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Ponto de atendimento gratuito à população para casos de baixa ou média complexidade fechou um mês de serviços prestados:
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<p>O Hospital de Campanha do Exército, montado em parceria com o Sesi e o Governo de Estrela, tem sido uma peça fundamental na operação de atendimento à população estrelense e mesmo regional desde o momento mais crítico da enchente. Desde a sua instalação, dia 05/05, a unidade já atendeu a mais de 1.450 pacientes com dados até esta quinta-feira (06). Considerando o balanço ainda não contabilizado desta sexta (07), os números que serão agregados com o funcionamento do final de semana, como também os atendimentos informais de acompanhantes, a marca de 1.5 mil beneficiados já foi ou será superada nas próximas horas.</p>
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<p><strong>Estrutura e funcionamento</strong></p>
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<p>Localizado junto ao Sesi, o Hospital de Campanha opera diariamente das 7h às 19h. A unidade está equipada para atender casos de baixa e média complexidade, oferecendo serviços ambulatoriais e emergenciais. Além disso, o local segue como base de transporte de materiais para doações, medicamentos, pacientes e médicos, oferecendo suporte logístico essencial para a operação. As equipes de médicos, enfermeiros e outros fazem parte do corpo do Exército, oriundos das mais diversas regiões do Estado e País, mas em sua maioria Santa Maria, Canoas e Santa Cruz do Sul.</p>
<p>Os serviços são oferecidos de forma gratuita, garantindo que a população tenha acesso aos cuidados necessários sem custos adicionais. Solicita-se ao menos documento de identificação do paciente. O funcionamento do posto no local ocorre ainda por tempo indeterminado.</p>
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<p>Desde o início de suas atividades, o Hospital de Campanha já atendeu mais de 1.450 pacientes. São mais de 230 crianças e mais de 1.240 adultos que já receberam cuidados médicos para as mais diversas situações. As mais comuns envolvendo infecções respiratórias; diarreias; síndromes febris; traumatismos leves; lombalgias, desidratações e hipotermias, algo que se torna rotineiro em casos como de enchente e pós. No local não é incomum ver pessoas de todas as idades em procedimentos como soro ou que conseguiram medicação gratuita.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela e Divulgação</p>
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Dando prosseguimento aos chamados “Dia D” de campanhas nacionais de vacinação, a Saúde de Estrela proporcionará plantões mensais para que a população busque imunizações e vacinas de rotina:
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<p>Neste sábado, dia 08 de junho, Estrela realizará o primeiro “Dia E” de vacinação contra a Gripe Influenza e demais vacinas de rotina. A iniciativa visa, dentro da Campanha Nacional de Vacinação e no embalo dos chamados “Dia D”, proporcionar nova oportunidade de a população buscar a imunização, aumentando a cobertura vacinal do município e diminuindo o risco local contra a gripe e demais doenças, entre elas Covid-19, HPV e outras, especialmente as infantis. A proposta é realizar estes plantões ao menos uma vez por mês. este primeiro, ocorrerá das 8h às 12h, no Posto Central, no Bairro Oriental.</p>
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<p> “Nossa proposta é de fato dar sempre uma alternativa de horário e dia, não útil, ao menos para a maioria, de buscar a imunização. A escolha pelo chamado Dia ‘E’ vem na ideia de seguir a mobilização que ocorre nos chamados Dia ‘D’, mas enfatizando que se trata de uma ação aqui no nosso município. Assim também criar uma identificação e não confundir a população com as datas da campanha nacional”, frisa a secretária de Saúde, Márcia Scheeren. </p>
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<p><strong>Maior público</strong></p>
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<p>Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Em especial no RS, a campanha foi prejudicada em maio devido às enchentes. Agora, este serviço está estendido a toda a população nos tradicionais pontos de vacinação. Estrela contabiliza até então 5.336 vacinados, o que corresponde a 33% do público alvo que é de mais de 14 mil pessoas. O índice cresceu muito após a liberação da vacina para além dos grupos prioritários, mas ainda está abaixo da expectativa. É preciso levar em consideração o período de enchente e os mesmos baixos índices em todo o País, em comportamento similar.</p>
