carlos Eduardo Schneider</strong></p>
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Documento é protocolado junto ao Governo do Estado e permite a realização de ações emergências menos burocráticas em resposta aos danos ocasionados pelo vendaval de terça-feira (16):
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<p>O Município de Estrela foi fortemente afetado pela tempestade/vendaval registrada no último dia 16, o que ocasionou danos materiais significativos no patrimônio público, propriedades privadas, ruas e estradas municipais, originando grande prejuízo à comunidade. O Governo de Estrela emitiu, na noite desta quarta-feira (17), o decreto de emergência. Desde o fato ocorrido o município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do vendaval, bem como para assistência aos atingidos e restabelecimento dos serviços essenciais. O documento, nº 21/2024, foi assinado pelo Prefeito em Exercício João Carlos Schäfer e o Procurador do Município Rodolfo Agostini.</p>
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<p>O decreto de emergência autoriza, entre outras ações, a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em prol de uma resposta aos fatos ocorridos; a convocação de voluntários para reforçar as ações; entre outros. Ainda dispensa licitação para aquisição de bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública, o que agiliza os serviços prestados à população. Também fica excepcionalmente permitido o manejo de árvores danificadas, caídas ou ameaçadas de queda em áreas particulares por parte dos proprietários, sem autorização do órgão ambiental responsável, sendo apenas exigido um comprovante fotográfico para posterior apresentação.</p>
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<p><strong>Estragos diversos</strong></p>
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<p>Estrela foi fortemente atingida pelo vendaval da noite de terça-feira (16), onde rajadas de vento superiores a 120 km/h causaram sérios danos a prédios públicos e de serviços à população, entre os quais escolas, postos de saúde e hospital, e que destelharam mais de 320 residências – levantamento que pode ser maior durante o dia de hoje. Empresas e comércio também sofreram danos, sendo que houveram ainda muita destruição e prejuízos no meio rural ocasionados, entre outros motivos, pela queda e destelhamento de estruturas de manejo de hortaliças, criadouros de animais e a consequente morte destes.</p>
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<p>Os fortes ventos e a intensa chuva também derrubaram placas, estruturas de concreto e ocasionaram diversos problemas paralelos, entre os quais a falta de energia elétrica e do abastecimento de água. O município entrou com ação extrajudicial contra EGR e Corsan solicitando a imediata retomada dos serviços. A queda de centenas de árvores e milhares de galhos obstruíram ruas, estradas e rodovias, na cidade e no interior, e ocasionam alguns pontos de alagamento. Um prédio residencial localizado na Rua João Lino Braun, no Bairro Boa União, sofreu diversas avarias e os moradores precisaram deixar o local. Sobre o caso, o governo emitiu nota oficial.</p>
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<p>Diversas equipes de mobilização de todas as secretarias municipais, coordenadas pela Defesa Civil e com apoio de departamentos públicos estaduais, entre os quais Bombeiros e Brigada Militar, trabalham intensamente desde o ocorrido com o objetivo de auxiliar a população. Uma força-tarefa da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação trabalha no protocolo e distribuição de lonas e telhas, e a secretaria de Infraestrutura segue atuando na remoção de árvores e limpeza de vias. Caminhões pipa estão levando água para a dessedentação dos animais em várias localidades, e também ao setor de hemodiálise do Hospital.</p>
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<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Governo de Estrela</p>
<p><span>Diante da interrupção do fornecimento de energia elétrica, resultado do temporal da noite de terça-feira, dia 16, a Administração Municipal providenciou a contratação de um gerador de energia elétrica, para garantir o fornecimento de água à população. “O dispositivo possui 80 kVA e está instalado na linha 11 de Novembro. Desde ontem, às 23 horas até hoje ao meio-dia, foram bombeados 130 mil litros de água, garantindo o abastecimento para mais de duas mil pessoas”, explica o servidor Moisés Beinini.</span></p>
