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Conheça a entidade e saiba como ela atua na nossa região:
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<p><span>A Amturvales é a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, uma instância de governança representativa e que atua em ações voltadas ao turismo no Vale do Taquari. Fundada em 29 de março de 1995, e completando 29 anos de história em 2024, durante quatro anos era formada apenas por prefeituras. Porém, no ano de 1999 a iniciativa privada também passou a fazer parte do grupo associativo. Desde então, seu trabalho consiste em valorizar a diversidade do turismo local, fomentando a sustentabilidade ambiental, cultural e socioeconômica. </span></p>
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<p><span>Dentre as suas ações e objetivos estão o desenvolvimento de projetos de integração regional auxiliando na estruturação, qualificação e promoção de roteiros e atrativos turísticos. A entidade ainda incentiva e orienta investidores na área do turismo, além de representar a região junto ao Ministério do Turismo, à Secretaria de Turismo do Estado e outras secretarias. </span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>A entidade é administrada por meio de uma diretoria composta por membros do trade turístico, prefeitos, secretários municipais e empreendedores, que de modo voluntário, promovem ações e tomam decisões com o objetivo de alavancar o turismo na região. O período de atuação de cada diretoria é de 2 anos, escolhida por meio de formação de chapa e seguida de votação. Atualmente, Charles Rossner é o responsável por presidir e representar a governança no Vale do Taquari, atuando como presidente da entidade até março de 2025.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Segundo Rossner, presidir a governança de turismo da região dos Vales é motivo de orgulho em um momento tão especial para o turismo no Vale. “Nestes 29 anos, muitos presidentes dedicaram o seu tempo e esforço de forma voluntária e agora estou à frente desta entidade, que há 29 anos pensa e executa muito do que vemos hoje acontecendo em turismo no Vale. Estamos unindo forças da iniciativa privada e do setor público, para desenvolver a cada dia o turismo na nossa região”, frisa.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Para o atual presidente, seu sonho é ver o vale consolidado como destino turístico. “Sonho em ver nosso Vale consolidado como um destino turístico nacional, com uma rede hoteleira forte, gastronomia ampla e atrativos organizados, operando com carga máxima. Ver nosso Vale nas prateleiras de agências em todo Brasil e um trade local unido e focado no mesmo objetivo é o que me motiva a me dedicar nesta causa, que é o turismo do Vale do Taquari”, finaliza Rossner. </span></p>
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<p><span>Jéssica Koch - Assessora de Comunicação</span></p>
<p>A CCR ViaSul informa seu cronograma de obras semanal a ser realizado entre os dias 01 e 07 de abril. Entre as ações a serem desempenhadas pelas equipes da Concessionária estão os trabalhos de permanentes de recuperação, manutenção e conservação da rodovia. </p>
<p>Para a execução desses os serviços são necessários bloqueios de faixas e operações pare-e-siga, podendo ocasionar lentidão ou retenção de veículos em alguns segmentos. A Concessionária reforça aos usuários para que redobrem a atenção e respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelos locais, uma vez que operários estão nas imediações da pista.</p>
<p>De forma a evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se que os usuários, sempre que possível, programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a>, pelo WhatsApp no (51) 3303-3858 ou por meio do Disque CCR ViaSul 0800 000 0290, disponível 24 horas por dia para emergências e informações.</p>
<p>A CCR ViaSul reforça que o cronograma de obras é dinâmico e poderá sofrer alterações. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.</p>
<p><strong><br /> RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO E REPAROS LOCALIZADOS</strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-101<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong>Torres a Osório: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 88 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Três Cachoeiras:</strong> Melhoria de retorno no km 21 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Osório: </strong>Melhoria de retorno no km 84 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-290 (Freeway)<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong>Osório a Porto Alegre: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 98 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Gravataí a Porto Alegre: </strong>Obras de conservação, manutenção