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<p>Em Estrela, mutirões foram realizados nos abrigos municipais nos últimos dias para compensar a falta de atenção da população a este serviço, bem como as dificuldades de acesso, sem restrição aos Grupos Prioritários. Ações especiais também foram realizadas em pontos estratégicos.</p>
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<p><strong>Locais e horários</strong></p>
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<p>Tradicionalmente, após a enchente, a vacinação da Influenza ocorre durante a semana nos seguintes pontos e locais:</p>
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<p><em># Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.</em></p>
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<p><em># Imigrantes: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade.</em></p>
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<p><em># Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.</em></p>
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<p><strong>Sobre a Influenza</strong></p>
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<p>A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Rodrigo Angeli e arquivo/Governo de Estrela</p>
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Peça será apresentada em Westfália na segunda-feira, dia 10, em dois momentos:
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<p>Na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, Westfália contará com programação especial que trará à tona a temática da prevenção ao uso de drogas. Além da peça teatral “Fuga: o submundo das drogas”, o evento terá palestra informativa, prometendo sensibilizar o público sobre os perigos e consequências do envolvimento com drogas.</p>
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<p>Tendo por local a Casa da OASE, a peça teatral será exibida em dois momentos. Pela manhã, a partir das 9h30min, a programação volta-se aos estudantes dos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt. À noite, a partir das 19h30min, o evento dirige-se aos alunos do Ensino Médio. Entretanto, nos dois horários a apresentação também é aberta para pais, professores e comunidade em geral.</p>
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<p>Com uma abordagem que visa promover a prevenção, “Fuga: o submundo das drogas” representa um importante passo na conscientização contra o uso indevido de drogas e na promoção da saúde e do bem-estar de toda a comunidade. Através de uma apresentação teatral envolvente, os espectadores serão conduzidos a refletir sobre as diferentes facetas do mundo das drogas, explorando os seus impactos na vida pessoal, social e familiar.</p>
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<p>A programação é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Conselho Tutelar, com parceria do município de Westfália, por meio da Assistência Social.</p>
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<p><strong>Doações que possibilitam ações</strong></p>
<p>A realização desta programação é possível através das doações a partir da Declaração do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Westfália (FMCA). Estas doações permitem a qualificação da rede de atendimento, e auxiliam no processo de prevenção e inclusão social de crianças e adolescentes do Município. Ao doar ao FMCA, o contribuinte estará decidindo que parte do seu imposto de renda fique na cidade para o desenvolvimento de ações direcionadas à infância e adolescência.</p>
<p>Contribua você também!</p>
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<p><em>TEXTO: AI Westfália</em></p>
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As cooperativas dos ramos infraestrutura e agropecuário dos Vales do Taquari e Jacuí prejudicadas pela catástrofe natural
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<p>que atingiu o Estado estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira, dia 6, no auditório da sede administrativa da Certel, em Teutônia. Idealizado pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), com apoio das federações das cooperativas de energia, telefonia, desenvolvimento rural e agropecuárias do Estado (Fecoergs e Fecoagro), o evento debateu alternativas para mitigar os imensos prejuízos causados, tanto às cooperativas como aos milhares de associados. Entre as de infraestrutura, também estiveram a Certaja (Taquari), a Cerfox (Fontoura Xavier) e Celetro (Cachoeira do Sul). Já as cooperativas Languiru e Cooperagri (Teutônia), Arla (Lajeado), Dália (Encantado) e Certaja Desenvolvimento (Taquari) representaram o ramo agropecuário.