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<p><span>Conforme o prefeito Germano Stevens, a contratação do gerador fez-se necessária, mesmo sabendo que não seria possível atender a totalidade da população. “Como o município aguardava providências da RGE para restabelecer o abastecimento da energia necessária para levar água às residências, optamos em minimizar as dificuldades para uma grande parcela da população, ainda na noite de quarta-feira, dia 17. Uma grande dificuldade que tivemos foi conseguir encontrar um gerador para locação, já que muitos locais da região precisaram desse recurso para se manter operando”, disse o prefeito.</span></p>
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<p><span>Paralelo a isso, o prefeito trabalhou junto à RGE para que ela restabelecesse a energia do município e agradeceu a atenção da concessionária por ter restabelecido energia para uma significativa parte da população. “Continuamos trabalhando junto à concessionária para restabelecer a 100% do município. Temos locais onde o trabalho de restabelecimento levará mais tempo, devido a interligações com outros trechos onde houve prejuízos de maior gravidade”, explica Germano Stevens.<br /> <br /> <strong>Fotos de Carlos Eduardo Schneider</strong></span></p>
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Atleta joga na posição líbero/ponteiro e hoje atua pelo CEAT, de Lajeado:
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<p>Apesar da trajetória ainda recente no vôlei, o westfaliano Lucas Eduardo Rutz, de 17 anos, já recebeu a primeira convocação para a Seleção Gaúcha de Voleibol – categoria Sub-18. A Nota Oficial nº 003/24, com a listagem dos atletas convocados e comissão técnica, foi divulgada em 09 de janeiro pela Federação Gaúcha de Voleibol (FGV).</p>
<p>Com atuação como líbero/ponteiro, Lucas iniciou sua trajetória no vôlei no ano de 2021, nas cidades de Westfália e Teutônia, em partidas amistosas com amigos e conhecidos. No final de 2022, realizou peneiras e foi chamado para a equipe do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), de Lajeado, onde mostrou evolução no esporte e o tornou reconhecido e convocado para os treinos da Seleção Gaúcha de Voleibol.</p>
<p>A notícia da convocação foi dada pelo treinador do atleta, Marlon Bohn, que também será o assistente da Seleção Gaúcha de Voleibol. “Ele me enviou o arquivo dos convocados para a Seleção Gaúcha. Fiquei muito feliz com a convocação, pois trata-se de uma grande oportunidade”, considerou Lucas Rutz, que pretende alcançar, no futuro, times e ligas maiores.</p>
<p>O atleta se apresenta no próximo sábado, dia 20 de janeiro, na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). A convocação para a Seleção Gaúcha de Voleibol é para, posteriormente, integrar a equipe que representará o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) 2024, que ocorre de 5 a 10 de março.</p>
<p>A Administração Municipal de Westfália parabeniza o atleta pela convocação e deseja sucesso na trajetória esportiva.</p>
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<p><em>TEXTO: AI Westfália</em></p>
<p><em>FOTO: Divulgação</em></p>
<p>O Centro de Treinamento Imigrante, em parceria com a Escolinha Renascer, de Colinas, participou da 2º Copa Lajeado de Futebol de Base. Reunindo mais de 80 equipes dos três estados da Região Sul do Brasil, a Copa Lajeado ocorreu de 08 a 14 de janeiro. A parceria Imigrante/Colinas compareceu com as categorias 2007, 2013 e 2014.</p>
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<p>A Administração Municipal de Imigrante, por meio da Secretaria da Cultura, Desporto e Turismo, como forma de incentivar os atletas, custeou o transporte e arcou com 50% das inscrições para as competições.</p>
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<p>Ainda nessa primeira quinzena, CT Imigrante e a Escolinha Renascer participaram da Copa Colinas, nas categorias 2011 e com duas equipes na categoria 2013. “Essas competições são importantes para a integração dos jovens com as outras agremiações. O reforço positivo de uma prática saudável é fundamental na formação de um cidadão responsável e com um futuro seguro”, disse o professor Ezequiel Bottega.</p>
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<p><strong>Fotos: Divulgação</strong></p>
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<p>Atenciosamente,</p>
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<p>Carlos Eduardo Schneider</p>
<p>Assessoria de Imprensa</p>
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O decreto também se faz necessário frente ao novo alerta da Defesa Civil do Estado para intenso volume de chuva esperado para a noite desta quarta-feira, com risco de alagamento:
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<p>O município foi atingido, nesta terça-feira, dia 16 de janeiro, por vendaval com rajadas que ultrapassaram os 126km/h, causando destruição e incontáveis danos à residências, empresas, escolas, postos de saúde, entre outros prédios, rodovias e estradas públicas. O decreto também se faz necessário frente ao novo alerta da Defesa Civil do Estado para intenso volume de chuva esperado para a noite desta quarta-feira, dia 17 de janeiro, com risco de alagamento.</p>
<p>O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta a tempestade, reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta a tempestade e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.</p>
<p>O decreto 3364/2024, de 17 de janeiro, também dispensa licitação para aquisição de bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública, o que agiliza os serviços prestados à população.</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: </strong>AI/Divulgação</p>
<p><strong>CRÉDITOS DAS IMAGENS: </strong>AI/Divulgação</p>
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O Sistema Ocergs ouviu demandas das cooperativas agropecuárias e apresentou ao Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura:
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<p><span>A Organização das Cooperativas do estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) reuniu cooperativas agropecuárias no dia 10/01, na sede da instituição em Porto Alegre. O objetivo foi analisar os recentes decretos do governo estadual relativos aos cortes dos incentivos fiscais relacionados ao Fator de Ajuste (FAF) aplicado aos créditos presumidos concedidos pelo estado gaúcho. </span></p>
<p><span>Diversas cooperativas estiveram presentes, como os Presidentes do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e o Supervisor Contábil, Ivo Dirceu Villa, representando a Cooperativa Dália. </span></p>
<p><span>“Foi uma reunião muito proveitosa. Estamos começando a debater os impactos deste corte de benefícios em todo o setor produtivo e, principalmente, nas cooperativas agropecuárias. Sabemos que o estado precisa cortar gastos ou ampliar a receita, mas queremos mostrar para o governo gaúcho que essa medida prejudica o setor agroindustrial e gera prejuízos ao próprio estado a médio e longo prazos, pois retirará a competitividade das empresas gaúchas”, afirma Piccinini. </span></p>
<p><span>Para ele, mostrar o posicionamento das cooperativas frente ao decreto é essencial. “Buscaremos aproximação com os poderes executivo e legislativo do estado, para mostrar os reais efeitos para as agroindústrias cooperativas, e procurar convencer o governo a estudar outras medidas substitutivas a esse decreto”, salienta o presidente do conselho de administração. </span></p>
<p><span>Piccinini reitera que os incentivos possibilitam a competitividade das empresas gaúchas. “Os incentivos nos dão condições para levarmos os produtos fabricados no RS para outros estados com preços atraentes ao consumidor. Sendo assim, este decreto é uma ameaça às empresas e, ainda, aumentará o preço da cesta básica. Portanto, esperamos que o governo estadual analise com mais calma esta decisão”, ressalta. </span></p>
<p><strong><span>Mais tributação </span></strong></p>
<p><span>O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explica que na prática, os decretos do governo estadual de números 57.365, 57.366 e 57.367, impactarão de forma negativa produtores e cooperativas. “Prova disso é que as carnes, tributadas em 7% até então, passam para 12%, o que, sem dúvida ampliará a perda da competitividade das agroindústrias gaúchas, já afetadas pela condição da localização geográfica desfavorável, pois estão longe dos grandes centros de produção de grãos e consumo de carnes e derivados”, pontua Freitas. </span></p>
<p><span>Carlos Alberto também afirma que para os produtores, os insumos agropecuários, até então zerados, passam a ser tributados em 12% e, portanto, o preço deles terão acréscimo significativo na venda. “Isso impactará para a população em geral, já que os itens da cesta básica, antes isentos, serão tributados em 12%, lembrando que a vigência dos decretos inicia no mês de abril”, destaca. </span></p>
<p><strong><span>Demandas das cooperativas </span></strong></p>
<p><span>Após a reunião com as cooperativas do setor agroindustrial, o Presidente do Sistema Ocergs, Darcy Hartmann, apresentou as demandas ao Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, no dia 11/01. As demandas foram entregues na sede da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. </span></p>
<p><span>Além disso, já foi confirmada uma segunda reunião entre Hartmann e o representante do Ministério da Agricultura, para apresentação de projetos de cooperativas do agro e seus programas de atuação durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. </span></p>