|
11ª edição abordou o tema “Proteção Financeira”
romover conhecimentos sobre Educação Financeira faz parte da atuação do Sicredi,
ler mais
|
<p>o que se fortalece ao longo da Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF), ocorrida de 13 a 19 de maio na maior parte do País, e de 9 a 15 de setembro no Rio Grande do Sul. Com olhar para a realidade do mercado financeiro no que diz respeito a golpes e fraudes, em sua 11ª edição, o tema central da Semana ENEF desse ano foi “Proteção Financeira”, com foco na prevenção e orientação do consumidor sobre essa temática.</p>
<p> </p>
<p>Há alguns anos o segmento cooperativista tem exercido grande protagonismo dentro da Semana ENEF, liderando o número de iniciativas específicas e campanhas em massa, sendo responsável também por grande parte do público alcançado. Nesse contexto, nesse ano de 2024, a Sicredi Ouro Branco RS/MG impactou um total de 66.833 pessoas nas ações realizadas em sua área de atuação, sendo desses 1.680 estudantes. Além do Rio Grande do Sul, esse foi o primeiro ano que as agências da Cooperativa em Minas Gerais promoveram ações voltadas à Semana ENEF.</p>
<p> </p>
<p>Entre os movimentos realizados nessa 11ª edição, colaboradores mobilizaram-se em palestras de sensibilização e oficinas atreladas ao tema. Para fortalecer a conscientização, foram distribuídas cartilhas com orientações sobre a prevenção de golpes e fraudes, como também promovidos movimentos digitais, através de redes sociais e contatos ativos com associados. Com esses movimentos, a Semana ENEF gera impacto positivo na vida de associados, colaboradores e comunidades, fortalecendo também o Programa Cooperação na Ponta do Lápis e o propósito do Sicredi, de construir juntos uma sociedade mais próspera.</p>
<p> </p>
<p><strong><em>Sobre o Sicredi</em></strong></p>
<p><em>O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. </em></p>
<p><strong>Jenifer Kunzler Beckenbach</strong></p>
<p>Assistente de Comunicação</p>
<p>Comunicação e Marketing</p>
|
Obra integra o Plano Municipal de Cultura e sediará oficinas do Projeto Teutônia Cultural:
ler mais
|
<p>O Bairro Languiru, em breve, contará com novidades. O antigo Centro Cultural 25 de Julho, construído em 1960, passará por reforma e adequação da sua estrutura. Localizada junto à Praça Augusto Michel, na Rua Major Bandeira, a edificação terá sua arquitetura original preservada, a fim de manter viva parte da sua história, e, no futuro, sediará oficinas de arte e música do Projeto Teutônia Cultural.</p>
<p> </p>
<p>O projeto arquitetônico, desenvolvido pela Lar Arquitetura em parceria com a Mais Engenharia – ambas empresas teutonienses –, contempla a reforma de aproximadamente 212m² de edificação, além da estrutura da praça. No espaço haverá inclusão de novos banheiros públicos, playground moderno, mesas e bancos fixos, e um palco em deck de madeira. Ainda, haverá readequação do paisagismo e da acessibilidade do local.</p>
<p> </p>
<p>Serão R$ 362.160,73 investidos na reforma da edificação, sendo R$ 203.950,52 provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e R$ 158.210,21 de contrapartida da Administração Municipal de Teutônia – recursos direcionados pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) através do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), aprovado pelo Ministério da Cultura.</p>
<p> </p>