<br />Em sua saudação, o presidente da Ocergs, Darci Pedro Hartmann, enalteceu a necessidade da união de esforços, até em razão de o Vale do Taquari ser a região mais atingida. Disse haver uma série de desafios a serem enfrentados para restabelecer o desenvolvimento econômico e social. “O objetivo aqui foi ouvir, levantar informações e ter o assunto sistematizado. Agora, os grupos técnicos vão trabalhar nos projetos para que consigamos recursos dos governos estadual e federal e até de uma frente cooperativista da Alemanha. Vamos recolher todas as informações e, provavelmente nos próximos dias, nos reuniremos com os ministros de cada setor”, afirma.<br />Hartmann enfatizou o impacto dessa enchente histórica e os aprendizados que são necessários. É preciso, segundo ele, uma solução definitiva, com financiamentos para as cooperativas, alongamento de prazos para os produtores e recursos a fundo perdido. “Vamos trabalhar com muita força, vontade e fé para realmente minimizar os problemas. Nunca vai se resolver tudo, porque o povo perdeu seu lugar, seu espaço, seu grau de afetividade. Temos a obrigação de auxiliar nessa reconstrução para que os associados possam voltar a viver com tranquilidade e produzindo o que tão bem sabem fazer. O cooperativismo tem essa capacidade de sempre buscar e ressurgir das cinzas. É nos momentos mais difíceis que mostramos a nossa diferença, pois somos uma sociedade de pessoas”, sublinhou. </p>
<p>O presidente da Certel e da Fecoergs, Erineo José Hennemann, apresentou números e fotos dos prejuízos causados. Somente a Certel teve duas torres, mais de 1.100 postes e 115 transformadores levados pelas águas, além de outros equipamentos, como reguladores e religadores. Na geração, foram danificadas as hidrelétricas Salto Forqueta, Rastro de Auto e Boa Vista. As Lojas Certel tiveram perdas de estoque e danos ao imobilizado. Também foram prejudicadas a Certaja (Taquari), Cerfox (Fontoura Xavier), Celetro (Cachoeira do Sul), Creluz (Pinhal), Coprel (Ibirubá), Ceriluz (Ijuí), Coopersul (Bagé), Coopernorte (Viamão) e Cervale (Santa Maria). “Este movimento, juntamente com o ramo agropecuário, as federações e a Ocergs, é salutar para que consigamos trazer de volta ao Estado a força do cooperativismo, um modelo de negócio diferenciado, dado seu humanismo, ética e responsabilidade. Com toda certeza, iremos nos reerguer e, com o apoio de variadas esferas, recuperar o patamar de desenvolvimento e de qualidade de vida das nossas comunidades”, ressaltou. Os presidentes e diretores das demais cooperativas também relacionaram os prejuízos em decorrência da catástrofe e sinalizaram apoio ao movimento.</p>
<p>LEGENDAS DAS FOTOS:</p>
<p>DSC_0067: Reunião mobilizou cooperativas agropecuárias e de energia<br />DSC_0090: Hartmann centraliza esforços para auxiliar na recuperação do cooperativismo</p>
<p>CRÉDITO DAS FOTOS: Bruna Becker/Divulgação</p>
<p>Na próxima quinta-feira (13), a partir das 19h, a CIC Teutônia realiza mais uma edição do seu tradicional Happy Hour Empresarial. Oportunidade para conhecer cases de sucesso, trocar conhecimentos, fazer negócios e muito networking, a pauta do encontro trata dos desafios da jornada empresarial no passado, no presente e no futuro.</p>
<p>Com mediação dos diretores da pasta da Indústria da CIC, Caroline Immich e Diogo Fernando Dickel, serão quatro apresentações: Cervejaria Teutobier, com o sócio proprietário Clécio Adriano Dullius; Fabricato Pré Moldados, com o sócio e responsável técnico Ivandro Carlos Rosa; Reinigend Tecnologia em Higienização, com a sócia e diretora comercial Gicele Mylius; e Terraplanagem e Concretos Brandão, com o gerente geral Sidmar Brandão.</p>
<p>O investimento é de R$ 60,00 por participante associado à CIC e de R$ 80,00 para os demais interessados. A animação da noite estará por conta de Lenon Ribeiro. Também estão inclusos petiscos e um copo de chopp. Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (51) 99250-1992. O patrocínio é das cooperativas Certel e Sicredi Ouro Branco.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</p>
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Recursos são para conservação de ruas e estradas municipais, além de pagamento de serviços terceirizados e obrigações tributárias:
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<p>A Câmara de Vereadores de Colinas aprovou em sessão nesta quarta-feira, dia 5, a abertura de crédito especial de R$ 1.163.250,91 em razão de recursos recebidos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) extra, liberados pelo Decreto de Calamidade no RS. O valor será para a conservação de ruas e estradas municipais, além de pagamento de serviços terceirizados, obrigações tributárias e demais serviços da pasta.</p>
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<p>Outro crédito especial aprovado é de R$ 80 mil, referente a recursos vindos do Fundo Nacional da Assistência Social. O valor auxiliará na manutenção dos abrigos temporários para os desabrigados, com pagamento de alimentação, gás de cozinha, equipe de segurança, aluguel do espaço, entre outras despesas. </p>