e readequação de pontes e viadutos entre os kms 74 e 88 – ambos os sentidos;<strong> <br /> <span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-386<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong>Carazinho a Canoas: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 179 e 446 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Soledade a Fontoura Xavier: </strong>Supressão vegetal, terraplanagem e drenagem entre os kms 245,3 e 270,8 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Soledade: </strong>Detonação de material rochoso no km 259 nos dias 03, 04 e 06/04 – ambos os sentidos, entre 14h e 15h; <strong>*bloqueio total da rodovia</strong><strong><br /> Estrela: </strong>Implantação de interseção no km 354 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30;<strong> *sem interdição de faixa<br /> Triunfo: </strong>Implantação de interseção no km 392 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Tabaí: </strong>Implantação de passarela no km 386 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa</strong><br /> <strong>Triunfo: </strong>Implantação de passarela no km 412 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30;<strong> <br /> Montenegro: </strong>Implantação de passarela no km 416 – ambos os sentidos. Entre os 7h30 e 18h30;<strong><br /> Nova Santa Rita: </strong>Implantação de acesso no km 429 – sentido Norte. Entre 7h30 e 18h30;<br /> <strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-448<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong>Sapucaia do Sul a Canoas: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 22 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Canoas: </strong>Correção do pavimento no km 11 – sentido Sul; <strong>*Obras 24 horas;</strong></p>
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<p><strong>TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO</strong></p>
<p><strong>BR-101<br /> </strong>Sinalização vertical, limpeza de pista, limpeza, reparo e pintura de obras de arte especiais, limpeza de barreira de concreto e reparo de drenagem, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, defensa metálica, roçada e coleta de lixo entre Torres e Osório (km 0 ao 88) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong>BR-290 (Freeway)<br /> </strong>Sinalização vertical, defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, limpeza e pintura de obras de arte especiais, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Osório e Porto Alegre (km 0 ao 98) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong>BR-386<br /> </strong>Limpeza e recuperação de sistemas de drenagem (meio fio, canaletas, bueiros e tampas de bueiros), com retroescavadeira, remoção de entulhos, recuperação de terraplenos, instalação, remoção e recomposição de sinalização vertical. Instalação/manutenção de dispositivos de segurança e atenuantes de impacto, manutenção da pintura de pista, estruturas de contenção, reinstalação de tachas faltantes, poda de árvores e arbustos, roçada e coleta de lixo. Serviços realizados entre Carazinho e Canoas (km 180 ao 446) - ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong>BR-448<br /> </strong>Defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, sinalização vertical, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul (km 0 e 22) - ambos os sentidos com interdição de faixa.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa<br /> <br /> </em></strong></p>
<p><span>Na última terça-feira, 26 de março, na sede da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, a Cooperativa Languiru realizou a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de prestação de contas do exercício de 2023. Com a terceira e última convocação realizada às 9h30min, e a presença de 235 associados, tivemos a realização da assembleia, com primeira parte no turno da manhã e segunda parte no turno da tarde.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Paulo Roberto Birck, Presidente Liquidante, apresentou os dados dos segmentos da Cooperativa, comparando os anos de 2021, 2022 e 2023. Com uma extensa apresentação, demonstrou aos presentes a condição atual da Cooperativa, reforçando a importância deste movimento da Liquidação Extrajudicial em Continuidade de Operação para a manutenção das atividades. Ainda, destacou que isso é muito importante para os credores. Segundo Birck, “a retomada das atividades da Cooperativa é importante tanto no aspecto social, para o produtor voltar a trabalhar e gerar riqueza, quanto no aspecto econômico, quando demonstrarmos aos nossos credores que com o devido tempo cumpriremos nossas obrigações”.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><strong><span>Prestação de contas</span></strong></p>