<p>O projeto já passou por licitação e a obra será executada em etapas. Num primeiro momento, os recursos serão destinados ao conserto do telhado, reforma ou substituição de esquadrias e do piso, e renovação da pintura, a fim de preparar o espaço para as oficinas. Depois serão realizadas as demais melhorias. “Estamos felizes e emocionados por compartilhar esta notícia. Há anos sonhamos com isso! Nossa comunidade merece!”, comenta a Secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Kunzler Dickel.</p>
<p> </p>
<p>Estão previstas alterações viárias na rua lateral – Pedro Schneider: a calçada será alargada e as vagas de estacionamento readequadas. Conforme o projeto, será criado estacionamento oblíquo naquela via, do lado contrário ao da entrada lateral da praça.</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Grasieli Nabinger</p>
<p><strong>CRÉDITO DA FOTOS: </strong>Reprodução Lar Arquitetura</p>
|
Programa “Meu Novo Lar” irá cadastrar a população atingida pela enchente, dando início ao processo para doação das casas às famílias desalojadas:
ler mais
|
<p>A partir desta sexta-feira, feriado de 20 de setembro, começa o cadastramento das famílias desalojadas pelas enchentes e que seguem com o objetivo de garantir uma nova moradia. O programa “Meu Novo Lar” vai beneficiar 1.090 famílias de Estrela cujas casas foram destruídas em decorrência da força das águas. O atendimento será feito diariamente, das 8h às 17h, de maneira contínua até o dia 30, no Parque Princesa do Vale.</p>
<p> </p>
<p>Segundo o coordenador do programa, Rafael Maia, o Decreto 257, publicado no dia 16 de setembro, regulamenta a inscrição para o Programa “Meu Novo Lar”. “Nesta fase, vamos receber a população e solicitar os documentos necessários para o cadastro. É essencial que cada família apresente os documentos de identidade de todo grupo familiar, a comprovação de residência do imóvel destruído e o comprovante de renda dos membros da família", esclarece. Famílias que possuam membros com deficiência devem informar no processo de inscrição.</p>
<p> </p>
<p>Após as inscrições, uma comissão técnica do Município de Estrela analisará e validará todos os documentos apresentados, seguindo os critérios dos programas habitacionais do Governo Federal. “O atendimento será contínuo, inclusive nos finais de semana. Nosso objetivo é concluir essa etapa o mais rápido possível para avançarmos no projeto com agilidade, trazendo dignidade e conforto para todas as famílias atingidas”, afirmou Maia.</p>
<p> </p>
<p>Serão construídas 1.090 novas moradias em Estrela, das quais 612 serão erguidas em uma área próxima ao Loteamento Nova Morada. As demais serão distribuídas em outras áreas fora da zona de inundação do Rio Taquari. O projeto, financiado pelo Governo Federal através do programa PAC Calamidade, prevê o custo de R$ 200 mil por unidade, sendo que as famílias beneficiadas não terão nenhum custo com os imóveis.</p>
<p> </p>
<p><strong>Serviço</strong></p>
<p> </p>
<p>Cadastro de famílias que perderam suas casas no programa Meu Novo Lar, de 20 a 30 de setembro, com atendimento das 8 horas às 17 horas – Parque Princesa do Vale (Centro).</p>
<p> </p>
<p>Cada titular da família precisa ter consigo documentos de identificação, comprovante de residência (destruída pelas enchentes) e comprovante de renda. </p>
<p> </p>
<p>---------------------------------------</p>
<p> </p>
<p>Texto: Rodrigo Nascimento</p>
<p>Fotos: Ismael Salvatori/Governo de Estrela</p>
|
Estrela ganhou mais uma vez posição de destaque no Estado e no Brasil no índice criado e desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que avalia critérios da gestão municipal.