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<p><strong>Devolução de recursos</strong> </p>
<p>Já o crédito especial aprovado de R$ 115,5 mil prevê a devolução do valor à União, por se tratar de sobras de repasses encaminhados pela situação de calamidade no ano passado. Apesar de tentativas de manter o recurso no município, os vereadores não tiveram outra escolha se não aprovar a medida, pois o dinheiro não pode ser utilizado em eventos diferentes ao que foi destinado. Portanto, é obrigação devolver à União. </p>
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<p><strong>Parecer Jurídico</strong></p>
<p>Também foi aprovado o parecer jurídico sobre o projeto de lei enviado pelo Executivo em março, sugerindo alteração na lei para estender o plano de saúde dos servidores municipais aos integrantes do Conselho Tutelar de Colinas. Segundo o texto, a apreciação do projeto, neste momento, é ilegal sobre o ponto de vista eleitoral. “A concessão do benefício em tela poderia ter sido encaminhada em momento anterior e que sua apreciação neste momento poderá configurar conduta vedada”, aponta. Assim, o projeto será retirado da pauta.</p>
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<p><strong>Doação de terrenos e isenção tributária</strong></p>
<p>Os projetos que autorizam a doação de terrenos no Loteamento Pôr do Sol ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica Federal; e o que concede isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) sobre a transferência dos imóveis ao FAR foram retidos pela assessoria jurídica da Câmara. O advogado Fábio Gisch assinalou a importância de anexar documento da Caixa Econômica Federal apontando a sugestão para a concessão da isenção tributária, especialmente por ser ano eleitoral. </p>
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<p><strong>Tribuna:</strong></p>
<p>– <strong>Vereador Marcelo Schroer (MDB): </strong>lamentou a realidade enfrentada pelo município e a região após a enchente que assolou o RS. “A situação está muito difícil, precisamos unir esforços<br /> para vencermos mais essa catástrofe.” Também enalteceu o trabalho dos voluntários locais e que vieram de outras cidades. Schroer lamentou, porém, a obrigação da devolução de R$ 115 mil à União. “Infelizmente, não tem o que fazer. A minha sugestão era mandar um ofício, em nome da Câmara de Vereadores, à Defesa Civil federal para solicitar que esse dinheiro pudesse ser usado aqui, mas, pelo que se apurou, não é possível. Isso é lamentável. Acho que é preciso mais atenção quando se montam os planos de trabalho para que o recurso possa realmente ser utilizado na totalidade.”</p>
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<p><strong>PROJETOS APROVADOS</strong></p>
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<p><strong>ORIGEM EXECUTIVA</strong></p>
<p><span class="theme-emoji"><span>☑</span>️</span>️ <strong>Projeto de Lei nº 034.04.2024: </strong>Autoriza o Poder Executivo a efetuar abertura de Crédito Especial no valor de R$ 115.500,00 (Cento e quinze mil e quinhentos reais), e dá outras providências. </p>
<p><br /> <span class="theme-emoji"><strong><span>☑</span>️</strong></span><strong>️ Projeto de Lei nº 037.04.2024:</strong> Autoriza o Poder Executivo a efetuar abertura de Crédito Especial no valor de R$ 80.000,00 (Oitenta mil reais), e dá outras providências. <br /> <br /> <span class="theme-emoji"><strong><span>☑</span>️</strong></span><strong>️ Projeto de Lei nº 038.04.2024:</strong> Autoriza o Poder Executivo a efetuar abertura de Crédito Especial no valor de R$ 1.163.250,91 (Um milhão, cento e sessenta e três mil, duzentos e cinquenta reais e noventa e um centavos), e dá outras providências. </p>
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<p><span class="theme-emoji"><span>☑</span>️</span>️ <strong>Parecer Jurídico ao Projeto de Lei nº 015.04.2024: </strong>Parecer sobre a legalidade, constitucionalidade, formalidade jurídica e técnica legislativa do Projeto de Lei nº 015.04.2024, de iniciativa do Executivo Municipal, em tramitação nesta Casa, que “Altera dispositivos da Lei Municipal nº 088-02/1994 e alterações posteriores, e dá outras providências”. <br /> <br /> <strong>PROJETOS RETIDOS </strong></p>
<p><span class="theme-emoji"><span>☑</span>️</span>️ <strong>Projeto de Lei nº 039.04.2024:</strong> Autoriza o Poder Executivo a doar bens imóveis ao Fundo de Arrendamento Residencial – FAR, administrado pela Caixa Econômica Federal, e dá outras providências.<br /> <br /> <span class="theme-emoji"><strong><span>☑</span>️</strong></span><strong>️ Projeto de Lei nº 040.04.2024:</strong> Concede isenção tributária aos beneficiários dos Programas de Habitação de Interesse Social, custeados pelas fontes de recursos indicadas no artigo 6º, incisos I a IV, da Lei Federal nº 14.620, de 13 de julho de 2023, e dá outras providências. </p>
