|
Educandário recebe inscrições para bolsas de estudos da Educação Profissional:
ler mais
|
<p>Um dos desafios do mercado de trabalho brasileiro é a falta de mão de obra com formação técnica, realidade que também afeta o cenário regional. Estudos apontam essa carência em diferentes segmentos, com criação de novas vagas para empregos formais e escassez de talentos. A realidade no agronegócio é semelhante, com um agravante: as dificuldades para a sucessão familiar no campo.</p>
<p> </p>
<p>Com 72 anos de história na formação de profissionais e cidadãos, o Colégio Teutônia conta com quatro opções na Educação Profissional: Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração.</p>
<p> </p>
<p>“São diferentes opções que contribuem para a formação de cidadãos e para dar um impulso na carreira profissional, com alcance em mais de 30 municípios do Vale do Taquari e regiões vizinhas. A formação técnica é um ‘cartão de visita’ para o ingresso no mercado de trabalho e evolução como profissional”, destaca o diretor do CT, Mauro Alberto Nüske.</p>
<p> </p>
<p><strong>50 anos de Técnico em Agropecuária</strong></p>
<p> </p>
<p>A origem do Colégio Teutônia e de sua mantenedora, a Fundação Agrícola Teutônia (FAT), tem relação direta com o curso Técnico em Agropecuária e vai além de sua finalidade preponderante, que é o ensino. Nas raízes da sua história está o valor que os primeiros imigrantes alemães perceberam ao criarem uma “escola de maestria agrícola”, ou de capatazes rurais, em 1952. “Isso demonstra o quanto se buscava, desde a chegada dessas primeiras famílias, um ensino de qualidade, para qualificar seus filhos em busca do conhecimento, mas, principalmente, fundamentado em valores”, reforça Nüske.</p>
<p> </p>
<p>Em 1974 o curso Técnico em Agropecuária foi autorizado pelo Estado, celebrando os 50 anos em 2024. A partir dos anos 2000, novos cursos foram ofertados pelo CT, comprovando a força da instituição, reforçando sua capacidade de alcance frente à uma região em amplo desenvolvimento.</p>
<p> </p>
<p>O curso Técnico em Agropecuária habilita o egresso a planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; a colaborar na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais, além de administrar propriedades rurais; a elaborar e acompanhar programas de gestão e educação ambiental; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; atuar em programas de assistência técnica e extensão rural; pesquisar, coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais.</p>
<p> </p>
<p>“O técnico em agropecuária é um profissional altamente requisitado, ajuda a sustentar e levar para frente a produção agrícola e animal, garantindo a produção de alimentos saudáveis e de qualidade para a população, além dos cuidados com o Meio Ambiente”, reforça a coordenadora do curso, professora Cristiana Terra.</p>
<p> </p>
<p><strong>Teoria e prática</strong></p>
<p> </p>
<p>Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia, após dois anos passando pelos diversos componentes curriculares, realizam período de estágio prático. Como resultado dessa metodologia, os alunos desenvolvem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é apresentado para banca, com os melhores estudos tendo reconhecimento público na solenidade de formatura e ficando à disposição na Biblioteca do CT para consulta da comunidade.</p>
<p> </p>
<p>Este ano, um dos trabalhos destacados foi o da estudante Vanessa Rohsig: “Estudo do volume de dejetos líquidos de suínos produzidos de acordo com a área agricultável do município de Colinas/RS e seus impactos no Meio Ambiente”.</p>
<p> </p>
<p>O trabalho considera que o sistema de confinamento intensivo na produção da suinocultura na região gera grandes volumes de dejetos líquidos e requer sua destinação adequada. “A alternativa mais utilizada pelos agricultores é usada como fertilizante, por ter mais facilidade no manuseio da propriedade. Porém, o manejo e a quantidade inadequada do resíduo podem gerar um desequilíbrio da vida no solo, pela composição química e sua quantidade de nutrientes que pode ser nociva ao Meio Ambiente, com consequências negativas para as plantas, contaminando o solo, o ar e na qualidade das águas”, justifica a estudante na apresentação do estudo.</p>
<p> </p>