ler mais
|
<p>Uma posição de protagonismo quando o assunto é administração e gestão municipal. Este foi o papel assumido mais uma por Estrela a partir da divulgação do novo ranking Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), órgão independente e externo, que tem a finalidade de avaliar a gestão dos 5.570 municípios do Brasil.</p>
<p> </p>
<p>Os indicadores avaliados pelo CFA, órgão signatário das Nações Unidas, levam em consideração os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da entidade internacional como parâmetros globais de desenvolvimento e gestão. Para chegar à nota de cada município, três eixos principais foram avaliados: Finanças, Gestão e Desenvolvimento. A metodologia comparativa traz uma lista geral e outra que divide os municípios por faixa de habitantes e renda per capita. Pois Estrela ganhou lugar de destaque mais uma vez não apenas nos limites territoriais gaúchos, onde é líder entre os 497 municípios do RS analisados pela segunda vez seguida; mas também de forma nacional, com a 5ª melhor média nacional entre os 5.570 municípios brasileiros; ou ainda 2ª posição considerando o grupo de cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes e renda per capita acima de R$ 21,9 mil, </p>
<p> </p>
<p><strong>Líder no RS e evolução no ranking brasileiro</strong></p>
<p> </p>
<p>A Administração Municipal comemora dado relevante no novo cenário divulgado, sendo que Estrela mudou de grupo e assim aumentou a concorrência e também assim as exigências. Antes avaliado entre os municípios de 20 mil e 50 mil habitantes, mas com renda per capita acima de R$ 16.710, agora está inserido no chamado grupo 4, cuja população segue de 20 a 50 mil, mas cuja renda per capita é superior a R$ 21,9 mil. Entre os gaúchos, voltou a repetir o primeiro lugar no Estado; e no país (sem distinção por população e renda per capita) passou de 8ª para a 5ª posição. Quando levado em consideração o critério da renda, é a 2ª no país. </p>
<p> </p>
<p>O município de Estrela alcançou na edição deste ano a nota média de 8,13 pontos (7.92 em Finanças; 8.08 em Gestão e 8.40 em Desempenho) numa crescente comparado ao primeiro ano do ranking 2022 (7,72); e sendo que a média nacional é de 5.58.</p>
<p> </p>
<p><strong>No RS</strong></p>
<p> </p>
<p>No Estado, o município lidera mais uma vez. No top 10, Estrela (8,13) supera Horizontina (7,91), Gravataí (7,80), Santa Rosa (7,78), Teutônia (7,76), Chapada (7,74), Lajeado (7,68), Tupandi (7,68), Ibirubá (7,66) e Dois Irmãos (7,65). </p>
<p> </p>
<p><strong>No Brasil: 5º e 2º</strong></p>
<p> </p>
<p>No País, no ranking geral (sem distinção por população e renda per capita), Estrela só é superada por Palotina-PR (8,47); Jundiaí-SP (8,36); Vargem Alta-ES (8,22) e Terra Rica-PR (8,19). No grupo específico a que Estrela está inserido (4), de cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes e renda per capita acima de R$ 21,9 mil, o resultado é ainda melhor: 2ª posição, atrás apenas de Palotina-PR. </p>
<p> </p>
<p><strong>Saiba mais</strong></p>
<p> </p>
<p>Criado para oferecer uma visão mais ampla da situação de cada município, o índice é uma contribuição do Sistema CFA/CRAs para viabilizar a elaboração de políticas, com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais são as possíveis oportunidades de melhorias em seu município. De posse dos dados, gestores, mas também a população e demais setores, como empresários, podem ter acesso a um grande banco de informações e números que retratam o desempenho em pilares administrativos: “Investimento em Educação e Saúde”; “Balanço Fiscal”; “Equilíbrio Previdenciário”; “Custo do Legislativo”; “Planejamento”; “Transparência”; “Saneamento e Meio Ambiente”, “Segurança” e “Vulnerabilidade Social” O documento completo e detalhado já está disponível no site do CFA (<a href="https://igm.cfa.org.br/bi/">https://igm.cfa.org.br/bi/</a>).</p>
<p class="gmail-standard"> </p>
<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Pablo Reis/Estrela e Ismael Salvatori/Estrela </p>
|
Inscrições seguem abertas até o dia 25 deste mês:
ler mais
|