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<p><strong><span>Próxima sessão: </span></strong><span>19 de junho, às 19h. </span></p>
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Interessados podem se inscrever até o dia 14 de junho de 2024:
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<p class="western"><span>A Administração Municipal de Teutônia, por meio da Secretaria de Administração, publicou o edital de processo seletivo público para contratação de estagiários nº </span><span><span><span>003</span></span></span><span><span><span>/2024. A seleção acontece em conjunto com o CIEE-RS, nos termos da Constituição Federal nº 11.788/08. No total, são </span></span></span><span><span><span>23</span></span></span><span><span><span> vagas de estágio não obrigatório remunerado.</span></span></span></p>
<p class="western"><span><span><span> </span></span></span></p>
<p class="western"><span><span><span><span>Interessados pode</span></span></span><span><span><span>rão</span></span></span><span><span><span> se inscrever até o dia </span></span></span><span><span><span>14</span></span></span><span><span><span> de </span></span></span><span><span><span>junho</span></span></span><span><span><span>, </span></span></span><span><span><span>de forma exclusivamente on-line e gratuita,</span></span></span><span><span><span> através da plataforma Conjuntos, no site cieers.org.br. Somente poderão se inscrever candidatos que tiverem 16 anos completos no momento da realização da inscrição.</span></span></span></span></p>
<p class="western"><span><span><span><span> </span></span></span></span></p>
<p class="western"><span><span><span><span>A prova teórico-objetiva será aplicada de forma on-line no portal do CIEERS, no dia </span></span></span><span><span><span>20 </span></span></span><span><span><span>de </span></span></span><span><span><span>junho</span></span></span><span><span><span> de 2024, das 19h30 às 20h30. O exame conterá 20 questões de múltipla escolha, com a duração de até 60 minutos </span></span></span><span><span><span>e deve ser realizada através de </span></span></span><span><span><span>um computador (desktop, notebook ou similar), não sendo possível realizá-la por meio de Smartphone.</span></span></span></span></p>
<p class="western"><span><span><span><span> </span></span></span></span></p>
<p class="western"><span><span>O edital – com todas as etapas do processo seletivo – está publicado nos sites cieers.org.br e teutonia.rs.gov.br, onde também será divulgada a lista de classificação final.</span></span></p>
<p class="western"> </p>
<p class="western"><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Assessoria de Imprensa</p>
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CIC -VT e Federasul buscaram entender os processos produtivos da cooperativa e os estragos nos municípios da região após a maior catástrofe climática do RS:
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<p> O Presidente do Conselho de Administração recebeu os Presidentes da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), da Câmara de Indústria, Comércio e Serviço do Vale do Taquari (CIC – VT) e de jornalistas internacionais no final do mês de maio.</p>
<p> </p>
<p> Na ocasião, Gilberto Antônio Piccinini, Presidente da Cooperativa Dália, apresentou a estrutura organizacional da cooperativa, forma de gestão e missão, como também o atual cenário das agroindústrias suínos, frango de corte e leite. “Ao longo destes quase 77 anos de fundação, completados no dia 15 de junho, a Cooperativa tem estrutura sólida e opera com um Grupo Estratégico de Governança formado pelo Conselho de Administração, formado por nove conselheiros, responsáveis de eleger Presidente e Vice. Já o Presidente Executivo é o profissional contratado responsável pelos negócios e posicionamento no mercado. No entanto o órgão máximo da cooperativa é a Assembleia Geral dos Associados”, afirma Piccinini.</p>
<p> </p>
<p> O gestor relatou que a Dália tem 2.598 associados, presentes em 127 municípios do estado do RS. “Em se tratando dos segmentos de atuação, a Dália conta com quatro programas de produção: suinocultura, laticínios, avicultura e grãos, desenvolvidos em três complexos industriais e uma unidade destinada à fabricação de queijos”. </p>
<p> </p>
<p> Paralelo a isso, o presidente do conselho também explicou que a empresa está organizada em nove divisões. “Para atender as demandas dos nossos programas de produção, a Dália está organizada em uma Controladoria e oito divisões: Produção Agropecuária, Produtos Suínos, Produtos Lácteos, Frango de Corte, Controle de Qualidade, Comercial Carnes e Derivados, Comercial Lácteos e Varejo, totalizando 2.788 colaboradores”.</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong> Capacidade produtiva</strong></p>
