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Programação foi realizada na manhã de sábado, dia 23, e contou com a parceria do Município de Westfália:
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<p>Com objetivo de reunir as famílias para momentos especiais e de memórias afetivas, a Klain Alimentos promoveu na manhã de sábado, dia 23 de março, a terceira edição do evento “Uma Páscoa com deliciosos momentos”. Mais de 1,5 mil pessoas prestigiaram a programação, confirmando o sucesso da atividade, que já se consolida no calendário de eventos de Westfália.</p>
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<p>Neste ano, a caça ao ninho reuniu em torno de 500 crianças. A programação contou também com presença do coelho, que distribuiu presentes e carinho entre o público infantil. Além disso, ainda teve pintura facial, escultura em balões, pernas-de-pau e palhaços, brinquedos infláveis e mateada com a erva-mate Natumate.</p>
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<p>A gestora de marketing da Klain Alimentos, Débora de Andrade, define a terceira edição do evento como um grande sucesso, envolvendo colaboradores e clientes em uma atmosfera de alegria e celebração. “Com a missão de gerar experiências memoráveis e momentos de felicidade para o público, a Klain mais uma vez superou as expectativas, proporcionando uma celebração repleta de encanto e sabor. Cada detalhe feito refletia o compromisso da empresa em oferecer o melhor aos seus clientes”, enalteceu ela.</p>
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<p>A Klain Alimentos expressa sua gratidão ao público presente pela confiança depositada e pela grande participação. “O evento não apenas reforçou os laços entre a empresa e comunidade, mas também trouxe à tona sorrisos genuínos e memórias que serão lembradas por muito tempo. Que esta Páscoa seja apenas o começo de muitas celebrações felizes e experiências inesquecíveis proporcionadas pela Klain”, pontuou Débora.</p>
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<p>“Uma Páscoa com deliciosos momentos” é uma realização da Klain Alimentos. Nesta edição, a parceria foi do Município de Westfália, da erva-mate Natumate e da Teutonet.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTOS: AI Westfália</em></p>
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Declaração de imposto de renda, livro-caixa, E-Social e empregados serão os temas abordados:
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<p>A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, por meio da vice-presidência do Agronegócio, realiza no dia 17 de abril o Encontro do Agro, que tratará sobre “Obrigações legais do produtor rural”. Na ocasião, serão abordados os seguintes temas: declaração do Imposto de Renda, livro-caixa, E-Social e empregados.</p>
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<p>O evento é gratuito e inicia às 14h, tendo como local o auditório da Cacis e tendo como palestrante Nelcir Zamprogna, sócio-proprietário da AgroFiscal. “São temáticas de suma importância e que geram muitas dúvidas entre os nossos produtores rurais. Por isso, preparamos este encontro, para que os nossos produtores possam esclarecer suas dúvidas sobre os temas que serão abordados”, frisam o presidente da Cacis, Claus Wallauer, e o vice-presidente do Agronegócio, Douglas Sulzbach.</p>
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<p>Produtores rurais interessados podem confirmar presença até o dia 15 de abril pelo telefone (51) 3712-1900, WhatsApp (51) 98465-0021 ou, ainda, pelo e-mail <a href="mailto:cacisestrela@cacisestrela.com.br">cacisestrela@cacisestrela.com.br</a> .</p>
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<p>O Encontro do Agro é uma realização da Cacis Estrela, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela e AgroFiscal. O patrocínio é de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Daniel Aires e Rodrigo Bandeira - Corretores Franqueados Prudential do Brasil, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, Launer Química, Dinna, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana e Grupo A Hora.</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer</strong></p>
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Evento organizado pela CIC Teutônia ocorreu no dia 22 de março e reuniu cerca de 100 participantes:
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<p><span>Na sexta-feira (22), a CIC Teutônia realizou a primeira edição de 2024 do seu tradicional Almoço Empresarial, evento que contou com cerca de 100 participantes. O professor e contador Altair Antônio Toledo, que atua na KPMG há 27 anos, abordou o tema “Os impactos da Reforma Tributária para as empresas”.</span></p>