<p>A 16ª edição do Concurso de Fotografias de Westfália já está com inscrições abertas, convidando fotógrafos amadores e profissionais a resgatarem a rica história do Município. Organizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), o concurso deste ano tem como tema “Westfália: memórias enraizadas” e propõe a captura de imagens que revelem a conexão entre o passado e o presente, valorizando as tradições, paisagens e legados que moldam a identidade local.</p>
<p>O tema incentiva uma interpretação ampla, permitindo aos participantes explorar elementos como arquitetura histórica, objetos antigos, tradições comunitárias e familiares, e paisagens que evocam memórias compartilhadas. O objetivo é refletir sobre o impacto das raízes culturais de Westfália e como elas sustentam o presente e influenciam o futuro.</p>
<p> </p>
<p><strong>Premiação e categorias</strong></p>
<p>Os fotógrafos participantes concorrem a prêmios, distribuídos nas seguintes categorias:</p>
<p> </p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Categoria Geral</span></p>
<p>* 1º lugar: R$1.000,00</p>
<p>* 2º lugar: R$ 850,00</p>
<p>* 3º lugar: R$ 600,00</p>
<p>* 4º lugar: R$ 600,00 (<em>foto mais curtida entre as publicadas na página oficial da Prefeitura de Westfália no Facebook</em>)</p>
<p> </p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Categoria Estudantil</span> (voltada para alunos das escolas municipais e estadual de Westfália)</p>
<p>* 1º lugar: R$ 400,00</p>
<p>* 2º lugar: R$ 300,00</p>
<p>* 3º lugar: R$ 200,00</p>
<p> </p>
<p>As fotos passam a integrar o acervo cultural do Município, preservando a autoria e o reconhecimento dos participantes. As imagens poderão ser utilizadas em materiais culturais e de divulgação da cidade, como calendários e flyers, enaltecendo a importância do concurso na valorização da cultura local.</p>
<p> </p>
<p><strong>Como participar</strong></p>
<p>As inscrições seguem até o dia 25 de setembro e os interessados devem enviar suas fotografias para o e-mail <a href="mailto:concursofotografico@westfalia.rs.gov.br">concursofotografico@westfalia.rs.gov.br</a>, garantindo que as imagens sejam inéditas e capturadas no Município. As fotos serão avaliadas pela comissão julgadora com base em critérios como qualidade técnica, criatividade e adequação ao tema proposto.</p>
<p>Este concurso é uma oportunidade única para os moradores expressarem, através da fotografia, o orgulho pelas suas raízes e tradições, ajudando a manter viva a memória da comunidade.</p>
<p> </p>
<p><em>TEXTO: Divulgação</em></p>
|
Programação visa despertar o interesse pela leitura, estimulando a imaginação das crianças:
ler mais
|
<p>Na tarde desta terça-feira, dia 10 de setembro, alunos das escolas municipais 24 de Maio e Leopoldo Klepker viveram um momento mágico, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Professor Arno Sommer, em parceria com a Secretaria de Educação.</p>
<p><br />Com o intuito de promover o apreço pela leitura, após apresentar o novo espaço aos alunos, a bibliotecária Junia Altevogt realizou contação de histórias, sob a sombra de uma árvore, ao lado do relógio das flores, aproveitando o cenário encantador que envolve a prefeitura de Teutônia.</p>
<p><br />Junia destaca a importância de tornar a leitura atrativa: “Numa era em que livros concorrem com telas, é necessário que a leitura ofereça uma experiência agradável e divertida. Através da contação de histórias, isto é possível”, afirma.<br />A secretária municipal de Educação, Andréia Luersen, avalia estes momentos como “essenciais para despertar o interesse pela leitura nas nossas crianças”. Ao longo das próximas semanas – se o tempo se mantiver quente e sem chuvas – turmas de outras escolas viverão a experiência.</p>
<p> </p>
<p>Funcionamento da biblioteca</p>
<p><br />Com um acervo de mais de 6 mil obras, a Biblioteca Pública Municipal Professor Arno Sommer – localizada junto ao Centro Administrativo, na sala 58 – foi reaberta no dia 31 de agosto e realiza empréstimos desde o dia 02 de setembro.</p>