<p>O município de Colinas foi drasticamente atingido pelas recentes cheias e a reflexão quanto à gestão do solo e das áreas agricultáveis se torna fundamental para sua sustentabilidade. “O estudo permitiu concluir que em Colinas torna-se essencial a implementação de práticas de manejo eficientes, tais como análise de solos, instalação de cobertura nas esterqueiras de dejetos, melhoria dos vertedouros e consideração de alternativas para o destino dos resíduos, como a utilização de biodigestores e compostagem que armazenam por mais tempo considerando a limitação de área agricultável. Essas medidas visam minimizar os impactos ambientais, tanto no solo quanto nos recursos hídricos”, aponta Vanessa.</p>
<p> </p>
<p><strong>Bolsas de estudos</strong></p>
<p> </p>
<p>O Colégio Teutônia está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Bolsas de Estudos 2025. São auxílios parciais (50%) e integrais (100%) com validade para todo o período do curso técnico. Para participar, os interessados devem se inscrever no site do Colégio Teutônia (<a href="http://www.colegioteutonia.com.br">www.colegioteutonia.com.br</a>) até o dia 16 de outubro.</p>
<p> </p>
<p>No momento da inscrição, o candidato seleciona o curso e o dia da aplicação da prova, podendo optar pelas datas de 18 de outubro, a partir das 19h, ou 19 de outubro, a partir das 08h30min. A avaliação tem duração de até duas horas e contempla redação e questões objetivas de Matemática.</p>
<p> </p>
<p>As bolsas são ofertadas pela Fundação Agrícola Teutônia, cooperativas e empresas parceiras. Outras empresas e entidades interessadas em firmar parceria com o educandário para oferta de bolsas de estudo devem contatar a Secretaria do CT pelo fone (51) 3762-4040 ou e-mail <a href="mailto:cristiana.terra@colegioteutonia.com.br">cristiana.terra@colegioteutonia.com.br</a> para mais informações.</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
|
No evento, Odilo e Célia Krieger foram eleitos os novos rei e rainha dos idosos
ler mais
|
<p>A comunidade de Westfália se reuniu em uma grande celebração no dia 25 de setembro para prestigiar a 20ª Festa Anual da Pessoa Idosa. O evento, que já se tornou tradição no Município, foi realizado na sede do Flamengo Futebol Clube e contou com uma programação repleta de momentos de confraternização e homenagens.</p>
<p>A festividade iniciou pela manhã com a abertura oficial, que teve pronunciamentos de autoridades locais, destacando a importância do evento para a valorização da pessoa idosa e a promoção da convivência entre as diferentes gerações. Logo após, os participantes foram convidados a participar de um momento de espiritualidade, reforçando a fé e a união da comunidade.</p>
<p>A programação seguiu com uma apresentação cultural especial da Deutschland Tour 2024, que trouxe um pouco da cultura alemã, uma forte herança, encantando o público com danças e músicas típicas, além de teatro. A turnê, realizada no mês de agosto, foi alusiva aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil e reuniu a Orquestra Municipal de Westfália e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe.</p>
<p>Após o almoço, com a presença dos reis e rainhas dos Grupos de Idosos do Município, houve a despedida do casal Elmo e Delcia Wahlbrinck, que durante o último ano representaram a comunidade como rei e rainha dos idosos. Em um clima de agradecimento e alegria, o casal passou a coroa ao novo casal de rei e rainha, Odilo e Célia Krieger, que assumiram o título com o compromisso de representar os idosos de Westfália em eventos futuros.</p>
<p>À tarde, ainda houve baile de integração, animado por JD e Cia. A 20ª Festa Anual da Pessoa Idosa proporcionou momentos de descontração, dança e confraternização, reunindo idosos de todas as localidades do Município para celebrar a vida e a alegria de viver, celebrando suas histórias e fortalecendo os laços comunitários.</p>
<p> </p>
<p><em>TEXTO E FOTOS: Divulgação </em></p>
<p> </p>
|
Associados devem ficar atentos aos prazos do Novo Estatuto Social
ler mais
|