<p> Piccinini também destacou a impressionante capacidade produtiva em cada segmento do agronegócio, incluindo os setores leiteiro, suinícola e avícola. “Os números são diversos, mas o que importa é que, na ponta final, nossa capacidade produtiva nas indústrias é notável. No frigorífico em Encantado, podemos abater 3 mil suínos por dia. No Complexo Industrial Avícola, processamos 275 mil aves diariamente. O Complexo Lácteo tem capacidade para receber até 1,1 milhão de litros de leite por dia, e produzimos cerca de 800 toneladas diárias de ração animal”, ressaltou.</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong> Estragos das cheias </strong></p>
<p> O Presidente da CIC – VT, Ângelo Fontana, relata que a visita foi uma demanda do próprio jornal britânico <em>Finantial Times</em> (FT), que por ser uma das importantes empresas de mídia empresarial e financeira do mundo, procurou a instituição regional para conhecer a dimensão da crise causada pela maior catástrofe climática do estado do RS. “Acompanhamos os jornalistas em algumas empresas e nas cidades mais afetadas. Durante o deslocamento, pode-se visualizar o estrago feito pelas cheias nas propriedades rurais”, destaca Fontana.</p>
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<p> O Presidente da CIC -VT afirma que também procurou mostrar a importância socioeconômica das empresas para a região do vale e de todo o estado do RS. “A cadeia produtiva de proteína animal é muito característica de nossa região. O setor gera riqueza, emprego e renda.”</p>
<p> </p>
<p> Por fim, Fontana ressalta que foi de extrema importância a iniciativa da imprensa internacional buscar o atual cenário de desenvolvimento e a representatividade que o setor agropecuário tem para o estado, país e mundo.</p>
<p>A agência do Sicoob em Teutônia conta com novo layout, espaço cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência ainda mais completa, inovadora e personalizada aos cooperados e comunidade. A estrutura interna, mais moderna e ampla, foi totalmente remodelada, assim como o espaço dos caixas de autoatendimento, o mezanino e a fachada da unidade instalada no Bairro Languiru.</p>
<p> </p>
<p>O novo espaço já estava previsto e havia sido anunciado pela direção da cooperativa e gerência da agência durante o processo assemblear, em março deste ano. Os cerca de 600m², divididos em dois pavimentos, seguem o novo padrão de identidade visual e funcionalidade das agências Sicoob em todo Brasil. Além da comodidade e privacidade para os atendimentos individualizados, os revestimentos amadeirados e a decoração deixam o ambiente ainda mais acolhedor.</p>
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<p>As melhorias também passam pela realocação de setores internos da agência, como o caixa, nova distribuição das carteiras e ampliação da sala de reuniões. “É uma forma de oportunizar ainda mais conforto e atendimentos reservados aos nossos cooperados, bem como aproximar as novas tecnologias que o Sicoob oferece nas suas agências, investimento que demonstra o quanto a cooperativa acredita na cidade e na região, especialmente neste momento de reconstrução após as cheias que deixaram enormes prejuízos no Vale do Taquari”, destaca o gerente da agência de Teutônia, Evair Volnei Brune. As obras iniciaram em maio e foram concluídas na primeira semana de junho.</p>
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<p><strong>Sicoob em Teutônia</strong></p>
<p>A agência Sicoob em Teutônia foi inaugurada em 18 de março de 2019, com cerca de 30 cooperados. Cinco anos depois, já são mais de 2,3 mil cooperados em Teutônia, Westfália, Poço das Antas, Imigrante, Colinas, Fazenda Vilanova, Paverama e Bom Retiro do Sul, área de atendimento da unidade. A equipe composta por nove funcionários está segmentada nas carteiras Pessoa Jurídica, Pessoa Física Agro e Pessoa Física Urbana.</p>
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<p>“São cinco anos muito gratificantes. Tive a oportunidade de acompanhar todo esse processo de instalação, crescimento e consolidação, desde os primeiros cooperados, ao lado de uma equipe muito engajada. Passado esse tempo, podemos afirmar que o Sicoob possui uma marca muito forte na sua área de atuação, uma construção que leva tempo mas caminha a passos firmes por novas conquistas, refletindo que o trabalho está sendo bem feito e as pessoas acreditam e confiam na cooperativa. Continuem apoiando e participando, possibilitando que cresçamos juntos e sejamos cada vez mais fortes”, valoriza Brune, agradecendo a acolhida da comunidade local e regional, assegurando um envolvimento cada vez maior do Sicoob com as ações econômicas e sociais do Vale do Taquari e outras regiões com atuação da cooperativa com sede em São Miguel do Oeste/SC. Até o momento, já são mais de 20 agências em todo Rio Grande do Sul, com a possibilidade de expansão para novas unidades e pontos de atendimento.</p>