<p><br />Para retirar o primeiro livro, é necessário realizar um cadastro, de forma presencial, portando documento de identificação com foto e comprovante de endereço. Além disso, o munícipe deverá fornecer um contato de e-mail e dois contatos telefônicos. Ao final do cadastro, é necessário assinar o termo de responsabilidade, comprometendo-se a tomar os devidos cuidados com a obra.</p>
<p><br />A bibliotecária trabalha desde março na organização dos livros, realizando a separação por gênero, a higienização e, recentemente, a catalogação das obras. Os leitores podem consultar a disponibilidade das obras já catalogadas através do site biblioteca.teutonia.rs.gov.br.</p>
<p><br />A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h. Contatos podem ser feitos pelo telefone 3762-7700 ou pelo e-mail biblioteca@teutonia.rs.gov.br.</p>
<p>CRÉDITOS DO TEXTO: Sara Ávila/Assessoria de Imprensa<br />CRÉDITOS DAS FOTOS: Sara Ávila/Assessoria de Imprensa</p>
|
Concessionária trabalha na construção de novo viaduto no km 354 da rodovia:
ler mais
|
<p>Na última quarta (11), a CCR ViaSul liberou para o tráfego a nova alça de acesso à RSC-453 (Rota do Sol) pela Rua João Fell, na altura do km 354 da pista Norte (sentido interior) da BR-386, em Estrela (RS). A partir de agora, todos os veículos poderão utilizar a via que proporcionará mais segurança e fluidez ao tráfego.</p>
<p> </p>
<p>Em paralelo, a Concessionária segue com os serviços de construção da nova estrutura que tem previsão de conclusão para novembro deste ano. No local trabalham cerca de 100 pessoas atuando em 4 frentes, empregando cerca de 40 equipamentos, em um investimento aproximado de R$ 27 milhões.</p>
<p> </p>
<p>Outras informações podem ser obtidas pelo site <a href="https://rodovias.grupoccr.com.br/viasul/">https://rodovias.grupoccr.com.br/viasul/</a>, pelo Disque CCR ViaSul no 0800 000 0290 ou com o Serviço de Informação ao Cliente (SIC) no (51) 9 9761-2846.</p>
<p><em> </em></p>
|
Ação tem como objetivo garantir a qualidade do ensino desde a primeira infância:
ler mais
|
<p>A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) de Westfália iniciou uma série de capacitações voltadas aos professores e monitores da Escola de Educação Infantil (EEI) Mônica e das escolas municipais, com foco na fonoaudiologia. O objetivo é oferecer orientações para a identificação precoce de possíveis dificuldades auditivas e de linguagem entre os alunos, garantindo, assim, a saúde e a qualidade no ensino desde a primeira infância.</p>
<p>Durante as formações, são abordados temas como a triagem auditiva e o teste de linguinha, além de aspectos relacionados à oralidade, comprometimentos vocais e problemas auditivos. Também são discutidos distúrbios das funções estomatognáticas, que impactam a articulação, respiração, deglutição e mastigação, com atenção especial às diferentes fases de desenvolvimento infantil.</p>
<p>O trabalho preventivo busca garantir que, desde cedo, os alunos recebam suporte necessário para um desempenho escolar saudável e eficaz.</p>
<p> </p>
<p><em>TEXTO E FOTOS: Divulgação</em></p>
|
Entidade empresarial teutoniense oportunizou que as cinco chapas apresentassem suas propostas com foco no desenvolvimento econômico:
ler mais
|
<p>Na noite desta quarta-feira (11), a CIC realizou evento especial com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Teutônia. Tendo por local o Auditório 03 da entidade, a programação reuniu cerca de 150 pessoas, entre associados, autoridades, lideranças e imprensa.</p>
<p> </p>
<p>Na oportunidade as cinco chapas apresentaram seus planos de governo. Cada dobradinha teve 20min para sua apresentação, dos quais 15min para o candidato a prefeito e 05min para o candidato a vice-prefeito, seguindo ordem de explanação definida em sorteio prévio.</p>
<p> </p>
<p>Em agosto a Diretoria da CIC já esteve reunida com os candidatos à majoritária de Teutônia, oportunidade em que apresentou os assuntos, anseios, necessidades e expectativas da comunidade empresarial. Naquela ocasião a entidade oficializou a entrega de documento detalhado com as principais demandas para o desenvolvimento de Teutônia na visão da classe empresarial, pontos embasados em levantamento realizado junto ao quadro social e indicadores trabalhados no 1º Fórum Empresarial de Teutônia, realizado em abril e que deve se tornar anual.</p>