<p>Em cumprimento com as <strong>recentes alterações no Estatuto Social da Cooperativa Languiru</strong> – aprovadas na Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 24 de setembro de 2024 – <strong>todos os associados devem estar atentos aos prazos e exigências para regularização cadastral</strong>. O processo é essencial para garantir que os direitos e deveres dos cooperados sejam mantidos, além de fortalecer a transparência e o bom funcionamento da Cooperativa.</p>
<p>Segundo o novo Estatuto Social, a <strong>regularização cadastral é obrigatória para todos os associados</strong>. A medida tem objetivo de reforçar a organização interna e garantir que todos os cooperados estejam em dia com a Cooperativa.</p>
<p> </p>
<p><strong>Atualização cadastral e prova de vida:</strong></p>
<p>Conforme o Art. 7º, §2º do Estatuto Social da Cooperativa, todos os associados da Languiru devem realizar a <strong>atualização cadastral e prova de vida anualmente nos meses de outubro, novembro e dezembro. </strong>Essa atualização é obrigatória e visa manter os registros dos cooperados atualizados, prevenindo problemas de comunicação e garantindo a continuidade dos benefícios e direitos associados à cooperativa.</p>
<p><em>§2º: ANUALMENTE, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, o associado deverá atualizar seu cadastro e fazer a prova de vida;</em></p>
<p> </p>
<p><strong>Entrega da Produção:</strong></p>
<p> </p>
<p>Da mesma forma, é importante citar que o Art. 71º do Estatuto Social estipula que o cooperado tem até 90 dias para regularizar a entrega da produção à Cooperativa. Caso contrário, poderá ter seu cadastro e matrícula eliminados, conforme o previsto no Art. 9º do mesmo documento.</p>
<p> </p>
<p><strong><em>Art. 71º - </em></strong><em>O associado terá o prazo de 90 dias para regularizar sua situação prevista na letra “f” do art. 5º, inciso II, sob pena de sua eliminação prevista no item “b” do § 1º do art. 9º deste Estatuto.</em></p>
<p> </p>
<p>Nesse sentido, o Estatuto Social reforça a obrigatoriedade de os cooperados <strong>entregarem toda a sua produção comercializável à Cooperativa Languiru</strong>, conforme o Art. 5º, inciso II, letra “f”. A única exceção ocorre em situações especiais, que precisam ser aprovadas pelo Conselho de Administração ou equivalente.</p>
<p>Essa entrega é essencial para a continuidade da Cooperativa, garantindo o fluxo de produção e comercialização. </p>
<p><strong><em>Art. 5º </em></strong><em>– Cumprindo o que dispõe o artigo anterior e seu parágrafo único, o associado adquire todos os direitos e assume todos os deveres e obrigações decorrentes da Lei, deste Estatuto e das deliberações tomadas pela Cooperativa.</em></p>
<p><em>II – O ASSOCIADO TEM O DEVER:</em></p>
<p><em>f – entregar toda a produção comercializável de sua propriedade à Cooperativa, nos segmentos de atuação desta, salvo em casos específicos devidamente deliberados e aprovados pelo Conselho de Administração da Cooperativa ou, no caso da produção de grãos, entregar quantidade mínima de grãos conforme determinado em Regimentos Internos Específicos.</em></p>
<p> </p>
<p>A Cooperativa Languiru reforça a importância de que todos os associados estejam <strong>atentos aos prazos de regularização cadastral e entrega de produção</strong>, a fim de evitar sanções ou perda de direitos. </p>
<p>Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o processo cadastral, os cooperados podem entrar em contato com o Departamento Técnico da Languiru, pelo telefone<strong> (51) 3762-5647 ou pelo WhatsApp (51) 9 9678-4176, mediante agendamento.</strong></p>
<p>Com essas ações, a Cooperativa Languiru busca garantir a solidez de sua estrutura, preservando a <strong>confiança e a transparência</strong> em sua relação com os associados. A regularização cadastral é vista como um passo fundamental do processo de reestruturação para manter o bom funcionamento da Cooperativa e a plena participação dos seus cooperados.</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><br /> <strong> Marketing Languiru</strong><br /> Marketing </p>
|
Mutirão do Programa “Meu Novo Lar” buscou cadastrar a população atingida pela enchente, dando início ao processo para doação das casas às famílias desalojadas pelas enchentes:
ler mais
|