<p><span>Foram apresentados os números do exercício de 2023, com perdas de R$469 milhões. Ainda, fora necessário realizar um ajuste nas contas de 2022, com aumento de R$122 milhões de perdas a serem somadas ao exercício de 2022. Destacou Birck: “O balanço que nos foi apresentado na assembleia de 2023, pela administração do antigo presidente, deixou de lado muita coisa. O ativo biológico teve uma valorização totalmente fora da realidade, e foi o principal responsável por este necessário ajuste das perdas de 2022”.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>De fato, no ano de 2022 o balanço teve um apontamento de valoração do ativo biológico na ordem de R$92 milhões. Com a revisão das contas e o acompanhamento que está sendo realizado pela auditoria independente, a valoração do ativo biológico atingiu um montante de R$22 milhões, diferença relevante. O auditor independente José Roberto Simas, da empresa Dickel & Maffi Auditoria e Consultoria, acompanhou a assembleia e explicou sobre este e outros pontos que impactaram neste ajuste das contas de 2022.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>O ingresso no estágio da Liquidação Extrajudicial implicou na realização do Balanço Especial, realizado em julho de 2023. Este movimento serviu para, de fato, uma reorganização contábil da Cooperativa e da operação. Como indicou Birck: “Fizemos este movimento de organizarmos toda nossa operação e contabilidade. A liquidação está servindo para alinharmos nossa operação e pensarmos na continuidade da Cooperativa e em cumprirmos nossas obrigações”.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>O Conselho Fiscal apresentou seu parecer sobre as contas. Remetendo-se ao parecer da auditoria independente, indicou à assembleia pela aprovação das contas do exercício de 2023. Na sequência, as contas foram aprovadas em duas rodadas de votações. Na primeira parte, no período de janeiro a julho de 2023, em regime Ordinário. Após, no período de agosto a dezembro, em regime Extraordinário.</span></p>
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<p><strong><span>Reforma do Estatuto</span></strong></p>
<p><span>Avançando na pauta prevista para o dia, tivemos a criação da Comissão para Reforma do Estatuto, com a indicação e apresentação voluntária de seus integrantes. A comissão trabalhará com as equipes internas para a formatação de um novo estatuto, atualizado aos anseios dos produtores e pensando no futuro da Cooperativa. Aprovada a criação da comissão, além da equipe técnica e administrativa, ela será composta pelos seguintes associados: Marco Lagemann, Matheus Henrique Schneider, Ito Sand, João Luiz Theves, Sueli Terezinha Junqueira, Ivete Gutjahr Schaffer, Flavio João Walter, Rejane Lagemann.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Birck destaca que a Comissão para Reforma do Estatuto terá relevante papel: “Nosso estatuto é desatualizado. Precisamos atualizar nosso modelo de governança, colocar a Languiru em um patamar de competitividade. Temos de nos manter unidos, buscando melhores negócios e um futuro melhor para a Cooperativa”.</span></p>
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<p><strong>Participação dos associados</strong></p>
<p>A assembleia foi marcada por uma grande participação dos associados em momentos de manifestação. Desde que Birck assumira a Cooperativa, as assembleias e reuniões abertas contam com incentivo para a participação e espaço de fala dos associados. Dirigindo-se à frente da assembleia, com microfone na mão, dezenas de associados expuseram suas opiniões e contribuições, buscando encontrar o melhor rumo para a Languiru.</p>
<p> </p>
<p>Nesta oportunidade, tivemos a participação de dois ex-presidentes da Cooperativa, Dirceu Bayer (gestões de 2002 a 2023) e Hércio Krabbe (gestões de 1986 a 2002). Na parte da manhã, Bayer manifestou-se defendendo movimentos adotados pelas suas gestões. De forma ordeira e respeitosa, diversos associados igualmente tomaram a palavra e trouxeram suas opiniões, rebatendo os argumentos trazidos pelo ex-presidente Bayer.</p>
<p> </p>
<p>Na parte da tarde, Krabbe tomou a palavra para trazer elogios à atuação da auditoria independente, indicando que os movimentos tomados pela atual gestão, ainda que severos, são importantes para a continuidade da Cooperativa.</p>
<p> </p>
<p>Com participação significativa dos associados presentes, e a demonstração de união em torno da Cooperativa, Birck conclui que “somente com união demonstrada nesta dura assembleia poderemos e iremos enfrentar este momento. Vamos reescrever a história do cooperativismo, e isso não é pouca coisa”.</p>
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<p><span><strong>Marketing Languiru</strong><br /> <br /></span></p>
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Conforme atualizações desta quinta-feira, 28 de março, o município possui 31 casos confirmados da doença.