<p> </p>
<p> O presidente da CIC, Renato Lauri Scheffler, destacou a importância do evento dirigido especialmente aos associados da entidade. “A CIC sempre trabalhou muito próxima da Administração Municipal de Teutônia, procurando contribuir com o desenvolvimento local por meio do diálogo com a gestão pública, identificando necessidades e oportunidades. O encontro com os candidatos foi uma oportunidade diferenciada para que a classe empresarial ouvisse as propostas e objetivos para os próximos quatro anos dos cinco candidatos neste pleito. Esse planejamento é algo que vai além das próximas gestões municipais, deve mapear o cenário atual e vislumbrar uma Teutônia do futuro.”</p>
<p> </p>
<p> <strong>Inspira Teutônia</strong></p>
<p> </p>
<p> Ao final do evento ainda houve espaço de apresentação do Comitê Inspira Teutônia, com entrega de documento aos candidatos. Anteriormente denominado de Comitê de Governança para o Empreendedorismo, o grupo foi constituído em 10 de outubro de 2019, utilizando metodologia do Sebrae baseada no conceito da hélice tríplice, modelo de inovação em que a universidade/academia (representada pelo Colégio Teutônia), a indústria ou o empresariado (representado pela CIC Teutônia) e o governo (representado pela Prefeitura de Teutônia) são as esferas institucionais primárias.</p>
<p> </p>
<p>Cada um dos três entes indicou lista de Pessoas Físicas para compor o Comitê, que tem por objetivo promover o desenvolvimento por meio da inovação e do empreendedorismo. O propósito do Inspira Teutônia é ser um grupo consultivo e pensante como apoio às instituições, às empresas e aos governos para melhorar o ambiente de negócios, estimulando a inovação e o empreendedorismo local.</p>
<p> </p>
<p> Após as eleições municipais, o grupo pretende se reunir com o candidato eleito para apresentar plataformas de trabalho em conjunto.</p>
<p> </p>
<p> <strong>Avaliação</strong></p>
<p> </p>
<p>“O evento promovido pela CIC é muito oportuno. Ao mesmo tempo em que os candidatos puderam apresentar os projetos de governo, também foi uma oportunidade para ouvir as demandas da entidade e seus associados, muitas das quais já eram de nosso conhecimento prévio e integram o programa de governo. Esse encontro também é uma oportunidade de ajustes dos pleitos em relação ao nosso programa e ainda possibilita melhora do relacionamento do Poder Público com a entidade empresarial teutoniense.” <strong>Candidato Renato Dreyer</strong></p>
<p> </p>
<p>“Oportunizar que os candidatos ao cargo de prefeito exponham as suas propostas de ações é dar voz à democracia, viabilizar que os representantes da classe empresarial conheçam, identifiquem e tenham segurança de quem melhor poderá acolher as suas demandas e fazer frente aos desafios que se apresentam e se apresentarão a Teutônia nos próximos quatro anos. É primordial para o desenvolvimento do nosso município que os nossos empreendedores queiram investir e se sintam seguros para fazê-lo, e, para tanto, precisam identificar quem melhor pode representá-los.” <strong>Candidato Renato Altmann</strong></p>
<p> </p>
<p>“Eventos desta natureza permitem que, juntos, possamos construir visões e estratégias de futuro para Teutônia. No momento em que estamos vivendo, fundamental ouvirmos os nossos empresários para que tenhamos este olhar de futuro e de acolhimento às empresas que estão chegando, sem esquecermos das que tanto já contribuíram e continuam contribuindo para o progresso do município. Haverá novos desafios, principalmente na área da Saúde, Educação e mobilidade, mas, ao nos fortalecermos em parceria, as soluções certamente serão mais assertivas e viáveis na sua execução.” <strong>Candidato Celso Forneck</strong></p>
<p> </p>
<p>“Parabenizamos a CIC pela iniciativa. Uma entidade representativa é aquela que sabe ouvir seus integrantes e busca contribuir com ações para facilitar e/ou resolver suas demandas. Estamos felizes com a oportunidade de apresentarmos o programa de governo. Entendemos que quando a cadeia produtiva se desenvolve bem, todos os setores produtivos prosperam juntos. É preciso valorizar quem faz a roda da economia girar, dando oportunidade e facilitando os caminhos para que os processos se tornem viáveis. Para isso, é essencial estar de portas abertas para receber, ouvir e solucionar as demandas identificadas pela entidade e pelas empresas.” <strong>Candidata Aline Röhrig Kohl</strong></p>