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<p><span>Para o palestrante, trata-se de uma temática complexa e que precisa ser discutida, pois inevitavelmente impactará a todos. Ele apontou que o principal ponto da reforma será a substituição de toda a tributação de consumo que temos hoje – PIS, Cofins, ICMS e IPI – por uma nova sistemática. “A ideia central é que tenhamos simplificada a tributação e diminuída a quantidade de legislações, porque hoje só de ICMS são 27 leis diferentes. Após, passaremos a ter o imposto (IVA) que substituirá os demais. É para melhorar o ambiente de negócios no Brasil e gerar mais empregos”, argumentou.</span></p>
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<p><span>Segundo Toledo, há pontos preocupantes e alguns setores serão mais beneficiados em detrimento de outros. “Haverá redução da carga tributária na indústria, porém, quando falamos em serviços e do agro, devemos ter aumento.” Os serviços vendidos de uma empresa para a outra, exemplificou, não terão muitos empecilhos, visto que a empresa que compra tomará os créditos. “Mas as empresas que atendem diretamente a população, como segurança, educação, serviços médicos, terão aumento de carga tributária, o que trará inflação dos serviços”, citou. No caso do agro, também haverá aumento de tributos, o que resultará num encarecimento dos alimentos.</span></p>
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<p><span>Apontou ainda a discussão com o Governo do Estado sobre o aumento da cesta básica, cujo decreto passará a valer a partir de 01 de abril. “Estamos unindo esforços com a Federasul e outras entidades para reverter esse assunto, pois irá impactar toda a população. Estamos em luta com o Governo do Estado para que volte atrás com os decretos, mas, por enquanto, prevalece o que foi decidido. Queremos entender o motivo do governador retirar alguns itens da cesta e retirar incentivos de outros itens que não necessariamente estavam na cesta básica”, apontou.</span></p>
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<p><span>O contador alertou que é importante que a população também se manifeste. “Se o governador perceber muitas pessoas contra, vai repensar. A luta, hoje, parece ser apenas para beneficiar as empresas, uma vez que são essas as entidades mais mobilizadas. Pensam que é contra o corte de incentivo para a empresa, mas não é isso. É sobre o aumento dos impostos para a população”, comentou. Segundo ele, ainda é possível modificar a lei com textos complementares, oportunidade pela qual representantes de diversos setores podem se mobilizar e contribuir para uma reforma que melhor beneficie a todos.</span></p>
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<p><strong><span>Doerá no bolso</span></strong></p>
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<p><span>Apesar do período de transição do novo sistema tributário ir até 2032, algumas reformas já passam a valer em 2026, como é o caso do IPVA. “É uma reforma do consumo, mas também traz mudanças na regra de patrimônio, a exemplo do imposto de veículos. Hoje tanto faz se o seu carro é à gasolina, álcool ou elétrico, o imposto é o mesmo. Mas com a reforma, o IPVA passará a ser progressivo, ou seja, quem tiver carro mais potente movido a gasolina vai pagar mais imposto do que aquele que tem um carro híbrido ou elétrico. Vai impactar bastante, porque a maioria dos carros hoje são à gasolina”, exemplificou.</span></p>
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<p><span>A temporada de Almoços Empresariais da CIC Teutônia em 2024 conta com o patrocínio de Certel, Colégio Teutônia, Dinda Card, Fabricato Pré Moldados, Reinigend, Sicredi, Zart Supermercados e Univates, com apoio do Grupo Popular.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Camille Lenz da Silva e Leandro Augusto Hamester</span></p>
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A feira estrelense educacional de “Inovação, Ciência e Tecnologia” promovida pelo Governo de Estrela foi case no evento realizado na capital gaúcha e rendeu excelentes retornos visando futuros projeto
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<p>A South Summit Brazil ocorreu nos três últimos dias da semana passada em Porto Alegre e viu mais 24 mil pessoas de até 55 países em diferentes escalas profissionais e posições administrativas circularem pelo Cais Mauá. Considerado o maior evento de inovação da América Latina, o encontro internacional teve como um dos cases selecionados e apresentados aos visitantes a “Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento”. O projeto promovido pelo Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que nasceu em âmbito escolar local, ganhou ares municipais e regionais em apenas dois anos, obteve no evento de Porto Alegre excelentes retornos em sua consolidação estadual, projeção nacional e até mesmo internacionais, sendo que representantes da Unesco fizeram sondagens e convites. </p>