<p>Foi encerrado, ao fim desta segunda-feira (30), o período para cadastro no programa “Meu Novo Lar”, pelo qual o Governo de Estrela buscará encaminhar as 1.090 moradias definitivas obtidas juntos aos governos estadual e federal como forma de minimizar os impactos causados pelas recentes cheias, em especial a população que perdeu seus lares. O cadastramento ocorreu em formato de mutirão por dez dias, inclusive sem fechar ao meio-dia, em uma estrutura especial montada no Parque Princesa do Vale. Ao todo, 1.017 famílias realizaram o cadastro. </p>
<p> </p>
<p>Segundo o coordenador do programa, Rafael Maia, o Decreto 257, publicado no dia 16 de setembro, regulamentou a inscrição para o Programa “Meu Novo Lar”. “Nesta fase, recebemos a população para que realizassem a entrega dos documentos necessários para o cadastro ou fizesse o encaminhamento dos mesmos, além da solução de dúvidas pertinentes”, explica. “Acredito que a ação foi um sucesso, visto o grande número de pessoas, representantes de famílias, que nos procuraram. Neste sentido é preciso destacar a nossa equipe que se empenhou, de forma ininterrupta praticamente, para possibilitar esse cadastro. Agora partiremos para uma análise destes documentos, comprovação da veracidade dos fatos informados e validação destes processos para o encaminhamento final.” O mesmo será feito por uma comissão especial, para que transcorra o mais rápido possível.</p>
<p> </p>
<p>Já estão garantidas 1.090 novas moradias em Estrela, das quais 612 serão erguidas em uma área próxima ao Loteamento Nova Morada, em espaço já batizado de Loteamento Renascer, que que contará com a construção de duas novas escolas (Educação Infantil e Ensino Fundamental), um posto de Saúde e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que dá mesma forma atenderá também aos moradores do Nova Morada. Outras moradias serão erguidas em demais terrenos. Um dos projetos, financiado pelo Governo Federal através do programa PAC Calamidade, prevê o custo de R$ 200 mil por unidade, sendo que as famílias beneficiadas não terão nenhum custo com os imóveis.</p>
<p> </p>
<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Pablo Reis e Ismael Salvatori/Estrela</p>
<p>Neste Outubro Rosa, o Hospital Ouro Branco (HOB) lança mais um projeto lindo, que vai muito além da prevenção – um verdadeiro gesto de amor e esperança para as mulheres que enfrentaram o câncer de mama. O Laços de Cuidado Ouro Branco nasce com o propósito de intensificar a conscientização, oferecer exames essenciais e, acima de tudo, devolver a autoestima por meio de cirurgias de reconstrução mamária.</p>
<p> </p>
<p><br />Em uma parceria inédita com o renomado cirurgião plástico Dr. Carlo Mognon Mattiello (CRM 39313 | RQE 358903 e 18870), o hospital realizará duas cirurgias de reconstrução mamária gratuitas no último final de semana de outubro, incluindo todos os exames pré-cirúrgicos, para pacientes que há tempo aguardam a realização deste procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para muitas mulheres, essa é mais do que uma intervenção médica – é uma oportunidade de reconstruir seus sonhos.</p>
<p> </p>
<p><br />Inspirado em projetos sociais como Mama Solidária e Cirurgiões do Bem, dos quais o Dr. Carlo já participou em Santa Catarina, o Laços de Cuidado propõe ser um programa contínuo, acontecendo anualmente para que, a cada ano, mais mulheres sejam beneficiadas por esse ato de solidariedade e amor ao próximo. “Essa é a primeira semente que estamos plantando e esperamos que o projeto cresça nos próximos anos com o apoio de empresas e cirurgiões plásticos locais”, ressalta Mattiello.</p>
<p> </p>
<p><br />O projeto do Hospital Ouro Branco é um convite para que todos se unam nessa causa, fortalecendo os laços que salvam vidas e constroem um futuro mais saudável e humano para nossas mulheres. A campanha "Laços de Cuidado Ouro Branco" reafirma o compromisso da instituição com a promoção da saúde e seu papel na comunidade, promovendo a prevenção e o cuidado em um mês que simboliza a luta contra o câncer de mama.<br />Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todos os detalhes deste projeto incrível.</p>
<p>Nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, tem início o processo de Consulta Popular 2024/2025 no Rio Grande do Sul, um dos principais mecanismos de participação cidadã no estado. Por meio dessa iniciativa, a população pode votar em projetos prioritários para sua região, que serão financiados com recursos do orçamento estadual em 2025. Este ano, o tema central da consulta é “Reconstrução”, e o governo estadual destinará um total de R$60 milhões para os projetos eleitos. No Vale do Taquari, o valor alocado será de R$1,8 milhão.</p>