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<p class="western">A equipe de Vigilância em Saúde reforça a importância dos cuidados individuais. A Prefeitura de Teutônia, através da Vigilância em Saúde, tem reforçado as ações de combate à dengue. A equipe fiscaliza diariamente diferentes pontos do município, eliminando a água parada e verificando a existência de larvas do mosquito Aedes aegypti.</p>
<p class="western">Ainda no mês de fevereiro, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde e da equipe de Vigilância em Saúde, mobilizou todos os Agentes Comunitários de Saúde para a realização de visitas, a fim de orientar, fiscalizar e eliminar quaisquer objetos que possam acumular água parada. Os agentes vêm atuando no bairro Canabarro, região com maior incidência de casos.</p>
<p class="western">Outra importante ação no controle da dengue será a instalação das ovitrampas, sistema implementado pelo Governo do Estado para controle da proliferação do Aedes aegypti. As ovitrampas consistem em vasos com água parada, controlados por GPS, onde é utilizado levedura de cerveja para atrair a fêmea. Após 5 dias, a água é retirada do vaso e o material é enviado para um laboratório que faz a contagem dos ovos. Com isso, torna-se possível reconhecer os locais com maior proliferação do inseto e reforçar o combate ao mosquito.</p>
<p class="western">Além das ações diretas, o município vem realizando campanhas de conscientização nas escolas e através das redes sociais da Prefeitura de Teutônia, mobilizando a população a vistoriar semanalmente suas casas e pátios, evitando o acúmulo de água parada.</p>
<p class="western">Conforme atualizações da Vigilância Epidemiológica de Teutônia, do dia 1º de janeiro ao dia 28 de março, o município registrou 31 casos positivos, sendo 14 casos no bairro Canabarro, 05 casos no bairro Languiru, 09 casos no bairro Alesgut, 02 casos no bairro Teutônia e 01 no caso na Linha Pontes Filho, no interior do município.</p>
<p class="western">Dos 159 casos notificados, 62 casos apresentaram resultado negativo, 21 casos aguardam confirmação do Laboratório Central (LACEN), 23 não realizaram coleta e 22 são provenientes de outros municípios. Vale destacar que a dengue é uma doença de notificação compulsória, ou seja, deve ser notificada sempre que houver suspeita.</p>
<p class="western">Na terça-feira, 27 de março, o município registrou um óbito por suspeita da doença – que não foi confirmada. O caso está sendo analisado pela Secretaria Estadual de Saúde, que divulgará o resultado oficial nas próximas semanas.</p>
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<p class="western"><strong>A equipe da Vigilância em Saúde recomenda aos munícipes os seguintes cuidados:</strong></p>
<ul>
<li>manter tonéis, barris com água e caixas d’água bem tapados,</li>
<li>lavar semanalmente, por dentro, tanques utilizados para o armazenamento de água;</li>
<li>remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;</li>
<li>não deixar água acumulada em pisos ou no pátio;</li>
<li>encher pratinhos sob vasos de plantas com areia até a borda ou lavá-los semanalmente;</li>
<li>conferir floreiras e plantas como bromélias, que podem acumular água entre as folhas;</li>
<li>trocar a água de vasos de plantas aquáticas e lavá-los uma vez por semana;</li>
<li>colocar os lixos em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;</li>
<li>fechar bem os sacos de lixos e deixá-los fora do alcance de animais;</li>
<li>manter garrafas e objetos que possam acumular água virados para baixo, evitando o acúmulo de água;</li>
<li>pneus devem ser armazenados em locais cobertos;</li>
<li>mantenha em dia a manutenção de piscinas, utilizando os produtos químicos adequados;</li>
<li>se o ralo não possuir a opção de fechar, coloque uma tela fina sobre ele para impedir o acesso do mosquito;</li>
<li>fontes decorativas e lagos artificiais devem ser sempre limpos – criar peixes auxilia na eliminação das larvas nestes locais;</li>
<li>não deixe água acumulada em folhas secas ou tampas de garrafas pet;</li>
<li>verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual, além de mantê-los sempre tapados;</li>
<li>limpar com frequência a bandeja do ar condicionado para evitar o acúmulo de água;</li>
<li>lonas usadas para cobrir materiais e entulhos devem bem esticadas, evitando a formação de poças d’água;</li>