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<p>A feira estrelense foi apresentada no espaço “Educar para Inovar”, um dos muitos pontos de encontro nos mais de 38 mil metros quadrados que reuniram <em>startups</em>, empresas e investidores da South Summit, e que em sua programação contou com 600 palestrantes, sendo 125 internacionais de diversas nacionalidades; mais de mil investidores, 140 fundos de investimentos, 7 mil empresas e mais de 2 mil startups de 80 países. A feira de Estrela foi selecionada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. No espaço, os coordenadores do projeto apresentaram um pouco a trajetória de sucesso alcançada com apenas duas edições, mas que já contaram com cerca de 30 mil acessos presenciais no Porto e mais de 900 de trabalhos estudantis, além de outras atividades paralelas. </p>
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<p><strong>Visitas</strong></p>
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<p>Na oportunidade, os coordenadores Ângela Kuhn e Rodrigo Ramminger detalharam aos desenvolvedores, empresários, apoiadores e representantes comerciais, instituições acadêmicas e filantrópicas, além de visitantes e geral, a metodologia do projeto estrelense que, entre outras propostas, incentiva a pesquisa acadêmica e os estudos tecnológicos desde a educação infantil. Municípios como Capão da Canoa, Pelotas, Santa Maria e demais buscaram informações. A Secretária Municipal de Educação, Elisângela Mendes, e o prefeito Elmar Schneider prestigiaram as apresentações.</p>
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<p>Adriane Esperança, diretora pedagógica da educação de Pelotas, resumiu. “Há muitas ações positivas neste modelo que podemos vir a utilizar.” Taís Lazzari Konflanz, também da área educacional, mas de Santa Maria, buscou informações sobre o projeto. “A feira de Estrela mostra ser uma renovação na educação. Quebra um paradigma e traz aos estudantes um sentimento de pertencimento ao processo educacional, de também terem responsabilidades por sua trajetória escolar, e ao mesmo tempo incentivar eles a conhecerem novos ambientes além do muro da escola, onde podem mostrar seus valores, aptidões. Isso é inovador, desacomoda e coloca as crianças em uma posição de protagonismo, e neste sentido a Estrelas do Conhecimento devemos tomar como exemplo.”</p>
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<p><strong>Convites</strong></p>
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<p>Diversos representantes do Sebrae-RS, que são apoiadores do evento, também prestigiaram o espaço estrelense. Kamille Schmidt These, coordenadora estadual de educação empreendedora do Sebrae, comenta. “A presença do Estrelas na South Summit mostra a importância de valorizarmos e darmos luz aos projetos estudantis que incentivam o empreendedorismo. O Sebrae acredita que este valor precisa nascer já na escola, o quanto antes, e a Estrelas do Conhecimento dá mais força a este sentido de educação e projeção, sonhos estudantis e de projeto de vida desde o período escolar, em uma mudança de realidades.” Bruna Costa da Silva, analista regional de educação do Sebrae, avalia o diferencial da feira estrelense. “Ela promove todo o Vale do Taquari dentro de um sistema muito bem sedimentado no sentido de fomentar, por parte dos estudantes, o pensar, o desenvolver, participar e buscar o mais, visando e proporcionando um retorno já imediato ou mesmo futuro, inclusive com a participação em outros eventos, como já foi o caso da Mostratec e como ocorre agora com a South Summit, ou outros que possam surgir”, avalia.</p>
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<p>E se tratando de visitas e convites, o <em>case</em> estrelense mereceu atenção especial de representantes educacionais da Unesco no Brasil. Uma sondagem e convite para o projeto ser apresentado em Portugal ocorreu. Novas tratativas serão realizadas nos próximos dias no sentido de viabilizar a participação e mais detalhes poderão então serem divulgados.</p>
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<p><strong>O que é a Estrelas do Conhecimento</strong></p>