<p> </p>
<p>A partir de 30 de setembro, os cidadãos poderão indicar diretamente os projetos que consideram mais importantes para a sua região. As sugestões podem ser feitas por meio do site oficial da Consulta Popular (<a href="http://www.consultapopular.rs.gov.br">www.consultapopular.rs.gov.br</a>). Essas propostas passarão por discussões regionais para a formulação da cédula de votação final.</p>
<p> </p>
<p>Um dos momentos-chave do processo será a Assembleia Pública Regional, marcada para o dia 9 de outubro, às 10h, no Auditório do Prédio 11 da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado. Durante a assembleia, membros do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) irão debater os critérios de inclusão dos projetos na cédula de votação. O encontro contará com a participação de representantes da sociedade civil e de lideranças regionais.</p>
<p> </p>
<p>Após essa primeira assembleia, ocorrerão encontros locais, microrregionais e regionais para afinar a discussão sobre os projetos. O objetivo é que até o dia 22 de novembro, em uma nova reunião regional, a cédula de votação esteja definida e pronta para ser submetida à escolha popular.</p>
<p> </p>
<p>A votação dos projetos que receberão os recursos estaduais ocorrerá de 2 a 6 de dezembro de 2024, também pelo site da Consulta Popular. Os projetos que forem eleitos pela maioria dos votos serão incluídos no orçamento de 2025, com execução prevista para o ano seguinte.</p>
|
A ensolarada manhã de domingo fez parte do cenário da “1ª Corrida Escolar de Estrela” e a “3ª Caminhada Solidária” das voluntárias reuniu cerca de 500 pessoas:
ler mais
|
<p>Pessoas de todas as idades e voluntárias do Hospital Estrela caminhando para um lado. Alunos de vários anos escolares correndo para o outro lado. Ainda, pais, amigos e demais familiares que foram prestigiar e apoiar o evento, na preparação antes da largada e na espera e apoio na chegada. Cerca de 500 pessoas estiveram reunidas para os eventos parceiros que na manhã deste domingo (29) movimentou o Complexo de Atletismo de Estrela. A “3ª Caminhada Solidária” das Voluntárias do Hospital Estrela e a “1ª Corrida Escolar” foram mais um exemplo de sinergia quando a prática de atividades esportivas convergem para a solidariedade. </p>
<p> </p>
<p>A promoção conjunta do Grupo das Voluntárias do Hospital e a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), com parceria da Aeca, começou com a recepção aos participantes e um reforçado café da manhã, seguida das largadas. A Caminhada de 4.3 km foi aberta a todos os interessados, e reuniu mais de cem participantes, que como inscrição doaram um ou mais novelos de lã lisa para o grupo das voluntárias. Já a Corrida Escolar, exclusiva para estudantes das três redes de ensino de Estrela, colocou mais de 200 alunos para em cinco categorias (masculinas e femininas) a correrem duas distâncias conforme a faixa etária: pré-mirim e mirim (1.7km), infantil, juvenil e juvenil “mais” (3.5km). Como inscrição, os grupos escolares também se mobilizaram na arrecadação de novelos de lã. Houve premiação do 1º ao 5º lugar em cada categoria, tanto no feminino quanto no masculino.</p>
<p> </p>
<p><strong>Para toda a família</strong></p>
<p><strong> </strong></p>
<p>A caminhada reuniu, além das próprias voluntárias e seus familiares, pessoas de todas as idades. Foi o caso de Patrícia Böhmer (38). Caminhou ao lado da mãe, do filho Arthur Pepp, de sete anos, e levou no colo a filha Laura Pepp, de apenas sete meses. “Confesso que não fiz todo o percurso. Cansei! Minha filha pesou”, diz ela, aos risos. “Engraçado é que ela adorou o balanço, pois dormiu todo o trajeto. Quando cheguei aqui, acordou.” Os praticantes concorreram em sorteio a brindes das voluntárias e também parceiros.</p>
<p> </p>
<p><strong>Superação </strong></p>
<p> </p>