<li>manter limpos os reservatórios e potes de água para animais, inclusive de passarinhos.</li>
</ul>
<p class="western"> </p>
<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: </strong>Sara Ávila/Divulgação</p>
<p><strong>CRÉDITOS DAS IMAGENS: </strong>AI/Divulgação</p>
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Pais e responsáveis de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio participam de palestra Neurociência e aprendizagem
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<p><span><span>como o cérebro funciona no processo de aquisição de uma língua adicional</span> foi tema da aula inaugural para pais e responsáveis de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Teutônia. Num auditório lotado, o assunto foi abordado pela mestre em Educação, Vanessa Tenório, especialista em Marketing e em Neurociência e Comportamento, pesquisadora e autora de material didático para o contexto bilíngue.</span></p>
<p><span>O diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, valorizou a presença das famílias no evento. “Estes são momentos valiosos que a escola oportuniza, trazendo profissionais que contribuem com conteúdo e orientações, trazem suas diferentes experiências para o que o Colégio Teutônia faz com muito carinho e dedicação, que é o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, disse.</span></p>
<p><span>A coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer, fez questão de valorizar as pessoas. “Escola é feita de gente, de pessoas, e a participação dos pais e responsáveis deixa nossa instituição muito mais forte”, afirmou, seguida de apresentação individual dos professores do educandário. “São esses profissionais que passam 800 horas, 200 dias letivos no ano com os alunos e têm a responsabilidade de formar estudantes e cidadãos cada vez melhores”, acrescentou Andrea.</span></p>
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<p><strong><span>Neurociência e aprendizagem</span></strong></p>
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<p><span>Vanessa falou da capacidade de aprendizado das novas gerações, que também se sobressaem no aprendizado bilíngue. “O cérebro das crianças é muito potente, o que influi na sua capacidade de internalizar uma língua naturalmente”, valorizou.</span></p>
<p><span>Nesse contexto, a pesquisadora explicou o processo de aprendizagem. “Expomos os estudantes à Língua como ela é falada. Eles aprendem conteúdos de diversas disciplinas usando a Língua como meio de comunicação e instrução, e não apenas aprendem sobre essa Língua. Com as crianças esse processo é mais fácil, pois não têm a barreira social do ‘não posso errar’. Esse ‘bloqueio’ começa a ficar muito presente nos adolescentes, então, se os estudantes se apropriam da Língua mais cedo, essa caminhada é facilitada”, resumiu.</span></p>
<p><span>A palestrante também valorizou questões do cotidiano para uma melhor aprendizagem. “Atenção é fundamental para aprender, assim como o sono é muito importante. Dormir pouco consolida pouco a memória e as pessoas aprendem pouco; o que vemos durante o dia se consolida durante a noite”, enumerou.</span></p>
<p><span>Nessa mesma linha, ela alertou para o trabalho em sala de aula. “O mais importante é o professor conseguir ter a atenção do estudante. Se não houver a participação ativa do aluno, dificilmente ele ficará ouvindo atentamente por 50 minutos de aula. É preciso despertar a curiosidade, pois se só falar, perde a atenção rapidamente, qualquer coisa tira o foco. A atenção é o primeiro canal para a aprendizagem. A mágica de uma aula boa é conseguir com que os alunos estejam interessados em mergulhar e participar ativamente. Professor que consegue trazer o estudante para perto dele, que acolhe e que acredita no aluno, dá um passo importante para a aprendizagem, assim como pais que acreditam no potencial dos filhos. Não podemos apenas valorizar a nota do estudante, mas o esforço que ele fez, esforço que, em algum momento, vai levar ao resultado”, concluiu Vanessa.</span></p>
<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
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Terça-feira, 26 de março, na sede da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, a Cooperativa Languiru realizou a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de prestação de contas.