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<p>A agência do Sicoob em Teutônia está localizada na Rua Erno Dahmer, número 526/530, no Bairro Languiru. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-2177. O horário de atendimento diferenciado é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.</p>
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<p>O Sicoob São Miguel conta com mais de 126 mil cooperados, atua nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e administra mais de R$ 4,6 bilhões em ativos.</p>
<p> </p>
<p>O Sistema Sicoob, maior sistema cooperativo do país, possui mais de oito milhões de cooperados e dispõe da maior rede de atendimento entre todas as instituições financeiras do Brasil.</p>
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<p>TEXTO – Leandro Augusto Hamester / Jornalista Correspondente Sicoob</p>
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Equipes percorreram as principais vias do município realizando um primeiro trabalho para tapar buracos decorrentes das cheias. Novas etapas ocorrerão. Pavimentação asfáltica é retomada:
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<p>O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, realizou nos dois últimos dos dias uma primeira etapa de operação emergencial para tapar buracos nas vias ocasionados pela enchente do mês passado. Outras ações neste sentido devem ser realizadas na próxima semana, de reforço ou mesmo em ruas que agora não foram atendidas. Empresas terceirizadas retomam aos poucos o cronograma da pavimentação asfáltica que vinha sendo desenvolvido até a ocorrência da enchente. Prolongamento da pavimentação da Rua Geraldo Pereira deve ser concluída até o final de semana.</p>
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<p>As ações tapa-buracos visam restaurar rapidamente a mobilidade e a segurança nas vias públicas afetadas, mesmo que depois um reforço nestes pontos ou mesmo repavimentação completa da via seja necessária. Num primeiro momento mais de dez funcionários e maquinário aplicaram cerca de 15 toneladas do chamado “CBUQ” – concreto betuminoso frio ou asfalto usinado a quente. O secretário da pasta, Osmar Müller, explica a proposta. “Não somente pela enchente, mas também depois pelo intenso uso das vias, prejudicadas, encharcadas, por máquinas pesadas de limpeza, caminhões de mudança e outros, acabam se deteriorando. Realizamos primeiro um procedimento nas vias de fluxo mais intenso e importantes, ou pontos onde o perigo para motoristas, motociclistas e outros era maior.” Novas operações serão realizadas, sendo que as equipes de trabalho ainda estão envolvidas com a limpeza das vias e recolhimento de entulhos. “Ainda estamos muito envolvidos, inclusive com trabalhos diretos à noite e finais de semana, de limpeza das vias e outras ações pontuais que nossas equipes sempre são importantes e por isso requisitadas. Agora aos poucos vamos identificar outros pontos que agora não foram atendidos ou mesmo realizar um reforço nestes locais, já que trata-se de uma medida parcial e momentânea, que só visa dar maior qualidade de fluxo neste momento de reconstrução.</p>
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<p><strong>Pavimentação </strong></p>
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<p>O trabalho de pavimentação asfáltica que vinha sendo realizado até o período de enchente foi retomado. Uma das obras expoentes deste planejamento é a Rua Geraldo Pereira, em seu prolongamento, no sentido do Bairro Auxiliadora em direção à rodovia Transantarita. A construtora Conpasul é a responsável pela obra e a mesma deve ser finalizada até o final de semana. “Os trabalhos de prolongamento e expansão lateral, assim como do primeiro processo da pavimentação da base desta via vinham ocorrendo naturalmente até a chegada da enchente”, destaca o secretário. “Depois de também verificarmos os estragos ali ocasionados, pois foi e será ainda mais agora uma importante via de fluxo em caso de cheias, a empresa realizou reparos na base. Agora, segue a pavimentação, que deve ser concluída nas próximas horas se o tempo colaborar. Restará a sinalização e pintura, o que ocorrerá na próxima semana.” No bairro Boa União, a segunda etapa de pavimentação da Rua Padre José Junges começará nos próximos dias. </p>
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<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Fotos</span>: Ismael Salvatori/Governo de Estrela</p>