<p>Foram vários exemplos de superação que marcaram a corrida, tanto que houve premiação especial. Um dos casos mais aplaudidos foi a dupla de irmãos gêmeos Matheus e Gustavo Kich. Os alunos da Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, de 14 anos, têm “distrofia retiniana”, um grupo de doenças hereditárias que afetam a retina e provocam a perda progressiva da visão. No caso dos irmãos, eles começaram a perder a visão aos 6 anos. Hoje, enxergam apenas vultos. Independente disso, são figuras sempre presentes nos eventos da escola, do Bairro Auxiliadora, e mais recentemente, das atividades extraescolares. Foi o caso da corrida, a primeira de suas vidas.</p>
<p> </p>
<p>Eles correram acompanhados dos pais, Márcio e Marli. “Temos que incentivá-los, mas também apoiá-los sempre, em qualquer situação”, diz a mãe. “Eles são um exemplo de superação para nós, e sempre ao lado deles estaremos”, reforça o pai. “Treinamos um pouco na praia, mas lá é bem diferente daqui”, confessou Gustavo, antes da prova. A sensibilidade e auditiva, desenvolvida por eles, é sempre um desafio a ser superado. “O excesso de barulho, vozes, às vezes atrapalha um pouco”, explica Matheus. Na chegada, muitos aplausos de todos. “Achei que iria faltar fôlego, mas conseguimos”, resumiu Gustavo, ao tomar mais um gole de água. “Gostei! Vamos participar mais vezes”, afirmou Matheus. </p>
<p> </p>
<p><strong>Novelos da lã</strong></p>
<p> </p>
<p>Ao todo, as duas iniciativas arrecadaram mais de 500 unidades. Os novelos são a matéria-prima das Voluntárias na confecção de peças que são vendidas, e os recursos revertidos em doações ao Hospital Estrela. Desde sua fundação, em 1999, o grupo de 17 voluntárias tem contribuído significativamente para o hospital, e até agora, em 2024, já repassou cerca de R$ 45 mil em valores e benefícios.</p>
<p> </p>
<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Rodrigo Angeli/Estrela</p>
|
A entidade já avalia a possibilidade de participação no Gramado Summit de Punta del Este em 2025:
ler mais
|
<p>A primeira missão empresarial internacional organizada pela CIC Teutônia foi marcada pelo networking, conforme destaca a diretora executiva da entidade, Carina Schulte Bolfe. Grupo formado por 24 pessoas participou do Gramado Summit de Punta del Este, no Uruguai, nos dias 26 e 27 de setembro, que contou com dezenas de palestrantes de diversas áreas e reuniu duas mil pessoas.</p>
<p> </p>
<p>Com palestras inspiradoras de especialistas renomados, o evento abordou mais de 40 temas/assuntos diferentes, como, por exemplo, inovação, tecnologia, marketing, autoconhecimento, empreendedorismo, gestão, vendas, comunicação, criatividade, entre outros. Além das palestras, o ambiente descontraído da cidade ainda proporcionou momentos de interação e colaboração entre os participantes da missão. O grupo saiu de Teutônia rumo ao país vizinho na madrugada de quarta-feira e retornou na madrugada de domingo.</p>
<p> </p>
<p>Os participantes destacaram a valiosa oportunidade, permitindo a troca de experiências, a vivência de novos ares e as novas amizades, fortalecendo o networking e enriquecendo a rede de contatos. “É sempre bom conhecer pessoas novas e trocar experiências. A CIC está de parabéns pela organização de sempre e a oportunidade que nos forneceu”, afirma o gerente administrativo da Cooperagri, Lício João Sulzbach. “O que fica de principal nesta experiência é o networking,” acrescenta o proprietário da Pizzaria Pasta Luna, Ronei Tiago Stein.</p>
<p> </p>
<p>Carina ainda cita a oportunidade de conhecer sobre a cultura e organização uruguaias. “Ficamos impressionados com a organização da cidade, limpeza das ruas, alegria e boa receptividade do povo. Juntamos o conhecimento e a vivência. Este tipo de missão faz com que tenhamos a oportunidade de conhecer outras realidades, outros modelos, trazer as coisas boas que vivenciamos, adaptando à nossa realidade. Compartilho a citação de um dos palestrantes do evento, Igor Mazaki, que atua na área de inovação da Jaguar Land Rover, e chamou atenção: ‘a disrupção precisa acontecer na cabeça dos tomadores de decisão para a inovação ocorrer’”, frisa a diretora executiva da CIC.</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
|
Assembleia aprova limitação de reeleições para a presidência; e balanço financeiro apresentou resultado de R$ 2,5 mi:
ler mais
|