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<p><span>do exercício de 2023. Com a terceira e última convocação realizada às 9h30min, e a presença de 235 associados, tivemos a realização da assembleia, com primeira parte no turno da manhã e segunda parte no turno da tarde.</span></p>
<p><span>Paulo Roberto Birck, Presidente Liquidante, apresentou os dados dos segmentos da Cooperativa, comparando os anos de 2021, 2022 e 2023. Com uma extensa apresentação, demonstrou aos presentes a condição atual da Cooperativa, reforçando a importância deste movimento da Liquidação Extrajudicial em Continuidade de Operação para a manutenção das atividades. Ainda, destacou que isso é muito importante para os credores. Segundo Birck, “a retomada das atividades da Cooperativa é importante tanto no aspecto social, para o produtor voltar a trabalhar e gerar riqueza, quanto no aspecto econômico, quando demonstrarmos aos nossos credores que com o devido tempo cumpriremos nossas obrigações”. </span></p>
<p><strong><span>Prestação de contas</span></strong></p>
<p><span>Foram apresentados os números do exercício de 2023, com perdas de R$469 milhões. Ainda, fora necessário realizar um ajuste nas contas de 2022, com aumento de R$122 milhões de perdas a serem somadas ao exercício de 2022. Destacou Birck: “O balanço que nos foi apresentado na assembleia de 2023, pela administração do antigo presidente, deixou de lado muita coisa. O ativo biológico teve uma valorização totalmente fora da realidade, e foi o principal responsável por este necessário ajuste das perdas de 2022”.</span></p>
<p><span>De fato, no ano de 2022 o balanço teve um apontamento de valoração do ativo biológico na ordem de R$92 milhões. Com a revisão das contas e o acompanhamento que está sendo realizado pela auditoria independente, a valoração do ativo biológico atingiu um montante de R$22 milhões, diferença relevante. O auditor independente José Roberto Simas, da empresa Dickel & Maffi Auditoria e Consultoria, acompanhou a assembleia e explicou sobre este e outros pontos que impactaram neste ajuste das contas de 2022.</span></p>
<p><span>O ingresso no estágio da Liquidação Extrajudicial implicou na realização do Balanço Especial, realizado em julho de 2023. Este movimento serviu para, de fato, uma reorganização contábil da Cooperativa e da operação. Como indicou Birck: “Fizemos este movimento de organizarmos toda nossa operação e contabilidade. A liquidação está servindo para alinharmos nossa operação e pensarmos na continuidade da Cooperativa e em cumprirmos nossas obrigações”.</span></p>
<p><span><strong>Marketing Languiru</strong></span></p>
<p><span>A habilidade de se comunicar transcende a mera transmissão de informações. Por meio das palavras, podemos influenciar, motivar, inspirar e conquistar as pessoas ao nosso redor. Seja ao apresentar um projeto, liderar uma equipe, participar de uma entrevista de emprego ou nas interações sociais cotidianas, uma comunicação clara, persuasiva e confiante desempenha um papel fundamental, fazendo toda a diferença.</span></p>
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<p><span>Com esse foco, no mês de março, dias 12, 14, 19 e 21, a CIC Teutônia realizou o curso “Comunica-te, oratória para resultados”. Com 21 participantes, a formação foi ministrada pela jornalista e relações públicas, Liesel Dick.</span></p>
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<p><span>O conteúdo tratou de linguagem corporal e postura, dicção e entonação, como superar o receio de falar em público e desenvolver apresentações envolventes, linguagem, roteiro de fala, comunicação para o dia a dia, mensagens e feedbacks, reversão de negativas e reuniões, dicas para vídeos e lives. “Essas competências são de valor inestimável para profissionais que almejam se destacar em reuniões de negócios, líderes que buscam inspirar suas equipes e qualquer pessoa que deseje comunicar suas ideias com confiança e convicção”, valorizou Liesel.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