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<p><em>Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com organização da Lume Eventos e com patrocínio master do Sicredi, Banrisul e BRDE e apoio de diversas frentes, entre eles do Governo do Estado, a “Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento” é um encontro estudantil municipal e regional que proporciona uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer tendo os jovens estudantes como os principais protagonistas, e também maior público-alvo, mas não somente este. </em></p>
<p><em> </em></p>
<p><em>Em um aprimoramento da receita de sucesso de 2022, quando já levou 12 mil pessoas ao Porto de Estrela, baseou em 2023 sua realização em três bases ao longo de quatro dias. A principal, a Mostra de Trabalhos, com mais de cem projetos no total, divididos em duas etapas: a Municipal e a estreia da Regional, dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região. Outras duas foram o espaço “Estrelinhas do Conhecimento”, voltado à Educação Infantil; e o “Palco Cultural”, com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações. </em></p>
<p><em> </em></p>
<p><em>Espaços e atividades de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates e o Museu da PUC, estiveram mais uma vez presentes, reforçados ainda por atrações proporcionadas pelo Sesi, Senai, Sebrae Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSUL), com experiências interativas de robóticas, 3D, eletricidade entre outras dezenas atividades científicas e tecnológicas. Foram contabilizados cerca de 18 mil acessos oficiais ao Porto de Estrela – cerca de seis mil a mais que na estreia –, considerando que muitas crianças e outros visitantes retornaram mais de uma vez.</em></p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p>A CCR ViaSul informa seu cronograma de obras semanal a ser realizado entre os dias 25 e 31 de março. Entre as ações a serem desempenhadas pelas equipes da Concessionária estão os trabalhos de permanentes de recuperação, manutenção e conservação da rodovia. </p>
<p> </p>
<p>Para a execução desses os serviços são necessários bloqueios de faixas e operações pare-e-siga, podendo ocasionar lentidão ou retenção de veículos em alguns segmentos. A Concessionária reforça aos usuários para que redobrem a atenção e respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelos locais, uma vez que operários estão nas imediações da pista.</p>
<p> </p>
<p>De forma a evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se que os usuários, sempre que possível, programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a>, pelo WhatsApp no (51) 3303-3858 ou por meio do Disque CCR ViaSul 0800 000 0290, disponível 24 horas por dia para emergências e informações.</p>
<p> </p>
<p>A CCR ViaSul reforça que o cronograma de obras é dinâmico e poderá sofrer alterações. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.</p>
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<p><strong><br /> RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO E REPAROS LOCALIZADOS</strong></p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-101<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong>Torres a Osório: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 88 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Três Cachoeiras:</strong> Melhoria de retorno no km 21 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Osório: </strong>Melhoria de retorno no km 84 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;</p>
<p><strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-290 (Freeway)<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong>Osório a Porto Alegre: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 98 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Gravataí a Porto Alegre: </strong>Obras de conservação, manutenção e readequação de pontes e viadutos entre os kms 74 e 88 – ambos os sentidos;<strong> <br /> <span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-386<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong>Carazinho a Canoas: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 179 e 446 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Soledade a Fontoura Xavier: </strong>Supressão vegetal, terraplanagem e drenagem entre os kms 245,3 e 270,8 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Estrela: </strong>Implantação de interseção no km 354 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30;<strong> *sem interdição de faixa<br /> Triunfo: </strong>Implantação de interseção no km 392 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa<br /> Tabaí: </strong>Implantação de passarela no km 386 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30; <strong>*sem interdição de faixa</strong><br /> <strong>Triunfo: </strong>Implantação de passarela no km 412 – ambos os sentidos. Entre 7h30 e 18h30;<strong> <br /> Montenegro: </strong>Implantação de passarela no km 416 – ambos os sentidos. Entre os 7h30 e 18h30;<strong><br /> Nova Santa Rita: </strong>Implantação de acesso no km 429 – sentido Norte. Entre 7h30 e 18h30;<br /> <strong><span style="text-decoration: underline;"><br /> BR-448<br /> </span></strong><em>Bloqueio de faixa</em></p>