<p>Nesta terça-feira, 24 de setembro, a Cooperativa Languiru realizou A<span>ssembleia Geral Extraordinária</span> para prestação de contas do primeiro semestre de 2024. Foram apresentados resultados financeiros do período. Apesar das adversidades enfrentadas nos últimos anos, ainda que em um curto período de tempo da nova administração, o balanço financeiro aponta sinais de recuperação, com <span>resultado de R$2.598.307,95</span>, refletindo o esforço contínuo da Cooperativa em sua reestruturação.</p>
<p> </p>
<p>As operações ainda estão em período de reorganização operacional e financeira. Após o encerramento de algumas atividades da Cooperativa, temos movimentos ainda importantes a serem realizados para devolvermos segurança e conforto para a operação como um todo. A prestação parcial de contas, referente ao primeiro semestre de 2024, é uma previsão da Lei 5.764/1971, que indica a necessidade de realização desta prestação de contas a cada seis meses. Importante destacar a <span>redução de R$57.451.020,45 com credores financeiros</span>, comparando posições de 31/12/2023 (R$750.727.831,48) e 30/06/2024 (R$693.276.811,03). </p>
<p> </p>
<p>É relevante apontar que ao longo do primeiro semestre muitas parcerias foram firmadas ou fortalecidas. A ampliação da prestação de serviços existente no Frigorífico de Aves teve sua majoração apenas ao final do semestre, de modo que apenas no próximo período poderemos analisar os números adequadamente. Da mesma forma, a Fábrica de Rações se vê com ampliação da operação em razão de parcerias recentemente firmadas, o que implicará em atingirmos os índices projetados pela administração. Até este momento, a Cooperativa tem direcionado esforços para reorganizar suas operações. As parcerias são muito importantes para redução da ociosidade das plantas fabris, diluindo custos e permitindo a geração de resultado. </p>
<p> </p>
<p>A Cooperativa enfrenta o desafio de <span>renegociar sua dívida com os credores</span>. Recentemente apresentou o Plano de Pagamento de Credores, sendo que esta medida impactará de forma decisiva no resultado da atividade para os próximos anos. O objetivo central, segundo o presidente-liquidante Paulo Roberto Birck, é continuar garantindo a sustentabilidade financeira da Languiru enquanto cumpre seus compromissos com os credores.</p>
<p> </p>
<p>“Foi possível equilibrar melhor as receitas ao longo dos últimos meses, um passo importante para a nossa reestruturação. Esse resultado não foi fácil. São muitas reuniões, muitas negociações para conseguirmos avançar na redução das dívidas. É fruto de um esforço conjunto de toda nossa equipe, envolvendo a renegociação de nossas dívidas, reorganização do fluxo de caixa e, principalmente, a garantia da sustentabilidade das operações da Cooperativa. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas esse é um indicativo de que estamos no caminho certo”, destaca Birck.</p>
<p> </p>
<p>Além da prestação de contas, a Assembleia apreciou proposta de <span>reforma do Estatuto Social, </span>material desenvolvido pela Comissão para Estudo e Reforma do Estatuto, eleita em março deste ano. Dentre as mudanças aprovadas, destaca-se a limitação do número de reeleições para o cargo de presidente da Cooperativa. O mandato do presidente, que antes poderia ser vitalício, agora será limitado a uma única reeleição, permitindo período máximo de oito anos no cargo.</p>
<p> </p>
<p>“A renovação das lideranças é fundamental para o futuro da Cooperativa. Limitar o número de reeleições é uma mudança positiva, pois impede que alguém se perpetue no cargo e abre espaço para novas lideranças, novas ideias e visões que podem impulsionar ainda mais o crescimento da Languiru”, avalia o atual presidente-liquidante, Paulo Birck.</p>
<p> </p>
<p class="has-medium-font-size"><span>Entre as outras mudanças do Estatuto estão:</span></p>
<p class="has-medium-font-size"><span> </span></p>
<p><span>Redução do Conselho de Administração: </span>O número de membros foi reduzido de 11 para 9, com a exclusão de um conselheiro efetivo e um suplente.</p>
<p> </p>
<p><span>Prestação de serviços para outras empresas:</span> Previsão estatutária para prestação de serviços, e possibilidade de associação a outras cooperativas produtivas.</p>
<p> </p>