<p>A Certel realizou mais um processo assemblear com seus associados, com apresentação dos resultados obtidos no exercício de 2023. Em seis assembleias que contemplaram as microrregiões de Taquara (dia 28/02), Boqueirão do Leão (29/02), Salvador do Sul (04/03), Lajeado (05/03), Marques de Souza (06/03) e Teutônia (07/03), e com uma Assembleia Geral Ordinária ontem à noite, em Teutônia, destinada aos delegados e conselheiros administrativos e fiscais, a Cooperativa também projetou os investimentos para este ano e elegeu e empossou novos delegados e conselheiros fiscais. Mais de 2,7 mil pessoas participaram deste processo, que englobou também a votação complementar para delegados.</p>
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<p>A Cooperativa apresentou uma sobra de R$ 39,7 milhões. Mesmo com as adversidades que marcaram 2023, envolvendo intempéries climáticas e o reflexo da guerra entre alguns países, a Certel conquistou um de seus melhores resultados, sempre colocando em primeiro lugar o desenvolvimento, a segurança e a qualidade de vida de seus mais de 76 mil associados. Foi destacada toda a atuação dos diferentes negócios para garantir o pleno atendimento às demandas da região, sempre com muito respeito, agilidade e cooperação para com as comunidades.</p>
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<p>Segundo o presidente, Erineo José Hennemann, o modelo de assembleias em microrregiões compreende uma alternativa democrática, permitindo que um maior número de associados participe. Ele classifica como fundamental o comparecimento dos associados nessas tomadas de decisões. “É realmente muito importante, e que vocês possam convidar seus familiares, vizinhos e amigos para as assembleias do ano que vem. Porque a Cooperativa é de vocês, e esta harmonia com o quadro social é determinante para que tenhamos cada vez mais sucesso”, pontuou.</p>
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<p>O vice-presidente, Daniel Luis Sechi, salientou a possibilidade de evolução que é fortalecida através das assembleias. Ir de encontro às comunidades para, além de apresentar os resultados, poder escutá-las, contribui para que a Certel esteja ainda mais presente e atuante em favor do desenvolvimento de todos os associados. “Temos que ter um olhar cada vez mais voltado ao futuro. Enxergar oportunidades e formas de atender que valorizem o nosso associado. Nossa equipe trabalha incansavelmente para encontrar essas soluções, e tê-los do nosso lado contribui para que atuemos da melhor maneira”, afirmou.</p>
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<p>Também o superintendente, Ilvo Edgar Poersch, ressaltou o compromisso da Certel em estar próxima ao quadro social. Segundo ele, a Cooperativa conta com um modelo diferenciado de gestão, com transparência, governança e um olhar muito atento aos desafios da região. “Juntamente com os Conselhos Administrativos e Fiscais e delegados, queremos ajudar nossas comunidades a viverem melhor. Não importa onde estejam ou como elas são. Sendo associadas, nós queremos ajudar e auxiliar”, frisou.</p>
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<p>Nas assembleias, foram eleitos e empossados os novos membros dos Conselhos Fiscais e suplentes de delegados, que assumem um papel determinante. A nominata pode ser conferida na edição de abril do Jornal Certel, que é entregue a todos os associados juntamente com a fatura de energia elétrica e também está disponível na aba Comunicação do site <a href="http://www.certel.com.br/" target="_blank">www.certel.com.br</a>.</p>
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Novas inaugurações estão previstas para os próximos dias:
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<p>Nesta semana, a cidade de Poço das Antas teve novidades com as operações da Cooperativa Languiru no município. Na terça-feira, 26 de março, a comitiva da Seara/JBS liderada pelo CEO da multinacional, João Campos, visitou Poço das Antas para conhecer as instalações do Frigorífico de Suínos e avaliar os equipamentos. A visita técnica foi acompanhada pela prefeita, Vânia Brackmann, o secretário da Administração, Jair Schneider, e a comitiva da Cooperativa Languiru. Campos ficou entusiasmado com a planta, onde retomarão as atividades em breve.</p>
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<p>Já na manhã de quarta-feira, dia 27, aconteceu a inauguração do Super Zart, nas instalações do antigo supermercado Languiru. A Administração Municipal, vereadores, secretários municipais e um grande público acompanharam a cerimônia e o desenlace da fita inaugural, com alegria e sentimento de alívio. O otimismo volta a Poço das Antas, com o fortalecimento da economia e impulso na geração de empregos.</p>
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<p><strong>Futuras inaugurações</strong></p>
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<p>Novas inaugurações estão previstas nos próximos dias em diversos segmentos, com a abertura do Ateliê de Calçados, e Agrocenter e loja de confecções, junto ao supermercado Zart.</p>
<p><span>Na manhã do último sábado (23/03), na sede administrativa do Sicoob São Miguel foi realizada a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, que contou com a presença de Delegados, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria e cooperados, marcando um momento importante para os rumos financeiros da cooperativa.</span></p>
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<p><span>Com uma participação significativa, os presentes discutiram diversos pontos de pauta, incluindo relatórios de gestão, prestação de contas, alterações estatutárias, além de questões extraordinárias pertinentes ao funcionamento e crescimento do Sicoob São Miguel.</span></p>
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<p><span>Ao fazer uma avaliação do ano de 2023, o presidente Edemar Fronchetti enalteceu os resultados positivos alcançados, destacando a evolução constante da cooperativa. "É com grande satisfação que avaliamos o ano passado como um período de conquistas e avanços significativos para o Sicoob São Miguel. Isso só foi possível graças ao comprometimento e dedicação de nossos cooperados e colaboradores", afirmou.</span></p>
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<p><span>Fronchetti também ressaltou a grande presença de público durante o ciclo de pré-assembleias, evidenciando o engajamento e interesse dos cooperados em participar do desenvolvimento da cooperativa.</span></p>
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<p><span>Durante a Assembleia, foram apresentados números expressivos, como os R$ 4,7 bilhões em Ativos administrados, R$ 2,8 bilhões na Carteira de Crédito, R$ 3 bilhões em Depósitos Totais, cerca de 120 mil Cooperados nas 56 Agências da cooperativa, consolidando o Sicoob São Miguel como a 11ª maior cooperativa do sistema Sicoob no Brasil.</span></p>
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<p><span>Além disso, foram destacados os R$ 2,7 milhões em investimentos nas comunidades onde a cooperativa atua. Outro dado relevante é o Ganho Social, no qual os cooperados do Sicoob São Miguel tiveram uma economia de R$ 356 milhões.</span></p>
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<p><span>Todos os assuntos apresentados, como a destinação do resultado, por exemplo, foram aprovados pelos delegados presentes, reafirmando o compromisso com os princípios cooperativistas e a sustentabilidade da cooperativa.</span></p>