<p> </p>
<p>“Parabenizamos a CIC pelo evento. É uma oportunidade valiosa para que a comunidade empresarial e os candidatos se conheçam melhor e discutam propostas e necessidades. Acreditamos que a interação direta entre os candidatos e a entidade empresarial permitirá uma compreensão mais clara das bandeiras e demandas de ambos os lados. O evento também contribui para maior transparência e engajamento mais efetivo da população no processo eleitoral. Estamos certos de que essa iniciativa fortalecerá o diálogo e ajudará a alinhar as políticas públicas com os interesses e necessidades da nossa comunidade.” <strong>Candidato Jonatan Brönstrup</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
|
Salerno e Orsi presidiram a Casa Municipalista Gaúcha, respectivamente, nas gestões 2022/2023 e 2023/2024:
ler mais
|
<p>As fotos do ex-prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, e do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, foram descerradas na Galeria dos Presidentes da Famurs, em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (11/09), na sede da entidade. A homenagem reuniu gestores municipais, familiares e colaboradores da Famurs. </p>
<p> </p>
<p>Salerno, que presidiu a Famurs na gestão 2022/2023, destacou em seu discurso que é sempre uma alegria retornar a Casa Municipalista Gaúcha, local onde aprendeu muito durante sua passagem pela presidência. Em sua fala, destacou a história e trabalho extremamente relevante da Famurs para os municípios do Rio Grande do Sul. Ressaltou os desafios de ser prefeito, lembrando de momentos como a pandemia e as enchentes, frisando o importante trabalho técnico prestado pela entidade, dando condições para que os gestores públicos possam atuar em seus municípios. </p>
<p> </p>
<p>“Carrego com profunda gratidão poder ter exercido a presidência da Famurs, assim como a presidência da Amcentro e do consórcio. Toda essa história construída ao longo desse período, poder contribuir e fazer parte desse hall de gestores municipais que puxaram a entidade e fizeram esse trabalho de construção do municipalismo mais forte é motivo de muita alegria. Registro mais uma vez aqui essa gratidão e muita alegria poder voltar a essa casa que a gente torce tanto”, afirmou Salerno, que agora atua como secretário-executivo do Plano Rio Grande, do governo do Estado. </p>
<p> </p>
<p>Orsi, que esteve à frente da entidade na gestão 2023/2024, reforçou em seu discurso a importância do trabalho da equipe qualificada e que reflete nas comunidades gaúchas. Para ele, o maior legado de sua gestão foi o retorno da entidade ao interior do estado, através da Missão Municipalista. </p>
<p> </p>
<p>“A gestão foi marcada por um período de eventos climáticos, mas ainda conseguimos fazer quase tudo que foi projeto. Tenho um orgulho muito grande de ter representado os 496 colegas e ter a oportunidade de conhecer a realidade, as dores, mas também comemorar as alegrias. Este trabalho e esta missão que tivemos com certeza vai ficar marcado na história da entidade, mas muito mais nos nossos corações, na nossa história, na nossa formação como pessoa e gestor”, declarou Orsi. </p>
<p> </p>
<p>O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, também prefeito de Barra do Rio Azul, reconheceu a importância dos gestores que já passaram pela entidade, deixando “sua contribuição, trabalho e garra na defesa dos municípios gaúchos”. </p>
<p> </p>
<p>Participaram do ato o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; a prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi; o prefeito de Restinga Sêca, Vilmar João Foletto; o ex-presidente da Famurs, Dudu Freire; o diretor de Comunicação no Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução, Voltaire Santos; o diretor de Desenvolvimento e o superintendente de Governos do Banrisul, Fernando Postal e André Perini.</p>
<p> </p>