<p><span>Requisitos para cargos de diretoria: </span>Para ser eleito à diretoria, o associado não pode ter débitos com a cooperativa, ou ter sido eliminado ou ter se demitido nos últimos quatro anos.</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>“As alterações no documento visam a adequar suas diretrizes aos desafios atuais, reforçando o compromisso com o associado que permanece entregando sua produção para a Cooperativa. A aprovação reflete a confiança dos associados nas mudanças propostas e no futuro da Languiru”, considera Gustavo Marques, Superintendente Administrativo e Financeiro da Cooperativa Languiru.</p>
<p> </p>
<p>Em julho, os associados da Cooperativa decidiram, em assembleia, pela extensão do <span>Regime de Liquidação Extrajudicial até 18 de julho de 2025</span>, oferecendo um período maior para a implementação do planejamento de reestruturação da dívida, bem como da recuperação operacional e financeira.</p>
<p> </p>
<p class="has-medium-font-size"><span>Foco no aumento da produção</span></p>
<p class="has-medium-font-size"><span> </span></p>
<p>Um dos principais desafios da Languiru é garantir o aumento de sua produção nos segmentos de aves e leite. Atualmente, a Cooperativa tem captado aproximadamente <span>7,5 milhões de litros de leite ao mês</span>, mas este número precisa aproximar-se de 10 milhões de litros. O laticínio tem capacidade ainda maior de captação mensal de leite, mas as metas estabelecidas pela administração precisam ser razoáveis para implementação. </p>
<p> </p>
<p>No Frigorífico de Aves, unidade de Westfália, o número de abates está próximo da capacidade máxima diária:<span> 155 mil aves</span>. Deste volume, 25 mil aves ao dia são abatidas e embaladas na marca Languiru (as demais são de parcerias e prestação de serviços). Conforme o estudo realizado pela consultoria Markestrat Group, é necessário que se atinja a marca de 43 mil aves abatidas ao dia. Com este volume, haverá impacto decisivo na geração de resultado da atividade da Cooperativa, inclusive melhorando as condições de enfrentamento do passivo existente.</p>
<p> </p>
<p>A Cooperativa Languiru reforça sobre a importância dos credores, sejam eles associados, fornecedores ou prestadores de serviço, realizarem a adesão ao<span> Plano de Pagamento de Credores. </span>A viabilidade e continuidade das operações dependem deste movimento, de modo que assim será permitido o enfrentamento da dívida e a recuperação da Cooperativa. Aumentar a produção e reconquistar a confiança são fundamentais neste momento.</p>
<p class="has-medium-font-size"><span> </span></p>
|
Ao se inscrever, associados contribuem com valor que será revertido para doação:
ler mais
|
<p>Consolidada na região como a noite mais eletrizante do ano, a oitava edição da Sicredi Night Run ocorre no dia 9 de novembro em Teutônia. O evento de corrida e caminhada noturna promovido pela Sicredi Ouro Branco RS/MG, traz novidades nesse ano, fortalecendo o cunho solidário da prova, isso porque o valor arrecadado através das inscrições de associados e pessoas menores de 18 anos será revertido em doação para entidades da região.</p>
<p> </p>
<p>As inscrições para o 1° lote da Sicredi Night Run iniciam dia 1º de outubro, às 12h, com 1.000 vagas disponíveis e exclusivas para associados da Sicredi Ouro Branco RS/MG. No dia 3 de outubro, o 2° lote disponibiliza 2.000 vagas para associados e para não associados. O valor da inscrição para associados e pessoas menores de 18 anos é de R$ 25,00 tanto para as modalidades de corrida, quanto caminhada. Para não associados, o valor é de R$ 70,00 para caminhada e R$ 100,00 para corrida. Todas as inscrições ocorrem através do site <a href="http://www.sicredinightrun.com.br/">www.sicredinightrun.com.br</a>, onde também consta o regulamento e mais detalhes sobre a prova. Confira abaixo as modalidades:</p>
<p> </p>
<p> <strong>Trajeto Kids</strong></p>
<p>70 metros (3 a 5 anos)</p>
<p>500 metros (6 a 12 anos)</p>
<p><strong>Corrida</strong></p>
<p>3Km</p>
<p>5 Km</p>
<p>10 Km</p>
<p><em>*Premiação de 1° a 5°e por categoria de 1° a 3° (masculino e feminino)</em></p>
<p><strong>Caminhada</strong></p>
<p>3 km</p>
<p>3 Km – 3 Km PCD</p>
<p> </p>
<p>Mais informações podem ser obtidas no site do evento, pelo WhatsApp (51) 3358-4770 ou telefone (51) 3762-3660.</p>