<p><strong>Sapucaia do Sul a Canoas: </strong>Fresagem, correções emergenciais no pavimento, levantamento deflectométrico, levantamento topográfico, drenagem, sondagens e vídeo registro entre os kms 0 e 22 – ambos os sentidos. Entre 6h e 18h;<br /> <strong>Canoas: </strong>Correção do pavimento no km 11 – sentido Sul; <strong>*Obras 24 horas;</strong></p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO</strong></p>
<p><strong>BR-101<br /> </strong>Sinalização vertical, limpeza de pista, limpeza, reparo e pintura de obras de arte especiais, limpeza de barreira de concreto e reparo de drenagem, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, defensa metálica, roçada e coleta de lixo entre Torres e Osório (km 0 ao 88) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong>BR-290 (Freeway)<br /> </strong>Sinalização vertical, defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, limpeza e pintura de obras de arte especiais, poda de árvores e arbustos, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Osório e Porto Alegre (km 0 ao 98) – ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong>BR-386<br /> </strong>Limpeza e recuperação de sistemas de drenagem (meio fio, canaletas, bueiros e tampas de bueiros), com retroescavadeira, remoção de entulhos, recuperação de terraplenos, instalação, remoção e recomposição de sinalização vertical. Instalação/manutenção de dispositivos de segurança e atenuantes de impacto, manutenção da pintura de pista, estruturas de contenção, reinstalação de tachas faltantes, poda de árvores e arbustos, roçada e coleta de lixo. Serviços realizados entre Carazinho e Canoas (km 180 ao 446) - ambos os sentidos com interdição de faixa;</p>
<p><strong>BR-448<br /> </strong>Defensa metálica, limpeza de drenagem, barreira de concreto e acostamento, sinalização vertical, sinalização horizontal, roçada e coleta de lixo entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul (km 0 e 22) - ambos os sentidos com interdição de faixa.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa<br /> <br /> </em></strong></p>
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Cooperativa Languiru e Supermercados Ávila oficializam venda da operação do supermercado Canabarro 1, em Teutônia:
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<p><span>Na última segunda-feira (18), o Supermercados Ávila, sediado em Taquari, juntamente com a Cooperativa Languiru, anunciam a negociação da operação junto ao Supermercado Canabarro 1, situado no bairro Canabarro, em Teutônia. Esta transação envolve a venda do fundo de comércio (operação) e locação do prédio do Bairro Canabarro.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>A negociação da rede de Supermercados Languiru ocorre há alguns meses. “A cidade de Teutônia e toda população da região precisa voltar a ter mercados de qualidade. O Bairro Canabarro terá agora a chegada de uma rede que conhece os anseios regionais e entregará variedade e qualidade de produtos. Este anúncio é muito importante para a Cooperativa Languiru, para a população do Bairro Canabarro, da cidade de Teutônia e de toda região”, valoriza o presidente liquidante, Paulo Roberto Birck.</span></p>
<p><strong><span> </span></strong></p>
<p><strong><span>Supermercado Ávila</span></strong></p>
<p><span>O Supermercado Ávila atua há 40 anos na localidade de Coxilha Velha (Triunfo), onde encontra-se a matriz. Possui ainda mais duas filiais na cidade de Taquari. A empresa familiar conta atualmente com aproximadamente 240 funcionários, e ampliará seu time com esta nova unidade.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Com a missão de garantir sempre economia e satisfação aos clientes, com produtos de qualidade e o melhor atendimento, o Supermercado Ávila chega à Teutônia. Preservar seus valores e buscar sempre a satisfação do cliente é a prioridade.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Luís Ávila, proprietário do Supermercado Ávila, trata desta negociação como um grande marco para a empresa: “Estamos entusiasmados com essa expansão que nos permite servir à comunidade de Teutônia. Essa parceria com a Languiru é mais do que uma simples colaboração comercial, é uma aliança sólida que respeita e valoriza os laços com os clientes. Estamos confiantes de que a qualidade dos produtos e do atendimento serão apreciados por todos. O Bairro Canabarro e a população de Teutônia estão prestes a receber um novo parceiro, comprometido em manter a confiança e a satisfação de cada cliente, mantendo viva a essência da Languiru”.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><strong><span>Expectativas</span></strong></p>
<p><span>Essa negociação, é o início de uma grande parceria que está alinhada com os propósitos da Languiru, possibilitando a recontratação dos antigos colaborados da Cooperativa, gerando assim novos empregos e mais uma opção de estabelecimento o município de Teutônia.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>As negociações continuam em andamento com a unidade de Arroio do Meio, cientes de que logo, mais duas empresas podem fechar parceria com a Cooperativa, possibilitando novas oportunidades nessas cidades.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span> </span></p>
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Integrantes dos grupos prioritários podem procurar Unidades de Saúde a partir de segunda-feira:
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<p class="western">Na próxima segunda-feira, dia 25 de março, Teutônia inicia a campanha de vacinação contra a <em>Influenza </em>(gripe). A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com sala de vacina – Centro de Atendimento em Saúde (CAS), em Canabarro; Estratégia Saúde da Família (ESF) Morada do Sol, também em Canabarro; e postos de saúde dos bairros Languiru, Alesgut e Boa Vista.</p>
<p class="western"> </p>
<p class="western">Além dos horários convencionais de atendimento, a fim de facilitar o acesso dos municípes à vacinação, todas as unidades de saúde estarão abertas no dia 13 de abril, sábado, entre 8h e 17h, para o Dia D Vacinação. Além disso, a imunização também será realizada no Ônibus da Saúde, em todos os dias de funcionamento, das 08h30 às 10h00, entre 1º de abril e 08 de maio, para pacientes maiores de 12 anos.</p>
<p class="western"> </p>
<p class="western"><strong>Fazem parte do grupo prioritário da Campanha de Vacinação de 2024:</strong></p>
<ul>
<li>Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);</li>
<li>Trabalhadores da Saúde;</li>
<li>Gestantes;</li>
<li>Puérperas até 45 dias após o parto;</li>
<li>Professores do ensino básico e superior;</li>
<li>Idosos com 60 anos ou mais de idade;</li>
<li>Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas;</li>
<li>Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;</li>
<li>Pessoas com deficiência permanente;</li>
<li>Caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros;</li>
<li>Povos indígenas; trabalhadores portuários; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.</li>
</ul>
<p class="western"> </p>
<p class="western">Em 2023 a campanha imunizou 47,52% dos munícipes integrantes dos grupos prioritários. No total, 3.140 doses tiveram que ser descartadas em virtude da falta de procura da população. “É importante reforçar que a vacina da Influenza protege contra as formas graves da doença, reduzindo as chances de complicações e internações hospitalares”, ressalta o Secretário de Saúde, Juliano Körner.</p>
<p class="western"> </p>
<p class="western">Para receber a imunização, é necessária a apresentação de um documento de identificação, carteira de vacinação (obrigatória para crianças até 12 anos) e um documento (laudo ou receita atualizada) que comprovante a situação de prioridade – desempenho de função prioritária ou caso de comorbidade ou deficiência.</p>
<p class="western"> </p>
<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: </strong>AI/Divulgação</p>
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O montante representa a diferença nos custos das operações e dos serviços financeiros entre o Sicoob e os demais atores do mercado bancário:
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<p>Ao optarem por realizar suas transações financeiras com o Sicoob, os cooperados em todo o Brasil obtiveram uma economia expressiva em 2023, totalizando mais de R$ 30 bilhões no somatório de tarifas, juros e outras taxas. Esse montante, denominado ‘Valor Cooperativo Agregado' ou 'Benefício Econômico' na terminologia adotada pelo Banco Central do Brasil, decorre da diferença nos custos das operações e dos serviços financeiros entre o Sicoob e os demais atores do mercado bancário, evidenciando os benefícios tangíveis do cooperativismo financeiro para seus cooperados, com reflexos indiretos para as comunidades onde atuam. </p>
<p> </p>
<p>Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, destaca que o constante crescimento do valor econômico agregado é um reflexo significativo do compromisso do Sicoob em oferecer serviços e produtos financeiros de qualidade, com preços mais acessíveis e justos, em consonância com os valores e princípios cooperativistas. “Essa conquista, que também é decorrência da evolução e escala operacionais, reforça o compromisso do Sicoob com o seu propósito, que aponta para um tratamento mais equitativo, associado à inexistência de lucro e ao compartilhamento do resultado. Estamos empenhados em construir um sistema financeiro justo, no qual cada cooperado desfrute de benefícios reais ao fazer parte ativa de nossa comunidade cooperativista. E se os membros têm vantagens ao escolherem a cooperativa, os seus territórios, onde os cooperados residem e empreendem, também ganham”, comenta o executivo. </p>
<p> </p>
<p>Este valor substancial de R$ 30 bilhões, representa um benefício individual médio de R$ 5,2 mil para cada cooperado. Na comparação com o ano anterior, observa-se um aumento de 15,3% nesses benefícios operacionais. </p>
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<p>"Em 2024, continuaremos a fortalecer nossa proposta, garantindo um acesso adequado e economicamente mais atrativo a produtos e serviços financeiros, para que os nossos cooperados possam seguir desfrutando de benefícios que impactem efetivamente o seu bolso e o seu caixa. Queremos que, por meio de uma atuação transparente, inclusiva e sustentável, o Sicoob seja referência como catalisador de mudança positiva, servindo como um instrumento de mobilização e conexão para promover justiça financeira ", conclui Meinen. </p>
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<p>Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.</p>
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Campanha Nacional começa segunda-feira, dia 25, primeiramente aberta aos Grupos Prioritários, e em Estrela foi acertado cronograma para imunizar quase 14 mil pessoas:
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<p>Em meio aos esforços contínuos para proteger a população contra a Gripe Influenza, a cidade de Estrela se prepara para atender as exigências da de mais uma Campanha Nacional de Vacinação. A mesma começa a valer não somente no município, mas em todo o País a partir de segunda-feira (25), inicialmente para os chamados Grupos Prioritários. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas no País. A estimativa estrelense é de 13,8 mil pessoas.</p>
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<p>O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma iniciativa do governo brasileiro criada em 1973 com o objetivo de controlar, eliminar e erradicar doenças por meio da vacinação em massa da população. Desde sua implementação, o PNI tem desempenhado um papel crucial na promoção da saúde pública no Brasil, sendo responsável por garantir o acesso gratuito a diversas vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde sua incorporação ao PNI em 1999, a vacinação contra a Influenza tornou-se uma das estratégias fundamentais para reduzir o impacto da gripe sazonal no país. A campanha anual de vacinação contra a gripe tem como objetivo principal proteger os grupos mais vulneráveis contra as complicações decorrentes da infecção pelo vírus influenza, entre estes idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades.</p>
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<p><strong>Locais e horários </strong></p>
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<p>Os locais e horários para a vacinação foram cuidadosamente definidos para garantir acesso amplo e eficiente à população. As seguintes áreas foram designadas para a campanha:</p>
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<p># Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.</p>
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<p># Imigrantes e Auxiliadora: será destinado a pessoas com mais de 4 anos.</p>
<p># No SAE (Serviço de Assistência Especializada) e Caps (Centro de Atenção Psicossocial): exclusivo para usuários do serviço.</p>
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<p># Moinhos e Indústrias: datas específicas serão coordenadas para realização de mutirões.</p>
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<p># Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde em roteiro itinerante durante o mês de abril, com o apoio de profissionais capacitados, em cronograma que ainda será definido.</p>
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<p> Uma mudança administrativa significativa neste ano é a adoção do registro nominal, um método mais preciso para rastrear a vacinação, exigindo a anotação do CPF e outros dados individuais, semelhante ao sistema implementado durante a campanha contra a Covid-19.</p>
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<p><strong>Grupos prioritários</strong></p>
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<p>Entre estes estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A vacina Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.</p>
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<p><strong>Sobre a Influenza</strong></p>
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<p><em>A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.</em></p>
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<p><strong> Podem se vacinar:</strong></p>
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<li>Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;</li>
<li>Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;</li>
<li>Trabalhadores da Saúde;</li>
<li>Gestantes;</li>
<li>Puérperas;</li>
<li>Professores dos ensinos básico e superior;</li>
<li>Povos indígenas;</li>
<li>Idosos com 60 anos ou mais;</li>
<li>Pessoas em situação de rua;</li>
<li>Profissionais das forças de segurança e de salvamento;</li>
<li>Profissionais das Forças Armadas;</li>
<li>Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);</li>
<li>Pessoas com deficiência permanente;</li>
<li>Caminhoneiros;</li>
<li>Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);</li>
<li>Trabalhadores portuários;</li>
<li>Funcionários do sistema de privação de liberdade;</li>
<li>População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).</li>
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<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
<p>A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, realizou, no domingo, dia 17, a Caminhada Guiada da Via Sacra. A caminhada reuniu dezenas de fiéis para contemplar, ao longo da VRS 863, os quinze painéis em fotografias da Encenação da Paixão de Cristo de Imigrante, que retratam os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.</p>
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<p>O roteiro inicia na Igreja da Paz, no Centro e segue até o bairro Daltro Filho, e poderá ser realizado individualmente ou em grupo até meados de abril. O percurso tem em torno de 5 km, considerado de esforço moderado, e para mais segurança, a ciclovia pode ser utilizada.</p>
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<p>No domingo o grupo foi companhado pelo Frei Blásio kummer e a pela Pastora Elisângela Borchardt Rower, que explicaram o significado de cada estação. Na última estação, que representa a ressurreição de Cristo, foi realizada uma reflexão e um momento de oração. O Corpo de Bombeiros Voluntários Imicol acompanharam o grupo para garantir a segurança dos caminhantes. Para a volta ao centro, um ônibus foi disponibilizado.</p>
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<p>As professoras Jéssica Sperafico de Colinas e Aline Greef de Teutônia, foram duas das caminhantes oriundas da cidade. Ambas eram professoras da Emef Arco Íris, e pediram desligamento para assumir concursos em outros municípios, mas continuam com laços fortes na comunidade imigrantense. Aline também trouxe o seu esposo Márcio Grosz para acompanhar a caminhada de fé.</p>
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<p>“Nós achamos a caminhada muito interessante. O percurso foi razoável, pois não exigiu tanto esforço físico, e isso é importante para que todas faixas as etárias possam participar. As paradas geraram grandes reflexões, principalmente porque a pastora e o frei trouxeram e fizeram relação da Via Sacra com os dias atuais” destacou.</p>
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<p>Márcio também elogiou a estrutura da caminhada “O apoio do carro de som e dos Bombeiros Voluntários, e o fato de podermos usar a ciclofaixa nos trouxe segurança para realizar a caminhada, é um ponto muito positivo” acrescentou.</p>
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<p>A Via Sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário, enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de refletir acerca de seu sofrimento. Em relação ao seu significado, “Via Crucis”, ou Via Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. Cada estação corresponde a um acontecimento especial de devoção relacionada a tais representações.</p>
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<p>Fotos Cris Thomé </p>
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